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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de William_NATAL
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    Motor Opala Batendo Pino




    Ola pessoal,
    Já procurei em outros tópicos mas não encontrei nada que resolvesse o meu problema:

    Tenho no Jeep, um motor GM 151, álcool, para melhorá-lo rebaixei o cabeçote focou com uma taxa de 13:1 , só que esta Batendo muuito Pino. O motor esta com a temperatura normal.
    Ando somente com álcool(se pingar gasolina piora), já atrasei o ponto (qdo atraso muito o carro não anda), substitui as velas por mais frias (NGK BS8 acho..) bobina de gol mi, e cabos diretos, melhora, mas mesmo assim continua batendo pino.
    CONCLUSÃO: De nada adintou, não posso acelerar muito que corro o risco de estragar o motor.
    Qual a maior taxa de compressão que o motor 151,álcool suporta?

    Algum dos “especialistas de plantão” tem alguma ideia ou sugestão para acabar com esta batida de pino?

    Já me sugeriram:
    -Colocar outra junta (conseqüentemente diminuir a taxa) é por aí?
    -Substituir o cabeçote (voltando a ser original).
    -Ignição mais forte?

    O que fazer????

    William

  • #2
    Usuário Avatar de ramiro_eli
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    13:1 de taxa em um motor com cabeçote de ferro é muito.
    Antes de abrir o motor novamente, tente travar ou diminuir o avanço do distribuidor.
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

  • #3
    Citação Postado originalmente por William_NATAL Ver Post
    Ola pessoal,
    Já procurei em outros tópicos mas não encontrei nada que resolvesse o meu problema:

    Tenho no Jeep, um motor GM 151, álcool, para melhorá-lo rebaixei o cabeçote focou com uma taxa de 13:1 , só que esta Batendo muuito Pino. O motor esta com a temperatura normal.
    Ando somente com álcool(se pingar gasolina piora), já atrasei o ponto (qdo atraso muito o carro não anda), substitui as velas por mais frias (NGK BS8 acho..) bobina de gol mi, e cabos diretos, melhora, mas mesmo assim continua batendo pino.
    CONCLUSÃO: De nada adintou, não posso acelerar muito que corro o risco de estragar o motor.
    Qual a maior taxa de compressão que o motor 151,álcool suporta?

    Algum dos “especialistas de plantão” tem alguma ideia ou sugestão para acabar com esta batida de pino?

    Já me sugeriram:
    -Colocar outra junta (conseqüentemente diminuir a taxa) é por aí?
    -Substituir o cabeçote (voltando a ser original).
    -Ignição mais forte?

    O que fazer????

    William
    espere até vc receber a Ignição CM Racing instale ela como manda o manual e vc vera que o teu motor vai parar de bater pino, vai render muito mais, mas deixe o ponto original......

    só isso.....

    to andando no meu OHC com meio de alcool e meio de gasolina agora no frio sem alterar nada no carburador, apenas com a Ignição CM.....

  • #4
    Usuário Avatar de edwint
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    cuidado, pq as valvulas de admição e escapamento são "mortais" , ja tive dois motores 4cil, sucateados por elas.

    elas perdem a cabeça de fdem tudo por baixo, pistao biela e camisa, cabeçote...

    ja ouvi falar que tem quem faça a junta do cabeçote mais grossa.

  • #5
    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    cuidado, pq as valvulas de admição e escapamento são "mortais" , ja tive dois motores 4cil, sucateados por elas.

    elas perdem a cabeça de fdem tudo por baixo, pistao biela e camisa, cabeçote...

    ja ouvi falar que tem quem faça a junta do cabeçote mais grossa.
    pra acontecer isso o motor tem que trabalhar com mistura muito pobre, muita taxa, carvão dentro do motor, isso tudo provocando super aquecimento na camara........

    ja um motor corretamente alimentado pode ter a taxa que for que não quebra....

  • #6
    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    pra acontecer isso o motor tem que trabalhar com mistura muito pobre, muita taxa, carvão dentro do motor, isso tudo provocando super aquecimento na camara...
    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    espere até vc receber a Ignição XXX instale ela como manda o manual e vc vera que o teu motor vai parar de bater pino, vai render muito mais, mas deixe o ponto original..
    Instalando ignição XXX (onde XXX é QUALQUER ignição tipo cdi) o que uma faísca mais energética fará para evitar detonação, se detonação é fenômeno complexo que tem a ver, entre outras coisas, com qualidade de combustível, relação ar/combustível, taxa de compressão, curva de ignição, temperatura na câmara e até grau térmico de vela de ignição?

    Veja bem que não estou querendo entrar no mérito de uma marca em particular justamente pra não criar polêmica. Minha intenção é apenas entender o ASPECTO TÉCNICO da sua afirmação, de que faísca energética elimina detonação.

    Sds,
    Sukys

  • #7
    Usuário Avatar de William_NATAL
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    Mais alguém se manifesta , fora os que ja comentaram,

    Vamos la pessoal!!!!

    E os Expert's de plantão???????

    colaborem

    William

  • #8
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Instalando ignição XXX (onde XXX é QUALQUER ignição tipo cdi) o que uma faísca mais energética fará para evitar detonação, se detonação é fenômeno complexo que tem a ver, entre outras coisas, com qualidade de combustível, relação ar/combustível, taxa de compressão, curva de ignição, temperatura na câmara e até grau térmico de vela de ignição?

    Veja bem que não estou querendo entrar no mérito de uma marca em particular justamente pra não criar polêmica. Minha intenção é apenas entender o ASPECTO TÉCNICO da sua afirmação, de que faísca energética elimina detonação.

    Sds,
    Sukys
    4) Essas ignições fortes furam os pistões... Esses boatos apareceram em 1973 quando a CM Racing lançou sua primeira ignição, e passados 27 anos, continuam os mesmos... O que fura pistão é batida de pino/detonação causada por mistura muito pobre, carvão gerado pela queima deficiente nas câmaras de combustão, ponto de ignição avançado, baixa octanagem do combustível, velas muito quentes, etc, mas nunca uma ignição altamente eficiente... Se você tirar o cabeçote de um motor que use a ignição CM Racing vai constatar que não existe nenhum carvão nesses motores, e se acabam com o carvão, seu motor dura mais e rende mais... Desmontados um motor VW AP-1800 aspirado, carburado a gasolina, com 120.000 quilômetros, e um motor GM 4,1 aspirado, carburado a gasolina, com 105.000 quilômetros, não havia nenhum resíduo de carvão, por menor que fosse... Desmontado um motor original VW AP-2.000 injetado multipoint a álcool, com 8.500 quilômetros, usando a ignição original, rasparam-se as placas de carvão com espátula...

  • #9
    Usuário Avatar de edgar
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    Realmente não compreendo a ideia da ignição ajudar na batida de pino....se capto a ideia da batida de pino, seria uma pré-detonação por muita compressão/taxa. Pois a compressão em demasia insere no sistema mais energia e a detonação ocorre como num motor diesel.

    Ou seja, detona antes da hora, talvez antes mesmo da faisca ocorrer, em especial num motor ja aquecido (funcionando ha algum tempo) empurrando o pistão para baixo antes mesmo de ele começar a descer.

    Dai fico pensando: Se detona antes do tempo, antes mesmo da faisca (num caso extremo), do que adianta uma faisca de 20 cm, azul, etc...?

    Quanto ao carvão... tem que analisar a gasolina/alcool adulterados, o oleo utilizado, o pé do motorista, o regime de uso, alguma falha mecanica, etc....

    Ha, william, não sou expert, mas dei meu pitaco !

  • #10
    Usuário Avatar de edgar
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    Já me sugeriram:
    -Colocar outra junta (conseqüentemente diminuir a taxa) é por aí?
    -Substituir o cabeçote (voltando a ser original).
    -Ignição mais forte?

    O que fazer????

    Quanto a esta pergunta....fico na duvida, não sei a compressão maxima, mas colocar junta mais grossa não me parece uma boa (periga dar algum vazamento, não é uma junta original, etc...), ignição mais forte no meu entendimento não vai resolver, talvez só mascare o problema.
    Eu iria numa retifica e me infomaria sobre taxas de compressão media, no meu ver o motor é uma balança, e comprimir demais em algum lugar vai dar bode (e deu). Dai eu colocaria um cabeçote novo.

  • #11
    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    Essas ignições fortes furam os pistões...Esses boatos apareceram em 1973 quando a CM Racing lançou sua primeira ignição, e passados 27 anos, continuam os mesmos...
    Nunca ouvi este boato, ninguém aqui comentou sobre isso, e não entendi o porque desta colocação.

    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    O que fura pistão é batida de pino/detonação causada por mistura muito pobre, carvão gerado pela queima deficiente nas câmaras de combustão, ponto de ignição avançado, baixa octanagem do combustível, velas muito quentes, etc, mas nunca uma ignição altamente eficiente...
    Até aí, choveu no molhado...

    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    Se você tirar o cabeçote de um motor que use a ignição CM Racing vai constatar que não existe nenhum carvão nesses motores, e se acabam com o carvão, seu motor dura mais e rende mais...
    Abrir o cabeçote de motor que use QUALQUER ignição e não encontrar depósitos de carvão não significa que a ignição é a responsável por isso.
    Abra um motor, IDENTIFIQUE que existem depósitos, feche o motor do jeito que está, utilize o motor EXATAMENTE do mesmo jeito que sempre utilizou, com mesmo tipo de combustível, ponto, carburação, etc, e depois de algumas centenas de horas de funcionamento abra e observe o resultado.

    Depósito de carvão tem a ver, principalmente, com qualidade de combustível, ausência de contaminação por óleo lubrificante e temperatura da câmara, e NENHUMA ignição evita ou diminui esta ocorrência, quanto muito mantém os eletrôdos da vela sem depósitos.

    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    Desmontados um motor VW AP-1800 aspirado, carburado a gasolina, com 120.000 quilômetros, e um motor GM 4,1 aspirado, carburado a gasolina, com 105.000 quilômetros, não havia nenhum resíduo de carvão, por menor que fosse...
    Tive um Chevette 74 absolutamente original, com 110.000 km desmontei o motor pra retifica e mal dava pra ver o comando de válvulas por causa de tanta borra, mas a câmara de combustão estava mais limpa que cara de bebê em propaganda de talco. Até aí, meu caro, isso não quer dizer que a bobina Bosch original foi a responsável por tamanha limpeza.

    Citação Postado originalmente por fontana Ver Post
    Desmontado um motor original VW AP-2.000 injetado multipoint a álcool, com 8.500 quilômetros, usando a ignição original, rasparam-se as placas de carvão com espátula...
    Motor à álcool com míseros 8.500 km rodados e com depósito de carvão em quantidade pra ser raspado na espátula?
    Pára com isso. Se quer vender o seu peixe, que o faça sem subestimar a inteligência dos participantes deste fórum.

    Só pra lembrar, a questão do tópico tem a ver com motor recém montado, SEM DEPÓSITOS DE CARVÃO, e pra esta situação suas colocações não fazem o menor sentido.

    No mais, sejamos objetivos, e ratifico o que já escrevi:

    Não estou querendo entrar no mérito de uma marca em particular justamente pra não criar polêmica. Minha intenção é apenas entender o ASPECTO TÉCNICO da sua afirmação, de que faísca energética elimina detonação.

    Afinal, elimina de que forma?

    Sds,
    Sukys

  • #12
    Citação Postado originalmente por William_NATAL Ver Post
    Tenho no Jeep, um motor GM 151, álcool, para melhorá-lo rebaixei o cabeçote focou com uma taxa de 13:1 , só que esta Batendo muuito Pino.
    13:1 é taxa respeitável até pra motor moderno, mas em todo o caso vamos ao que interessa, e de forma prática e não na base da teoria furada:

    1° Tenha CERTEZA de que o barulho que se ouve realmente é detonação. Detonação NORMALMENTE ocorre com motor sob carga, principalmente em processo de aceleração. Vai que numa dessas o barulho é de saia de pistão ou qualquer outra pisada de bola na montagem do motor.

    2° Tenha CERTEZA de que a taxa realmente é a indicada.
    Pelo que eu lembro, este motor original à álcool tem taxa de 12:1 e um ponto a mais TALVEZ não deva fazer tanta diferença.
    É comum encontrar motores antigos que sofreram algumas retíficas de cabeçote pra corrigir empeno. Tira um décimo agora, outro décimo daqui há alguns anos, e lá pelas tantas vai parar na mão de oficina que resolve aumentar a taxa, e sem verificar as cotas originais está feito o estrago.

    3° Tenha CERTEZA de que a mistura ar/combustivel esteja adequada. Preferencialmente rica (sem exagero) de média pra alta rotação. Mecânico experiente consegue saber disso analisando o visual da vela de ignição, mas isto também pode ser checado em analisador de gases ou até mesmo com instalação de sonda lambda no escape.

    4° Tenha CERTEZA de que o distribuidor está com o avanço centrífugo funcional e com ponto estático adequado. A funcionalidade pode ser checada com lâmpada de ponto e com motor EM TODO REGIME DE GIRO, não só em marcha lenta.
    Vale lembrar que álcool requer curva mais acentuada, justamente o que aumenta a probabilidade de detonação.

    Sem ter CERTEZA sobre estes quatro itens, exatamente nesta ordem, qualquer outro comentário se transforma em chute.

    Sds,
    Sukys

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