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Tópico: Scoop

Hybrid View

  • #1
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Scoop




    Galera, to construindo um capo personalizado e meu pai inventou agora que quer modelar uma entrada de ar mas seria em baixo relevo tipo no capo da Frontier.

    Alguém teria fotos pra eu copiar o design, não precisa ser fotos no capo do Jeep o importante é que mostrem as entradas de ar em forma de rebaixo na chapa.

    Obrigado.

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    vc vai fazer uma entrada de ar tipo NACA (em "baixo" relevo mesmo ... como as usadas em avião)

    ou

    uma entrada tipo SCOOP, que é uma tomada de ar em "alto" relevo, como nos dragsters e funny cars ????
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  • #3
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    opção 1

    BAIXO RELEVO.



    Tudo bem, confundi os nomes na hora de criar o tópico . Não conheço a expressão NACA, já ouvi falar em RAM AIR, mas não sei qual a definição certa.

    Tem alguma fotu ae ?

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Tipo SCOOP:









    Tipo NACA
















    Quer A TEORIA e os modelos ?????

    http://naca.central.cranfield.ac.uk/reports/1945/
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Scoop-23c7f190a8cd5fd0d5ee0f6c5173572a.jpg  
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  • #5
    Elmer... já pensou em usar aquela entrada de ar original dos Kadett GSI ?? é só cortar o capô e instalar.... bem mais facil que cortar chapas e etc....

    Outra idéia que nao tem muito a ver, mas q tbem serve, é a instalação daquela "grade" lateral das VW Brasília.... vc corta "quadrado" e depois "aplica" na lata do jeep.........

    []'s curiosos em saber como vai ficar

  • #6
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Valeu Mestre, simples, objetivo e técnico.

    ET, quero uma entrada central, fiz alguns moldes no papel e agora mesmo tava ali fora metendo a serra em alguns pedaços de chapa pra ver como vai ficar.

    Obrigado pelas dicas da grade lateral da Brasa. Eu uso no CJ5 as originais do capo dos caminhões Volvo, mesma do troller.
    Tenho mais um par aqui e to pensando em instalar também pra aliviar o peso do capo.

    []'s

  • #7
    Usuário Avatar de dalmo cruz torres
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    Leopoldo, nunca tinha ouvido falar de NACA, mas achei super legal. Coloquei na minha camionete F-75 um motor Maxion HS 2.5, e queria colocar o intercooler por cima do motor(como nas Frontiers) com uma entrada de ar que orientasse o ar para o intercooler. Eu estive olhando as entradas de ar tipo Scoop, mas queria uma entrada mais discreta, por isso achei ótima a idéia do NACA. Que v/c acha, será que fica bom no capo da F-75?

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Tudo bem feito fica bom, pelo menos esteticamente.

    Agora, se vai ficar FUNCIONAL, é outro departamento.

    Estamos discutindo um problema de aerodinamica e pode ser que não funcione .... pode ser que sim ..... não é pq a entrada de ar é bonita que ela vai funcionar.

    Não há equações que dizem exatamente como vai funcionar, pq isto inclusive depende da velocidade de avanço do seu capo em relação ao ar.... E a velocidade de avanço, diga-se de passagem, é bem mais baixa doque esses perfis são projetados para trabalhar.

    Mas nem tudo está perdido.

    Existe a técnica da lã para vc ver se fica bom.

    corte uma porrada de fios de um novelo de lã .... pedaços de uns 5cm.

    prenda a ponta do fio no capô com fita durex.

    alinhe os fios como se fossem linhas longitudinais no capo.



    saia nas velocidades em que vc dirige normalmente e filme o comportamento dos fios.

    depois assista em casa o danças dos fios.

    se em cima do capo os fios dançam como louco quase que perpendicularmente, existe um grande area de turbilhonamento em cima do capo e a entrada NACA só vai embelezar o capo.

    se os fios parecem que querem grudar, então ela funcionará.

    quanto?

    só experimentando para saber .... ou usando sofisticados e caríssimos programas de computador.
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