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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário
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    19/04/2007
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    Trocando lona com roda livre




    Olá amigos. Acompanho o Fórum há algum tempo, mas é a minha primeira mensagem. Tenho um CJ5 1960 e preciso trocar a lona de freio dianteira. Já fiz isso em um CJ5 1951, o problema é que o atual possui roda livre e não sei como retirar o cubo da roda. Será que alguém pode me dar uma dica ? Já procurei no fórum, até encontrei alguma coisa, mas ainda estou com dúvidas. Obrigado.

  • #2
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Litwinski
    Bem vindo em nome de todos. Fazem muitos anos que não troco lona , mas , acho que não precisa tirar o cubo, pois a panela fica livre para sair assim que vc tirar a roda.Tv tenha um parafusinho(posso estar conf. com Bandeirante) que prende o tambor ao cubo, mas se tiver , pode jogar fora.
    Mas , se precisar tirar a roda livre mesmo , existe de dois tipos:
    Uma é só tirar os 6 parafusos 13 mm, em outras tem que tirar os 6 allen da tampa da roda , tirar uma trava (e jogar fora, só atrapalha ) que vai na ponta do entalhado da ponta de eixo , com uma "L13" retira os 6 parafusos que prendem o corpo da RL.
    O cubo é flutuante, tem uma porca e contra porca com uma arruela trava (Aranha) entre ambas.
    Aproveite , revise os rolamentos , retentor , e , ao montar deixe uma mínima folga , nada de deixar os rolam. pesados.Sempre troque as aranhas.
    Boa sorte.

  • #3
    Usuário
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    19/04/2007
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    Oi João, muito obrigado. Falei cubo erroneamente, queria dizer panela. O problema é que a roda livre esta na frente da panela. Não sei se ela vai presa em alguma coisa ou se posso simplesmente forçar a panela (como fazia no jeep sem roda livre) e tirar a roda livre junto com a panela.

    A minha roda livre tem 6 parafusos. Então eu acho que terei que fazer como você falou, retirar a trava.

    Obrigado.

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro amigo!

    O eixo que tem é de um modelo que a campana de freio fica atraz do cubo, sendo necessário a retirada do mesmo.

    O procedimento é como foi citado.

    Porém, existem dois tipos de RL, a automática e a manual.

    As duas são fixadas da mesma forma ao cubo, pelos parafusos de cabeça 13mm ou 1/2", sendo esta última medida a mais exata, pois nos Wilys é tudo polegada.

    Sendo manual, é só retirar o jogo de parafuso que a mesma sai, sendo automática, tera que retirar a tampa, que originalmente é cromada, e então retirar a trava da ponta do semi-eixo, para então retirar o sistema de RL.

    Após esse procedimento, de posse de uma chave de fenda de ponta pequena, soltará dois parafusos que ficam na porca de deslize do sistema de acionamento da RL. (algumas porcas usam chave allen, e é pequena)

    Retira a porca, após a aranha de trava e então a porca interna, que assenta no rolamento.

    Feito esse procedimento, o cubo estrá livre para retirar a campana.

    Esse sistema de freio tem uns parafusus com cabeça excentrica para regulagem de lona, um para cada sapata de lona.

    Quanto a trava do semi-eixo, pode deixa-la sem, mais se tem, então deixa.

    Nos modelos de eixo mais novos, a campana é na "frente" do cubo, bastando retirar a roda e o parafuso de trava, a mesma já é passível de ser sacada, sem desmontar o cubo.

    O único ponto negativo é que não se revisa os rolamentos do cubo...

    Espero ter ajudado.

    Abraços.

    Kim.

  • #5
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    19/04/2007
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    Obrigado aos dois. Agora eu acho que dar para fazer o trabalho. Vou fazer hoje à noite. Depois eu conto como foi.

    Abraços e obrigado.

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    17/10/2005
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    Caro amigo, segue algumas fotos de um sistema onde a campana é na frente do cubo.

    A primeira foto, é a sequencia d montagem;
    A segundo é o cubo dentro da campana;
    Terceira, ambos lado a lado e
    Quarta o sistema de freio com regulagem automática, onde há uma catraca na parte inferior que vai apertando a sapata contra a campana conforme há o desgaste dos componentes.

    Abraços.

    Kim.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Trocando lona com roda livre-dsc00583.jpg   Trocando lona com roda livre-dsc00584.jpg   Trocando lona com roda livre-dsc00585.jpg   Trocando lona com roda livre-dsc00586.jpg  

  • #7
    Usuário
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    19/04/2007
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    Esqueci de falar antes que a minha roda livre é manual (AVM). Realmente no meu jeep a campana fica atraz do cubo. Então terei um pouco mais de trabalho. Mas com as suas informações acho que vai ser tranquilo. Espero não ter problema nenhum. Depois eu te conto.

    Obrigado e abraços.

  • #8
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Kim, não conhecia esse aí. meu primeiro CJ5 era 69 e não era assim. Meu CJ3A já veio com disco nas 4.
    Ainda esqueci das RL automáticas, essa foi f%%%
    Mas , sabe qual a RL que eu disse que tem de tirar uma tampinha presa por 6 allen compridos? Se não tirar , os 6 parafusos nem saem?

  • #9
    Usuário Avatar de Kim
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    Caro amigo joão k. chikui!

    Não consegui captar vossa mensagem, mais vamos lá!!!

    A RL que tem os parafusos compridos, independente de qual cabeça que tem (allen/sextavado), é a RL Automática, se at tampa for cromada, é fabricada pela AVM; Neste modelo é que possui a trava do semi-eixo que citou.

    No modelo RL Manual, há também os 6 parafusos, só que com tamanho menor.
    Quando retirados, a RL sai inteira, não havendo trava na ponta do semi-eixo.

    Espero estar no caminho certo para sua pergunta.

    Abraços.

    Kim.

  • #10
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    Kim, não conhecia esse aí. meu primeiro CJ5 era 69 e não era assim.
    Novidades pra mim tbm. No cascão é só tirar a roda, o tambor e soltar as lonas. Nao precisa nem de tirar a RL...muito simples!

    Mas cada jeep é d um jeito né

    []'ss
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #11
    Usuário
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    19/04/2007
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    Citação Postado originalmente por Lucas Nassif Ver Post
    Novidades pra mim tbm. No cascão é só tirar a roda, o tambor e soltar as lonas. Nao precisa nem de tirar a RL...muito simples!

    Mas cada jeep é d um jeito né

    []'ss

    Pena que o meu não é assim

  • #12
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    13/12/2006
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    Citação Postado originalmente por litwinski Ver Post
    Pena que o meu não é assim
    hehe, mas tem galho não...os amigos aki ajudam!!

    Depois se não for incomodo, coloca umas fotos ai pro pessoal ir ajudando melhor...

    []'ss
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