Possuo um CJ5 e uma pequena chácara perto de casa. Gostaria de saber se alguém já viu, conhece, sabe se existe uns utensílios para se instalar no jeep para que ele se transforme em uma máquina de arado ou cortador de grama. Sei que antigamente usavam os CJs para esse tipo de coisa em propriedades rurais, vi em uma propaganda dos jeeps originais no youtube. São como se fossem carretinhas para o jeep puxar e fazer o serviço. O certo era colocar um trator pra fazer isso, mas o preço da hora ta absurdo....
"...alguém já viu, conhece, sabe se existe uns utensílios para se instalar no jeep para que ele se transforme em uma máquina de arado ou cortador de grama.
Sei que antigamente usavam os CJs para esse tipo de coisa em propriedades rurais, vi em uma propaganda dos jeeps originais no youtube.
São como se fossem carretinhas para o jeep puxar e fazer o serviço..."
Postado originalmente por cadu
"...Procure um torneiro da sua região que possa fazer a adaptação no Jeep..."
O CAmaRAda refere-se ao acoplamento somente (de algo "simples" como um arado pequeno), ou àquelas "polias" traseiras de alguns Jeeps antigos,
conectadas via (outro) Cardã à caixa de transferência, para movimentar (mecanicamente) implementos agrícolas (por ex: perfuratrizes de poços)?
Marcelo, os jeep mais antigos como os 51 tinham um acessório que éra um arado com acionamento hidraulico, posso lhe adiantar que trata-se de uma peça rarissima, alguns ainda tem a polia agricola que tocava serras, bombas d'agua, perfuradores e etc, todas peças raras.
Se encontrar algum me ligue tenho varios clientes colecionadores atraz disso
acredito que seria mais fácil adaptar um de trator mesmo.
Tem dois videozinhos sobre isso no youtube.
Neste primeiro, o dono de um 54 em Natal diz que tem guardados os equipamentos agrícolas (não aparecem no vídeo) importados junto com o veículo pelo pai dele.
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=viM5uwtl9Zk[/ame]
E neste belíssimo documentário do cineasta Jean Manzon, recuperado pela Dana, a fabricação e os primeiros modelos do jipe brasileiro, incluindo os implementos agrícolas.
Este equipamento que vc está a procura eu conheço como tomada de força, eu tenho instalado no meu jipe CJ5 1976, é um equipamento relamente raro de se encontrar
No meu caso a tomada esta ligada por um cardã na caixa de transferência ligada ao câmbio, inclusive esta caixa tem saída para frente também, estou terminado a reforma do meu jipe, que há 13 anos está parado !!!!! isto memso 13 anos, minha intenção é instalar um guincho mecânico na frente e desenvolver uma carreta tracionada, que será acionada pela tomada de força, caso o jipe atole a carreta empurra eheheheeh !!!!
Infelizmente não tenho a polia que seria o complemento da tomada de força