x
Convex Datacenter
Página 12 de 14 PrimeiroPrimeiro ... 234567891011121314 ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 166

Tópico: Vaso expansor

  • #133
    Usuário
    Entrada
    01/05/2007
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0



    Olá pessoal. Embora algum tempo desde os últimos passeios por aqui, gostaria de falar sobre:
    1) a menos que me engane, 14 libras é quase a pressão atmosférica ao nível do mar, por aproximação. Resta que 7 libras seja, então, aproximadamente 50% deste valor e comparativamente o ar estaria rarefeito;
    2) se a tampa original do radiador do CJ "abre" com 7 libras para saída da água, na realidade ela já estaria aberta em condições ordinárias - 2 libras para entrada não ofereceria resistência alguma;
    3) se a tampa estiver funcionando corretamente, e não houver esclerosamento das mangueiras a água vai expandir por dilatação, na temperatura de trabalho do motor e também pelo aumento da pressão de vapor da água. Se não tiver o vaso expansor parte da água vai para fora do sistema. Tendo o vaso expansor, ao resfriar, acontece o refluxo já que a tampa do radiador não oferece resistência.
    Jeepeirada, se alguém está pensando em usar seus mamutes em condições de pressões extremas como subir a Cordilheira e ir até La Paz, capital da Bolívia, tenham em conta que por lá o motor vai tender a ter sobreaquecimento: são mais ou menos 3600 metros de altitude e a pressão gira em torno de 2/3 da pressão a que estamos submetidos ao nivel do mar - a tampa do radiador, 7 libras, nestas condições e com o motor frio também não ofereceria resistência. Como a água, nestas condições, ferve a aproximadamente a 90 graus Celsius, se a gente não quizer ter problemas de "embolia" no motor é melhor usar aditivos na água do radiador para aumentar seu ponto de ebulição;
    4) não acredito que alguém vá subir de Jeep no Everest, no outro lado do mundo e o ponto mais alto do planeta, como tem louco pra tudo, he! he!, fiquem sabendo que lá a pressão é 1/3 do nível do mar. Naquelas condições hipotéticas nossa tampa do radiador estaria com a válvula fechada quando a gente for fechá-lo. Neste caso haveria resistência mecânica quando o sistema entrar em ação mas creio que a energia térmica gerada no radiador é suficiente para ele "conversar" com o vaso expansor.
    Um pouco destas considerações sobre pressão e altitude vi em http://www.searadaciencia.ufc.br/tin.../tintim5-4.htm
    vale a pena passear por lá.
    Tenho uma dúvida que gostaria de compartilhar ou mesmo se for interessante poderíamos criar um tópico para aprender sobre o assunto:
    Alguém sabe sobre alguma experiência de adaptação do motor Hilux 2.8D (3L) no CJ??

  • #134
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por JeepToy Ver Post
    1) a menos que me engane ....
    Para o divertimento:

    http://auto.howstuffworks.com/cooling-system7.htm


    Correto. Ao nível do mar, a pressão atmosférica é equivalente a:

    1 atmosfera = 1013.25 hPa = 101.325 N/m2 = 14 psi = 760 mm Pb (do nosso amigo Torricelli)

    A pressão da tampa do jeep 4 OHC é de 9 lbs/pol2 = 9 psi.

    Do sistema selado é de 14 a 15 psi.

    Porém, vc não levou em consideração que essa pressão da tampa na verdade mostra a pressão ACIMA da atmosféria.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #135
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Corrigindo: não é Pb (Plumbum = chumbo) e sim Hg (Hydrargyrus = mercurio)

    Torricelli, scusatemi
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #136
    Jeeptoy,

    O Leopoldo já escreveu sobre as pressões.

    Quanto ao motor de hilux, já existe alguns tópicos sobre as adaptações em jipes e JEEPs. Utilize a opção PESQUISAR no topo da página que você, com certeza, vai encontrá-los.

    []'s

  • #137
    Usuário
    Entrada
    01/05/2007
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Olá todos,


    Que aula! Show de bola! Gostei das explicações. Toda aquela questão do
    Jeep nas alturas só seria verdade se a válvula estivesse aberta e sempre
    igualando a pressão interna e externa. Acho que entendi.

    Estou reformulando meu entendimento anterior.

    A pressão "nominal" de 9 lbs/pol2 = 9 ps é a que o sistema suporta acima
    da pressão inicial, no caso hipotético pressão inicial de 1 atmosfera.

    Imagino então que a tampa do jeep 4 OHC (nominal de 9 psi) abriria a
    válvula a (14 psi + 9 psi) = 23 psi. Até me animei a tentar verificar qual
    seria a provável e aproximada temperatura de ebulição da água nesta
    condição. Deu algo em torno de 116ºC - considerando água pura.


    Visitei a pág. < http://auto.howstuffworks.com/cooling-system7.htm>,
    que me foi sugerida. Seguindo o link acabei visitando outras páginas, e
    gostei da dica de se usar o "calefator" como um radiador secundário,
    em caso de sobreaquecimento. Nunca havia pensado nisto, ver
    <http://auto.howstuffworks.com/cooling-system10.htm>.

    Como estou pensando em colocar um motor Toyota 2.8D (3L) no meu CJ5
    e talvez use um Vaso Expansor utilizando as dicas deste tópico não vou
    descartar a idéia do "calefator" caso me veja em apuros.

    saudações Jipeiras

  • #138
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Pessoal:
    Alguem ja ouviu falar de colocar VASO DE EXPANSAO no motor OM-364???
    Com a bandeirante, tenho completado o nivel de agua do radiador seguidamente ( 1l/ semana) e agora que coloquei aditivo, nao queria jogar $$ fora pelo ladrão do radiador. Como tenho o sistema de vaso expansor da D-20 na rural e aprovei o dito cujo, to pensando fazer o mesmo na band. Pesquisando no forum e no toyoteiros, nao vi nenhum topico a respeito.
    O que acham?
    sds
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #139
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    André, o vaso de expansão é um artifício válido que você pode usar, mas estou achando o consumo de água elevado. Verifique o estado da tampa e se existe algum vazamento.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #140
    Usuário Avatar de André-4WD
    Entrada
    26/02/2004
    Local
    Porto Alegre - RS/RS
    Posts
    2,117
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Alessandro Henrique Ver Post
    André, o vaso de expansão é um artifício válido que você pode usar, mas estou achando o consumo de água elevado. Verifique o estado da tampa e se existe algum vazamento.
    Alessandro:
    A tampa é nova. Comprei para rural e meti na band. É para 13 libras, mas pode ter vindo com problemas. Mas pelo liquido no chão, sai do ladrão... Hoje que coloquei aditivo no radiador eu percebi direitinho que eh do radiador.
    Eu andei colocando a termostatica ( que nao tinha) e a temperatura estaficando nos 75 graus.
    sds
    andre
    HILUX CD JAPA 1995

  • #141
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    51
    Posts
    1,462
    Agradecimentos: 2
    André,
    Pode ser que haja um pequeno vazamento na junta do cabeçote.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
    GM 250 Clark 260F
    Eixos Dana 44 LSD

  • #142
    não vale nem a pena esquentar a cabeça procurando, leve numa casa de radiadores que em minutos pressurizam o sistema e encontram por onde a maldita está vazando

  • #143
    Citação Postado originalmente por Felipe Ver Post
    não vale nem a pena esquentar a cabeça procurando, leve numa casa de radiadores que em minutos pressurizam o sistema e encontram por onde a maldita está vazando

    Um colega aqui do clube passou por este problema, que é muito chato por sinal, no caso dele era um pequeno furo no radiador com o veiculo frio nem se percebia mas quando o mesmo esquentava... ao final de toda trilha tinha que completar a água no reservatório do radiador.

    Ele levou o mesmo numa casa de radiadores, e trocou a parte da colméia onde estava vazando... e ta feliz da vida até hj.

  • #144
    Usuário Avatar de tstapazzoli
    Entrada
    06/01/2008
    Local
    Joinville/SC
    Posts
    203
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    é que no meu eu coloquei o vaso do gol, onde faz parte do sistema celado. Recebe a pressão do sistema de arrefacimento.

    Pode notar que retirei a tampa do radiador e coloquei o vaso junto ao painel de fogo.

    abraços.

    Kim
    Kim, ressucitando o tópico!

    Coloquei o vaso do gol no jeep igual ao seu, a diferença na instalação para o seu é que a tampa do reservatório está alinhada com o topo do radiador que está selado.

    1) O meu motor tá aquecendo... fui conferir a pressão da tampa do gol (1.5 bar) e o motor 4cc do opala, segundo o manual é de 13lb (0.9 bar), você usou a tampa original, se adaptou alguma, qual você usou?

    2) O meu radiador tá abrindo o bico com essa pressão, meu motor tá retificado, regulado, tudo novo! o radiador sem vazamento algum.... saí da oficina que fica a 300 km da minha casa e quando estou na metade do caminho, bummmmmmmmmm... aquecendo, e o radiador fdp vazando... o radiador do meu jeep é o original, que tem a pressão de trabalho de 7 lb, o motor do opala trabalha em 13 lb, e a tampa do VW é 22 lb (1.5 bar), resumindo, mesmo que vc tenha encontrado essa tampa milagrosa, o radiador não deverá ser trocado?

    Abraços,

    Thiago

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade