Eduardo Lang,
Concordo plenamente com vc no que diz respeito ao hidrovácuo, sei que ele utiliza a pressão negativa gerada na admissão do motor para ajudar no acionamento dos freios... concordo tbem que o conjunto influencia muuuuito e, quando vc falou que o cilindro mestre serve pra dar pressão no sistema, é exatamente isso que tava falando, quanto menor o cilindro mestre maior a pressão da tubulação com a mesma força aplicada no pedal de freio (sem contar alavanca do pedal e hidrovácuo) e, quanto maior o pistão das pinças de freio, maior a força que ele "empurra" as pastilhas contra os discos com a mesma pressão. Agora se vc fizer um teste, verá que o tamanho das pastilhas (área de atrito), quanto maior, mais força elas precisam para frenar (CALMA QUE EU EXPLICO, se estiver certo)... oq faz parar o carro é a força aplicada por Cm2 da pastilha com os discos... então se vc colocar uma pastilha muuuuito grande, e "empurrar" ela com a mesma força que uma pastilha pequena, verá que diminue muuuuito a força aplicada por Cm2 da pastilha, ao passo que se vc diminuir muuuuuito a pastilha, a mesma força pode fazer ela "usinar" o disco até sair pelo outro lado (exageros a parte hehe), o que difere é que com as pastilhas pequenas ela vai embora rapido, já com as grandes.... a coisa dura um pouco mais! veja por exemplo aquele kit de duas pinças por roda, vemos que a área de atrito dobrou, se dobrou, quer dizer que a força por Cm2 cai pela metade... mas isso nao acontece porque temos dois pistões de freio (com o dobro de pistoes, temos o dobro da área e, com isso, o dobro da força para a mesma pressao do circuito, pois o tamanho do cilindro mestre nao se altera, a nao ser que seja preciso colocar um cilindro mestre maior para atender a demanda de quatro pistões de freio...)...
(se for tirar a prova doque falei, coloque dois objetos iguais - como apagadores de quadro-negro - sobre uma superfície plana, primeiro um atrás do outro e vá enclinando o plano onde se encontram até que se movimentem, depois coloque um sobre o outro e repita a operação, vc verá que eles se comportam da mesma forma, pois reduziu a área de atrito e aumentou a força...)
Sei que este tipo de assunto é um "pé-no-sac" (ficar discutindo fórmulas e etc...) mas é que com o din din ($$$) tão pouco... quero procurar algo o mais em conta possível, sem subdimensionar nada. soluções existem às mil, procurar a mais barata já é outra história! :wink:
MAS, como diz nosso bom e velho ditado, "na prática, a teoria é outra"... gosto muito de projetar e calcular estas esquizitices, mas juro por Deus que nao sou nenhum jipeiro Nerd !!! :twisted: :twisted: