x
Convex Datacenter
Página 13 de 13 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213
Resultados 145 a 148 de 148

Pessoal, reativando o topico, vou relatar minha experiencia na instalacao dos amortecedores da Ranger 97 no Jeep Willys. Este topico foi essencial para minha decisao e orientacaoo na instalacao. Inicialmente, cabe esclarecer que no Jeep estava instalado o amortecedor convencional de fabricacao nacional da marca Gardinotec. Muito bons e duraram quase 20 anos, em trilhas leves. Considerando que a suspensao do meu Jeep está um pouco mais alta, estou usando os jumelos de 3", decidi trocar pelo amortecedor Cofap Turbogas traseiro da Ranger 97. A primeira coisa é sacar a bucha inferior que vem no amortecedor, a bucha de cima serve no jeep e a borracha é macia, aceita uma variacao do pino sem problema. Para o olhal inferior, eu testei as buchas bipartidas do amortecedor da Toyota Bandeirantes antiga para substituir, achei muito macias e deformam antes do aperto final, descartei. A alternativa foi instalar as buchas do amortecedor do MB608, sem o caninho central. O furo do centro da bucha da certinho no pino do Jeep, mas tive que desgastar um pouco a parte externa da bucha, usando o esmeril, para quando encaixar no olhal do amortecedor nao apertar o furo central. Feito isso, bora para instalacao. O amortecedor Turbogas tende a ficar aberto e ai que o bicho pega. Para instalar, usei as cintas que vem no amortecedor fechando-o ate uma altura menor que os dois pinos de fixacao. Passei detergente de cozinha para lubrificar o pino e a bucha. Eu encaixei um pouco do olhal inferior e soltei a cinta, quando o olhal passou pelo pino superior, eu o encaixei rapidamente. Para completar o encaixe da parte inferior, eu usei uma corda passando por tras das molas e perto do olhal do amortecedor, fiz um laco de forca e puxando a corda, eu ajudava o deslocamento do amortecedor com a mao ou com o pe, rss, dependendo do grau de dificuldade. Quando uma parte da rosca estava exposta, eu acabava de ajustar na chave, apertando a porca e arruela ate o final do curso do pino. E necessario tirar a roda e o jeep deve estar bem apoiado, porque sao necesarios alguns arrancos. (tive que tirar os acentos e os cedilhas do texto pq estava truncando os caracteres).
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
    Entrada
    01/01/2012
    Local
    Conselheiro Lafaiete/MG
    Agradecimentos: 0
    Boa noite!
    Estou finalizando a instalação das molas da toy e os amortecedores da ranger.
    Porém me veio um questionamento:
    Os amortecedores da ranger, no olhal inferior(o mesmo que é incompatível) vem com um caminho de metal, que se retirado, possibilita a instalação nos suportes originais do jeep, sem talvez a necessidade da bucha do amortecedor do MB608.

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 44
    Citação Postado originalmente por Luiz Fernando de C Ver Post
    Boa noite!
    Estou finalizando a instalação das molas da toy e os amortecedores da ranger.
    Porém me veio um questionamento:
    Os amortecedores da ranger, no olhal inferior(o mesmo que é incompatível) vem com um caminho de metal, que se retirado, possibilita a instalação nos suportes originais do jeep, sem talvez a necessidade da bucha do amortecedor do MB608.
    O tubo de ferro da bucha do amortecedor da ranger não separa porque a borracha é moldada nele, só vai sair a bucha inteira, por isso a necessidade de troca por outra bucha com diâmetro interno compatível com os pinos do willys.

Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
    Entrada
    01/01/2012
    Local
    Conselheiro Lafaiete/MG
    Agradecimentos: 0
    Fala Elmer!
    Cara valeu pelas dicas la no face.
    To tentando readaptar usar o fórum, pois é bacana compartilhar com todos as dúvidas e soluções.
    Tem algo diferente com as peças que comprei, só pode.
    As buchas do MB 608 comprei da marca/ref camprisma-124. Pelo que vi a aplicação serve tambem pra sprinter e mais alguns.
    Mesmo assim, tirando o caninho de ferro delas, depois de montadas nos olhais inferiores dos amortecedores da ranger não serviu.
    Fechou demais o furo.
    Usei uma morsa pra sacar e montar as buchas.
    Retirar só o caninho do amortecedor da ranger também não deu.
    Como ja comprei as do MB 608, ainda me falta desbastar um pouco na parte externa da bucha e montar novamente no olhal inferior da ranger, como ja foi falado aqui.
    Mas o jeep sem amortecedor ta engraçado viu, parecendo uma maria mole quando anda.

Uma dica pra quem for montar o turbogaz da ranger é medir a abertura exata necessária pra montar ele nos olhais do jeep e depois usar um arame recozido (por fora dos olhais) amarrado, fazendo a função de encolhedor.
    Depois de montado é só cortar o arame.
    Facilita pois ele é normal aberto e o local não é tão acessível para fazer força e encolher.
    4X4 Brasil
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem