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  • #1



    Blz,
    Se analizarmos a vela da bosch: W8EC

    Temos
    W= 14mm de rosca e sextavado de 20,8 - compatível com a B6S NGK
    E= 9,5 centimetros de comprimento de rosca (descobrimos o comprimento da rosca?)
    C= cobre também compatível com a B6S NGK

    O interesante é que o Grau térmico muda para 8 sendo o da NGK 6! as duas fábricas usam a escala de 2 a 13!

    E agora!?!?!?!?
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #2
    Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
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    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Blz,
    Se analizarmos a vela da bosch: W8EC

    Temos
    W= 14mm de rosca e sextavado de 20,8 - compatível com a B6S NGK
    E= 9,5 centimetros de comprimento de rosca (descobrimos o comprimento da rosca?)
    C= cobre também compatível com a B6S NGK

    O interesante é que o Grau térmico muda para 8 sendo o da NGK 6! as duas fábricas usam a escala de 2 a 13!

    E agora!?!?!?!?
    Seguindo estes dados, e sabendo que essa W8EC, tudo leva acrer que o comprimento da rosca necessaria para o BF seja esse (9,5) Claro q se pode variar um pouco com outras de rosca mais longa, porem com a observacao do detalhe de que estas nao ultrapassem uma tolerancia , pois ai existira um problema logico.

    Quanto ao grau termico, esse como ja mencionei antes, vai depender das caracteristicas do teu conjunto.

  • #3
    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Alguém pode me dizer qual a melhor vela para se usar no BF 161?
    Até agora ninguem respondeu exatamente a sua pergunta rtorrezam...
    Willys 51 - Ap 1.8 by VW-----Willys 57 - 2.3 by Opala
    Jeep Ford 68 - 4.1i by Omega
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  • #4
    Usuário Avatar de GIOVANNI LUIS
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    Citação Postado originalmente por jarrao Ver Post
    Até agora ninguem respondeu exatamente a sua pergunta rtorrezam...
    Na verdade, as perguntas ja foram respondidas sim.
    Agora, escolher uma vela ideal, sem saber qual o tipo e estado o motor e sistema de ignicao, isto eu nao faco.

    Se alguem souber mais informacoes e ideias a respeito, é so postar!
    Selva!!!!


    Ps: Vcs em Itajai, nao irao por acaso fazer uma trilha em dezembro?

  • #5
    Usuário Avatar de Bercan
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    Velas de FUSCA no bf161????

    Fala galera!!!

    Pois bem... a um tempo coloquei um jogo de velas de fusca no meu CJ 6cc (pois não tinha achado de imediato em minha cidade as do jeep)... não tive problema nenhum mas dai veio a duvida...

    Se o motor não estiver 100% elas podem encharcar pois tem o comprimento maior que o das velas originais para o bf161... ISSO E VERDADE???

    A queima das velas do fusca realmente e maior que as originais do jeep???.....

    alguem ai pode citar desvantagens e vantagens.....

    Obrigado....

    1ª imagem ... fusca.
    2ª imagem ... jeep.

    Att,
    Imagens Anexas -images.jpg -jeep.jpg 
    Matheus Berçan - Jeep CJ-5 1973
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  • #6
    Usuário Avatar de gpolachini
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    Fusca

    No meu bf as velas tambem são de fusca e não ocorre nenhum problema de encharcar as velas. Mais as duvidas vou deixar para os especialistas.

    Abraço
    Guilherme Polachini
    Jeep Ford 75 - Lerdinho
    Gurgel tocantins 88 - Gurjão

  • #7
    [QUOTE=Bercan;1399783]Fala galera!!!

    Pois bem... a um tempo coloquei um jogo de velas de fusca no meu CJ 6cc (pois não tinha achado de imediato em minha cidade as do jeep)... não tive problema nenhum mas dai veio a duvida...

    Se o motor não estiver 100% elas podem encharcar pois tem o comprimento maior que o das velas originais para o bf161... ISSO E VERDADE???

    A queima das velas do fusca realmente e maior que as originais do jeep???.....

    alguem ai pode citar desvantagens e vantagens.....

    Amigo
    a vela, por ser um pouco mais longa vai estar mais próxima do pistão no momento da explosão, imagina-se que esta explosão seja um pouco melhor ou mais direcionada dimunuindo a possibilidade de falhas da explosão. pode acontecer (pode) que numa pegada meia forte aonde se acelera tudo, dependendo da regulagem do carburador , que o cilindro fique cheio demais de combustivel ainda não queimado e este excesso possa molhar mais facilmente a vela, coisa pode acontecer até na vela original tb, mas um pouco mais dificel. alguns dizem que melhora a performance, mas não sei até que ponto. um amigo meu tem as velas do golf que são mais longas ainda, mas ai ele investiu num sistema de ignição muito bom, com central nova e cabos especiais e coisa e tal... Para quem tem o bf meio original como eu, fique com as velas tradicionais que trocar por velas de outro carro para se ter melhora na performance quase não vale a pena, a não ser como no seu caso, uma susbstituição para ir funcionando

    abraços

  • #8
    Usuário Avatar de Mauro Orioli
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    Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    Amigo
    a vela, por ser um pouco mais longa vai estar mais próxima do pistão no momento da explosão, imagina-se que esta explosão seja um pouco melhor ou mais direcionada dimunuindo a possibilidade de falhas da explosão. pode acontecer (pode) que numa pegada meia forte aonde se acelera tudo, dependendo da regulagem do carburador , que o cilindro fique cheio demais de combustivel ainda não queimado e este excesso possa molhar mais facilmente a vela, coisa pode acontecer até na vela original tb, mas um pouco mais dificel. alguns dizem que melhora a performance, mas não sei até que ponto. um amigo meu tem as velas do golf que são mais longas ainda, mas ai ele investiu num sistema de ignição muito bom, com central nova e cabos especiais e coisa e tal... Para quem tem o bf meio original como eu, fique com as velas tradicionais que trocar por velas de outro carro para se ter melhora na performance quase não vale a pena, a não ser como no seu caso, uma susbstituição para ir funcionando

    abraços
    Bajeiro,
    Fiquei interessado em saber mais do sistema de ignição de seu amigo.
    Tem referencia de fabricante ou quem instalou?

    Quanto as velas,
    Já usei em meu BF, sendo substituídas por originais na ultima revisão, porém vão voltar a ser velas de fusca para aproveitar estoque.

  • #9
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    E ai Jeepeiros, preciso de ajuda, meu cj5 tem motor bf 161, estava rodando bem a mais de um ano tanto em estradas como nas trilhas, porem o motor está queimando óleo, quando apertado sai fumaceira, mas não falhava nem sujava vela, a uns dias fui para uma trilha andou super bem, quando entrei no asfalto apagou e não queria pegar mais, lixei o platinado condensador, tudo bom, então afoguei com a mão no carburador e com muito custo pegou, com já estava ruim de pegar resolvi mandar ver o carburador em um expecialista, ele disse que o corpo do carburador era do corsel então trocou tudo por outro recondicionado original do jeep, pensando em não ter mais problemas pedi que trocasse o distribuidor colocando igniçao eletronica. Ficou muito bom quando sai da mecanica, porem no outro dia começou a falhar como se tivesse falta de combustivel quando esticava o motor, voltei lá eles almentaram o combustivel, ai cmeçou a sujar vela que tambem tinha sido coloada novas originais, testamos tudo e sempre com a falha, por ultimo colocou outro carburador tambem de jeep e ficou bom, andei no final de semana indo de chapecó sc até nonoai rs e fiz mais 24 km de terra, andou bem sem problemas, ontem ao andar na cidade sujou as velas novamente, fui lá e o mecanico disse que o problema é o meu motor por estar sujando a quinta vela com uma mistura de gasolina com óleo as outras velas ficam pretas, ele fez o teste de compressão em cada pistão os tres primeiros estão 100% os outros tres escapou um pouco de ar mas mesmo assim ficou no verde. O mecanico disse que tenho que fazer o motor para parar de sujar as velas, o que eu não entendo é porque antes de mexer no carburador e colocar a iguinição eletronica o jeep não falhava? o que vcs tem para me dizer?

  • #10
    Usuário Avatar de Bercan
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    Citação Postado originalmente por André Valentini Ver Post
    E ai Jeepeiros, preciso de ajuda, meu cj5 tem motor bf 161, estava rodando bem a mais de um ano tanto em estradas como nas trilhas, porem o motor está queimando óleo, quando apertado sai fumaceira, mas não falhava nem sujava vela, a uns dias fui para uma trilha andou super bem, quando entrei no asfalto apagou e não queria pegar mais, lixei o platinado condensador, tudo bom, então afoguei com a mão no carburador e com muito custo pegou, com já estava ruim de pegar resolvi mandar ver o carburador em um expecialista, ele disse que o corpo do carburador era do corsel então trocou tudo por outro recondicionado original do jeep, pensando em não ter mais problemas pedi que trocasse o distribuidor colocando igniçao eletronica. Ficou muito bom quando sai da mecanica, porem no outro dia começou a falhar como se tivesse falta de combustivel quando esticava o motor, voltei lá eles almentaram o combustivel, ai cmeçou a sujar vela que tambem tinha sido coloada novas originais, testamos tudo e sempre com a falha, por ultimo colocou outro carburador tambem de jeep e ficou bom, andei no final de semana indo de chapecó sc até nonoai rs e fiz mais 24 km de terra, andou bem sem problemas, ontem ao andar na cidade sujou as velas novamente, fui lá e o mecanico disse que o problema é o meu motor por estar sujando a quinta vela com uma mistura de gasolina com óleo as outras velas ficam pretas, ele fez o teste de compressão em cada pistão os tres primeiros estão 100% os outros tres escapou um pouco de ar mas mesmo assim ficou no verde. O mecanico disse que tenho que fazer o motor para parar de sujar as velas, o que eu não entendo é porque antes de mexer no carburador e colocar a iguinição eletronica o jeep não falhava? o que vcs tem para me dizer?
    ...


    isso pode ser muita coisa, depende do que esta acontecendo. como esta o ponto de ignição? sabe se distribuidor q foi colocado funciona os dois avanços? qual gicle de alta?

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...willys-16.html

    se animar, deixa o contato que vou add, vamos falando....
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  • #11
    Pelo fato da vela de fusca ser mais longa, não tem o perigo do cilindro (pistão) bater na vela quando subir. Nesse caso não seria melhor usar o prolongador (aqui chamam de macaco).

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Bercan Ver Post
    Fala galera!!!

    Pois bem... a um tempo coloquei um jogo de velas de fusca no meu CJ 6cc (pois não tinha achado de imediato em minha cidade as do jeep)... não tive problema nenhum mas dai veio a duvida...

    Se o motor não estiver 100% elas podem encharcar pois tem o comprimento maior que o das velas originais para o bf161... ISSO E VERDADE???

    A queima das velas do fusca realmente e maior que as originais do jeep???.....

    alguem ai pode citar desvantagens e vantagens.....

    Obrigado....

    1ª imagem ... fusca.
    2ª imagem ... jeep.

    Att,

    Bom dia prezado ! eu utilizo as velas do fusca, não no Jeep, mas em uma C-10 com motor 261, tanto o Jeep quanto a C-10 originalmente utilizam as velas W8EC da Bosch, como a C-10 estava sujando muito as velas com óleo, passei a utilizar as velas W9b+ do fusca e melhorou bastante o problema, claro que foi só um paliativo. Se seu Jeep não tem esse tipo de problema não vejo motivo para utilizar velas mais quentes nele, lembrando que as velas Bosch quanto maior o número mais quente é a vela, na NGK é o contrário ! quanto menor o número mais quente ela é. Vi um comentário seu sobre o Wanderlei Carburadores, ele realmente é muito bom, e o Fernando que trabalha com ele também é muito experiente ! Um amigo que tem um Diplomata preparado levou o carro para ele criar um sistema para acelerar o motor quando ligava o condicionador de ar, originalmente o 446 que está no motor dele não tem esse sistema, é uma pena que profissionais experientes como ele estão desaparecendo, quando vier à Ipatinga dê uma ligada ! (31) 9988-4850, e se precisar de alguma coisa é só falar, um abraço !

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