x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário Avatar de Guilherme Kyrillos
    Entrada
    04/07/2006
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    62
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0

    Como calcular relação motor/marcha/diferencial?




    Uso no meu CJ5 o seguinte conjunto: motor GM151/4cc/alcool x câmbio CL2215 (5 marchas) x diferencial 9x44 x pneus Fronteira 31/10,5/15.
    Lí aqui no Forum na seção Rural/F75 que os amigos usam essa configuração de motor/câmbio/pneu porém com o diferencial 8x43, pois assim ficaria melhor.
    Os amigos de plantão poderiam me ajudar a entender e a concluir qual a melhor configuração?
    abç.
    CAMPER MWM 2.8 TDI - FSO2305 - T-Case/eixos/suspa Troller.
    CJ5 GM4.1 - CL2205 - T-case Wyllis - eixos Dana44 11/47 - suspa ToyBand.

  • #2
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Guilherme Kyrillos Ver Post
    Uso no meu CJ5 o seguinte conjunto: motor GM151/4cc/alcool x câmbio CL2215 (5 marchas) x diferencial 9x44 x pneus Fronteira 31/10,5/15.
    Lí aqui no Forum na seção Rural/F75 que os amigos usam essa configuração de motor/câmbio/pneu porém com o diferencial 8x43, pois assim ficaria melhor.
    Os amigos de plantão poderiam me ajudar a entender e a concluir qual a melhor configuração?
    abç.
    IMHO essa configuração está boa. A relação não é tão longa assim e o gm151 dá conta do recado, ainda mais com a 1ª marcha do CL2215 mais reduzida que o cambio original. Mas se tiver precisando de MAIS força, troque por um par de 8/43. Mas só troque se for realmente necessário.

    Até!!
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #3
    Citação Postado originalmente por Guilherme Kyrillos Ver Post
    Uso no meu CJ5 o seguinte conjunto: motor GM151/4cc/alcool x câmbio CL2215 (5 marchas) x diferencial 9x44 x pneus Fronteira 31/10,5/15.
    Lí aqui no Forum na seção Rural/F75 que os amigos usam essa configuração de motor/câmbio/pneu porém com o diferencial 8x43, pois assim ficaria melhor.
    Os amigos de plantão poderiam me ajudar a entender e a concluir qual a melhor configuração?
    abç.
    me manda um email que eu te passo uma planilia de calculo de velcidade relação de marchas e etc.....

    mecanicafontana@yahoo.com.br

  • #4
    Vai depender do uso que quer dar e do gosto....
    Do jeito que tá, da para andar muito bem, mas se achar que é necessario um pouco mais de força, troca a relação do diferencial...

    Abraços...

  • #5
    Guilherme, geralmente eu tenho preguiça de escrever muito assim, mas como estou sem fazer nada ...... hehehe!
    Vamos entender uma coisa, oque faz o sistema do carro girar das engrenagens até a roda é o virabrequim, toda essa velocidade é dividida com a multiplicação das reduções da caixa e diferencial, vamos adotar 2.000rpm, que significa que o mesmo gira duas mil vezes em 1 minuto. Para efeito de fórmula para deixar unidade equivalentes, converteremos rotação por minuto para rotações por segundo; Vamos começar a montar a fórmula:

    1minuto contem 60 segundos, então é só dividir o rpm por 60 que encontraremos o rps(rotações por segundo)

    2.000/60 = 33,333 rps

    Vamos começar a montar a fórmula:

    Velocidade = rps.........

    ou

    Vel = 33,333...

  • #6
    depois disso a redução é multiplicada na caixa de cambio, não sei a relação em sua caixa, usaremos a 4ª marcha que geralmente é 1:1, lembramos que quanto mais multiplicada a redução menos velocidade teremos e mais força o carro terá. Continuemos a montar a fórmula.

    Velocidade = rpm/relação cambio....

    ou

    vel= 33,33/1... (1 na relação de marchas porque 1 dividido por 1 é igual a 1)


    Em seguida temos o diferencial, no seu caso o diferencial é de 44 dentes na corao e 9 no pião, dividimos os números para achar a redução, ou seja o 44/9 = 4,89:1.
    a fórmula vai se montando:

    Velocidade = rpm/relação cambio/relação diferencial...

    ou

    Vel= 33,333/1/4,89


    Perceba que por enquanto estamos apenas perdendo velocidade do virabrequim e ganhando força nas reduções que existem no carro. Se calcularmos até aqui acharemos a velocidade que o semieixos girará em relação ao virabrequim, porém temos ainda os pneus.

  • #7
    Entenda que independente do tamanho do pneu ele girará da mesma velocidade, porém quanto maior o pneu, maior será circunferência e maior a distância percorrida por ele, por exemplo se pegar um pneu solto de 35" de tocá-lo com a mão até dar uma volta completa, a distância percorrida por ele será maior que a distância percorrida por um de 31".
    Então aqui nós teremos uma desmultiplicação na redução.
    Continuando a fórmula, vamos converter a medida do seu pneu de polegada para metro para ficar com unidades iguais na fórmula. Vamos considerar também a diferença do pneu anunciado pelo fabricante e pelo que realmente ele é apresentado... vamos usar então a medida 30.


    30 x 2,54= 76,20cms = 0,762mts; esse é a altura dele, pré precisamos saber a circunferência.

    Lembram do Pi?(não sei fazer o símbolo aqui no computador)
    pi= 3,14...

    3,14 x 0,762= 2.393 mts, isso é a circunferência e significa que cada volta que o pneu dá ele percorre essa distância.

    continuando a fórmula, lembre-se TAMANHO DO PNEUS DESMULTIPLICA REDUÇÃO.
    Velocidade = (rpm/relação cambio/relação diferencial)x circunferência do pneu...

    ou

    Vel= (33,333/1/4,89)x2.393

  • #8
    Podemos calcular já, mas acharemos o resultado em metros por segundo(M/s), mas queremos km/h, lembrando das aulas de física para converter as medidas temos que multiplicar por 3,6, então já adicionaremos à formula.
    Ficará então.

    Velocidade = [(rpm/relação cambio/relação diferencial)*circunferência do pneu]*3,6

    simplificando; Vel=[(rps/rc/rd)*cp]*3,6
    onde;
    Vel=velocidade
    rpm=velocidade de giros do virabrequim por segundo (rpm/60)
    rc=relação cambio
    rd=relação diferencial
    cp=ciscunferência pneus(em metros)

    Chegou a hora de calcular.

    Vel= [(33,333/1/4,89)*2.393]*3,6
    Vel= [(6,817)*2,393]*3,6
    Vel= [16,313]*3,6
    Vel= 59km/h

    Ou seja seu jipe a 2.000rpm em quarta marcha estará praticamente 60km/h

    Vamos fazer com o diferencial mais curto? 43/8

    43/8 = 5,38

    Vel= [(33,333/1/5,38)*2.393]*3,6
    Vel= 53km/h

    Um boa diferença não é?
    Usando essa fórmula você pode ainda descubrir cambio ideal, pneus ideais etc...
    Espero ter ajudado.
    4X4 Brasil

  • #9
    AAA tinha esquecido, se quiser saber também a velocidade na redução, tem que adicionar a relação da reduzida, no caso do willys 2,46.

    Vel=[(rps/rc/rr/rd)*cp]*3,6
    onde;
    Vel=velocidade

    rpm=velocidade de giros do virabrequim por segundo (rpm/60),

    rc=relação cambio (da marcha que quiser calcular)

    rr=relação reduzida (alguns jipes mesmo se HI possuem uma pequena redução)

    rd=relação diferencial (número de denteste da coroa divido pelos do pião)

    cp=ciscunferência pneus(converter de polegadas para centímetros multiplicando por 2,54 e depois converter em metros dividindo por 100)

    Nos calculos acima nós usamos o jeep sem estar reduzida, onde a redução da transferência é willys em hi é 1:1, que dispensa então ser colocado na fórmula.
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de Guilherme Kyrillos
    Entrada
    04/07/2006
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    62
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0
    Dennis obrigado pela explicação (e que explicação).
    CAMPER MWM 2.8 TDI - FSO2305 - T-Case/eixos/suspa Troller.
    CJ5 GM4.1 - CL2205 - T-case Wyllis - eixos Dana44 11/47 - suspa ToyBand.

  • #11
    Usuário Avatar de Guilherme Kyrillos
    Entrada
    04/07/2006
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    62
    Posts
    399
    Agradecimentos: 0
    Jack e Lucas, obrigado pela sugestão, mas minha dúvida é a seguinte:
    Noto que em 3ª e 4ª marcha ao pisar no acelerado a resposta que tenho não é rápida, acho muito lento e demorado para alcançar maior velocidade.
    Isso sem falar na 5ª marcha, pois nessa eu conservo a velocidade em que estou (por exemplo 60 ou 80km/h) mas se acelerar para almentar a velocidade aí é uma eternidade.
    Daí minha pergunta: se eu colocar um diferencial 8x43 terei uma resposta melhor do motor?
    CAMPER MWM 2.8 TDI - FSO2305 - T-Case/eixos/suspa Troller.
    CJ5 GM4.1 - CL2205 - T-case Wyllis - eixos Dana44 11/47 - suspa ToyBand.

  • #12
    sim..... vai ficar mais forte, o 8x43 é 10% mais reduzido que o 9x44

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade