x
Convex Datacenter
Página 5 de 39 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 463
  • #49
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Cavalcante,

    Com equipamento genérico o resultado só pode ser... genérico.
    A princípio é essa a idéia mesmo.
    Estou planejando fazer a coisa em quatro etapas:
    1 - Substituir o carburador por um sistema monoponto mapeado. Simples, mas melhor que o carburador, que não aguento mais.
    2 - Implementar os demais sensores pra uso de um módulo mais sofisticado, provavelmente o MegaSquirt.
    3 - Implementar o tal módulo
    4 - Implementar ignição múltipla e mandar o distribuidor pro inferno.

    Tempo estimado entre as etapas: uns 6 anos

    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Megasquirt é uma ótima opção. Já tem alguns anos que acompanho a evolução deste equipamento, o dito já está bem amadurecido mas foi feito para atender tudo quanto é raio de aplicação, no mais puro estilo DIY (do it yourself, ou faça você mesmo) e sem sólidos conhecimentos de eletrônica e motores ninguém vai muito além da compra de componentes.
    Por ser DIY a garantia de funcionamento é zero, por outro lado o site do megasquirt tem muita informação técnica, com direito até a fórum, mas antes de entrar nessa vale a pena avaliar o tamanho do buraco.

    Só pra ilustrar com um item bem elementar, o injetor tem dois tipos de driver, resultando em três opções de controle de corrente: por resistor, pick and hold e PWM. Quem sabe o significado destas palavras e tem condições de avaliar o circuito mais apropriado - e calcular parâmetros de eletrônica e de mapeamento - pode até pensar sériamente no megasquirt, caso contrário é melhor partir pra outro tipo de brinquedo.
    É bem essa a idéia mesmo. É um módulo cheio de recursos, a um custo bastante razoável. E já existe há um bom tempo.
    Acredito que seja muito mais fácil e confiável (primeiro porque pela própria interface do módulo eu consigo monitorar todos os parâmetros em tempo real ou por relatórios) utilizar um sistema desse tipo do que tentar remapear uma ECU qualquer. Até porque só conseguiríamos (eu acho) mecher no mapeamento, mas nas rotinas adaptivas, que são as mais importantes pro funcionamento ideal do motor, não se tem acesso (teríamos que reescrever o software todo da ecu).

    Quanto ao motor, ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas quanto à eletrônica, já dá pra brincar

  • #50
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Marcelo Lopes Ver Post
    Sukys,

    Sei muito bem o que vc quer dizer com "mas na hora do vamos talvez não sobre ninguém" pois já passei exatamente por esta situação. O que gostaria de saber realmente é se esse projeto é viável ou é apenas para exercitarmos nossas idéias.

    Fiz algumas "adaptações" na minha F75 que no projeto até meu mecânico disse que eu era louco mas no final acabou admitindo que eu estava certo. Por outro lado, me enfiei em algumas adaptações que gastei tempo, dinheiro e alguns fios de cabelo e no final joguei tudo fora.

    Algumas coisas "pegaram", como os kits de suspensão, freio a disco e até carrocerias de fibra. Tudo porque alguém acreditou que aquilo fosse vender. Outras "invenções" não tiveram aceitação.

    Não entendo de motores e injeção como vc, mas meu lado prático é que me impele a fazer estas questões : Dá prá fazer ou não e a que custo.

    Na minha opinião de leigo, para se ter um motor 4cc de opala ( R$ 1.000 ) + injeção ( R$ 2.000 ), é preferível, financeiramente falando, pegar um outro motor com injeção de fábrica ( S10, Gol, Silverado, etc... ) e não ter dor de cabeça.

    Já se for para se divertir colocando a mão na massa e mexendo nos nossos queridos jipes... não tem preço.
    Marcelo, no fim você mesmo responde sua pergunta do começo.
    Tecnicamente viável é. Comercialmente viável, acho que é oooooutra história...
    Eu vou fazer no meu justamente pela parte que não tem preço

  • #51
    Citação Postado originalmente por Marcelo Lopes Ver Post
    Sei muito bem o que vc quer dizer com "mas na hora do vamos talvez não sobre ninguém" pois já passei exatamente por esta situação. O que gostaria de saber realmente é se esse projeto é viável ou é apenas para exercitarmos nossas idéias.
    É plenamente viável, Marcelo, mas pra isso existe a necessidade de conhecimento, tempo, empenho e alguma grana, seja para enxertar uma "monomotronic da vida", seja para desenvolver a ECU, que pode até ser desenvolvida com características voltadas a necessidade - ou realidade - de quem pratica Off Road.
    Isso é conversa pra mais de metro, mesmo porque existem um monte de coisas a serem ponderadas, mas vejo sim como viável este tipo de solução.

    Citação Postado originalmente por Marcelo Lopes Ver Post
    Fiz algumas "adaptações" na minha F75 que no projeto até meu mecânico disse que eu era louco mas no final acabou admitindo que eu estava certo. Por outro lado, me enfiei em algumas adaptações que gastei tempo, dinheiro e alguns fios de cabelo e no final joguei tudo fora.
    É o custo da inovação, do aperfeiçoamento, não tem jeito, e só aprende a andar quem um dia caiu.

    Citação Postado originalmente por Marcelo Lopes Ver Post
    Dá prá fazer ou não e a que custo.
    Dá pra fazer e o custo vai depender do que se quer.
    Se a idéia é ter uma injeção sequencial, com controle de emissão e com o máximo de eficiência é melhor pensar na troca de motor, que vai sair muito mais em conta.
    Se a idéia é ter um monoponto, com o minimo necessário de agregados, jogando no lixo todas as desvantagens do carburador e com boa margem de conseguir melhora na eficiência e funcionalidade do motor, a brincadeira pode ficar muito interessante até em termos de custo.
    Tudo é uma questão de evoluir a idéia, dentro da nossa realidade, é claro.

    Sds,
    Sukys

  • #52
    Sergio, Samukanvas e Alessandro, desculpe a falha mas só agora é que li seus tópicos.

    Valeu!

    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Acredito que seja muito mais fácil e confiável
    Confiável com certeza, Cavalcante, mas facil... vai do cacife de cada um.
    Como já comentado, megasquirt é DIY e atende motores gregos e troianos, ou seja, de fusca 1200 a Ford Cosworth, e sem alguma bagagem sobre o assunto a coisa complica.

    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    (primeiro porque pela própria interface do módulo eu consigo monitorar todos os parâmetros em tempo real ou por relatórios)
    Pois é, a coisa de seis horas atrás estava entrando em uma oficina, com o dono dentro de um carro de arrancada, no colo um laptop com vários gráficos coloridos, e na cara uma interrogação maior que pneu de bigfoot.

    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Até porque só conseguiríamos (eu acho) mecher no mapeamento, mas nas rotinas adaptivas, que são as mais importantes pro funcionamento ideal do motor, não se tem acesso (teríamos que reescrever o software todo da ecu).
    Megasquirt tem programa em código aberto, dá pra brincar a vontade, mas não existe esta necessidade justamente por causa da quantidade de parâmetros e margem de valores, e aí voltamos ao caso dos gregos e troianos.

    Seria muito interessante aparecer alguém com este brinquedo aqui pelo fórum, assim seria possível ter uma dimensão mais realística de tudo o que envolve o uso deste tipo de sistema, da instalação até a predisposição e uso.

    Sds,
    Sukys

  • #53
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Pois é, a coisa de seis horas atrás estava entrando em uma oficina, com o dono dentro de um carro de arrancada, no colo um laptop com vários gráficos coloridos, e na cara uma interrogação maior que pneu de bigfoot.

    Megasquirt tem programa em código aberto, dá pra brincar a vontade, mas não existe esta necessidade justamente por causa da quantidade de parâmetros e margem de valores, e aí voltamos ao caso dos gregos e troianos.

    Seria muito interessante aparecer alguém com este brinquedo aqui pelo fórum, assim seria possível ter uma dimensão mais realística de tudo o que envolve o uso deste tipo de sistema, da instalação até a predisposição e uso.
    Acho que a idéia que eu tinha inicialmente era exatamente essa. Ver se aparecia alguém por aqui com algo assim e que já tinha apanhado uma pouco...hehehe....pra nos dar umas dicas bem filés.....
    Sou meio aficcionado por essas coisas, já mudei tudo o que podia no meu CJ e bolei coisas que na época ninguém acreditava e que hoje viraram carne de vaca.....a satisfação é grande, tanto quanto o sofrimento....esse é o problema.....agora estou adotando outra filosofia.....só partirei pra uma empreitada dessas depois de pesquisar muito e ter a certeza do sistema/combinação correta.

    Abs.

  • #54
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Acho que a idéia que eu tinha inicialmente era exatamente essa. Ver se aparecia alguém por aqui com algo assim e que já tinha apanhado uma pouco...hehehe....pra nos dar umas dicas bem filés.....
    Sou meio aficcionado por essas coisas, já mudei tudo o que podia no meu CJ e bolei coisas que na época ninguém acreditava e que hoje viraram carne de vaca.....a satisfação é grande, tanto quanto o sofrimento....esse é o problema.....agora estou adotando outra filosofia.....só partirei pra uma empreitada dessas depois de pesquisar muito e ter a certeza do sistema/combinação correta.

    Abs.
    Em latim fica assim: NABUS PICANDIS IN ANUS AUTREM KISUCUS EST

    Cansou de ser o primeiro? Usar o jipão como corpo de prova?

    Vai arregar?

    Bom, Leo, falando sério, eu tenho diversos relatos (e já vi um também) de carros ex-carburados com injeção monoponto adaptada. No caso de Niva, a maioria usa o sistema EEC-IV, que equipava entre outros os Gol 1.6 e 1.8 CLi. E as adaptações nesses casos foram completas, com todos os sensores e ECU original, com programa do motor 1.8. Em todos os relatos e também no carro que tive oportunidade de testar os carros ficaram excelentes, ao menos em comparação com o carburador.

    E olha que, como eu já disse, não acredito que essa adaptação (transplante da ECU de um carro para outro, ainda que remapeada) seja a ideal. As rotinas adaptivas, que alteram o comportamento do sistema de acordo com o regime do motor são completamente diferentes de um motor qualquer para outro também qualquer, ainda mais num uso como o off-road, em que você tem diversos regimes, do deslocamento à erosão, passando Deus sabe onde entre um e outro.

    Vamos entender o que eu quero dizer com "sistema monoponto mapeado": é um sistema que atua sobre o bico injetor baseado unicamente na rotação do motor e no ângulo de posição da borboleta. Claro que um sistema desse tipo é muito limitado em comparação ao sistema de qualquer carro de linha, mesmo os dos primórdios, mas é infinitamente mais confiável e constante que um carburador, dando de barato o fato de que é muito mais fácil alterar os parâmetros de uma tabela do que ter uma coleção de giclês, flautas e outros e, dependendo do bura, desmontar tudo pra trocá-los até acertar o bicho.

    A meu ver é muito menos complicado e trabalhoso adaptar um sistema monoponto mapeado do que trocar um carburador. Mesmo porque não tenho talento algum pra afinar um carburador de orelha, mas sei que posso adquirir a técnica para acertar um mapa de injeção.

    Ainda mais que agora voltamos a ter consultoria de primeiríssima, free of charge

  • #55
    Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Idade
    51
    Posts
    1,162
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Seria muito interessante aparecer alguém com este brinquedo aqui pelo fórum, assim seria possível ter uma dimensão mais realística de tudo o que envolve o uso deste tipo de sistema, da instalação até a predisposição e uso.

    Sds,
    Sukys
    Espere baixar a poeira aqui pros meus lados (minha mulher tá de olho na fatura do cartão, e se eu sair da linha de novo nos próximos 2 meses ela me capa ) e acho que teremos um brinquedinho desses em mãos.

    []s doidos pra gastar dinheiro, mas com medo da peia...

  • #56
    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Em latim fica assim: NABUS PICANDIS IN ANUS AUTREM KISUCUS EST

    Cansou de ser o primeiro? Usar o jipão como corpo de prova?

    Vai arregar?
    Pois é....sempre que fiz algo no meu Jeep do mais simples ao mais complexo....essa regra do Latim sempre me foi aplicada....hehehe....o que já me chamaram de louco não foi brincadeira....Comprei meu CJ a exatos 15 anos atrás...Não sei a quanto tempo vc é jipeiro, mas talvés se recorde que a 15 anos atrás, achar um Jeep pra comprar era uma tareja dura (sem interenet, sem esse fórum)....o estado do Beethoven, digamos assim era de UTI e com o caixão encomendado.....comecei fazendo o básico, mas chegou um momento que o velho motor Hurricane 4 cil. deu o seu último suspiro e gastaria uma boa grana pra colocá-lo em vida....pois bem, tive a idéia de colocar um motor de opala 4 cil.. Beleza, vcs vão dizer....mas imagine isso a 15 anos atrás.....O que gente me chamou de louco não tá escrito e digo mais, inclusive donos de oficina de Jeep que hoje até fazem anúncio em revista....mas essa e outras inúmeras histórias são pra uma roda de botequim....hehehe....só um detalhe. Me tornei "mecânico" por conta do Jeep....mas a minha formação é em Eletrônica....

    Agora, arregar de uma luta dessas, nem pensar...mas hoje, por conta da mulher que também confere os meus extratos.....tem que se ter o pé mais no chão....sabe como é....mas se entrar em uma briga, pra me tirar de lá, vai ser difícil....


    Citação Postado originalmente por Cavalcante Ver Post
    Bom, Leo, falando sério, eu tenho diversos relatos (e já vi um também) de carros ex-carburados com injeção monoponto adaptada. No caso de Niva, a maioria usa o sistema EEC-IV, que equipava entre outros os Gol 1.6 e 1.8 CLi. E as adaptações nesses casos foram completas, com todos os sensores e ECU original, com programa do motor 1.8. Em todos os relatos e também no carro que tive oportunidade de testar os carros ficaram excelentes, ao menos em comparação com o carburador.

    E olha que, como eu já disse, não acredito que essa adaptação (transplante da ECU de um carro para outro, ainda que remapeada) seja a ideal. As rotinas adaptivas, que alteram o comportamento do sistema de acordo com o regime do motor são completamente diferentes de um motor qualquer para outro também qualquer, ainda mais num uso como o off-road, em que você tem diversos regimes, do deslocamento à erosão, passando Deus sabe onde entre um e outro.

    Vamos entender o que eu quero dizer com "sistema monoponto mapeado": é um sistema que atua sobre o bico injetor baseado unicamente na rotação do motor e no ângulo de posição da borboleta. Claro que um sistema desse tipo é muito limitado em comparação ao sistema de qualquer carro de linha, mesmo os dos primórdios, mas é infinitamente mais confiável e constante que um carburador, dando de barato o fato de que é muito mais fácil alterar os parâmetros de uma tabela do que ter uma coleção de giclês, flautas e outros e, dependendo do bura, desmontar tudo pra trocá-los até acertar o bicho.

    A meu ver é muito menos complicado e trabalhoso adaptar um sistema monoponto mapeado do que trocar um carburador. Mesmo porque não tenho talento algum pra afinar um carburador de orelha, mas sei que posso adquirir a técnica para acertar um mapa de injeção.

    Ainda mais que agora voltamos a ter consultoria de primeiríssima, free of charge
    Concordo exatamente com a sua idéia...realmente depois das nossas trocas de mensagem por aqui, não vejo grandes dificuldades na adaptação mecânica....mas esse módulo é que é a coisa.....ele não é tão barato assim....e gastar uma grana nisso pra não ficar bom vai ser cruel....e não por que eu ache que não vai funcionar, mas por que nunca andei ou vi um carro com este sistema ainda pra avaliar...sabe como é, depois de ter sido malhado feito o Judas na minhas adaptações e projetos, agora estou meio que pra São Tomé....hehehe....
    E outra, como Sukys disse....em um dado momento, pode-se descobrir que seria melhor descolar um motor já com o sistema completo.....Eu partcularmente penso em um 4 cil da Blazer, ou do Vectra, Astra, etc....ou até um V-6.....queria ter mais dados pra colocar isso na balanla, sacou ?

    Abs.

  • #57
    cof cof cof...

    Encontrei isso aqui em um post no fórum em 2004...

    http://www.digipulse.com.br/full.HTM

  • #58
    Cara acho que com esse dá pra brincar legal....
    Alguém tem idéia de $$$ ??
    4X4 Brasil Razão: texto

  • #59
    Dá pra brincar sim... mas em prova de arrancada.
    Qualquer dúvida, é só consultar o fabricante sobre o emprego em carro de rua.
    Se ele assinar embaixo, boa diversão.

    Se a idéia é ter algo com maior chance de sucesso tente a Fueltech. A ECU deve custar alguma coisa em torno de 1.500~1.700 reais, mas não sei se o fabricante vai assinar embaixo do emprego pretendido, pois o manual do produto deixa muuuuuuuuuito claro o tipo de uso.

    Sds,
    Sukys

  • #60
    Usuário Avatar de franzlana
    Entrada
    14/05/2005
    Local
    Matozinhos/MG
    Idade
    56
    Posts
    628
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Renato Belarmino Ver Post
    E isso mesmo pessoal, um V6 por 2K e tentador mas não existe, vamos voltar a pauta.

    Como injetar um opala 4cil.

    Alguem mais dicas?
    Posso conseguir (sem compromisso, pois vou confirmara ainda)V6 ou o 6 Cil da Silverado injetado por R$ 3000, 00 com procedência e NF. Interessa?
    Franz.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade