Fala Gente.... :D :D :D
Tá barato demais!!!!
Se for tudo da toyota..
Por aqui a mecanica da S-10 4x4 completa, do eixo traseiro ao dianteiro, está por 8.000 sem instalação.
[]'s
Eugênio
Versão Imprimível
Fala Gente.... :D :D :D
Tá barato demais!!!!
Se for tudo da toyota..
Por aqui a mecanica da S-10 4x4 completa, do eixo traseiro ao dianteiro, está por 8.000 sem instalação.
[]'s
Eugênio
Olá Pessoal!
Eu gostaria complementar as informações sobre a legalização de motores à Diesel em JEEPS.
Bom, eu obtive informações precisas, só no dia que fui no CATERG (Centro de Apoio Tecnológico do RGS) que é a Instituição Técnica de Engenharia Homologado - DENATRAN, é um Organismo de inspeção credenciado INMETRO.
No meu caso, eu possuo uma RURAL 4x4, ano 1974, e não é pick-up, éla é fechada. Eu também tinha minhas dúvidas quanto a legalização, e pra todos que eu perguntava, me davam informações erradas.
Decidi ir então ir ao CATERG. Lá me mandaram direto para sala do chefe geral.
Quando perguntei sobre a legalização de motor diesel em jeeps, ele mais do que de pressa respondeu que seguidamente faziam vistorias em jeeps, Rural, e até Lada Niva, com adaptações para DIESEL.
Para comprovar a tal legalização o Chefe tirou cópia da PORTARIA Nº23 de 06 de junho de 1994, que é a mesma que o Eugenio de Minas Gerais mandou, porém com data diferente, que diz:
O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTIVEIS - DNC, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE CONFERE DO ART. 12 DO ANEXO I, DO CECRETO N° 507, DE 23 DE ABRIL DE 1992, CONSIDERANDO QUE O ÓLEO TEM PREÇO FAVORECIDO E QUE O PAÍS NECESSITA EFETUAR EXPRESSIVAS IMPORTAÇÕES DESSE PRODUTO COM ELEVADO DISPÊNDIO DE DIVISAS; CONSIDERANDO A POSSIBILIDADE DE USO DE OUTROS COMBUSTÍVEIS AUTOMOTIVOS EM SUBSTITUIÇÃO AO ÓLEO DIESEL, RESOLVE:
ART. 1° - FICA PROIBIDO O CONSUMO DE ÓLEO DIESEL COMO COMBUSTIVEL NOS VEÍCULOS AUTOMOTORES DE PASSAGEIROS, DE CARGA E DE USO MISTO, NACIONAIS E IMPORTADOS, COM CAPACIDADE DE TRANSPORTE INFERIOR A 1.000 KG, COMPUTADOS OS PESOS DO CONDUTOR, TRIPULANTES, PASSAGEIROS E DA CARGA.
§ 1° - PARA OS FINS DESTA PORTARIA, CONSIDERA-SE QUE O PESO DE UMA PESSOA É DE 70 KG.
[b] § 2° - EXCETUAM-SE NO DISPOSTO NO CAPUT DESTE ARTIGO OS VEÍCULOS AUTOMOTORES DENOMINADOS JIPES, COM TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS, CAIXA DE MUDANÇA MÚLTIPLA E REDUTOR, QUE ATENDAM AOS REQUISITOS DO ATO DECLARATÓRIO (NORMATIVO N° 32) DE 28 DE SETEMBRO DE 1993, DA COORDENAÇÃO GERAL DO SISTEMA DE TRIBUTAÇÃO DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL, MESMO OS QUE ATENDAM, SIMULTANEAMENTE, AS CONDIÇÕES DE JIPES E DE USO MISTO, CONFORME PARECER NORMATIVO N° 2, DE 24 DE MARÇO DE 1994, DA CITADA COORDENAÇÃO.
Ficou bem claro então que no ART 1° ele diz que é proibido diesel em veiculos com poder de carga inferior a mil kilos que é o caso da várias pick-ups pequenas, mas no § 2°, ele dis que EXCETUAM-SE os veículos denominados jipes conforme normativo n° 32, que também tenho cópia e diz o seguinte:
CIRCULAR DI362081
PORTARIA 23/94 DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS - DNC E ATO DECLARATÓRIO (NORMATIVO) N° 32/93 DA COORDENAÇÃO GERAL DO SISTEMA DE TRIBUTAÇÃO DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL.
OS VEÍCULOS AUTOMOTORES DENOMINADOS JIPES COM MOTOR DIESEL DEVEM POSSUIR:
A - TRAÇÃO ORIGINAL NAS QUATRO RODAS;
B - CAIXA DE MUDANÇA MÚLTIPLA E REDUTOR;
C - GUINCHO OU LOCAL APROPRIADO PARA RECEBE-LO;
D - ALTURA LIVRE DO SOLO MÍNIMA SOB OS EIXOS DIANTEIRO E TRASEIRO DE 180 MM;
E - ALTURA LIVRE DO SOLO MÍNIMA ENTRE OS EIXOS DE 200 MM;
F - ÂNGULO DE ATAQUE MÍNIMO DE 25° (A MEDIDA DA ALTURA DO SOLO ATÉ A MEDIDA INFERIOR DO PARA-CHOQUE DIANTEIRO DEVE SER MAIOR DO QUE 47% DO BALANÇO DIANTEIRO);
G - ANGULO DE SAÍDA MÍNIMO DE 20° (A MEDIDA DA ALTURA DO SOLO ATÉ A PARTE INFERIOR DO PARA-CHOQUE TRASEIRO DEVE SER MAIOR DO QUE 36% DO BALANÇO TRASEIRO);
H - ÂNGULO DE RAMPA MÍNIMO DE 20° (A MEDIDA DA ALTURA DO SOLO ATÉ A PARTE INFERIOR DO VEÍCULO DEVE SER MAIOR DO QUE 36% DA METADE DA DISTÂNCIA ENTRE EIXOS).
Agora tem um desenho de um jipe mostrando os angulos e medidas.
D é a altura medida do pneu no solo até o centro da roda, o eixo.
E é a altura do solo até o assoalho no meio do veículo (entre eixos).
F é o angulo medido do solo até uma linha traçada do pneu no solo até o para-choque dianteiro.
G é o angulo medido do solo até uma linha traçada do pneu no solo até o para-choque traseiro.
H é o angulo medido do solo até uma linha traçada do pneu no solo até o assoalho bem no meio do veículo (entre eixos)
por fim, contém esta observação:
OBS: BALANÇO DIANTEIRO - DISTÂNCIA MEDIDA DO CENTRO DO EIXO DIANTEIRO ATÉ A EXTREMIDADE DO PARA-CHOQUE DIANTEIRO.
BALANÇO TRASEIRO - DISTÂNCIA MEDIDA DO CENTRO DO EIXO TRASEIRO ATÉ A EXTREMIDADE DO PARA-CHOQUE TRASEIRO.
Acho que é isso ai galera!!
Mesmo com todas éstas informações, ainda não estou com minha Rural com motor Diesel pelo seguinte:
1° - Minha primeira Rural éra 4x2, e no CATERG eles olham o N° do chassi e já identificam se é ou não original 4x4.
2° - Minha segunda Rural éra original 4x4, comprei com motor opala 6 cil. e caixa Toyota Bandeirantes, suspenção super alta. Comprei um motor Diesel Nissan 6 cil. completo c/ caixa 5 marchas 4x2, de uma camionete chamada Patrol da Nissan de 1988, muito usada somente no Japão, USA e no Uruguay de onde veio o motor. Mandei adaptar na Rural e foi tudo colocado perfeitamente, motor sem turbo, direção hidráulica, embreagem hidráulica, tudo da Nissan. A caixa deixei a 4x2 da Nissan somente para testar o veículo, mas depois eu trocaria para caixa 4x4 para legalizar a adaptação. O dia que ficou tudo pronto, que eu fui buscar a camionete, o mecânico me informou que o motor havia quebrado, ele estava testando na rua e uma biela começou a bater forte, não por desgaste, mas sim porque estava mal apertada, ele tentou voltar para oficina e não conseguiu chegar, a biela se soltou e quebrou o bloco, aí detonou tudo.
O mecânico disse que foi pago para fazer a adaptação, e fez, que a garantia do motor não éra com ele. Fui no cara que me vendeu e ele disse que o motor tinha sido comprado no uruguay, e recém reformado, mas não tinha garantia, mandei abrir o motor em outro mecânico e ele disse que o motor éra todo zerado por dentro, não tinha marcas de desgaste nenhum, e que a biela se soltou mesmo porque não foi bem apertada. AZAR meu, éra impossível conseguir as peças aqui em Porto Alegre, as importadoras da Nissan diziam que só importavam peças das Camionetes Novas como a Pathfinder, e esse motor éra da Patrol 1988, me decepcionei, vendi tudo quebrado, perdi dinheiro, depois de um ano vendi a Rural sem motor e sem caixa.
3° - Hoje estou com minha terceira Rural, Verde e Branca, 1974, 4x4, comprei de um cara que éra o primeiro dono, com nota fiscal, manual do proprietário, toda original.
Comecei a melhorar a sua mecânica, botei freio a disco na dianteira, hidrovácuo, pedaleira suspença, rodas cromadas Mangels 15x8, pneus frontierão 31, Roda livre AVM, comprei a tampa c/ lavanca p/ mudança no assoalho, mas ainda não instalei, o som coloquei um CD PIONNER MP3 top de linha, com 2 frentes, quatro falantes tri-axiais na dianteira com amplificador pirâmide 1000, no porta malas uma caixa de sub-graves band-pass com falante extreme selenium 12' duas bobinas, em cada bobina vai um amplificador Corzus em bridge, 600 w. em cada bobina, a camionete é uma loucura, botei jumelos mais altos, mas tenho que levantar mais, por que em curvas os pneus pegam na lataria, tem uma bateria 80 amp. 550 amp. pico da MXR, e o motor ainda é o original, ando no dia-dia com éla, e todo mundo quer comprar, mas não quero vender, ainda sonho colocar um par de bancos San Marino na frente e um Motor Diesel moderno, que não vibre muito, se alguem souber de um com preço bom, me avise, ainda vou realizar o meu sonho de ouvir aquele barulinho do motor Diesel na minha garagem.
VALEU GALERA, UM ABRAÇO A TODOS !!!!!!!!