x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
  • #1

    SPOAdos: como proteger sua barra de direção?




    Pessoal, seguinte... foi mal se já apresentaram alguma coisa parecida aqui no fórum... a questao é que procurei e nao encontrei nada neste sentido (a nao ser as montagens com HighSteer.... entao aih vai:

    Percebi que alguns modelos possuem um "protetor de barra de direção" fixo no chassis mas, até agora, ainda nao vi nenhum que fosse fixo no próprio eixo... (claro que devem existir milhoes, mas eu ainda nai vi nenhum), quanto o assunto e SPOAr um jeep, ou o cara tem que montar suportes high steer ou entao correr o risco de tomar uma pancada na barra de direção que fica ainda mais exposta (sob as molas, como os eixos).

    Entao, resolvi pensar em algo pra proteger as barras de direção (tanto para jeeps SPUA como SPOAs, porém, especialmente para este ultimos).

    Fiz um desenho (paint brush) do que seria um protetor para a barra de direção que é fixado nos grampos de mola do jeep... neste desenho tem duas propostas, um composto somente por uma barra tubular fixa a dois suportes perfurados (que sao os fixadores, os furos sao onde entram os grampos das molas) e o outro que é uma prancha de aço com uma barra tubular para reforço.

    A versao da barra é só pra proteger, enquanto a versao da prancha eu pensei em algo para melhor "escorregar" sobre o barro..... nao sei se funcionaria. tbem nao sei se os grampos de mola aguentam segurar este suporte em uma batida mais forte num "cupinzeiro" ou pedra.... a idéia é proteger a barra de direção qdo instalada na posição original do eixo.

    Entao, como ainda nao montei isso... gostaria de opinioes, prós, contras, se alguem ja viu algo parecido.. estas coisas.... pedradas serao bem vindas desta vz!

    gde [] !
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -protedire.jpg  

  • #2
    Até que a idéia é boa, mas não sei se funciona
    Acho que a sua barra protegeria o que está por cima das molas, e a barra de direção ficaria por baixo das molas.

    Vc pode fazer:
    1 - Colocar pinos de alinhamento dos feixes maiores.
    2 - Usar sua invenção entre o eixo e o feixe. Pra isto que vc alongou os pinos.
    3 - Seu invento teria que ficar de cabeça para baixo no desenho, e ainda assim, teria que ser estendido para baixo da barra de direção, pois do jeito que está ele ainda ficaria por cima.

    No desenho anexo, tudo em vermelho já é existente, e em verde o protetor.

    Boa iniciativa!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -protetor.gif  

  • #3
    A solução é simples, passa tudo por cima dos feixes de mola
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -bob-dianteira.jpg  
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #4
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Na minha opnião a solução mais simples e eficaz é que o colega Fernando Risso fez, highsteer passando tudo por cima, quanto mais alto melhor.

    Se pensarmos em proteger a barra em baixo criando parachoques ou anteparos no eixo, vc só agrava o problema, poluindo a frente, criando mais pontos para enganchar em algo ou acumular barro.

  • #5
    Pozé Felipe, a idéia era esta mesmo.... a barra ficaria da maneira que vc colocou no desenho! as tuas considerações falam exatamente da maneira como pensei, porém, eu desenhei a coisa de maneira errada.... rsrsrs da maneira como está, serve para os SPUAdos....

    Fernando, blza? meu amigo, eu sempre considerei a idéia de usar High Steer como no seu caso... porém, acho que usando as barras de direção no lugar original ainda fica mais "simples" doq montar dois hig steer e passar o resto da vida verificando se nao afrouxou os prisioneiros.... nas palavras do Leopoldo, as "micromovimentações" naquele lugar vao exigir "cuidados especiais" e, no caso desta proteção extra, basta fixar a barra protetora e pronto... nao muda nada mais. (e ainda tem a vantagem da "chapa" para o jeep "escorregar" sobre a lama (teoricamente... claro)

    Augusto, a parte do "High Steer" eu falei acima... mas a parte de enganchar... sera que a prancha nao surte o efeito contrário, como nas antigas blingagens dos Willys???

    pessoal, valeu! continuo esperando as pedradas! rsrsrs
    4X4 Brasil

  • #6
    cara SPOA sem high steer vai ficar ruim de dirigir pelos problemas de bumb steer por ex ..
    ai ja que fez high steer faz nos 2 lados e liga as rodas por uma barra passando dentro dos feixes como no dos irmão risso
    o trampo que vai lhe consumir esse "protetor" é o mesmo se não maiorque o de fazer high steer

    []'s

  • #7
    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    cara SPOA sem high steer vai ficar ruim de dirigir pelos problemas de bumb steer por ex ..
    Mas sera que dá Bump Steer com a barra de direção quase na horizontal? atualmente meu jeep tá SPUA com caixa de direção do Opala mecanica.... olhando o jeep de frente, a barra de direção tem a parte mais baixa no lado que fica preso à caixa! rs SPOAndo o bicho, é certo que a parte mais baixa parassa a ser do lado do munhão.... mas sera que vai ser tanto assim?

    Citação Postado originalmente por Beto Lacerda Ver Post
    o trampo que vai lhe consumir esse "protetor" é o mesmo se não maiorque o de fazer high steer
    Será mesmo? sabe, tudo isso de montar este protetor apareceu qdo eu li o texto do Leopoldo sobre o trabalho que vai dar (pro resto da "vida") ficar cuidado de mais uma folga no jeep (a dos prisioneiros). Além do mais, acho que uma simples barra com duas chapas perfuradas é menos trampo doque desmontar os dois munhoes, trocar prisioneiros, regular novamente as folgas dos rolamentos, fixar com travante, soltar tetentor da "bola" do munhao (para os modelos de hight steer presos à lateral do munhao) etc... etc... etc...

    MAS, é claro que tou ponderando TODAS as observações! e é claro que vou pensar muuuito antes de qualquer coisa. por isso tou agradecendo mais uma vez as considerações de vcs.

  • #8
    Marcos,

    Naum comprica... essa chapa vai enroscar em td qto é lugar, vai por mim. Vai parecer uma pá qdo entrar em um atoleiro ou pegar um degrau.

    Qto as micromovimentações e folgas, acho q existem soluções e a manutenção vai ser mais frequente, porém compensa a falta dos enroscos e barras de direção entortadas que serão evitadas.

    []'s jogando td pra cima !!!
    Fernando Risso
    BoB - CJ-5 / F75 on rocks - GO ROCKWELL OR GO HOME

  • #9
    Citação Postado originalmente por FernandoRisso Ver Post
    Marcos,

    Naum comprica... essa chapa vai enroscar em td qto é lugar, vai por mim. Vai parecer uma pá qdo entrar em um atoleiro ou pegar um degrau.

    Qto as micromovimentações e folgas, acho q existem soluções e a manutenção vai ser mais frequente, porém compensa a falta dos enroscos e barras de direção entortadas que serão evitadas.

    []'s jogando td pra cima !!!
    Fernando.... eu sei q posso estar complicando... na verdade, qdo coloquei esta idéia aqui, era justamente pra ver as considerações de vcs.... mas tenho q discordar que a chapa vai virar uma "pá"... pois ela é inclinada para cima.... como um "peito de aço"... e pra pegar em degrau, é sinal que o eixo ia pegar este degrau de qqr maneira entende?

    Quanto a manutençaõ ser mais frequente, é justamente isso que queria evitar.... desculpa estar sendo teimoso, mas é que nao vejo como ela enroscaria tanto.... estive olhando o seu fotolog, achei show d bola! inclusive, parece que vc usa algo parecido para proteção do cambio (aquela chapa de 1/4"... poize, ela nao é uma pá pq tem a ponta virada para cima... eu pretendo montar algo semelhante, porem, ainda mais "para cima"......

    outro problema, além de maior manutenção, maior quantidade de peças, muito mais $$ pra montar e etc.. é a mudança da angulação dos braços de direção que existem nos munhoes.... eu fiz outro desenho (péssimo, pra variar) disso... considere que o angulo "a" é o original.... me parece que ao montar high steer, existe uma mudança para a angulação "b", justamente porcausa da diferença (angulo "c") entre o olhal original e o do high steer... talvez para quem ande em estradas de chao ou pouco isso nao seja problema, mas para quem anda no asfalto certamente dará alguma diferença nas curvas.... tou certo??? ou seja: com o jeep andando "reto", fica tudo igual.. mas ao esterçar, a difernça angular vai causar um comportamento diferente em uma roda com relação à outra...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem.jpg  

  • #10
    ET no seu desenho (mto bom por sinal) os braços do high steer estão "instalados" invertidos ...
    da maneira certa os pivots ficam na mesma posição que o original , só mais altos .
    a angulo de ackerman se mantem inalterado ...
    o ideal é que aquele angulo "a" do seu desenho , as linhas se encontrem no centro do eixo traseiro .
    nem sempre isso é possivel ...
    []'s

  • #11
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Discordo sobre a invenção do ET, prefiro um kit high-steer com barras e terminais reforçados.



    e acredito que os riscos envolvidos são mais frequentes em viaturas com pneus 33" em diante.

    Sobre o Ackerman algumas imagens(gifs) em anexo





    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ackerman-front.gif   -ackerman-top.gif  

  • #12
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    Elmer, você teria mais fotos para postar do "high-steer"?
    Se tiver também do amortecedor de direção, agradeço.
    Abraços.
    Antonio.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade