x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 23 de 23
  • #13



    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Isso não pode ser soldado.
    ou coloca-se uma camisa nova (se houver) ou joga esse bloco fora.
    Oi Leopoldo, a informação do Gilmar (da retífica) foi essa mesma, ou seja, não dá solda devido à corrosão. Não dá retenção no metal. E ainda, desaconselhou a camisa em função da câmara estar comprometida, com fissura em 2 sentidos. Segundo ele, é encamisar hoje e estourar amanhã.

    [s],
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #14
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caros amigos!

    O processo é o seguinte pelo que pude ver lá quando fui acompanhar o bloco do cummins.

    Eles tampão o buraco, com solda ou algo assim, depois reabrem o bloco, colocando uma camisa sob medida.

    eu somente simplifiquei nos termos aqui no forum, mais a equipe da RYI é profissional no assunto, tanto que vem serviços de muitos Estados para eles.

    Em tempo: para soldar o bloco, este é aquecido a uma determinada temperatura para não haver problemas de empenamento.

    Também recuperam qualquer tipo de cabeçote.

    Desculpem-me a simplificação na explicação.

    Abraços.

    Kim.

  • #15
    Amigos, posso dizer que conheço relativamente bem de solda.....
    Pela foto é impossível saber se dá ou não solda....precisa ver se a parte interna não está corroída demais....se a parede estiver fina, esqueça....
    ....o que mais interessa avaliar é a parte interna onde estão a trinca e não externa.....
    Outra questão é estudar o por que da trinca....se o problema foi por corrosão, como ficar anos sem trocar a água ou usar aditivo...esqueça...mesmo que der um solda perfeita na região, é provavel que em outros pontos vão estourar em breve.....
    Agora, se a trinca foi causada por exemplo, por choque térmico e as câmaras de arrefecimento estivem OK, tem como abrir um pouco a região usando um "chicote" ou dremell, soldar com Níquel....
    É muito comum isso em moteres diesel de grande porte....por que custam uma fortuna, então vale a pena arriscar.....agora, pra qual medida iria as camisas se desse retífica o seu bloco ? Se o cara lhe dizer 0.50, esquece....vale a pena ir atrás de um outro bloco...e com certeza acha num preço "pagável".

  • #16
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caro PRK-JEEP!

    Tem uma empresa na cidade de maringá que trabalha somente com blocos.

    Um conhecido conseguiu atravessar um pistão pela camisa de um cummins, que é "camisa molhada", e eles deixaram zerado.


    "camisa molhada" = camisa faz parte do bloco.

    "camisa seca" = quando a camisa pode ser removida, igual ao mwm ou maxiom.


    Abraços.

    Kim.
    Kim, para mim era exatamente ao contrário:
    Camisa umida: Removível
    Camisa Seca : No próprio bloco.

  • #17
    Usuário Avatar de Lucas Nassif
    Entrada
    13/12/2006
    Local
    Pedro Leopoldo/MG
    Idade
    32
    Posts
    6,219
    Agradecimento: 1
    Cacá, pelo estado do bloco, IMHO acho que vc tinha que procurar um outro mesmo, em bom estado!! Pq talvez arrumar esse nao valha a pena..
    Enquanto isso vc fica de zequinha né :P !!!!

    []'s
    TOY BAND LONA: 35x12,5, 15x10, Bloq Rotax e loading..
    ex Troller 2015:
    BF Mud 37", remap SFI, lift...

    ex
    Troller 3.0 2010: 268 cv by SFI


  • #18
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Leo.

    vc tão viajando mesmo !

    não dá para encher de solda níquel um cilindro onde vai suir e descer um jogo de aneis.

    A camara vai ficar empenada (ovalizada) com o aquecimento do motor em funcionamento

    O cordão de solda vai abrir que nem um ZIPER

    Esquece a solda dentro da camisa
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #19
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    Pessoal,
    Fato: Soldar é possível contudo, não ficará bom. Irá criar uma zona sob tensão e esta se agravará em função da temperatura, limitando de certa forma, a expansão homogênea da camisa. Resumo, certamente haverá novas trincas e desgaste prematuro. Detalhe: a corroção também pode ter afetado as demais paredes.
    Considere as seguintes opções: outro bloco de motor ou então, a troca por um motor de opala 4 cilindros.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #20
    Pessoais, só tô achando bloco encamisado. O colega da retífica se dispôs a tirar a camisa de algum bloco que eu queira avaliar e recomendou que eu não comprasse no escuro. Pergunto: é essencial MESMO fazer isso? Não há outra maneira de garantir que a peça está boa???

    Abraços a todos.

    Cacá
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

  • #21
    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    Leo.

    vc tão viajando mesmo !

    não dá para encher de solda níquel um cilindro onde vai suir e descer um jogo de aneis.

    A camara vai ficar empenada (ovalizada) com o aquecimento do motor em funcionamento

    O cordão de solda vai abrir que nem um ZIPER

    Esquece a solda dentro da camisa
    Meu quase chará....é possível soldar com níquel, pois o bloco é ferro fundido que tem muito menos dureza que o níquel....já vi caminhões rodarem mais de 100.000 km desse jeito....o meu CJ tinha o motor 4 cilindros cabeça chata, e nessa época eu era mais duro que tudo....tirei "leite de pedra" com esse motor soldando e retificando o que dava....alguentou o tranco bravamente.....pelo menos até juntar latinhas pra comprar outro motor...
    ..como o Alessandro disse, a solda cria pontos de tensão e em ferro fundido é complicado e não é qualquer um...., o Kim disse bem, tem que aquecer o bloco, e soldado ao poucos....uma solda dessa pode demorar um bocado....
    Concordo com vc que vai empenar, mas dá pra retrabalhar.....
    Como eu já disse, tem que avaliar muito bem o resto do bloco pra ver se vale a pena ou se será "acender vela pra difunto ruim"....não dá pra dizer se dá ou não dá, sem avaliar melhor. O fato é que se puder arrumar outro bloco melhor em um bom negócio, com certeza é melhor....

  • #22
    Citação Postado originalmente por PRK-JEEP Ver Post
    Pessoais, só tô achando bloco encamisado. O colega da retífica se dispôs a tirar a camisa de algum bloco que eu queira avaliar e recomendou que eu não comprasse no escuro. Pergunto: é essencial MESMO fazer isso? Não há outra maneira de garantir que a peça está boa???

    Abraços a todos.

    Cacá
    Bloco encamisado não é de todo ruim....Não me lembro bem do OHC, mas em alguns blocos as paredes não são muito espessas e ficam finas demais quando vão as camisas, mas em alguns casos, o motor encamisado é até um boa, pois se vc precisar de retífica no futuro, trocam-se as camisas e pode manter as mesmas medidas dos pistões sem ter que trocá-los....mas tudo depende do estado do bloco que vc está vendo....por isso o cara quer abrir pra olhar....

  • #23
    Usuário Avatar de rfgarcia
    Entrada
    13/12/2009
    Local
    Campos/RJ
    Idade
    52
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    Bloco do Willys com janela de refrigeração furada

    Vi este tópico que foi publicado anos atrás, porém estou passando o mesmo problema.
    Comprei um Willys 54, motor Hurricane.
    Viajei de Cabo Frio a Campos com ele, e o bicho baixando óleo e sua vareta de nível tinha muita umidade. Sinal de possível trinca no cabeçote por onde estaria passando água pro óleo, ou algo assim. Ele não estava superaquecendo.
    Abri o motor e ele estava com trinca no cabeçote. Aí resolveria tranquilo com solda de ferro fundido e retificando a face do bloco.
    Comprei 4 camisas, pistões e anéis standard já que estava na última medida dos pistões.
    Quando tiramos a primeira camisa, encontramos um furo que estava atrás da camisa, permitindo que a água da galeria de água tivesse contato com a parte de trás da camisa. Furo causado por corrosão. Provavelmente colocavam qualquer tipo de água no sistema de refrigeração. Aditivo nunca.
    A retífica condenou o bloco. Outra retífica sugeriu colocar massa náutica por trás e encamisar.
    Preferi tentar outro bloco. Consegui um bloco num ferro velho. Tirei uma camisa aleatória e tinha um furo também.
    Consegui outro bloco parado numa oficina. Ele só tinha uma camisa e os outros três cilindros ainda estavam retificados no próprio cilindro. Vamos usar este bloco.



    Citação Postado originalmente por Cacá Ver Post
    Pessoais, só tô achando bloco encamisado. O colega da retífica se dispôs a tirar a camisa de algum bloco que eu queira avaliar e recomendou que eu não comprasse no escuro. Pergunto: é essencial MESMO fazer isso? Não há outra maneira de garantir que a peça está boa???

    Abraços a todos.

    Cacá

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade