Tenho um CJ5 de 6 cil ano 1965 com suspensão original mas com jumelos mais altos . Os amortecedores foram trocados mas não tem marcação do tipo ou marca ( são brancos )
Acabei de adaptar uma cx de direção mecânica de gol para dar uma pouco mais de precisão para quem vai dirigir.
O jipe é para uso urbano ( asfalto ) com um pouco de trilha ( de leve ) . Na verdade quem vai usar é uma jovem de 22 anos , baixinha metida .
Gostaria de ter algumas dicas sobre como mudar a suspensão para chegar num compromisso agradável ( não socar muito nos buracos e valetas da cidade) mas também não ficar muito mole e inclinar muito nas curvas a 60 / 70 km/h ( não tem estabilizador ) ela pensa que o jipe vai tombar.
Sei que é um jipe e não um carro de passeio.
Posso parecer folgado mas, não sou . Já entrei no forum varias vezes e li varias dicas , mas nunca ela é completa , hora se fala de molas ( feixe reto , molas invertidas , retirar laminas , trocar jumelos , etc.. mas que amortecedor usar em cada caso ) , hora se fala de amortecedores , hora se fala das rodas de liga leve , fala-se dos pneus , etc... Para leigo fica dificil tomar a decisão . Gostaria de ter opções de conjuntos. Isto é realmente um projeto.
Hoje o jipe esta com rodas metálicas da Manguels aro 16 com pneus 215x75 para cidade ( provavelmente vou colocar um mais largo com perfil mais para trilha ) isto quando tiver grana e após ter mudado a suspensão.
Se possível gostaria de ter algumas dicas de conjuntos de suspensão com uma idéia de preços
( ex: custa R$500,00 ou custa entre R$800,00 e R$1.000,00 , etc... )

Estou pensando em usar os jumelos originais para abaixar um pouco o jipe.
Se tiver alguma dica de oficina em São Paulo , com preços razoáveis que possa me fazer o conjunto também me interessa, mas é importante ter dicas do que fazer para não ser “enganado”.
Grato pela paciência e compreensão.