Marcelo, vc sabe como é a posição da ré, nessa caixa que vc falou? A minha é puxando para cima e colocando na direção da 1°... Isso esclerece algo?
Versão Imprimível
Marcelo, vc sabe como é a posição da ré, nessa caixa que vc falou? A minha é puxando para cima e colocando na direção da 1°... Isso esclerece algo?
A minha a ré é "para baixo e para trás a direita".De primeira a 5a. é normal.
O teu cambio é o 2205 do Opala ?
Caro Buica.
Vc sabe me dizer os preços dessas caixas e aonde é esse ferro-velho, pois tb sou daqui do Rio e tô colocando um motor opala 6cc, mas ainda não sei como vou colocar a reduzida.
Abs,
Grélo.
Caros colegas.
As dúvidas quanto às caixas devem passar pelas seguintes perguntas:
1ª- Tipo de uso da viatura? Se é para trilhas pesadas e arraste de reboques, barcos, ´veículos em cambões, etc a caixa de opala e chevete não é apropriada. A mais indicada é a da D20 5 marchas, com primeirinha super reduzida. Não quebra nem se você quiser.
2ª- Você quer alongar a relação do seu Jeep? Sim? Então você teve buscar uma caixa com quinta multiplicada. Chevete, Opala, F1000, C20, A20, todos 5marchas com 5ª multiplicada.(entra 1 rotação e sai 1, .... na 5ª marcha)
3ª - Você quer multiplicar e fazer uso pesado? Então a solução está nas caixas pesadas de D20, Silverado e F1000 com 5 marcha multiplicada. Mais novas e caras.
O fato de usar motor 4 cilindros não poupa câmbio. O uso de reboques (carretinhas), puxar outro veículo no cambão, trilhas ou serviços pesados, gera esforço para o câmbio que virá a quebrar se não for um cambio pesado.(Projetado para trabalho e peso) Veja o caso das C20, A20 e F1000 que sairam de fábrica com 5ª multiplicada(a mesma carcaça dos câmbios do Chevete e Opala) sempre quebram a 5ª e a 3ª. Tivve uma F1000 93 com este câmbio e quebrou 4 vezes em um ano.
Quanto aos flanges para adaptação, usando motor de opala não tem mistério:
Qualquer capa seca de C20 é compatível com o motor do opala e caixas da D20 5 marchas e da C20 5 Marchas que é o mesmo modelo de caixa das F1000, Chevete o Opala 5 marchas mudando apenas as engrenagens internas em função de relações de torque de cada aplicação.
No meu engesa tinha motor opala 4 cilindros, capa seca C20 e caixa pesada D20 D40 5 marchas. Outra grande vantagem deste conjunto é que se você no futuro partir para diesel é só comprar um MWM2.8 que monta direitinho na capa seca da C20 e caixa da D20. Foi o que fiz no Engesa.
Mais duas coisas:
A caixa de 4 marchas que a ré é puxada para cima e engatada na posição da 1ª pode ser do Jeep 4 marchas e 4 cilindros. Tenho um CJ5 motor OHC 2.3 que a caixa é assim.
A Donatti 4x4 tem flange para adaptar reduzida Willys na caixa Chevete.
Para quem se interessar tenho um a venda já com a capa seca do opala. Só entrar em http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=24385
Amigos um mecanico me disse que o cambio da f100 de 4 marchas seria melhor para se colocar no jeep, agora to na duvida se compro de 5 ou 4 marchas, me ajudem
Amigos, saudações.
Instalei com o GM151 (4cc) o câmbio da C20/Silverado com 5 marchas+ré sincronizada, o resultado é mais que bom.
Porém, percebi que a 5ª marcha é totalmente desnecessária, pois mesmo a 80/100 km/h a 4ª marcha vai bem demais. Normalmente só engato a 5ª marcha por que sei que tenho a disposição, e não por obrigação em razão do giro do motor.
CONCLUSÃO (minha): só compraria um câmbio 5 marchas se a diferença de preço de um 4 marchas fosse pequena, e olhe lá.
Luciano,
Li um artigo do Bob Sharp sobre cambio do Opala em 1977 http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/opala-9.htm no final da pagina.
Esse artigo informa que conseguiram um cambio de 3 marchas com a quarta desmultiplicadora que, ao meu ver, é excelente para o Jeep que sempre pensamos em alongar a relação final.
leia e depois comente.
Um abraço,
Otávio.