e aí jr beleza? pronto p/ outra? e o jeep ja tá de pé novamente?
abraço
edi
Versão Imprimível
e aí jr beleza? pronto p/ outra? e o jeep ja tá de pé novamente?
abraço
edi
E ai Japa,
Hoje coloquei as molas e os diferenciais no lugar, acho que não vou ter problemas com o caster, amanhã vou medir o angulo com um goniometro. Aparece aqui em casa, estou todas as noites trabalhando no jeep, vou fazer toda a parte mecanica primeiro, depois vou me preocupar com a carroceria.
Abraços.
Treme terra, belo serviço, providêncial o fechamento do perfil sobre o apoio dos feixes (eu só teria feito diferente o fechamento com outro perfil C interno, como são originalmente o chassi da Rural e F75), está de parabéns, a unica coisa que não gostei foi a a mão francesa, muito grande, que nessa dimensão tem a tendência de provocar empenamento do chassi.
Ok José Augusto,
Tentei fazer o fechamento do chassis conforme vc disse, mas devido as bitolas diferentes não encontrei o perfil "U" ideal, tentei procurar alguem que pudesse dobrar nas medidas necessárias mas não encontrei, quanto a mão francesa, eu não tinha pensado nisto, ainda esta em tempo e posso cortar um pedaço, no entanto eu tenho o motor GM 4.1 e 260F, o que obrigou um afastamento de 18 cm na Tcase em direção ao diferencial traseiro, ai eu utilizei 2 travessas que suporta o cambio, 1 na posição original, e outra afastada que suporta o cambio hoje, vou tirar fotos para melhor compreender. Com isto acho que o chassis ficou reforçado na região da mão francesa.
Obrigado pela observação.
Abraços
eai Augusto legal qdo vc diz que a mão francesa ficou muito grande e nessa dimensão provoca empenamento do chassi e porque vai servir como alavanca ou vai torcer o chassi para baixo.
Esse reforco que oTreme Terra fez para os feixes postado dessa maneira não vai trabalhar como uma alavanca para baixo ,ja vi esse tipo de reforco mas um perfilado embutido no chassi e não tão curto pois qto mais longo o perfilado maior a distribuicão do peso ,talvez não tenha me expressado corretamente , to curioso :idea:
boas
Treme Terra, não sou dono da verdade, nem tenho a pretensão, mas posso, pela minha experência, fazer alguns alertas de quem está fora do processo, posso até estar chovendo no molhado mas...
O cardãn traseiro não vai ficar muito curto?
Quanto as 2 travessas veja com cuidado o ponto de apoio dos coxins, dependendo da disposição, se eles estiverem desalinhados pode ser que um prejudique o outro, tente imaginar o funcionamento quando impomos "torque", o conjunto tende a girar em relação a longitudinal.
As travessas ajudarão sem dúvida a combater "parte" da tendência, mas como serão parafusadas, deverão apenas evitar o movimento na parte inferior do chassi. Na minha opinião o mais simples seria, apoios de mão francesa no tamanho das originais, e preso a elas junto a carroceria uma barra no tamanho desejado apoiada no chassi na região mais central e apoiando a carroceria na distância da mão francesa.
PIRATADOM, o problema dos reforços de chassi não é tão simples quanto parece, usar receitas já aprovadas e testadas por outros evita uma serie de surpresas e dores de cabeça.
Quanto mais rígida (mais reforçada) é uma região mais esforço ela puxa, se reforçamos muito uma estrutura em todos os pontos ela pode se tornar frágil e quebrar mais facilmente as vezes deixar alguns pontos mais flexíveis é a chave para um funcionamento mais equilibrado. O que quero dizer é, se fechamos o chassi inteiro "pode ser" que o reforço na região do apoio dos feixes fique insuficiente, que para ficar bom deveria ser ainda mais reforçado. É obvio que o resultado disso levaria a um chassi indestrutível, mas muito rígido e bem pesado.
Treme terra, vi que vc instalou as molas do toyota traseiras na mesma posição dos originais. Foi uma pena. No meu instalei suportes e fixei-as ao lado do chassi, mais próximas à roda. Amigo, o jipe ficou muito mais firme em curvas. Repense essa hipótese. Se vc instalar uma barra estabilizadora então.. . No meu caso foi a dianteira do chevette. Talvez nem tivesse virado o seu jipe original, se tivesse tais modificações. Fica show e é baratinho.
Um abraço.
Treme Terra, acho q vc errou a posição dos feixes, o certo é usar os curtos(1050mm) na dianteira e os mais longos(1085mm) na trazeira.
Já instalei feixes band nos CJ5 e CJ6 sem precisar perder tempo alongando chassi.
Amigão me desculpa mas isso é a maior besteira que existe. Tem um tópico onde estamos conversando sobre esse assunto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=22942Citação:
Postado originalmente por pmarcell
[]'s
E tem mais, esses teu jogo de feixes tá muito estranho, veja só, fui medir meu CJ5, nele uso 4 feixes dianteiros band e os suportes(diant. e tras.) ficaram com 1050mm de distancia.
Já no CJ6(PRATEADO II) a dianteira está com 1050 também e os suportes do feixe trazeiro medem 1280mm de distancia...
Aí nego vai dizer, "ah, o CJ6 é mais longo"... Nada disso, a diferença entre CJ5 e CJ6 está apenas no entreeixos, a parte frontal e trazeira do chassi possuem medidas iguais.
[]'s e desculpe o banho de água fria...
Prezado Elmer,
Comprei este Kit na Garra 4x4, e instalei os feixes conforme fui intruido pelo Rodrigo, antes de fixar os jumelos fixos dos feixes dianteiros no chassis, com o auxilio de dois macacos hidraulicos e correntes, pressionei os feixes com o diferencial montado ( com o chassis de cabeça para baixo) até que fosse de encontro com o centro dos batentes, ai então soldei o jumelo fixo no chassis, já o jumelo articulado (sempre conforme instrução do Rodrigo), fixei o suporte mantendo um angulo de aproximadamente 20º para tras, para que quando for instalada toda a mecanica e carroceria, o flexionamento das molas farão com que os jumelos dianteiros se posicione ligeiramente para frente. Para o feixe traseiro fiz o mesmo procedimento só que o jumelo articulado foi intalado conforme o original (para tras).Os quatro feixes são exatamente iguais no tamanho, só há diferença nos feixes traseiros quanto ao arqueamento, e uma mola é instalada mais reta, veja a foto nos primeiros comentarios deste tópico.
Sempre é bom os comentariois aqui no forum, e para mim são sempre bem vindos,as vezes desperta por algo que esta se passando inadvertidamente quando se reforma um Jeep, e alem de contar com a experiencia dos outros participantes.