x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1

    Câmbio original 3 marchas funde na subida?




    Neste último sábado estava indo para Monte Verde, partindo aqui de são José . No trajeto tem uma subida muito longa de uns 6 Km, nem é tão ìngreme, apenas contínua;e quase lá no alto o cambio do jipe do meu amigo travou e eu tive que rebocá-lo de volta. O mecãnico disse que é comum este tipo de defeito, porque o óleo escorre para a parte de baixo e o cambio fica sem lubrificação. Ele sugeriu trocar um rolamento por um do tipo blindado que impede a passagem do óleo para baixo.
    Achei essa explicação meio estranha, como pode um cambio ser tão vulnerável assim? Se alguém tiver outra explicação favor fique a vontade para opnar. Ah, ia me esquecendo, o óleo do câmbio era novo e estava no nível.
    Obrigado.
    Ricardo

  • #2
    Ricardo

    Esquisita a situação, pois normalmente o que faz o cambio fundir é falta de lubrificação, vc afirma que tinha oleo, e estava no nivel, certo?

    Agora uma pergunta:

    O oleo do cambio estava no nivel ou o oleo da reduzida estava no nivel?(lembre-se sao dois niveis distintos)

  • #3
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    Checamos o oleo do cambio, da reduzida e dos diferenciais. Estavam no nível. Aguardo mais comentários.

  • #4
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    O câmbio já num tava ruim, e ao forçar um pouco mais acabou de vez não??? Pode ter sido coincidência

    []'s
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #5
    Já vi acontecer o mesmo, era nível de óleo baixo. Se o nível estiver correto não tem porque fundir, se não pudesse pergar subida lonfa não tinha CJ andando por ai ...

  • #6
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1

    cambio

    que tava ruim tava , enrroscava a terceira.

  • #7
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por ricleite Ver Post
    que tava ruim tava , enrroscava a terceira.
    E qdo travou, travou em ql marcha?
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    1- Nunca ouvi falar de cambio fundir com o óleo no nível.

    2- Aliás, era o óleo certo ?

    3- Sobre o rolamento blindado, há algum benefício em usar no piloto e na saída do cambio.

    4- O que vc chama de "fundir" ? como se chegou a esta conclusão ?

    5- O que foi que estragou ?
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    Acho que foi na primeira.Acho vou perguntar pro meu amigo afinal foi o jipe dele, o meu estava atrás.
    Continuando a história tive que rebocá-lo até o alto do morro com a reduzida, senão não subia, e olha que meu bf está zerado. Ao descer ele foi sózinho usando o frieo , original é claro. Sabe o que aconteceu? O cilindro mestre travou e o coitado meteu o jipão no barranco para evitar um acidente maior. Sua esposa que estava nervosa queria que ele jogasse o jipe morro abaixo... Ficou emburrada dizendo que ele deveria ter comprado um troler.
    Câmbio, cilindro mestre, funilaria, estresse, esporro de esposa= 2.000,00.
    Aventura e história pra contar= não tem preço.

  • #10
    Usuário Avatar de ricleite
    Entrada
    05/02/2007
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    53
    Posts
    289
    Agradecimento: 1
    O mecânico nos mostrou um eixo com várias esferas derretidas e fundidas.

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Anexe fotos, por gentileza

    .... assim que puder ....


    afinal, a falha pode ser de montagem, de falta de lubrificação ou de oleo contaminado.


    Sempre é bom identificar exatamente quem deixou de funcionar como deveria.

    Um fato que eu lembrei .... e deve deixar todos que tem cambio 3 ou 4 marchas de cabelos brancos.

    1- A engrenagem do eixo piloto do jeep tem, de projeto, 3 furos espaçados a 120º, no pé dos dentes.

    A função destes furos é prover óleo bombeado (pelo movimento dos dentes do piloto com o carretel) para dentro da cavidade onde assentam-se os roletes.

    Ouve uma época, e eu não sei porque ... pode ser atribuído a desvio de qualidade de fabricação .... esqueceram de fazer os furos. Isso eu percebí pois alguns eixos piloto não tinham estes furos.

    Ou

    os cambios realmente tinham deficiência de lubrificação e a partir de um certo serial, uma certa data começaram a ser vendidos com os furos aprovisionados...

    Bom, em resumo: pilotos sem esses furos são mais propensos a causar falha dos rolamentos(roletes)

    2- O eixo piloto do jeep também possui um furo transversal que sai desta cavidade onde se alojam os roletes e finda no rasgo da chaveta que aprisiona o rolamento de esferas.

    A função deste furo é prover lubrificação adicional ao rolamento, bombeando por centrifugação.

    Junto com os 3 furos, forma-se uma legítima bomba de óleo que lubrifica e refrigera o conjunto.

    Pois é ..... alguns pilotos não possuem esse "tunel" de lubrificação.

    Bom, em resumo : eixos piloto sem o furo transversal são mais propensos a permitir a falha prematura do rolamento de esferas - aquele que fica preso ao eixo piloto.

    PORÉM,

    O fator mais decisivo na falha do componente é o baixo nível de óleo, se houver.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #12
    Amigos e Mestre Leopoldo,
    na parte de traz do cambio onde acopla com a T-case tem uma arruela grande, esta arruela tem um furo que permite a passagem do óleo do cambio para a T-case, em 90% destes casos alguém montou esta arruela com o furo para baixo e oque acontece é que numa subida como essa o óleo vai todo pra T-case e funde a ponta do entalhado dentro do piloto por falta de lubrificação, este furo da arruela previsa ser colocado na posição correta para evitar este problema. já ví este filme n vezes sem contar que por causa dos eternos vazamentos o nível do óleo esta sembre à baixo
    [],s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade