x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 52
  • #1

    RODA-LIVRE AUTOMÁTICA>>>>>>>>>>




    Olá,
    Eu comprei um Jeep em 1999 e fiquei com ele até 2002, usando para o trabalho. O maior incoveniente quando chovia era ter que descer para "virar as orelhas da tração", como diz o pessoal daqui. O mais chato era ter que "adivinhar" se a estrada estava com muita ou pouca lama... se precisasse de tração, lá vamos nós descer e virar as orelhas.
    Isso eu chamo de "corta-tesão" do Jeep, descendo e subindo para ligar e desligar a tração. Em uma oportunidade na época, resolvi trocar o par de rodas livres manuais por automáticas. Passei a usufruir do prazer da tração 4X4 com o devido conforto... Por várias vezes estacionava o Jeep
    em uma ladeira, na estrada de terra, e quando tentava sair de ré, ele não subia, derrapando mesmo com terra seca. Bastava puxar a alavanca da tração para ele subir num passe de mágica... Se fosse a manual, teria que descer e fazer o "ritual da torção das orelhas", subir, puxar a alavanca, sair da dificuldade, descer de novo, destorcer as orelhas, subir, empurrar a alavanca e só então sair , pois isso acontece em lugares que se pode andar a 60 ou 70 km/h, nem podendo deixar ligada a tração manual na roda. ALIÁS, QUERIA FAZER UMA PERGUNTA AOS MUITO MAIS EXPERIENTES: COM A RODA-LIVRE MANUAL LIGADA NA RODA SOMENTE, QUAL A VELOCIDADE MÁXIMA PARA NÃO DANIFICAR O SISTEMA???? SÃO OS MESMOS 40km/h?????
    Um abraço,
    Jameson.

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    roda livre tá mesmo livre?

    Não,

    a limitação de velocidade a mais de 40 km/h é só quando o conjunto está ligado. ou seja:

    1- roda livre automática + alavanca acionada.
    2- roda livre manual+alavanca acionada.

    aquí, com tudo ligado, na areia ou asfalto todo o conjunto diferenciais, cruzetas, cardans, engrenagen e carcaça do câmbio são forçados pois no CJ não há o diferencial central.

    Mas

    tem um caso que pode:
    roda livre manual ligada e alavanca não acionada.

    aqui você só gasta mais combustível e se tiver blocante tem de ter cuidado ao fazer as curvas.

    num fora de estrada em que não se sabe como vai estar lá na frente, faça assim, pois não precisa ficar descendo e subindo do jeep.

    As diferença entre as duas, fora o liga-desliga:

    1- os parafusos da roda livre manual não soltam tão facilmente.
    2- na roda livre automática, sem aceleração não há tração, ou seja, descer uma rampa íngreme tracionado...nem pensar.

    DICA:

    1-Se você quer muita economia e tiver eixo trazeiro flutuante, coloque a roda livre atrás também.

    Vai judiar do freio bem mais, mas o CJ está sempre ......livre para rodar.

    2-Nesta mesma linha de raciocínio, faça uma adaptação e acople uma roda livre manual na automática e terá o melhor de ambas.

    ***Isso tá nos mesus planos***

  • #3
    Oi Leopoldo,

    Suas explicações sobre o uso da roda livre são corretas.

    Mas suas sugestões são perigosas e não fazem muito sentido.
    De que adianta qualquer economia se você pode morrer...
    Não economize quando o assunto é segurança.

    Não entendi qual vai ser a vantagem da sua roda livre manual automática... não vai ter o pior dos dois mundos?

    E não ter roda livre também pode ser interessante... é menos coisa para quebrar ou ter problema.

    Abraços 4x4 sem roda livre...

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Mas suas sugestões são perigosas e não fazem muito sentido. De que adianta qualquer economia se você pode morrer...
    Tss, tss....Negativo; O uso de roda livre na transmissão de veículos já foi usada no passado, veja por exemplo o caso do Automóvel ROVER:
    tinha no próprio câmbio.
    Não há problema algum em usar um veículo com transmissão livre, só que o freio deve ser re-dimensionado (pelo menos no caso do jeep), pois se fará maior uso do mesmo. Isso porque não se tem mais o efeito do freio motor.
    Isso também se assemelha muito ao câmbio automático.
    Já desceu uma ladeira com um jeep automático engatado em D?
    Assim, numa estrada, o veículo só engrena a transmissão quando se acelera. No resto está na "banguela". Isso economiza combustível pacas.
    Eu já rodei assim com o meu CJ e fora a sensação estranha só requereu maior atenção nas frenagens, mas nada que seja impossível de se re-adaptar, ou melhor, re-aprender a dirigir, talvez um pouco mais que na re-educação na condução de CJ's equipados com Blocantes no eixo trazeiro.

    Assim,

    -perigoso.....sim, só para marinheiros de 1º viagem, mas já existe precedente histórico dessa utilização. Não sei afirmar quais e se tem veículos assim hoje em dia, leves ou pesados. Deve haver pelo menos algo semelhante ou alguma variante.
    E afinal, quem é que não usa de vez em quando uma bela banguela?

    -sentido, apenas na economia de combustível, que no caso do jeep, pode fazer diferença apreciável.

    Citação Postado originalmente por Wallace
    Não entendi qual vai ser a vantagem da sua roda livre manual automática... não vai ter o pior dos dois mundos?
    Não necessáriamente. Mas no caso da roda livre automática requer alguma modificação para acoplar à manual. Não é só plug and Play. Não é tão fácil assim. A vantagem seria de você poder "Travar" o sistema quando não quizesse ou não pudesse usar o sistema no automático.....típico do fora de estrada.
    É no mínimo, mais uma opção para um veículo denominado de:
    para todo tipo de terreno, para todo tipo de situação.

    Citação Postado originalmente por Wallace
    ....E não ter roda livre também pode ser interessante... é menos coisa para quebrar ou ter problema.
    SIM, SIM, SIM. 100%.

    Se você tem um CJ só para trilha, no sítio, fazenda, etc....onde sempre chove........porquê ter roda livre? é desperdício de $$$$.

  • #5
    Oi Leopoldo,

    Negativo... o que!
    Existe um grande problema... seu veiculo ficara ilegal sem possibilidade nenhuma de aprovação do Inmetro já que é obrigatório ter freio motor.
    Mesmo porque usar o veiculo desengrenado é proibido.
    Não adianta nada superdimensionar o freio já que o problema não é a potencia, mas a dissipação de calor o que é um grande problema numa serra.
    Não tem nada a ver com transmissão automática; que alias tem muito freio motor, normalmente muito mais e mais seguro que veículos mecânicos.
    Se desceu uma ladeira em Drive é porque não sabe guiar... já que é a mesma coisa de descer um ultima marcha num mecânico.
    Não existe mais porque não é bom, seguro, etc...
    Querendo economizar combustível, basta cortar a alimentação do mesmo... as injeções já fazem isso atualmente.
    Eu não uso o veiculo desengrenado em decida nunca.

  • #6
    Mesmo para estacionar já fica perigoso e ilegal.
    Todo o veiculo tem que ter dois sistemas para estacionamento e tem que usar os dois.

  • #7
    E vai ter Jipe para que... já que não poder usar no fora de estrada, pois no fora de estrada o freio motor é que deve ser usado em decidas para ter controle do veiculo onde o uso do freio (sem um bom ABS) é extremamente perigoso.
    Sugiro que venda o seu jipe e compre um Uno Mile que deve então atender seus requisitos de economia.

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    MUITO BRAVO?

    CALMA Wallace, sujestões não são mandamentos. E alías, eu referí que este conceito (roda livre híbrida) leva a outra forma de dirigir, ou seja, saber quando usar.

    Citação Postado originalmente por Wallace
    Existe um grande problema... seu veiculo ficara ilegal sem possibilidade nenhuma de aprovação do Inmetro já que é obrigatório ter freio motor. Não adianta nada superdimensionar o freio já que o problema não é a potencia, mas a dissipação de calor o que é um grande problema numa serra.
    Quem falou em andar na imigrantes ou na 23 de maio só na automática????

    Isso é coisa de doido, não seria???

    Tudo tem sua utilidade na hora certa.

    Por isso que seria interessante a híbrida. Na imigrantes ou na 23, manual acoplada. É como um jeep normal.

    Agora, imagine você numa reta de São Paulo ao Mato Grosso, centenas de KM's de asfalto retinho, lisinho, sem tráfego pela frente.......É aí que dá para usar a manual desligada, só na automática.

    Citação Postado originalmente por Wallace
    Não tem nada a ver com transmissão automática; que aliás tem muito freio motor, normalmente muito mais e mais seguro que veículos mecânicos. Se desceu uma ladeira em Drive é porque não sabe guiar...
    Quiz me referir a sensação do desacoplamento. Lógico que não é para se descer uma ladeira com um D, afinal o 1,2..... estão lá para isso.

    Mas essa de freio a motor, nunca ví isso. Se você acelera a 80 km/h e solta o pé, o motor não segura o carro como no mecanico.
    Só se seu automático estiver com lockup. O meu não faz isso.

    Citação Postado originalmente por Wallace
    Não adianta nada superdimensionar o freio já que o problema não é a potencia, mas a dissipação de calor o que é um grande problema numa serra....
    É por isso que não deve ser usado em serra. Aí, como já escreví, a híbrida teria de estar engatada.

    Citação Postado originalmente por Wallace
    Não existe mais porque não é bom, seguro, etc...
    Não seja tão radical. Com o avanço dos controles eletrônicos, muita coisa tem voltado com uma nova máscara. Se não há no momento, coisa que eu não posso afirmar, nada impede que amanhã uma montadora ponha em linha algo "semelhante", baseado no mesmo princípio, como uma grande novidade!

    Citação Postado originalmente por Wallace
    Mesmo para estacionar já fica perigoso e ilegal.
    Todo o veiculo tem que ter dois sistemas para estacionamento e tem que usar os dois.
    Mas você está se esquecendo :

    1- O único veículo que tem 2 sistemas de estacionamento é o automático, que além de ter o park, tem o freio de mão. Todos os outros, são incompletos.

    2-Que com uma roda livre híbrida, se a manual estiver engatada é como se a automática não existisse.

    3- Se o freio de mão trava as rodas, pouco importa se tem manual, híbrida ou automática. Mas é lógico que por segurança a manual teria de estar travada e a híbrida também.

    MAS,

    Se o freio é no cardã, sem travar a roda livre, não tem freio de mão.

    Eu já rodei só com automáticas para avaliar o comportamento do jeep e já tirei as minha s comclusões a respeito de uma híbrida, mas não me esqueço que TUDO TEM SEU USO, NA HORA CERTA.

    E no final das contas, como eu já escreví.....não é fácil acoplar as duas.

    Uma coisa friso bem...... não é para colocar automáticas no eixo trazeiro flutuante e sair por aí...... vai dar "M" mesmo.

  • #9
    Oi Leopoldo,

    Quando se tira o pé nos automáticos é normalmente o mesmo de ir para a marcha mais alta... ou o mesmo que engatar a marcha mais alta no mecânico.
    O meu tem trava do conversor, mas só funciona em velocidade constante em ultima marcha... por enquanto...
    Os mecânicos têm dois sim... basta deixar engrenado como manda o código de transito.

  • #10
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    rodas livres...

    Fala Gente...


    O debate aqui tá bão...

    Mas o que já foi comprovado, automáticas pra off-road não prestam....

    Tem o incoveniente do liga e desliga... mas eu por exemplo quando vou sair pra trilha já "torço as orelhas" dela aqui na garagem e só "destorço" quando chego em casa de volta...

    Nunca tive problemas além do afrouxamento dos parafusos delas.


    Leopoldo, chegou a alguma conclusão do sistema pra travar estes abençoados parafusos de fixação delas?

    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Re: rodas livres...

    Citação Postado originalmente por monge
    Mas o que já foi comprovado, automáticas pra off-road não prestam....
    É isso mesmo Eugênio, automáticas, só se fossem como eu propuz aí em cima, no retão mas isso, ainda sujeito a testes.

    Sobre a fixação, tô parado. Só fiz os desenhos do protótipo e o torneiro só usinou 1/3.
    Agora, até o fim do ano, o $$$$ tá contadinho, mas na 1º oportunidade dou o grito.

    Sobre as questões do V8, faz 5 na cidade com o pé manso. Na estrada, não deve passar de 6.5, no max 7.

    Mas aí depende do câmbio, da rel coroa-pinhão, do dia. do pneu, do tamanho do pé.......

    Para melhorar mesmo o 302, só colocando uma injeção holleye uma ultra team.

    Só que isso é uma bagatela de U$ 2 000.00.

    Ainda não acertei os 6 números mas conmtinuo tentando.

  • #12
    Usuário Avatar de monge
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Campo Belo/MG
    Idade
    47
    Posts
    1,340
    Agradecimentos: 7

    certo

    Fala Gente...

    5 km/l na cidade? Poxa vc não sabe o quando me animou com esta notícia, o meu 3.000 dá uns 4 km/l... hehehehe

    Eu também neste restinho de ano to super apertado, mas vou me enforcar mais um cadinho, não é todo dia que aparece um v8tão dando sopa por aqui.. hehehehehe

    Eu ainda estou pior que vc Leopoldo, vc ainda tenta acertar os 6 números, e eu que tenho que achar um bilhete destes caido na rua e com os 6 números premiados? ehehehehehe

    []'s


    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. RODA LIVRE É LIVRE?
      Por Ribeiro no fórum Mitsubishi
      Respostas: 14
      Última resposta: 21/02/2007, 20:10
    2. Modelo de roda livre
      Por Beto Lacerda no fórum Jeep Willys
      Respostas: 18
      Última resposta: 11/04/2004, 14:06
    3. Calota do cubo de roda dianteiro - sem roda livre
      Por Mauricio Mei no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 05/03/2004, 10:33
    4. Roda Livre automatica, mais uma vez.
      Por marcus no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 14/09/2003, 18:20
    5. Roda livre em marcha ré
      Por Paulo Rodrigues de Souza no fórum Jeep Willys
      Respostas: 11
      Última resposta: 05/08/2003, 17:38

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade