x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0

    Efeitos de mistura rica x pobre




    Oi, eu li em vários lugares sobre a mistura de ar+gasol e achei várias opiniões diferentes! Resolvi perguntar pro pessoal do fórum, ja que a experiência pode confirmar melhor...

    alguns fatos que eu aprendi por experiência:

    *mistura muito rica provoca carbonização
    *mistura muito pobre não funciona bem com ignição eletronica do tipo CDI (descarga capacitiva)

    Agora tem umas coisas que me deixam na dúvida:
    - ja li que mistura rica faz o motor esquentar mais (pelo mesmo efeito do afogador) e que mistura rica esfria mais o motor (pois a gasolina absorveria mais o calor das paredes do coletor)

    afinal, qual é o certo?

    e outa, ja me disseram que mistura pobre faz o carro andar mais (pois com mais oxigenio a queima é melhor) mas eu ja andei com uma mistura pobre e notei que o motor ficou mais fraco (mas eu acho que ela estava pobre demais)

    e aí, alguém sabe a verdade?

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    ciclo otto e diesel, quanto mais combustível mais fria fica a camara

    afogador, ... afoga, quem afoga, ... morre .... quem morre, ... esfria.

    ciclo brayton: (turbina a gas), quanto mais combustível, mais quente fica a camara

    Vc quer dizer: regular a marcha lenta na faixa pobre? pra que? economizar? a menos que vc deixe o jeep sempre parado na garagem. Pq se vc quiser usar na rua, terá desempenho ruim.

    Tem coisas que ficam boas num laboratório, com um motor numa mesma rpm sempre. Não é o caso do deu jeep pois para acelerar, a bomba de aceleração enche os dutos de gasolina/alcool, portanto, nem que vc queira, seu jeep irá andar pobre. Toda vez que vc acelera ou tira o pé, o motor fica rico.

    Quer aumentar o O2 ? põe nitro ou turbo ou compressor.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #3
    Usuário
    Entrada
    23/10/2006
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    não é q eu queira fazer isso...
    só quero saber direito o que acontece em cada situação

    Mas então porque uns dizem que o afogador serve pra esquentar o motor mais rápido?
    e qual o motivo do motor esquentar menos com mistura pobre?

    A dúvida da mistura pobre é justamente ao contrário! me disseram que mistura pobre faz o carro andar MAIS (claro, sem exagerar na pobreza)...?
    quero saber a verdade!

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por turboroe Ver Post
    1- Mas então porque uns dizem que o afogador serve pra esquentar o motor mais rápido?

    2- e qual o motivo do motor esquentar menos com mistura pobre?

    3- A dúvida da mistura pobre é justamente ao contrário! me disseram que mistura pobre faz o carro andar MAIS (claro, sem exagerar na pobreza)...?
    quero saber a verdade!
    1- Burrice se for na concepão de temperatura de mistura. Mas eu acredito que o que querem dizer é o seguinte:

    Ao iniciar a partida num dia frio, puxar o afogador enriquece a mistura, facilitando a ignição do combustível e por assim dizer, o funcionamento do motor.



    2- Uma mistura rica significa ar saturado de combustível .... pense como algo encharcado. Ao entrar na camara de combustão, a vela inflama a mistura "encharcada". Ora, o excesso de combustível necessita evaporar para entrar em combustão pois não é o líquido que queima e sim o gas.

    Temos então um gas queimando e um líquido evaporando ao mesmo tempo....são milésimos de segundo mas, durante este tempo, parte do calor do gas que queima é usado para evaporar o ar "encharcado".

    É como passar uma camisa molhada ! capiche ? o ferro fica mais frio.


    3- Motores de combustão interna oferecem mais rendimento conforme aumenta-se a temperatura de queima. Até certo ponto isso vale mas temos limitações como o fenômeno da pré-ignição e a detonação então, para afastar destas margens, o motor deve trabalhar mais enriquecido que pobre. No caso dos carburados, acho muuuito difícil de trabalhar de outra forma. Nos injetados com múltiplos sensores, pode-se dar ao luxo de trabalhar mais perto das margens empobrecidas que os sensores auto ajustam caso haja Knocking, inclusive diminuindo o consumo e lembremos que ainda existem compromissos de emissão.

    Só não posso concluir que este (consumo) seja o único motivo pois, acredito que o ideal é a proporção por volta 15:1, pois este valor é fator estequiométrico.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #5
    Usuário
    Entrada
    04/12/2012
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    54
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Mistura pobre ou rica pode atrasar a ignição? Quando coloco o ponto certo no motor do Jeep (Opala 4cc), o carro fica muito ruim. Quando acelero e falha muito e dá uns estouros. Quando deixo o ponto avançado, ele funciona melhor, mas entre 2200 e 3000 rpm ele falha muito. Pode ser mistura muito pobre? Abraços...
    Willys 57, motor GM151

  • #6
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Carlos!

    Carburador quem controla a mistura, e pode sim haver algum problema.

    Mas o que descreve é sintoma de mal funcionamento de ignição!
    A maneira como relatou é exatamente o que acontece quando se desliga o vácuo do avanço.
    Sei que pode não ser o tubinho de vácuo, acho pouco provável ser este o defeito no seu caso.
    O que quero dizer é deve haver falha em algum dispositivo que controla o avanço.

    Veja se consegue uma pistola de ponto, tudo indica que vai encontrar problemas na curva de avanço.

    Vai postando para acompanharmos a evolução.

    Abraço Aristides Júnior

  • #7
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Carlos Eugênio, boa noite;

    A ignição do seu jeep é com distribuidor de platinado/condensador?
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade