x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    Motor a diesel - como regularizar




    Pessoal

    Eu sei que o TÓPICO e de JEEP mas, como tá dificil conseguir uma resposta vai uma pergunta:


    Pretendo comprar uma F75 e colocar motor a diesel, gostaria de saber que de vc já fizeram a alteração, qual o motor e o mais importante, EXISTE ALGUMA PORTARIA DO DENATRAM O CONTRAM OU OUTROS QUE REGULARIZA A SITUAÇÃO, SE EXISTIR ALGUEM PODERIA ME INFORMAR

    Desculpe por colocar a messangem no tópico do JEEP

  • #2
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Fala Paulo

    Motor a diesel só pode equipar veículos 4x4 ou que carreguem 1 tonelada.

    Exemplo: troller,toyota. Ou S 10, ranger

    Para regularisar tem q ter nota fiscal do motor e fazer inspeção veicular se não me engano no inmetro.(tipo a do carro a gas)
    O ideal é procurar um despachante.Cada Detran faz a sua exigencia.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #3
    Paulo,

    Existem algumas diferenças entre os Detrans, mas o básico é:

    1 - Ir ao Detran pedir ao delegado a autorização para a adaptação
    (Em alguns casos o carro é submetido a uma vistoria preliminar para ver se ele atende as normas da portaria Nº 23 de 06 de junho de 1994 do extinto DNC. Em outros Detrans a vistoria é feita depois que o carro estiver pronto. ie São Paulo)
    2 - Comprar o motor, com nota fiscal e baixa no documento
    3 - Fazer a adaptação, de preferencia guardando NF de todo e qualquer parafuso usado no serviço
    4 - Ir com o veículo a um posto do Inmetro, junto de toda papelada e conseguir um RTQ-24, ou certificado de segurança veicular, aonde vai constar as antigas e novas caracteristicas do carro.
    5 - Levar toda papelada ao Detran, pedir abertura de processo e susbtituição do CRV e CRLV
    6 - Rezar para ninguém encrespar com nada.

    PS1. Se o jipe estiver registrado como tipo PAS e não MIS... Trate de pedir a alteraão do tipo junto ao Renavan antes de começar a brincar.

    PS2. Se precisar vender o jipe para outro estado se prepara para uma nova briga... Hoje minha Camper consta no Renavan e BIN (Base Indice Nacional) como Diesel desde criancinha... mas deu o que fazer para conseguir isso e nem todos estados aceitam a conversão de outros Detrans.

    Vale a pena? Claro!!!!

    []´s

  • #4
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    passo a passo

    Fala Gente...

    Eu tenho o passo a passo pra regularizar motor diesel.

    Só que o arquivo não ta comigo, meu HD foi pro saco e o arquivo tá com meu amigo. Assim que ele me passar eu posto aqui.

    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #5
    Pessoal

    É o seguinte, andei fazendo pesquisas sobre a documentação necessária:

    Resolução nº 25 de de 21 de maio de 1998 - CONTRAN

    Portaria DNC nº 23 de 06/06 de 1994 publicadas no DOU de 07/06/1994 e

    Portaria DNC nº 47 de 06/12 de 1994 publicadas no DOU de 07/12/1994, ambas do Ministério de Minas e Energia.

    Como não consegui as duas portarias, gostaria de saber se algum colega tem acesso ao Diario Oficial da União do ano de 1994, ou outros, para que pudesse disponibilizar uma cópia para nos.

  • #6
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    Fala Gente...

    Acho que é isso que estão procurando.

    A demora na obtenção de algumas respostas fez com que eu só pudesse estar escrevendo sobre esse tema hoje, após algum tempo em que foi discutido no grupo. Peço desculpas, mas antes tarde do que nunca...

    Fiz uma pesquisa junto a alguns colegas e a orientação que vou repassar para o grupo diz respeito à questão LEGAL da colocação de motores diesel nos nossos jipes. Sei que a legislação que trata desse assunto é federal, mas precisamos entender que os Detrans de cada estado possuem diferentes formas administrativas de operacionalizar essas questões, OK?

    Vejamos o que nos diz a Lei n.º 9.503, de 23/09/97, também conhecida como Código de Trânsito Brasileiro:


    Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.


    Parágrafo único. Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações E AO PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO a responsabilidade pelo cumprimento das exigências.


    Agora, vamos à Resolução CONTRAN n.º 25, de 21/05/98:


    Art. 1º Nos veículos e motores novos ou usados, MEDIANTE PRÉVIA AUTORIZAÇÃO da autoridade competente, poderão ser realizadas as seguintes modificações:


    ...


    IV-Combustível;
    ...


    Art. 2º Quando a alteração envolver quaisquer dos itens do artigo anterior, EXIGIR-SE-Á Certificado de Segurança Veicular - CSV EXPEDIDO por entidade credenciada pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualificação, conforme regulamentação específica.


    ...


    Art. 5º Somente serão registrados, licenciados e emplacados em motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a Portaria n.º 23, de 6 de junho de 1994, baixada pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis - DNC, do Ministério de Minas e Energia.


    ...



    Por último, vamos à famosa Portaria DNC n.º 23, de 06/06/94:

    Art. 1º Fica PROIBIDO o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto, nacionais e importados, COM CAPACIDADE DE TRANSPORTE INFERIOR A 1.000 (MIL QUILOGRAMAS), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.


    ...


    § 2º EXCETUAM-SE do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, COM TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS, CAIXA DE MUDANÇA MÚLTIPLA E REDUTOR, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) nº 32, de 28 de setembro de 1993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, MESMO OS QUE ATENDAM, SIMULTANEAMENTE, AS CONDIÇÕES DE JIPES E DE USO MISTO, conforme Parecer Normativo nº 2 de 24 de março de 1994, da citada Coordenação.


    ...


    Quanto ao tal Ato Declaratório (Normativo) nº 32, ainda não obtive resposta da consulta que fiz à ANP.

    Bueno, vamos ao que interessa: Nossos jipes PODEM fazer esta alteração sem problemas. Luciano: quando te informei sobre a limitação de ano de fabricação (até 93), eu estava erroneamente baseado na Portaria DNC 16/93, que foi revogada. Segundo me informaram, não há mais essa limitação.

    Então, o que precisamos fazer?

    O primeiro passo é ir até um CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores). O endereço desses centros, vocês encontram no site do Detran/RS ( www.detran.rs.gov.br ). Chegando lá, é só dizer que queremos uma autorização para alteração de características e dizer o que queremos alterar (motor e combustível). Daí o pessoal do CRVA vai nos dar toda a orientação quanto à parte burocrática e de taxas.

    Depois, fazemos a instalação do motor, propriamente dito, e levamos o carro até uma das instituições homologadas para emitir o Certificado de Segurança Veicular, cuja lista segue no final desse mail.

    Aí, é só voltar ao CRVA para finalizar o procedimento, entregar a documentação solicitada, fazer a nova vistoria, pagar as taxas direto no Banrisul e ir pra casa aguardar a chegada dos documentos (em média, três dias úteis).

    Se houver urgência em circular com o veículo, pede-se no CRVA a expedição de um DPPO (Documento Provisório de Porte Obrigatório) que vale por 30 dias e é GRATUITO!

    Nas cidades onde não houver CRVA, tudo o que eu expliquei pode ser feito direto na Ciretran (Polícia Civil).


    A relação de INSTITUIÇÕES TÉCNICAS DE ENGENHARIA credenciadas pelo INMETRO e HOMOLOGADAS pelo DENATRAN para emissão de CSV é a seguinte:

    1) INSPECAR LTDA
    AV. FRANCISCO SILVEIRA BITENCOURT, 1461 - SARANDI - PORTO ALEGRE-RS

    2) INSPECAR LTDA
    RUA LÍBIA CRUZ, 329 - ESTREITO - FLORIANÓPOLIS - SC

    3) CATERG - CENTRO DE APOIO TECNOLÓGICO DO RS S/C
    AV. IPIRANGA, 8233 - B. JARDIM CARVALHO

    4) GAVA - GRUPO DE ANÁLISE DE TENSÕES, VEÍC.AUT. E REBOCÁVEIS
    AV. MAURO RAMOS, 330 - CENTRO - FLORIANÓPOLIS - SC

    5) NUTEC - NÚCLEO DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL
    RUA PROF. RÔMULO PROENÇA, S/N - FORTALEZA - CE

    6) FINATEC - FUNDAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS
    AV. L3 NORTE EDIFÍCIO FINATEC - BRASÍLIA - DF

    7) CEPESUL - CENTRAL DE PERÍCIAS DO SUL DE MINAS S/C LTDA
    RUA JOÃO PEREIRA JÚNIOR, 26 - POÇOS DE CALDAS - MG

    8) FAU - FUNDAÇÃO DE APOIO UNIVERSITÁRIO DA UNIV. FED. DE UBERLÂNDIA
    AV. ENGENHEIRO DINIZ, 1178 - UBERLÂNDIA - MG

    9) ENGIMAQ - ENGENHARIA MECÂNICA S/C LTDA
    RUA LUSO BRASILEIRA, 47 - CAMPO GRANDE - MS

    10) TECPAR - INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ
    RUA PROF. ALGACYR MUNHOZ MAEDER, 3775 - CURITIBA - PR

    11) TRANSTECH - ENG. E INSPEÇÃO S/C
    RUA WANDA DOS SANTOS MULLMANN, 1035 - PINHAIS - PR

    12) IVEC - INSPEÇÃO VEICULAR ENGENHARIA & CONSULTORIA LTDA.
    RUA GENERAL POLIDORO, 355 - RECIFE - PE

    13) ITEP-INSTITUTO TECNOLÓGICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
    AV. PROF. LUIZ FREIRE, 700 - RECIFE - PE

    14) CIPETRAN - CENTRO DE INSPEÇÃO E PESQUISA EM TRANSPORTES LTDA
    RUA BISPO LACERDA, 91 - RIO DE JANEIRO - RJ

    15) SYNESIS - TECNOLOGIA DA QUALIDADE LTDA
    RUA PAIM PAMPLONA, 201 - RIO DE JANEIRO - RJ

    16) CATA - CENTRO DE AVALIAÇÃO TÉCNICA AUTOMOTIVA S/C
    RUA HENRIQUE DUMONT, 191 - SÃO PAULO - SP

    17) CETEM - CENTRO TECNOLÓGICO MECÂNICO S/C LTDA
    RUA ARNALDO DE JESUS CARVALHO MUNHOZ, 11/77 - BAURU - SP

    18) CETRA - CENTRO DE ENGENHARIA DE TRÂNSITO LTDA
    RUA ANHANGUERA, 471 - SÃO PAULO - SP

    19) UNICAMP - DEPARTAMENTO DE NORMALIZAÇÃO E INSPEÇÃO
    CIDADE UNIVERSITÁRIA ZEFERINO VAZ, S/N - CAMPINAS - SP

    20) CEATRAN - CENTRO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA AUTOMOTIVA E TRÂNSITO
    RUA LIBÓRIO MARINO, 67 - SÃO CARLOS - SP

    21) LINCES VISTORIAS E SERVIÇOS S/C LTDA
    RUA JOSÉ BIM, 480 - ATIBAIA - SP

    22) VIVA - VISTORIA E INSPEÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES COMÉRCIO E IMPORTAÇÃO LTDA
    RUA ITUXI, 220 - SÃO PAULO - SP

    23) INMETRO - INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL
    RUA SANTA ALEXANDRINA, 416 - RIO DE JANEIRO - RJ

    24) SETA - COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA
    AV. MIGUEL SUTIL, 14417 - CUIABÁ - MT




    Ufa! Acho que foi o mail mais longo do grupo.
    Espero que ajude os interessados.

    [ ]'s legalizados,

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #7
    PessoALL, sei que é meio "OFF" mas aproveitando o guincho (ooops ! Gancho)...

    Nao sei como o cara conseguiu, mas aki em Palmas tem um Jeep 76, Azul, recém-reformado, motor 6 caneco, câmbio, eixos e t-case revisados, rodas e pneus bons, capota, bancos e tudo mais em ordem, com DOCUMENTAÇÃO para motor DIESEL (EM DIA!!) ... e o cara tá vendendo o Jeep por R$ 6.500,00 pq tá com a corda no pescoço...

    se alguém interessar... pó mandar émêiul que eu falo com o cara...

    []'s querendo levar comissão da venda.... hehehe

  • #8
    Pessoal obrigado pelas dicas

    Nos moramos proximo a Bolivia 240 quilometros - a cidade mais proxima se chama Cobija, lá é um "paraiso" de motores Nissam e Toyotas, para os Nissam dificil peças de reposição, já para os Toyotas tem tudo.

    Não entendo muito de motor por isto vou pedir ajuda, alguem vai enviar uma mensagem "antes de perguntar pesquise" mas como "nois somos forgado mermo" qual é o melhor motor:

    Como os Nissan eh de dificil manutenção tão descartado

    o Boliviano me falou que tinha os seguinte motores
    Toyota - todos de "segunda mão"

    2.0 Turbo
    2.4
    2.6
    2.8
    e um de 3 e alguma coisa Turbo

    Média de preço R$ 2.000

    Para entrar no Brasil é facil, vc paga uma taxa em torno de 20% do valor e Ok

    Para legalizar R$ 150 - para o laudo do Engenheiro
    R$ 25 - ART
    R$ 100 - Taxas do DETRAN (média)
    R$ 1.000 - para adaptação (média)

    Pergunto vale a pena, e quais os cuidados que devo ter ao adquirir os motores

    Abraços

  • #9
    Pessoal obrigado pelas dicas

    Nos moramos proximo a Bolivia 240 quilometros - a cidade mais proxima se chama Cobija, lá é um "paraiso" de motores Nissam e Toyotas, para os Nissam dificil peças de reposição, já para os Toyotas tem tudo.

    Não entendo muito de motor por isto vou pedir ajuda, alguem vai enviar uma mensagem "antes de perguntar pesquise" mas como "nois somos forgado mermo" qual é o melhor motor:

    Como os Nissan eh de dificil manutenção tão descartado

    o Boliviano me falou que tinha os seguinte motores
    Toyota - todos de "segunda mão"

    2.0 Turbo
    2.4
    2.6
    2.8
    e um de 3 e alguma coisa Turbo

    Média de preço R$ 2.000

    Para entrar no Brasil é facil, vc paga uma taxa em torno de 20% do valor e Ok

    Para legalizar R$ 150 - para o laudo do Engenheiro
    R$ 25 - ART
    R$ 100 - Taxas do DETRAN (média)
    R$ 1.000 - para adaptação (média)

    Pergunto vale a pena, e quais os cuidados que devo ter ao adquirir os motores

    Abraços

  • #10
    Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR
    Posts
    1,469
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Paulo-AC
    Média de preço R$ 2.000

    Para entrar no Brasil é facil, vc paga uma taxa em torno de 20% do valor e Ok

    Para legalizar R$ 150 - para o laudo do Engenheiro
    R$ 25 - ART
    R$ 100 - Taxas do DETRAN (média)
    R$ 1.000 - para adaptação (média)

    Pergunto vale a pena, e quais os cuidados que devo ter ao adquirir os motores

    Abraços
    camarada:
    eh facil assim trazer um motor de la? e a nota fiscal? por aki tem que ter ate carteirinha de vacinaçao senao nao legaliza.
    nao me leve a mal, mas isso ta parecendo "chuncho". agora 1000 pra adaptar eh uma facada.
    os cuidados a tomar:
    1 - procedencia;
    2 - ta funcionando?

    []´s meios desconfiados pra nao ofender

  • #11
    Grande Dick

    Por aqui a regularização da forma citada é normal, prova disto é que uma boa parcela do pessoal do Jeep Clube tem motores ah diesel, e, a regularização da forma citada é normal.


    A Proposito alguem se habilita a sugerir algum dos motores citados ?

  • #12
    Pessoal uma pergunta

    Instalação em um Jeep

    Motor Toyota "3.1 L TURBO" instalado com todas peças e acessorios nescessarios por conta da oficina

    Caixa de marcha da Ttoyota bandeirante

    Regularização de toda a documentação por conta da oficina

    Preço R$ 6.000 - entrada R$ 2.000 e o restante de R$ 1.000 para 30, 60,90 e 120 dias

    Garantia 06 meses no contrato

    TA CARO OU TA BARATO

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade