Pessoal, já postei uma vez um tópico sobre meu jeep estar fumando na partida(somente nesta hora) e o Jipeiro_RR mais Leopoldo e outras pessoas me ajudaram e chegamos a conclusão que seria óleo descendo pela válvula.
Bom, o que acontece agora é que as velas estão imundas de óleo, o jeep tá falhando, tá fraco(lógico) e com barulho de biela(acho que é isso pq vem de baixo do motor)
Em março de 2005 eu fiz ele inteiro, troquei pistão, anel, reitifquei cabeçote virabrequim enfim. o que o mexanico disse que precisava ser feito, fiz.
No momento que peguei o jeep, naquela época notei a tal fumaça na partida mas aí o cara disse que poderia ser assentamento de anel. Deixe quieto e fui levando... aumentou o consumo dele e comecou a andar menos.
Pois bem na retífica não foram trocadas as válvulas, mas eu lembro que o termo foi que elas foram esmirilhadas.
Outra coisa que eu noto é que de vez em quando na partida ele vira um pouco seco, com barulhos de ferro mesmo!
Penso que seja a bomba de óleo-eu pesquisei e ela custa 450,00. mais as outras coisas que vai precisar trocar, podendo ser válvulas, biela, bronzina... um orçamento feito pelo novo mecânico(que avaliou isso) estimou em 2.000 para arrumar isso se tiver que fazer tudo de novo...
e já gastei essa grana da primeira vez então agora bateu um desespero!
Ok, o motor está na garantia, posso levar no cara que fez e mandar ele refazer, mas não me dá segurança. Ainda mais que ele veio com um papinho que me viu entrando num rio e que isso pode dar choque termico no motor e dar problema.. e etc... parece que quer jogar o corpo fora.
Agora não sei se abro esse bicho(no mecanico de confiança) e vejo o estrado, avalio se dá para continuar ou não ou levo no cara que fez.
E tem mais uma estou pensando na possibilidade de trocar o motor.
Algo que a manutenção seja mais barata e que seja um bom motor.
O OHC eu acho ele bom na estrada e para trilhas leves. Nunca faltou motor(com reduzida) que não me permitisse passar algum obstáculo.
Mas gostaria de ter um motor um pouco mais forte, de preferência a alcool.
Agora não tenho grana pra gastar com câmbio, t-case e etc..

O Jeep está prestes a virar carro de dia a dia(por um tempo) pois vou vender o meu , para comprar um casa e casar( as vezes nem eu acredito) então precisaria dele em ótimo estado e do jeito que está acho que não vai dar pra ficar.

Antes de postar aqui conversei com o Elcio sobre o 4.9, ví vários relatos de AP(que dúvida cruel ), do maveco 6, Opala até diesel.
Na verdade se eu encontrasse um diesel com preço bom acho que poderia até segurar um pouco mais e andar de busão e ir fazendo o bicho a diesel(o que a gente não faz por um jeep, fico impressionado com isso)
o problema é que os preços que eu achei que utilizaram aqui no fórum estão desatualizados vi alguns 4.1 powertch por 1000. isso hoje é lenda né!?
só se meu pai tivesse um desse sobrando, nesse valor.

Pessoal vendo esta triste história que vcs me sugerem,
gasto de novo com esse OHC ou parto para outra??
Se for para partir para outra, qual motor seria legal por e quanto gastaria???
Quem fez recentemente adaptações de motores poderiam me passsar o custo que tiveram na compra/adaptação???
Se for diesel(outra novela mexicana) alguma sugestão!?

O meu é o OHC 2.3 , cj5 ano 1978 com pedaleira suspensa, feixes novos, pneus 265/75/16, UBD simples encomendado, direção original.

Valeu pessoal.