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  • #1
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Após revisão, marcha RÉ continua escapando!!




    Aee galera,

    o Cascão foi pro meca semana passada pra mexer na caixa de marcha que tava folgada, arranhando marcha, escapando a ré...........
    Ao abrir, percebemos que todos os sincronizadores estavam quebrados, e a engrenagem da ré estava ruim também! De resto, tudo tava bom, engrenagem da 1ª, 2ª e 3ª!! Troquei a engrenagem da ré, todos os sincronizadores, coloquei macaquinhos novos, etccc...a caixa ficou justinha, mas a ré ainda escapa ! Ela demora mais pra escapar, tipo, antes eu andava 4 metros e ela escapava, agora eu ando uns 10 a 15 metros pra ela escapar, e ela escapa mais rapido quando eu dou ré em uma subida!!

    Alguém expert desse fórum sabe o que pode estar acontecendo???

    []'s escapando
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  • #2
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    caramba , Nassif
    Sua pergunta veio atrasada. apesar de vc não citar, pelo tipo de defeito , seu cambio deve ser o original 4 M, certo?
    Já apanhei com isso tb. Resolvi simplesmente adaptando um 260F com piloto de 16 dentes. Com o passar dos anos, fica bem mais em conta. Sem contar a 1ª e 2ª bem curtas.
    Agora que já revisou, tem que arrumar na garantia.

  • #3
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por joão k. chikui Ver Post
    caramba , Nassif
    Sua pergunta veio atrasada. apesar de vc não citar, pelo tipo de defeito , seu cambio deve ser o original 4 M, certo?
    Já apanhei com isso tb. Resolvi simplesmente adaptando um 260F com piloto de 16 dentes. Com o passar dos anos, fica bem mais em conta. Sem contar a 1ª e 2ª bem curtas.
    Agora que já revisou, tem que arrumar na garantia.
    João, desculpe a falta de informação, mas o cambio é o 3m original!
    Tenho que resolver esse problema, pois so vou trocar de cambio ao trocar de mtor, provavelmente em meados de 2008

    Abss
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  • #4
    Lucas
    Qual foi o valor desse serviço, pois a minha caixa é igual a sua e a Ré e arranha um pouco na troca da 2ª para 3ª, desta forma queria ter uma ideia do valor, há, você mesmo trocou, é facil?

  • #5
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
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    Citação Postado originalmente por buica Ver Post
    Lucas
    Qual foi o valor desse serviço, pois a minha caixa é igual a sua e a Ré e arranha um pouco na troca da 2ª para 3ª, desta forma queria ter uma ideia do valor, há, você mesmo trocou, é facil?
    Buica,

    quem fez o serviço foi o meca. Eu ainda nao sei o valor, pois meu jeep vai voltar pro meca pra acabar de fazer uns reapertos, e o meca deixou acertar com ele na semana que vem!

    []'s
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  • #6
    Usuário Avatar de joão k. chikui
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    Lucas
    Ainda bem que o serviço foi feito no meca, pq tem que arrumar. Sozinho não melhora, muito pelo contrário.

  • #7
    Usuário Avatar de antonio umino
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    -imagem-040.jpgNesta foto a parte de traz do pino da ré parece faltar um pedaço....(ou foi quebrado, ou desbastado para poder entrar a penca.)
    é uma caixa de marchas de 4 marchas do OHC. onde a penca tem 35 dentes.

    esta penca não entra na caixa de 4 marchas de 33 dentes...

    Troquei, a engrenagem de Ré. no cambio de 4 marchas.
    Acontece que mesmo com a engrenagem nova, a ré continua escapando..
    Também, troquei a luva de engate da 1 e 2, e continua escapando.
    Comprei uma outra caixa de marchas... Como também de um OHC, foi dificil de retirar a penca....
    Então ao desmanchar notei que nesta caixa não tem a arruela de encosto da engrenagem, no pino da ré no apoio do pino.

    Veja a foto anexa.


    Vou retirar de novo a caixa de marchas, e retirar a arruela de encosto da engrenagem de ré..
    Trabalheira... pois já desmontei a caixa por 4 vezes...
    Vai ser mais uma vez.
    Abçs.
    4X4 Brasil
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

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  • #8
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    -imagem-040.jpgNesta foto a parte de traz do pino da ré parece faltar um pedaço....(ou foi quebrado, ou desbastado para poder entrar a penca.)
    é uma caixa de marchas de 4 marchas do OHC. onde a penca tem 35 dentes.

    esta penca não entra na caixa de 4 marchas de 33 dentes...

    Troquei, a engrenagem de Ré. no cambio de 4 marchas.
    Acontece que mesmo com a engrenagem nova, a ré continua escapando..
    Também, troquei a luva de engate da 1 e 2, e continua escapando.
    Comprei uma outra caixa de marchas... Como também de um OHC, foi dificil de retirar a penca....
    Então ao desmanchar notei que nesta caixa não tem a arruela de encosto da engrenagem, no pino da ré no apoio do pino.

    Veja a foto anexa.


    Vou retirar de novo a caixa de marchas, e retirar a arruela de encosto da engrenagem de ré..
    Trabalheira... pois já desmontei a caixa por 4 vezes...
    Vai ser mais uma vez.
    Abçs.
    Sr Antônio, mais uma vez obrigado pelas ponderações.
    Então, ao fazer uma viagem mais longa (140 km) e seguida de uma trilha onde tive que usar a marcha-a-ré por umas vezes, quando cheguei em casa, e desmontei pra ver percebo que o engrenamento da luva com a engrenagem da ré não está acontecendo por completo. A engrenagem da ré ja começou a querer marcar levemente o local do engrenamento com os dentes da luva e com isso percebo que talvez, a Luva precisasse deslocar um pouco mais em direção a parte de trás da caixa( uns 3 mm) , porém se ela fizer isso, correrá o risco de escapar a primeira.
    Agora penso onde posso mexer para que uma coisa não atrapalhe a outra, tento ou de repente tento usinar o encosto da engrenagem da ré para que a mesma desloque para frente.....ou se mexo na tampa da caixa aumentando o vão onde a esfera entra e faz o travamento dos eixos onde fixam os grafos......
    4X4 Brasil
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

  • #9
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Luiz.
    Na caixa de 4 marchas. a ré se faz com o movimento da engrenagem de ré. e todo o conjunto de sincronizador (luva) fica fixa...movimentando no engate de primeira e segunda marcha....

    Foto da caixa de 3 marchas com a primeira sincronizad..


    Na caixa de 3 marchas com a primeira sincronizada o engate é feito pela luva e a engrenagem de ré não tem movimento é fixa.
    A arruela que tem postei acima. é o encosto da engrenagem da ré do cambio de 3 marchas.....
    -imagem-008.jpg
    -imagem-010.jpg
    No cambio de 3 marchas... O que faz o engate da ré é a luva que desloca e engrena na marcha a ré. e também da primeira.
    Então. vc olhando o cambio aberto por cima (sem o oleo). quando engrena a luva em ré. observe se tem um bom acasalamento entre a engrenagem e a luva...
    Se não estiver a maneira de ajustar o acasalamento é tirar e adicionar calços para poder ajustar...
    A engrenagem de ré fica engrenado no trem de engrenagens (penca) fica girando direto com a viatura em movimento..
    Tem também o eixo de engate das marchas, onde tem uma cava no eixo e esfera e molas para segurar o engate..
    Tem quem fala das molas que empurram a esfera. (colocar uma mais comprida)....
    Agora é que percebi neste tópico falam do cambio de 3 marchas..... que no meu caso é o de 4 marchas
    .
    abraços.
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  • #10
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    Então..observei duas coisas depois da caixa montada toda nova..

    1° a luva quando engrenada com a ré, não fica 100% casado os dentes.....
    2°...cometi o erro de colocar a luva nova porém o miolo do carretel é velho...daí parece que isso ta dando uma folga e criando um ângulo que facilita o desengrenamento da luva com a ré.....Observe que a ponta da engrenagem está deitada...( Não confundir com a entrada no dente)...e a luva está com a mesma inclinação (deitada) no lado que casa com a engrenagem da ré.

    -2014-08-01-23.08.14.jpg-2014-08-01-23.24.35.jpg
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
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  • #11
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Luiz. bom dia.
    Olhando a foto... esta engrenagem da ré é o de 4 marchas..
    Me parece que o seu cambio é de 3 marchas. Então a engrenagem de marcha a ré é diferente..
    e ela também não tem movimento ela fica fixa no eixo e gira junto com a engrenagem principal (penca, trem de engrenagens)
    O que faz o engate da Ré é a capa do Sincronizador. esta que vc mostra na foto acima....
    Olha a foto da pagina 100.. vc vai entender as diferenças..
    Se o seu cambio for o de 4 marchas a engrenagem é a da foto..
    Vc olhando a foto que postei na pagina 98. vc vai ver uma arruela de mais ou menos de 5 a 6 mm. na verdade ela não existe naquele local. bem como a outra arruela de metal que coloquei.. (estava montada assim comprei a caixa em um FV... ) e acabei achando que estava com aquela montagem certa. Mas. aquilo não existe. (não tem na de 4 marchas)... por isto está escapando
    não faz o engate completo da engrenagem..
    ainda não desmontei.. mas vou montar um outro cambio que tenho aqui e substituir..

    grande abraço.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

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  • #12
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    Citação Postado originalmente por antonio umino Ver Post
    Luiz. bom dia.
    Olhando a foto... esta engrenagem da ré é o de 4 marchas..
    Me parece que o seu cambio é de 3 marchas. Então a engrenagem de marcha a ré é diferente..
    e ela também não tem movimento ela fica fixa no eixo e gira junto com a engrenagem principal (penca, trem de engrenagens)
    O que faz o engate da Ré é a capa do Sincronizador. esta que vc mostra na foto acima....
    Olha a foto da pagina 100.. vc vai entender as diferenças..
    Se o seu cambio for o de 4 marchas a engrenagem é a da foto..
    Vc olhando a foto que postei na pagina 98. vc vai ver uma arruela de mais ou menos de 5 a 6 mm. na verdade ela não existe naquele local. bem como a outra arruela de metal que coloquei.. (estava montada assim comprei a caixa em um FV... ) e acabei achando que estava com aquela montagem certa. Mas. aquilo não existe. (não tem na de 4 marchas)... por isto está escapando
    não faz o engate completo da engrenagem..
    ainda não desmontei.. mas vou montar um outro cambio que tenho aqui e substituir..

    grande abraço.
    Isso mesmo Sr Antônio....mas segundo dizem...a engrenagem da ré fica na mesma medida quando usada na caixa de 3m.....por isso confiei e coloquei

    e não consegui achar a original da caixa de 3m sincronizada também.
    Se eu achar uma original vou conferir as medidas, mas é bem difícil por aqui.
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