x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
    Usuário Avatar de Edgard Vieira Junior
    Entrada
    25/08/2006
    Agradecimentos: 0

Duvidade De Qual Relação Usar

Ola amigos, tenho uma duvida; estou adaptando um motor AP 1.8 no TROVÃO AZUL J5, qual melhor caixa e melhor relação no diferencial que devo usar, estou pensando em uma caixa de C20 mas ainda tenho duvidas no diferencial. Uso o meu jeep para trilha e In door, preciso de velocidade e retomadas rapidas. Aos amigos q tem experiencia por favor me de uma dica.
    Grato
    Edgard

Usuário Avatar de Paulo Sabra
    Entrada
    02/04/2006
    Local
    Vitória/ES
    Grande Edgar,

Vou dar a minha contribuição, se você deseja ter uma caixa robusta você está fazendo a opção certa, caixa da C 20.

Agora quanto a outras mofificações, USE CRITÉRIOS PARA FAZER DIREITO.

Ao instalar pneus com diâmetro maior que os originais, ou ao substituir as engrengens dos eixos diferenciais, alteram-se as relações de marchas, velocidade e o desempenho geral de um veículo. E o velocímetro indicará valores menores do que o real.

Para saber como pneus maiores afetam as relações, use a seguinte equação:

Diâmetro pneu original
    ___________________ x rel. difer. original = nova rel. diferencial
    Diâmetro pneu maior

Portanto, supondo que você quer trocar um pneu de 29” por um de 35”, e a relação de diferencial é 4,89:1, calcule da seguinte maneira (29/35) x 4,89 = 4,05.

Para saber qual relação é necessária para aumentar novamente o torque do 4x4, use então a seguinte fórmula:

Diâmetro pneu maior
    ___________________ x rel. difer. original = rel. ideal para otimizar torque
    Diâmetro pneu original

Seguindo o exemplo das medidas já propostas, será necessário usar engrenagens com relação de (35/29) x 4,89 = 5,90. O mais próximo disso é a relação 5,98.

Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Paulo Sabra Ver Post
    Grande Edgar,

Vou dar a minha contribuição, se você deseja ter uma caixa robusta você está fazendo a opção certa, caixa da C 20.

Agora quanto a outras mofificações, USE CRITÉRIOS PARA FAZER DIREITO.

Ao instalar pneus com diâmetro maior que os originais, ou ao substituir as engrengens dos eixos diferenciais, alteram-se as relações de marchas, velocidade e o desempenho geral de um veículo. E o velocímetro indicará valores menores do que o real.

Para saber como pneus maiores afetam as relações, use a seguinte equação:

Diâmetro pneu original
    ___________________ x rel. difer. original = nova rel. diferencial
    Diâmetro pneu maior

Portanto, supondo que você quer trocar um pneu de 29” por um de 35”, e a relação de diferencial é 4,89:1, calcule da seguinte maneira (29/35) x 4,89 = 4,05.

Para saber qual relação é necessária para aumentar novamente o torque do 4x4, use então a seguinte fórmula:

Diâmetro pneu maior
    ___________________ x rel. difer. original = rel. ideal para otimizar torque
    Diâmetro pneu original

Seguindo o exemplo das medidas já propostas, será necessário usar engrenagens com relação de (35/29) x 4,89 = 5,90. O mais próximo disso é a relação 5,98.
    facilitando:

http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php

[]s

Peleje

Entrada
    25/08/2006
    Grande Paulo,
    Obrigado amigo pela atenção, eu uso pneu 255x75x15 cross e como vc ja sabe, uso o Jeep mais para In Dorr do que para trilha, e vou usar motor AP 1.8 com a caixa da C20 com a seguinte relação:
    1ª - 3,923
    2ª - 2,278
    3ª - 1,431
    4ª - 1,000
    5ª - 0,839
    Sabendo que a reduzida do Jeep é 2,460, tendo essa informação, que calculo devo fazer para definir a relação do diferencial? Uma relação que me de potencia e velocidade final em reduzida, pois nas pista que corro aqui só usando reduzida. Atualmente uso motor 6c original com caixa 3 marchas original tambem, com relação 9:44 e os pneus que citei, tenho muita força, mas não tenho velocidade, com 1/4 da reta ja estou esguelando o motor. O tri campeão brasileiro usa motor AP 1.8 (bravo) com caixa do Omega, mas não consegui saber qual a relação. O Jeep do cara é um avião. Se puder me ajudar desde ja agradeço.
    Edgard

Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Este cálculo não é assim tão simples.

Pq existem milhões de variáveis.

O câmbio que vc vai colocar a primeira é muito mais reduzida que o 3 marchas willys, ou seja, vai ter uma arrancada forte porém não vai conseguir esticar, já com o 3 marchas, vc sai mais lento porém consegue esticar.

Para AP 9x44 no diferencial pode ser que fique um pouco longo.

Pro seu caso, eu testaria a seguinte configuração: câmbio mais longo e diferencial bem reduzido.

[]s

Peleje

a relação sexual é a melhor de todas hehe brincadeira
    acho que pro seu motor, poderia usar uma relação curta no diferencial
    e um cambio que desse uma boa arrancada, e uma velocidade final legal
    acho que o cambio clark de 4 marchas poderia te dar uma arrancada boa

Olá pessoal!

Falando em relação (de câmbio!!!), alguém poderia me explicar exatamente como interpretar os números da relação para cada marcha..?

Me refiro aos números que, por exemplo, foram postados pelo colega Edgard:

1ª - 3,923
    2ª - 2,278
    3ª - 1,431
    4ª - 1,000
    5ª - 0,839

Obrigado e até mais!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Cara... o que é eu sei, mas explicar é mais complicado. Então retirei um texto do Best Cars: http://www2.uol.com.br/bestcars/cons-rel.htm.

O sistema de transmissão adota engrenagens com diferentes números de dentes para multiplicar ou reduzir a força do motor de acordo com a marcha selecionada. As relações ou reduções de marcha definem quantas voltas dá a engrenagem motora (a que move a outra) para cada volta da engrenagem movida.

A função dessa diferença é aumentar a velocidade da engrenagem movida, reduzindo a força, ou reduzir sua velocidade, aumentando a força, de acordo com a marcha que você seleciona no câmbio. Vamos exemplificar com uma marcha em que a engrenagem motora tem 15 dentes e a movida 30 dentes: há aqui uma relação, ou redução, de 2:1. A cada duas voltas da engrenagem motora corresponde uma única volta da engrenagem movida.

Disso se conclui que, quanto mais alta a relação de marcha (mais curta ou reduzida), mais rotações o motor terá de dar para uma mesma volta da roda do veículo. Se a relação for mais longa, ou numericamente menor, o motor vai girar menos para um mesmo número de voltas da roda.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Agradecimento: 1
    Se vc vai usar pneus grandes (acima de 33"), com motor 1.8, acho que seria melhor vc ficar com uma relação mais curta, pois se for muito longa, com esse motor 1.8, se não for turbinado, vai te fazer raiva na hora em que vc precisar de força!!
    Só por curiosidade: esse 1.8 é carburado ou I.E??

Abss e até +
    4X4 Brasil
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI

Entrada
    25/08/2006
    Primeiramente que agradecer a todos pela força e atenção. O motor é carburado, mas tenho a possibilidade de colocar qualquer carburador, o que mais me renda.

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por cmte_carvalho Ver Post
    Olá pessoal!

Falando em relação (de câmbio!!!), alguém poderia me explicar exatamente como interpretar os números da relação para cada marcha..?

Me refiro aos números que, por exemplo, foram postados pelo colega Edgard:

1ª - 3,923
    2ª - 2,278
    3ª - 1,431
    4ª - 1,000
    5ª - 0,839

Obrigado e até mais!
    Fala cmte_carvalho!

Vou tentar simplificar, qualquer coisa o pessoal pode ajudar que agradecerei.

1ª - 3,923 - esse nº é a quantia de voltas do virabrequim, para 1 volta do cardãm;
    2ª - 2,278 - esse nº é a quantia de voltas do virabrequim, para 1 volta do cardãm;
    3ª - 1,431 ... e assim sucessivamente.

Somente os cãmbios mais novos que a 5ª é menor que 1:1, sendo que no Jeep 3 e 4 marchas, as últimas tem a mesma relação, ou seja 1:1.

Note que conforme vai trocando as marchas, a rotação vai diminuindo.

Para o diferencial:

9x44 (nº de dentes) conta com o dedo mesmo.
    44/9 = 4,88:1 - significa que o cardãm rodará 4,88 vezes para 1 volta do pneu.

47/11 = 4,27:1 (relação mais longa).

Caro Edgar!

Você postou que usa um 6cc e, corre com o Jeep reduzido.

O que acontece é que não aproveita em nada de seu motor, poderia correr com ele sem a reduzida, usando "marchas baixas", pos com a cavalaria que tem aí, vai tramqüilo.
    O GM 6cc é um motor de torque em baixa rotação, o que acontece é que vc esguela ele e não aproveita nada do que tem.
    Já experimentou andar sem ser em reduzida?
    O máximo que terá que fazer, e olha lá é usar uma 9x44, que aproveitará o máximo de sua viatura.

Abraços.

Kim.
    4X4 Brasil

Entrada
    25/08/2006
    Obrigado amigo Kim pela atenção, ja tentei correr sem reduzida somente 4x4, mas nas retomadas fica muito lento, e alem disso minha caixa e primeira seca, e nem sempre ela entra como a Skoll redonda, e com isso temho medo de forçar muito a caixa. Como te disse, estou trocando o motor por um AP 1.8 a acool, e pretendo colocar a caixa da C20 ou F1000, e só tenho duvidas na relação dos diferenciais, qual seria melhor.
    Obrigado
    Edgard

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem