x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 57
  • #1
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2

    REBAIXAMENTO DE CABEÇOTE GM 4CC




    Oi Galera

    Alguem sabe me dizer se eu rebaixar o cabeçote do motor GM 4cc em 1 mm, pra quanto vai a taxa de compressão?
    E os hps quanto devem aumentar?

    Originalmente as medidas são:
    diametro interno do cilindro 101,6 mm
    curso do embolo 76,2 mm
    taxa de compressão 8:1
    potencia ABNT 87,6 cv
    torque ABNT 17,e kgfm a 2500
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #2
    Quer uma sujestão????? se quizer motor com mais potência troca ele por outro. Deixe o motor originalzinho que é melhor .

  • #3
    Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,008
    Agradecimentos: 0
    Prezado,

    Acredito que mecânicamente falando, realmente deva aumentar a taxa de compressão, é claro, mas o problema está no seguinte:

    sERÁ QUE O DIMENSIONAMENTO DAS PEÇAS IRÃO AGUENTAR??? Será que o virabrequim, bielas, bronzinas (mancal e biela) irão aguentar??? Lembre-se: tudo foi proporcionalmente dimensionado para ser como o original ! ! !

    Já que vc quer ter mais torque/potência, porque é que vc não faz o serviço completo??? Acho que financeiramente não compensa, mas.........


    sds

  • #4
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por EduardoLang
    Prezado,

    Acredito que mecânicamente falando, realmente deva aumentar a taxa de compressão, é claro, mas o problema está no seguinte:

    sERÁ QUE O DIMENSIONAMENTO DAS PEÇAS IRÃO AGUENTAR??? Será que o virabrequim, bielas, bronzinas (mancal e biela) irão aguentar??? Lembre-se: tudo foi proporcionalmente dimensionado para ser como o original ! ! !

    Já que vc quer ter mais torque/potência, porque é que vc não faz o serviço completo??? Acho que financeiramente não compensa, mas.........


    sds
    Ë, Eu tb sei que vou forçar bielas,bronzinas e etc., por isso que eu quero saber pra quanto vai a taxa de compressão, com 1mm de rebaixamento, pra poder avaliar se é muito.Já ouvi falar que o " ideal"é 2 mm, como não to afim de problema prefiro 1mm.Esse mesmo motor quando é a alcool tem taxa de 11:1.Não sei qual taxa colocam quando o a gasolina é convertido pra alcool. Trocar tudo é muita grana.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,008
    Agradecimentos: 0
    Pois é, mas acredito que vc não consiga uma taxa de compressão dessas ( do álcool) em um motor a gasolina simplesmente com um desgate do cabeçote, pois se eu não me engano, os motores à alcool tem o pistão cabeçudo, não é????
    Forte abraço,


    Edu

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por EduardoLang
    Pois é, mas acredito que vc não consiga uma taxa de compressão dessas ( do álcool) em um motor a gasolina simplesmente com um desgate do cabeçote, pois se eu não me engano, os motores à alcool tem o pistão cabeçudo, não é????
    Forte abraço,


    Edu
    Não to querendo taxa de 11 . Fico satisfeitissimo com 9 ou 9,5.
    Acho que de 8 pra 9,5 posso continuar com gasolina e ganho uns 10 hps.
    o que vc acha

    Lembre-se que to falando em 1 mm de rebaixamento.
    Tambem acho que os pistões do a alcool são cabeçudos.
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7
    Usuário
    Entrada
    04/07/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,008
    Agradecimentos: 0
    Olha só.

    Eu acho que neste nível, não deva acarretar em fadiga antecipada das demais partes/componentes, mas não sei se com i mm vc já consegue isso ! ! !

    Se vc estiver em São Paulo, dê uma ligada (amanhã) no tel que vou lhe passar. É de uma retífica em que eu confio muito, chama-se RETIFORTE e fica em Diadema, bem perto da Casa Palma. O tel é 5563-4373 (011). O pessoal de lá é super gente fina e bastante prestativo ! ! !

    Espero ter ajudado ! ! !


    Forte abraço,


    SDS

  • #8
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por EduardoLang
    Olha só.

    Eu acho que neste nível, não deva acarretar em fadiga antecipada das demais partes/componentes, mas não sei se com i mm vc já consegue isso ! ! !

    Se vc estiver em São Paulo, dê uma ligada (amanhã) no tel que vou lhe passar. É de uma retífica em que eu confio muito, chama-se RETIFORTE e fica em Diadema, bem perto da Casa Palma. O tel é 5563-4373 (011). O pessoal de lá é super gente fina e bastante prestativo ! ! !

    Espero ter ajudado ! ! !


    Forte abraço,


    Obrigado, eu to no RJ mas vou ligar assim mesmo pra ter uma ideia
    VALEU


    SDS
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #9
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2

    Re: REBAIXAMENTO DE CABEÇOTE GM 4CC

    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Oi Galera

    Alguem sabe me dizer se eu rebaixar o cabeçote do motor GM 4cc em 1 mm, pra quanto vai a taxa de compressão?
    E os hps quanto devem aumentar?

    Originalmente as medidas são:
    diametro interno do cilindro 101,6 mm
    curso do embolo 76,2 mm
    taxa de compressão 8:1
    potencia ABNT 87,6 cv
    torque ABNT 17,e kgfm a 2500

    Sera que o Leopoldo pode responder essa ??
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #10
    Usuário Avatar de Paulo Eduardo
    Entrada
    03/06/2003
    Local
    Florianópolis / Urubici/SC
    Idade
    43
    Posts
    493
    Agradecimentos: 0
    Olá...

    normalmente o limite que vc pode baixar o cabeçote de um motor, é estabelecido pela proximidade das válvulas à cabeça de pistão, ou pela espessura/resistência da base do cabeçote. Quanto à bielas e virabrequim, não vão sofrer muito só com o rebaixamento não se preocupe. Uma boa opção pra acompanhar é a colocação de um comando, não muito "bravo", pra não prejudicar a baixa e média rotação. Mas que dê um fôlego a mais no motor, pois comando "casa" com compressão alta. Se o objetivo é um motor mais forte, começa por aí...

    A taxa não aumenta muito com 1mm à menos, talves nem passe de 9:1 e o limite dos cabeçotes do opala é maior que isso, não me lembro quanto mas vou tentar achar, o problema é que tem vários tipos de motor de opala 4cc... vai saber qual é o seu? mas chuto que seja uns 2mm.

    valeu...

    []´s fuçados

  • #11
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    É tenho lido que o limite é 2mm.To afim de chegar ao maximo de 1,5mm.
    Acredito que de uns 9,5 a 10:1.E algo perto de 10hps .To mais interessado em torque do que velocidade final.
    Queria saber se com 1 ou 1,5mm chego a esses valores, sem alterar mais nada.Nem comando,coletor,diam valvulas,carburação e etc.
    Quero só taxa, pra que o consumo fico igual ou menor que o atual.Taxa maior menor vol. admissão,melhor queima, menos acelerador e por ai vai...
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #12
    Caro Sérgio,
    Tenho um motor OHC e quando fiz o rebaixo do meu cabeçote, me interessei em calcular para quanto iria a taxa. Porém me deparei com o seguinte, necessitava saber o volume da cavidade do cabeçote (onde ficam válvulas e vela). Como é um volume bastante irregular, ficou inviável de se calcular com a precisão que gostaria. Como fiz então? Com o cabeçote "de pernas para o ar", devidamente nivelado (nota-se aqui que é necessário desmontar a "chonga" toda para proceder as medições, calcular isso sem desmontar é gambiarra), com válvulas e vela no lugar, preenchi todo o volume de uma cavidade com óleo, até nivelar, utilizando uma seringa. Feito!!! Já sabia o volume no cabeçote.
    Calculei então o volume do cilindro (é bom medir in loco, pois se o motor já passou por retifica, os valores não são mais os tabelados), coloquei também o volume que a junta do cabeçote acrescenta (+ ou - 1mm X área da circunferência, do "buraco").
    Bom então é só pegar o volume total e dividir pelo volume que sobra quando o pistão está no PMS (ponto morto superior) e pronto, tens a taxa de compressão da bagaça!!!!

    Quanto a algumas coisas que o pessoal escreveu por ai, mando meu breve comentário.
    Rebaixar o cabeçote, com certeza força mais o conjunto, vai desgastar um pouco mais rápido........grande bosta, no balanço final as vantagens compensão!!! Pelo menos na minha percepção.
    Quanto a qual vai ser o tamanho do rebaixo......bom meu velho, ai vai de cada um, mas só pra ilustrar. Meu amigo Carlos, rebaixou tanto o cabeçote do 6 cilindros 3000 (Itamaraty) dele, que teve de fazer rebaixos nos pistões para as valvulas não baterem......os mais puritanos dirão...haaa, não fode, é trova. Bom esse motor só não funciona mais pois andou bebendo um pouco d'água com areia.......hehehe Enquanto estava "vivo" era endiabrado.
    Quanto a mudar também o comando, sugiro que se for fazer isso, faça em outra oportunidade, pois mexendo em mais de uma coisa ao mesmo tempo, não saberás qual foi o benefício de cada uma separadamente, e isso é interessante saber para futuras adaptações/modificações.

    No mais é isso meu chapa!!!! Qualquer coisa estamos aí. Se alguém tiver qualquer comentário.....mandem brasa. Um abraço a todos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade