x
Convex Datacenter
Página 9 de 10 PrimeiroPrimeiro 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 97 a 108 de 116

Tópico: freio de mão

  • #97



    Citação Postado originalmente por feliperods Ver Post
    O problema ao utilizar um sistema hidraulico como freio de estacionamento é que perde pressão e fica ineficiente [...]
    Sim! perfeito!! é que eu não fui muito específico no que disse antes... na verdade, a "vantagem" que destaquei era que o sistema tem dois acionamentos distintos, um por cabo (freio de estacionamento) e outro por cilindro hidráulico (atuante em conjunto com os dianteiros).

    No caso, a ideia é ligar o cabo de freio de mão do jeep no lugar de acesso ao cabo, tal qual o sistema original, e acrescentar o uso de um cilindro mestre (de fusca, talvez?) acionado por alavanca, para atuar no "cilindro de roda" que há dentro do conjunto de freio traseiro do Gol.

    Neste sistema, o freio hidráulico serviria como um auxiliar momentâneo (em caso de falha do freio principal original, com cilindro mestre simples, ou em uma "assistência para arrancar em subidas", por exemplo).

    Ainda não sei se funciona como imagino, mas é uma ideia que pretendo amadurecer e, num futuro próximo, experimentar.

    []' freados... rs

  • #98
    Usuário
    Entrada
    26/12/2004
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    38
    Posts
    75
    Agradecimentos: 3

    Sistema Varga Colette

    Neste caso eu faria um disco de aço 1020 com espessura de 10mm pois não haverá muito tensionamento do material. Instalaria uma pinça traseira do Kadett pois tem sistema de freio de mão integrado, chamado de Sistema Varga Colette. Assim vc poderá acionar o freio de estacionamento usando o cabo do freio do Willys sem necessidade de um cilindro de roda.

  • #99
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por feliperods Ver Post
    Neste caso eu faria um disco de aço 1020 com espessura de 10mm pois não haverá muito tensionamento do material. Instalaria uma pinça traseira do Kadett pois tem sistema de freio de mão integrado, chamado de Sistema Varga Colette. Assim vc poderá acionar o freio de estacionamento usando o cabo do freio do Willys sem necessidade de um cilindro de roda.
    Que resolve freio de mão no cardan quebrando um semi eixo ou cardan ? Mais lógico seria pinças na traseira com freio de mão acionado por cabo.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #100
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Sergioporto!

    Nem tudo está perdido!
    Cabe razão em sua colocação apenas em partes:-

    Se acontecer de quebrar semi eixo ou cardan basta engrenar o 4x4!
    Deste jeito a saida do cardan traseiro se conecta internamente com a do cardan dianteiro, em consequencia voce trava as rodas dianteiras!

    Ou seja o freio que funciona atrás atuará na frente!

    Se o seu sistema é de pinças com cabo e acontecer quebra no semi eixo e a panela sair para fora, também perde o freio de mão!

    Enfim não há sistema infalível nem Jeep inquebrável.

    Os dois sistemas são bons e tem suas particularidades.

    No meu caso que estou numa fase de voltar tudo para original estou gostando mais do sistema no cardan!

    Se fosse para melhorar o freio eu trocaria os sistema traseiro por um com panelas maiores e com sistema de freio de estacionamento por cabo, antigamente montávamos com a de ford galaxie (se não me engano) e na frente um destes sistemas "bom e barato" de freio a disco!
    Existem muitas maneiras de melhorar!

    No entanto lembro que o freio totalmente original funciona e dá conta de parar o Jeep com segurança!
    Abraço
    Aristides Júnior

  • #101
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Concordo Aristides ,nem todo sistema é perfeito.Comentei assunto devido ao seguinte :Como tenho flutuante na traseira da toy e rodas livres manuais ,quebrei um semieixo na cidade ,numa subida onde no final tinha um semafaro.Meu freio de mão atual ainda é no cardan,subindo,carro estacionado dos dois lados,sem poder deixar voltar atrás para encostar num meio fio ,rodas livres desligadas ,não adiantava engatar a dianteira ,carros buzinando ,até que vi um conhecido e pedi para acionar as rodas livres. Imagina o sufoco ,sem poder tirar o pé do freio e não é a 1ª vez que acontece.Quando era semi flutuante quebrei duas vezes e a roda caia,ficava sem freio nenhum.
    Porisso a idéia de colocar freio de mão acionado por cabo através das pinças traseiras ,já no semi flutuante não ia adiantar se quebrar semi eixo.
    Um abraço e desculpe o pitaco por aqui.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #102
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Sergioporto!

    Imagino o sufoco que foi! não é?

    Seu sistema de eixos + rodas livres são muito bons! Com sistema flutuante voce não "perde a roda" e neste caso freios na panela com cabos são a melhor opção!

    Hoje temos basicamente 2 opções:-


    Freio na panela mas se "cair a roda" dependendo do sistema de cabos, o freio de mão não funciona!

    Freio no cardan se "perder" o engrenamento do cardan em diante, mesma coisa, nada de freio de mão.

    Cada caso é um caso!

    Até hoje utilizo meu 51 sem freio de mão! Deixo engatado! Se tiver que deixá-lo em algum lugar muito inclinado, engreno a 4x4 + reduzida!
    Passei apuros quando fiquei sem embreagem numa situação parecida com a sua! Tive que ficar segurando no pedal até aparecer alguma ajuda! Terminou tudo bem e foi uma vez só.... Algum dia vou instalar um freio de mão...

    E por final. Não se desculpe! Principalmente porque não há razão para isso!
    Ao contrário!!! A essência aqui do fórum é a diversidade das opiniões a troca de informações.

    Abraço

  • #103
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    E pensar que o jipinho 42 já tinha flutuante. Tive um à 40 anos atrás ,coloquei cambio de 4 marchas ,passei elétrica para 12 volts ,tirei tanque debaixo do banco pois estava podre ,mudei os bancos ,enfim fiz um baita dum sacrilégio.
    Dai anunciei ele e mais um fusca que eu tinha para comprar um veraneio muito linda .Na 1ª semana vendi o 42 e o fusca levei mais de dois meses para vender rsrsrsr O comprador do 42 catou tudo que eu havia retirado de original pois até painel tinha colocado do Aero Willis.¨meses depois encosta na minha oficina um cara com um jipinho ,não reconheci ,era o 42 que havia vendido ,o cara deixou todo original ,E eu não sabia o valor que um jipinho daquele valia.Se arrependimento matasse....
    Tive também um Ford Willis com motor OHC com bloqueio com discos da F1000.O danado era um capeta ,não consigo fazer com a toy o que fazia com ele. Só incomodava muito era o cambio ,naquela época não existia a facilidade de trocar o cambio por outro,Vendi mais por causa do cambio.
    Abraços
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #104
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Sergio!

    Voce teve o privilégio de ter uns Jeeps muito bons!

    42 é top dos jeeps! Nem falo nada!

    O Ford Willis 4 marchas tinha fama de "cambio de vidro" mas não é tudo isso! Tive e ainda tenho F100 com este cambio, para uso normal, vai bem! Ele tem a 1a sincronizada é bom de usar!


    Me lembro quando tinha uns 13/14 anos um mecanico aqui de Campinas chamado Tatão, conhecido nosso, comprou no leilão um 42 (por sinal ele teve vários e já me ensinava que aquele era o melhor!)

    Estava lá quando o Jeep chegou e ele começou a mexer!
    Dentro do porta ferramentas havia uma baioneta, um facão e umas coisas de militaria.

    Para voce ter um idéia aquelas peças ele vendeu no dia pelo dobro que havia pago no 42!
    Voce vê que no final da década de 70 inicio da 80 já havia muita gente interessada em peças militares.

    Abraço

  • #105
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    47
    Posts
    1,149
    Agradecimentos: 2
    Retornando ao forum após anos sem mexer no meu jeep kkkk

    Tenho o sistema do freio original no cardan no meu jeep, exige certa dose de paciência para regulagem rotineira.

    Segue abaixo o diagrama de instalação do original, a quem possa interessar.


    Atualmente, estou trocando o cambio original do meu jeep (3 marchas), muito em função do custo das peças de reposição...

    Estou trabalhando em um cambio de c10, que tenho em ótimo estado!

    Penso em colocar um freio a disco no cardan (tipo o sistema do berga, antigo vendedor aqui do foum), visto que já tenho muitas peças do freio a tambor no cardan para utilizar. Comprei uma pinça de honda city com freio de mao incluso na pinça, achei bom o tamanho e menos mosca branca que as de tempra/monza.

    Gostaria de fazer o acionamento do freio de mão via cabo e utilizar a parte hidráulica como "auxiliar de frenagem em conjunto com os freios a disco da dianteira ou tambor da traseira (utilizo cilindro mestre + hirdo do opala, com 2 saídas), desta forma ficaria com um sistema de freio em 5 partes atuantes. Não sei se funcionará...

    Alguém utiliza assim?

    prós e contras?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -emergency-brake-view-2-2-h_4.jpg   -brake_system-600x412.jpg  

  • #106
    Citação Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Que resolve freio de mão no cardan quebrando um semi eixo ou cardan? Mais lógico seria pinças na traseira com freio de mão acionado por cabo.
    Concordo em parte... tenho o mesmo Jeep desde 1979, já fiz muitas trilhas e passeios, e até hoje (graças a Deus) nunca quebrei cardan, cruzeta ou semi-eixo... MAS nestes últimos quarenta anos com a mesma viatura, já fiquei sem freio (sistema simples, original) umas dez vezes... rsrsrsrs

    Acho que é tudo uma questão de manutenção e (principalmente) dimensionamento, tanto da parte mecânica, quanto dos pneus.

    Gostei da ideia do disco de aço, vou pesquisar mais!

    Gde abraço!!

  • #107
    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL Ver Post
    Penso em colocar um freio a disco no cardan (tipo o sistema do berga, antigo vendedor aqui do foum), visto que já tenho muitas peças do freio a tambor no cardan para utilizar. Comprei uma pinça de honda city com freio de mao incluso na pinça, achei bom o tamanho e menos mosca branca que as de tempra/monza.
    Rapaz, o Berga! por onde será que ele anda??? Estes dias procurei muito o famoso "Super Berga Disk" aqui no fórum! kkk

    Citação Postado originalmente por Fabiano-SL Ver Post
    Gostaria de fazer o acionamento do freio de mão via cabo e utilizar a parte hidráulica como "auxiliar de frenagem em conjunto com os freios a disco da dianteira ou tambor da traseira (utilizo cilindro mestre + hirdo do opala, com 2 saídas), desta forma ficaria com um sistema de freio em 5 partes atuantes. Não sei se funcionará...
    Um amigo usa freio a disco nas quatro rodas do CJ5 dele... ele comprou uma válvula de quatro vias e duas posições para instalar no circuito. Ele pisava com um pouco de força nos freios e acionava a válvula (como quem fecha uma torneira de 90º) e as rodas permaneciam travadas (algo parecido com os antigos "Freio Carneiro"). Ao que parece, nunca deram problema, e ele costumava usar o jeep como viatura do dia a dia... rs

    Grande abraço!

  • #108
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    " Penso em colocar um freio a disco no cardan (tipo o sistema do berga, antigo vendedor aqui do foum), visto que já tenho muitas peças do freio a tambor no cardan para utilizar. Comprei uma pinça de honda city com freio de mao incluso na pinça, achei bom o tamanho e menos mosca branca que as de tempra/monza.

    Gostaria de fazer o acionamento do freio de mão via cabo e utilizar a parte hidráulica como "auxiliar de frenagem em conjunto com os freios a disco da dianteira ou tambor da traseira (utilizo cilindro mestre + hirdo do opala, com 2 saídas), desta forma ficaria com um sistema de freio em 5 partes atuantes. Não sei se funcionará...

    Alguém utiliza assim?

    prós e contras?"

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    Olá Fabiano!

    Em primeiro lugar!
    Desejo que a razão de passar anos sem mexer no Jeep tenha sido porque não houve nenhum problema neste período!

    Freio de mão com disco no cardan e acionamento com cabo, pode ser muito bom!
    Mas como toda adaptação sempre requer tentativas e erros até se ajustar tudo!
    Acredito que vai ficar bom, deve se equiparar ao original!

    Minha opinião sobre o sistema de freio 5 partes!!!
    Acredito que não ajuda em nada!
    Acho que isso nunca foi feito noutro veículo simplesmente por ser completamente desnecessário!
    Os freios nas rodas funcionam bem!
    Neste caso a "invenção" só trará problemas!

    Desculpe jogar água fria no assunto do cambio de tres marchas:-
    O cambio original sabemos como funciona!
    Não é de ficar quebrando e muito poucas vezes se gasta com ele!
    Investir num cambio de C10!!! Haverá gastos com peças, adaptação e mão de obra!
    Sem falar que as peças para cambio de C10, também são caras e não é em todo lugar que se encontra.
    Já utilizei em C-10 e Veraneio cambio 4 marchas que retiramos do caminhão c-60! Não sei se é o mesmo que está mexendo!
    É um cambio com a 1a "tratorada" e o escalonamento das marchas não era muito sequencial.

    Se fizer a adaptação não esquece de postar o passo a passo!

    Abraço
    Aristides Júnior






  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 18/03/2016, 05:11
    2. Freio a disco nas 4 SAMURAI
      Por Fabil no fórum Suzuki
      Respostas: 40
      Última resposta: 27/09/2013, 09:41
    3. Pastilhas de Freio L200
      Por cmartins123 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 9
      Última resposta: 29/07/2013, 18:39
    4. Respostas: 23
      Última resposta: 30/07/2010, 00:02
    5. pedal de freio de mão
      Por edgar no fórum Jeep Willys
      Respostas: 22
      Última resposta: 26/07/2010, 23:12

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade