Bloco do Willys com janela de refrigeração furada
Vi este tópico que foi publicado anos atrás, porém estou passando o mesmo problema.
Comprei um Willys 54, motor Hurricane.
Viajei de Cabo Frio a Campos com ele, e o bicho baixando óleo e sua vareta de nível tinha muita umidade. Sinal de possível trinca no cabeçote por onde estaria passando água pro óleo, ou algo assim. Ele não estava superaquecendo.
Abri o motor e ele estava com trinca no cabeçote. Aí resolveria tranquilo com solda de ferro fundido e retificando a face do bloco.
Comprei 4 camisas, pistões e anéis standard já que estava na última medida dos pistões.
Quando tiramos a primeira camisa, encontramos um furo que estava atrás da camisa, permitindo que a água da galeria de água tivesse contato com a parte de trás da camisa. Furo causado por corrosão. Provavelmente colocavam qualquer tipo de água no sistema de refrigeração. Aditivo nunca.
A retífica condenou o bloco. Outra retífica sugeriu colocar massa náutica por trás e encamisar.
Preferi tentar outro bloco. Consegui um bloco num ferro velho. Tirei uma camisa aleatória e tinha um furo também.
Consegui outro bloco parado numa oficina. Ele só tinha uma camisa e os outros três cilindros ainda estavam retificados no próprio cilindro. Vamos usar este bloco.
Citação:
Postado originalmente por
Cacá
Pessoais, só tô achando bloco encamisado. O colega da retífica se dispôs a tirar a camisa de algum bloco que eu queira avaliar e recomendou que eu não comprasse no escuro. Pergunto: é essencial MESMO fazer isso? Não há outra maneira de garantir que a peça está boa???
Abraços a todos.
Cacá