x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 59

Tópico: BF161 x BF184

  • #25
    Usuário Avatar de LeGauer
    Entrada
    22/08/2011
    Local
    Xanxerê/SC
    Idade
    53
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0



    O motor BF-184 de 3.000 cilindradas não saiu em jeep... somente em maverick, rural e F75.
    Para saber se o motor é o BF 184, veja o coletor de escape... no BF 161 a saída é central e no BF 184 ela fica deslocada para trás, para dar espaço para a bomba de óleo com o filtro acoplado.

  • #26
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Tem um outro tópico no fórum com as diferenças entre um e outro, o mais fácil pra identificar é pela mangueira que sai do bloco perto do 1º cilindro e vai até o 6º cilindro, uma gambi de fábrica pra resolver o problema de aquecimento. Não tenho certeza, mas esse motor não saiu na F75. Se encontrar o outro tópico existente com as diferenças entre esses motores, posto aqui.
    Abs.

  • #27
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    41
    Posts
    454
    Agradecimentos: 0
    mas voltando ao inicio do topico sera que se eu arrumar un vira bielas e pisões de um 3000 consigo colocar no 2600???

  • #28
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Amigo, o curso dos pistões no BF184 é maior, não dá pra fazer isso.

  • #29
    Usuário Avatar de fabiolammel
    Entrada
    15/12/2010
    Local
    Gravatai/RS
    Idade
    42
    Posts
    179
    Agradecimentos: 0
    Cangu, não tenho certeza, mas acho que precisa conseguir um virabrequim e bielas do 3000 ou Maverick, ai teu motor vira 183. Pois somente com virabrequim de maior curso, terá problema de altura do bloco. Eu só precisei trocar anel do meu motor e o anel é exatamente igual ao BF161.

    Reslima, a mangueira que ajuda a refrigerar o 5 e 6º cilindro, saiu apenas no Maverick. No motores 3000 que equiparam Rural Luxo, F85, Itamaraty, não tem essa mangueira.

    Eu tive uma F-85 com esse motor original, ele é muito bom, bastante torque, porém sempre queima junta do cabeçote entre o 5 e 6º cilindro. Usei junta especial e ainda assim queimava após uma trilha forte, no uso normal não tem problema. Utilizava um carburador 2E, mas o ideal é deixar o DFV444 ou similar, pois senti uma leve perda quando troquei para o 2E.
    Anexei uma foto do motor, pena que só tenho essa...pois depois coloquei um motor GM 151.

    BF161 x BF184-20100728-8.jpg


  • #30
    Usuário Avatar de WELLCJ5
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    63
    Posts
    471
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por fabiolammel Ver Post
    Cangu, não tenho certeza, mas acho que precisa conseguir um virabrequim e bielas do 3000 ou Maverick, ai teu motor vira 183. Pois somente com virabrequim de maior curso, terá problema de altura do bloco. Eu só precisei trocar anel do meu motor e o anel é exatamente igual ao BF161.

    Reslima, a mangueira que ajuda a refrigerar o 5 e 6º cilindro, saiu apenas no Maverick. No motores 3000 que equiparam Rural Luxo, F85, Itamaraty, não tem essa mangueira.

    Eu tive uma F-85 com esse motor original, ele é muito bom, bastante torque, porém sempre queima junta do cabeçote entre o 5 e 6º cilindro. Usei junta especial e ainda assim queimava após uma trilha forte, no uso normal não tem problema. Utilizava um carburador 2E, mas o ideal é deixar o DFV444 ou similar, pois senti uma leve perda quando troquei para o 2E.
    Anexei uma foto do motor, pena que só tenho essa...pois depois coloquei um motor GM 151.

    BF161 x BF184-20100728-8.jpg
    Prezados,

    Me permitam dar minha contribuição para oa tópico:

    Tive um motor 3000 que foi retirado de um Itamaraty 67, o qual tinha coletor de admissão separado do cabeçote, carburador duplo (DFV/WEBER) do opala a alcool (o motor foi convertido para esse combustivel) e ignição eletronica. O motor foi todo feito, inclusive com pistões originais que são os mesmos do 2600 pois a diferença é apenas o curso do virabrequim e também tinha aquela "gambiarra de fabrica" para refrigerar os ultimos cilindros e que não adiantou muito pois depois que fiz o motor e vendi o jeep e o atual dono acabou fritando o motor. Falando em rendimento ele ficou muito forte, um colega que tinha um jeep com motor opala 6 cilindros ficou imprecionado com o meu, segundo ele a diferença de desempenho não era muito grande. O consumo no alcool ficou na casa dos 3,5 km/litro na estrada, pois chequei a fazer uma viagem de SP à Ilha Comprida-SP e essa foi a média que naquela época o preço do alcool era a metade do da gasolina então equivalendo a 7 km/litro na gasolina que era uma média boa pela potencia que ele tinha.
    Outro detalhe foi a ignição eletronica que eu montei para ele.
    Ela foi feita a partir do distribuidor do opala 6 cilindros o qual foi montado todo o seu mecanismo na carcaça do distribuidor BOSCH do Willys e utilizando bobina do GOL MI, módulo da linha GM e cabos de velas ACCEL de 8.8mm, a unica coisa que não foi possivel a utilização do avanço à vácuo, deixei somente o centrifugo.
    Devo ter fotos do motor, se encontrar posto aquiResumindo: Tenho muitas saudades daquele jipinho............

    Abs.
    Wellington

    BF161 x BF184-cj5.jpg
    Ex.GM TRACKER-2009, GCHEROKEE LIMITED 5.2-1998, Ex.FORD F100 4X4-1962, Ex FORD CJ5-1973, Ex. WILLYS 4WD PICKUP TRUCK-1958

  • #31
    Usuário Avatar de fabiolammel
    Entrada
    15/12/2010
    Local
    Gravatai/RS
    Idade
    42
    Posts
    179
    Agradecimentos: 0
    Confirmando, precisa trocar virabrequim e biela para teu BF161 passar de 2.6 para 3.0 L.
    Existe outras diferenças no motor, como a admissão, que tem fluxo muito melhor que no BF.

    Quanto a ignição eletronica vale a pena colocar, em ambos os casos, existe kit pronto a venda, com distribuidor e modulo, já faz uma melhora nas respostas.

    Depois post as novidades pra nós!

    Abraço.


  • #32
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Amigos, não é simples assim, não é só trocar o vira e bielas que ele pula de 2.6 para 3.0, virando um 184, o bloco do 184 é mais alto, portanto, se colocarem vira e bielas do mesmo no bloco do 161, não vai ter espaço suficiente para o curso do pistão.

    Citação Postado originalmente por fabiolammel Ver Post
    Confirmando, precisa trocar virabrequim e biela para teu BF161 passar de 2.6 para 3.0 L.
    Existe outras diferenças no motor, como a admissão, que tem fluxo muito melhor que no BF.

  • #33
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    75
    Posts
    3,658
    Agradecimentos: 26
    Isso tudo. montado... O pistão vai ficar de fora do bloco.. Como o Reslima disse.. O bloco do 184 é mais alto..

    Isto não vai dar certo....... Prá fazer isto tem que ser todo BF 184.... O cabeçote é igual....

    Um abraço.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #34
    Usuário Avatar de fabiolammel
    Entrada
    15/12/2010
    Local
    Gravatai/RS
    Idade
    42
    Posts
    179
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por reslima Ver Post
    Amigos, não é simples assim, não é só trocar o vira e bielas que ele pula de 2.6 para 3.0, virando um 184, o bloco do 184 é mais alto, portanto, se colocarem vira e bielas do mesmo no bloco do 161, não vai ter espaço suficiente para o curso do pistão.
    O virabrequim aumenta o curso, logo o pistão passaria a altura do bloco.
    Por isso as bielas são outras, que por sua vez são menores que as do BF, compensando o aumento do curso proporcionado pelo novo virabrequim.
    Até onde sei a altura do bloco é a mesma.


  • #35
    Usuário Avatar de reslima
    Entrada
    10/10/2006
    Local
    Engenheiro Beltrão/PR
    Posts
    3,793
    Agradecimentos: 7
    Como já disse antes e também já dito por outras pessoas neste mesmo tópico, a altura do bloco não é a mesma. A foto abaixo tem um comparativo entre a altura do bloco do 184 e do 161.

    BF161 x BF184-bfs.jpg

    Tem algumas informações no link abaixo também.

    motor e motores rural e jeep willys BF-161 2600 3000 OHC 2300 ford

    Usem a pesquisa pois aqui mesmo no fórum tem muita coisa a respeito.

    Até mais.

    Renato
    Citação Postado originalmente por fabiolammel Ver Post
    Até onde sei a altura do bloco é a mesma.

  • #36
    Usuário
    Entrada
    04/11/2005
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    41
    Posts
    454
    Agradecimentos: 0
    alguem tem esse motor 3000 seja de maverick ou de willys mede com a trena da jnuta do carter ate a junta do cabeçote por favor
    para tirarmos a duvida

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade