x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 42
  • #1

    Thumbs down Diferencial travado!




    Pessoal, parecia ser mais uma boa tarde de domingo com Jeep, mas não foi.

    Voltando pela Av. 23 de maio, a uns 80km/h na pista esquerda, meu diferencial traseiro travou e fui arrastado por volta de uns 50 metros (nem quero ver o estado dos pneus traseiros).

    Fiquei parado uns 10 minutos (fico um trânsito do caralho ), até chegar 2 PM (só assim pra nego não passar xingando ), que logo chamaram um CET e que me disse que guincho (CET) no domingo, sem chance.

    Pra tentar pelo menos sair da avenida, reduzi e forcei pra ver se o diferencial destravava, tentando de ré e em 1ª, até que sem dificuldades ele destravo. E dai, achei que conseguiria chegar em casa sem problemas, mas foi ai que a merda aconteceu.

    Seguia devagar e pela direita na Av. Washington Luis, quando estava no viaduto em cima da Bandeirantes, ao lado do Aeroporto Congonhas, o diferencial voltou a travar.

    Eu pensei com minha cabeça burra novamente: "Se destravo na primeira, destrava na segunda". Reduzi e mandei bala, mas o diferencial foi mais forte que o cardã traseiro, que torceu em si mesmo até quebrar.
    Ao menos o motor é potente! HEuEHUEhUE

    Dai eu só sai guinchado, mas antes disso, um Jeepeiro camarada que passou por ali e viu minha situação, parou e tentou me rebocar. Infelizmente, a corda que ele tinha não aguentou. Mas valeu pela amizade ganha.

    Bom, o resultado foi um eixo cardã pro saco. Mas e meu diferencial, o que pode ter acontecido com ele para travar? E depois de todo esse esforço, ele deve estar, muito provavelmente, só o pó?

    Pergunto isso pq quero preparar o bolso, e o psicológico também, antes de fazer um orçamento.

    Eu que já estava juntando os centavos para colocar um cardã dianteiro, que não tinha, e começar a fazer trilhas (não vejo a hora de brincar no barro), agora nem o cardã traseiro tenho mais. Parece que meu Jeep não quer ver barro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Diferencial travado!-dsc04072.jpg   Diferencial travado!-dsc04073.jpg   Diferencial travado!-dsc04075.jpg   Diferencial travado!-dsc04080.jpg   Diferencial travado!-dsc04081.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    PÔ Ramone !

    Tá vendo que a coisa tá esquisita, nem adiantava forçar.

    Era para parar e avaliar antes de explodir a coisa.

    Coisas esquisitas acontecem para evitar que as piores venham em cima de nós.

    Vejo da seguinte forma:

    Se o cardan travou ... é porque o pinhão não girava.

    Se o pinhão não girava, é porque ou o(s) rolamento(s) fundiu(ram) ou a coroa travou.

    Se a coroa travou, é porque o(s) rolamento(s) fundiu(ram) ou um par de dentes quebrou (pouco provável).

    Se a coroa travou, ainda que inverossímel possa ser, os 2 rolamentos de semi-eixo poderiam ter fundido ao mesmo tempo .... coisas de arquivo X.

    Ou ainda, travamento das 2 panelas de freio .... se fosse sitema duo-servo com regulagem automática montada errada, ou com válvula anti-travamento bloqueada.

    Ou ainda .... cabo de freio de mão travado fechado.

    Mas e fosse freio, o jeep ia feder lona queimada ao mesmo tempo da pane.


    Eu voto por rolamento(s) do pinhão .... parece ser o mais provável.

    Deita em baixo do jeep e tente mover a luva .... tá solto? é do pinhão para frente. tá travado? foi(ram) o(s) rolamento(s).

    Na hora que aconteceu, era só encostar a mão nas panelas e carcaças e pelo calor "anormal" poderia, junto com ruídos prováveis, indicar a severidade do problema.

    Como normalmente, faria um belo ruído antes de fundir, pode ter fundido por:

    - falta de óleo, contaminação com água e/ou com abrasivos.

    - excesso de pré-carga na montagem/ajustagem coroa-pinhão

    - fadiga entre roletes/pistas.

    Porém, ao fundir um rolamento, soldando-o por atrito, equivale a dizer que a temperatura subiu só um pouquinho .... acima de 1500ºC no local.

    E isso quer dizer que o pinhão foi para o espaço também, pois perdeu o tratamento térmico .... azulou, por assim dizer.

    E dependendo do caso, se extremo for, pode ter danificado a carcaça também.

    Como os danos podem ser localizados ou extensos, no pior caso daria troca de eixo(completo)
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,332
    Agradecimento: 1
    Ramone, vc verificou a temperatura das rodas ou da carcaça do diferêncial?

    Uma perguntinha básica, o nível do óleo do diferêncial tava ok, vc verificou?

    Seu diferêncial tem bloqueio do tipo LSD?

  • #4
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Eu tive um problema parecido, a porca do pinhão soltou e o pinhão entrou para dentro do diferencial, aí já viu, deu um estouro brabo e o pinhão arrancou um talho da tampa do diferencial, tamanha a porrada. Morri em tudo, menos os semi-eixos.

    Leopoldo, normalmente passa-se loctite nessa rosca?

    O problema foi numa Toyota Bandeirante.

  • #5
    Usuário Avatar de Pedro Freitas
    Entrada
    18/09/2005
    Local
    beozonte/MG
    Idade
    39
    Posts
    1,071
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ramone Ver Post
    Ao menos o motor é potente! HEuEHUEhUE
    qual motor Ramone?

    []'s
    CJ-5 - Silver-Tape

  • #6
    Usuário
    Entrada
    12/04/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    50
    Posts
    1,726
    Agradecimentos: 0
    Ramone,

    melhor coisa a ser feita nesta hora, é ligar pra um amigo e pedir pra ir te rebocar, esqueça tentar sair rodando novamente. Segurança em primeiro lugar. Graças a DEUS, não tinha ninguém colado na sua traseira, pq se não era merda na certa. Conheço gente que, passou pelo acostamento, estourou a grade lateral da estrada e parou barranco a baixo na SP 055. Saiu com as costelas toda moída e com menos 3 dentes na boca, pelo mesmo motivo que o seu.

    []s


    Peleje

  • #7
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Mas no caso dele e do meu, não adiantava chamar amigo, tinha que ser um guincho mesmo.

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por cristiano Ver Post
    ........... normalmente passa-se loctite nessa rosca?
    No Willys/Ford isso não é previsto, embora possa ser usada sem problema ... a Band deve ser semelhante.

    1- A teoria é que o torque, corretamente aplicado, e com torquímetro, seja o suficiente para garantir a imobilidade de movimento da porca.

    É por isso que em certas peças TEM que se usar o torquímetro.

    2- Por segurança, normalmente as porcas tem algum dispositivo adicional de frenagem (auto freno) tipo rosca conica, inserto de nylon, rosca moldada, etc... quando não uma coupilha.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #9
    Leopoldo, acredito que não seja problemas de freio pq eles foram reformados no primeiro semestre. Inclusive coloquei a disco na dianteira, o que deixou meus freios excelentes! Nunca apresentaram problemas.
    Infelizmente, sou desprovido de conhecimentos aprofundados em mecânica. Apesar de não ter verificado a temperatura de nada, na primeira vez que tive que forçar, subiu um cheiro de queimado... tipo cheiro de pastilha e/ou embreagem queimada. Será que foram as lonas?
    Mas será que os freios tambor iriam ter força de travar as rodas desse jeito?
    Já meu freio de mão, não é confiável, ele só segura o Jeep em planos. Então, dificilmente pode ter sido ele.

    Meu Jeep é praticamente inteiro original. Não tem nenhum bloqueio no diferencial.
    Óleo do diferencial? Pra ser sincero eu nem sabia que tinha que por óleo no diferencial. Eu fiz a reforma da mecânica no primeiro semestre, mas os eixos não foram mexidos pq aparentemente estavam em ordem. Por outro lado, eles ficaram 10 anos parados, e o mecânico não pode ter me entregado o Jeep sem se quer ter dado uma olhada nesse óleo (mas isso eu descubro já já após uns telefonemas hehehe).
    Outra coisa, segundo o mecânico, as minhas preocupações seriam apenas com a água do radiador, óleo do motor e ficar esperto no fluído de freio.

    Pedro Freitas, meu motor é o original OHC à álcool. Foi inteiro retificado no primeiro semestre. Apesar de ainda engasgar um pouco na lenta quando está frio, ele tá redondinho, muito bom. Só me falta um carbura duplo pro bicho fica impossivel.

    Peleje, o que eu mais queria era ter o tel de algum Jeepeiro para ser rebocado e não ter que pagar 90 conto pra andar algumas quadras (já estava bem perto de casa). Tava torcendo pra passar algum, como de fato passo e o cara foi bem camarada. Ganhei um amigo, mas devo uma corda de reboque. HEuHEuHEUE
    Mas antes dele, passaram umas Lands, Trollers e até Niva () em que eu cheguei a acenar por ajuda, pelo menos pra me tirar do meio do viaduto, mas passaram reto. heuEHUEhu

    Bom, meu Jeep ficará encostado até segunda ordem. Aproveito para perguntar se é aconselhado desconectar os cabos da bateria, para que dessa forma, minha bateria não desgaste.

    Pessoal, fico muito agradecido pela ajuda de vocês.
    Obrigado e abraços! E lembrem-se: usem o cinto!

  • #10
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Agora, tudo está no campo das conjecturas.

    Abra a tampa do diferencial e depois nos diga o que aconteceu.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #11

    Talking

    Não sei como voce esta aguentando ....

    Abre logo a tampa e da uma olhada...


    [´]´s

  • #12
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ramone Ver Post
    Bom, meu Jeep ficará encostado até segunda ordem. Aproveito para perguntar se é aconselhado desconectar os cabos da bateria, para que dessa forma, minha bateria não desgaste.
    É bom, pode tirar só o negativo...
    Cara, dá partida no motor uma vez por semana, não deixa parado não. Cinco minutinhos já tá bão.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tração 4x4
      Por Roberto Gomes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 22
      Última resposta: 07/07/2008, 18:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade