x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14

Sugestão de Propulsor Custo/Benefício

Amigos Jipeiros do Fórum,

Sou um apaixonado pelas nossas máquinas CJ. Possuo um CJ5 1958, configuração: Motor OHC 2.3 a álcool com ignição eletrônica, caixa original 4 marchas, Spoado, pneus Tork 750/16.
    Meu problema é o seguinte: CONSUMO e AUTONOMIA. Uso somente o CJ para trilhas aqui na Região de Belo Horizonte, mas no asfalto dá 3,5 km/l na manha e na terra 2km/l traçado, mata qualquer um, não? Gosto de trilhas pesadas, mas andar com 3 a 4 galões de combustível e dar mamadeira toda hora para o CJ cansa. Acho que está na hora dele parar de mamar e, quem sabe, crescer e ganhar um CORAÇÃO novo a gasolina!!!! Gosto muito do ronco de 6 canecos, o que é mais característicos de nossas viaturas... Já pensei em motor de Ranger 4cc ( Plug-In-Play ), opala 6 canecos, silverado, ap 1.8 injetado, f250... Puxa vida!!! Como é difícil esta decisão!!!
    Reforço: - Prezo o Torque e gostaria de sugestão de Custo / Benefício para fazer "o transplante de coração" de meu CJ.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -abrindo20060134.jpg  

Fala Guilherme, blz ?? Cara, se vc quer um motor com ótimo torque em baixa, barato, econômico e c um câmbio que desenvolva bem na estrada. . . parte logo pro 4cc de opala + caixa de chevette (clarkette) 5m. . . estou colocando em meu jeep e, o consumo médio com a configuração da sua viatura, misto estrada / cidade, é de 9 km/l na gasolina. . .se vc tiver utilizando GNV, daí a economia é maior. . .

[ ]´s
    Dias

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Qualquer desses motores que vc falou tem uma ótima relação benefício.

O maior problema vai ser a relação Custo, pois pra instalar qualquer um desses seria necessário um novo cambio, kits de flanges, reposicionar o conjunto no chassi, redimensionar os cardans, instalação elétrica, etc etc etc...

Uma modificação dessa feita com critério (pois tem quem faça de qualquer jeito) vai consumir no mínimo 8 mil reais.

Falo por experiencia propria pois tenho oficina e trabalho com isso todo dia, o cara compra um motor, abre pra revisar/retificar, compra o cambio, abre pra revisar, compra as flanges, compra kit de embreagem, desmonta o carro pra reposicionar o conjunto(powertrain), corrige os cardans, faz nova instalação elétrica (material/mão de obra) novo escapamento e poraí vai.

Mas se vc conseguir fazer uma transformação desse nível com pouco dinheiro avisa pra gente.

[]'s

Antes de definir o carro que eu iria comprar, testei várias configuraçãoes, e o motor opala 4cc com câmbio clark 4m foi o que melhor desempenhou. O consumo na cidade é entre 5.5 e 6 Km/l, na estrada (ele é amarradao) 5km/l. Nas trilhas rodo mais que 4 horas sem necessidade de reabastecer. Na pesquisa, andei com um com o Opala 6 cil. Muito legal, mas muito bravo também, e leva o Jeep a velocidades que realmente não são para ele, muito facilmente. Opala 4 cil é opção sensata e econômica, mas nem sempre é isso que estamos procurando....

Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep
    O maior problema vai ser a relação Custo, pois pra instalar qualquer um desses seria necessário um novo cambio, kits de flanges, reposicionar o conjunto no chassi, redimensionar os cardans, instalação elétrica, etc etc etc...

Uma modificação dessa feita com critério (pois tem quem faça de qualquer jeito) vai consumir no mínimo 8 mil reais.

Falo por experiencia propria pois tenho oficina e trabalho com isso todo dia, o cara compra um motor, abre pra revisar/retificar, compra o cambio, abre pra revisar, compra as flanges, compra kit de embreagem, desmonta o carro pra reposicionar o conjunto(powertrain), corrige os cardans, faz nova instalação elétrica (material/mão de obra) novo escapamento e poraí vai.
    Fala Guilherme!!!

Nessa conta, considere um gasto maior na instalação de um 6 canecos de opala, pois será preciso "abrir espaço" para o lingüição...
    Motor é uma discussão sem fim. Vc tem que 1° pensar muito bem no uso que vai dar ao jeep.
    Vc diz que "preza o torque", então: 6 canecos em linha.
    Quer economia: AP 1.8 ou 2.0
    No meio disso: GM 4 cil.
    O meio: não é bom nem numa coisa, nem em outra...

[]'s... querendo um jeep que tenha um torque de 90 Kgf, gasolina, faça média 15 Km/l, leve, motor que caiba dentro do cofre original do jeep, pneus 38", estável, para usar em trilhas pesadas, RC, estrada, viagens e uso urbano. Além de ser confortável e muito seguro.

Thumbs up

Giovani,

Para mim vc arrebentou!!!!
    " []'s... querendo um jeep que tenha um torque de 90 Kgf, gasolina, faça média 15 Km/l, leve, motor que caiba dentro do cofre original do jeep, pneus 38", estável, para usar em trilhas pesadas, RC, estrada, viagens e uso urbano. Além de ser confortável e muito seguro."

Isso é o sonho de todos nós, humildes jipeiros...

Meio termo é foda mesmo. Ou eu continuo com meu OHC a álcool que é muito bom mesmo, mas beberrão de marca maior ou parto para um legítimo 6 canecos de verdade. Tenho o consumo de um 6 canecos hoje, só não tenho o RONCO, torque e charme deste tipo de motor!!!!!

Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por guilherme soares
    Ou eu continuo com meu OHC a álcool que é muito bom mesmo, mas beberrão de marca maior ou parto para um legítimo 6 canecos de verdade. Tenho o consumo de um 6 canecos hoje, só não tenho o RONCO, torque e charme deste tipo de motor!!!!!
    Gulherme,

IMHO, o 4 cilindros da Ranger iria bem, com um custo bem menor para instalar, cerca de 120cv e bem mais econômico que o seu OHC a álcool.
    Com esse motor, você não precisaria mexer na caixa e nem nos suportes do motor.
    E por falar em mexer, qual a relação de diferencial que você tem na viatura? Com esse motor sugerido, 44x9 ficaria ideal.

[]´s
    Aurélio

Talking

Grande Aurélio,

O motor da Ranger é uma sugestão muitíssima interessante. É o mesmo bloco do velho e eficiente OHC que usamos, sendo a parte de cima que é trabalhada para injeção. É um motor que historicamente sempre teve problemas na queima de centelhas, sendo resolvido pelo sistema desenvolvido pela Ford Twin-Sprark ( 8 velas, 2 para cada cilindro ). Aqui em Belo Horizonte, conheço o carro de nosso amigo Leo Valle, adaptado pelo pessoal da Almeidas4x4 ( lê-se Adriano ). Me empolguei muito nessa configuração vendo o carro dele "trabalhar" aqui na prova de Rock Crawling do Morro da Skol.
    Mas temos um problema aqui em Belo Horizonte: - Achar essa mecânica para vender boa!!! Tirando os possíveis percalsos de caminho que poderão aparecer futuramente como: chave codificada, centralina, etc ( se não virem juntos na compra... ) Diga-se essa dor de cabeça pelo próprio Leo para fazer o "Velociraptor" ligar.

Usuário Avatar de Guilherme Kyrillos
    Entrada
    04/07/2006
    Local
    Maceió/AL
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Fala Guilherme!!!

Nessa conta, considere um gasto maior na instalação de um 6 canecos de opala, pois será preciso "abrir espaço" para o lingüição...
    Motor é uma discussão sem fim. Vc tem que 1° pensar muito bem no uso que vai dar ao jeep.
    Vc diz que "preza o torque", então: 6 canecos em linha.
    Quer economia: AP 1.8 ou 2.0
    No meio disso: GM 4 cil.
    O meio: não é bom nem numa coisa, nem em outra...

[]'s... querendo um jeep que tenha um torque de 90 Kgf, gasolina, faça média 15 Km/l, leve, motor que caiba dentro do cofre original do jeep, pneus 38", estável, para usar em trilhas pesadas, RC, estrada, viagens e uso urbano. Além de ser confortável e muito seguro.
    Grande Guilherme,

Estou numa situação muito parecida com a sua, motor OHC+câmbio original.

O motor nunca fez mais de 5 km com 1 litro de gasolina, mesmo com ignição eletrônica, e o câmbio tive que abrir 2 vezes para ficar bom.

Há um mês o motor abriu o bico e tive que decidir: arrumo o motor OHC gastando R$ 2.500,00 ou coloco outro?

Resolvi assim:
    1º. comprei um motor batido 4cc do Opala por R$ 600,00, completo de tudo, carburador, motor de partida, alternador, e ainda caixa sêca e volante do motor da c20, mandei retíficar e o custo total ficou em R$ 1.800,00. RESULTADO: tenho um motor novo por R$ 2.400,00.

2º. procurando um câmbio de chevette 5m para comprar por uns R$ 250,00 e formar com o adaptador do Dias (aqui do Fórum) o conjunto com a t-case, idéia inicial, terminei comprando com garantia um câmbio cl2215a-5m da c20, esse sim bastante caro: R$ 1.500,00, e vou usar o kit da Deep Tec que custa R$ 840,00 (cotação de 25/9/06) + frete.

Concluindo, para ter um conjunto confiável já vou em + ou - uns R$ 5.000,00, ainda faltando embreagem, eletricidade, e o serviço do mecanico.

Quanto ao custo, lembre-se que optei pelo câmbio mais caro, mas considero a oportunida de vender as partes boas do conjunto OHC/4m.

Espero ter ajudado.

Sucesso na sua escolha.
    CAMPER MWM 2.8 TDI - FSO2305 - T-Case/eixos/suspa Troller.
    CJ5 GM4.1 - CL2205 - T-case Wyllis - eixos Dana44 11/47 - suspa ToyBand.

Guilherme kyrrilos,
    Estou neste momento trabalhando em Pilar/AL.Esse seu motor é álcool ou gasosa?Procuro um comando com os balancins a álcool do OHC.

Smile Duvida...

Grande Guilherme, estou a algum tempo pesquisando aqui no fórum a melhor configuração para o meu CJ5, e tenho observado que vai de cada preferencia, alguns gostam do 6 caneco na viatura, mas tem que fazer alguns esforços a mais para ele encaixar, já vi um AP, seja 1.8 ou 2.0, esse também dá alguns problemas como flanges e outros, vi que se mexer no motor tenho que mexer na caixa e mexer nos diferenciais seja traseiro ou dianteiro. Então penso o seguinte vai do teu bolso se vc conseguir uma configuração que te agrade e barata, como dizem aqui no sul, mete o facão no toco e deixa tremendo o cabo, ou seja vai em frente, se teu bolso e como de alguns amigos e melhor ainda excelentes companheiros aqui do fórum, grande com bastante grana, as opções são muitas.
    Acredito que vc tem que definir para o que quer sua viatura e ai vai atrás do conjunto melhor.

Usuário
    Entrada
    17/04/2006
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Agradecimento: 1

Propulsor Sugerido...

Amigos, tenho um CJ5 1979, com motor 2.3 ohc, bom, não fuma e não baba, mas também não anda. Como se não bastasse, quando esquenta entã, fica pesado para o motor de arranque, e às vezes não pega. Enquanto vc vê os AP's 1.8 ou 2.0, dando show. Vou trocar esse motor também. Quem teve a oportunidade de ver um jipe com motor GM 2.2 mpfi da S10 no jipe, como eu vi, já o inclui na lista das opções. Esse motor ou o 2.4, são mapeados para ter o pico de torque em rotações mais baixas. São o bixo.
    Aqui em Porto Alegre tem um desmanche que me ofereceu um motor de Ranger mod 2006, com motor 2.3 16V e 150 CV, apenas 6 km. Mais a caixa e setor de direção hidráulica, por 8 mil reais. É caro? É! Mas vai ficar um jipe 2006, mod 1979. O que vcs acham, vale a pena? A caixa é Mazda, seria a mesma caixa das Rangers anteriores? Ou está caro esse conjunto? Obrigado e um abraço...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem