x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19
  • #1
    Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,356
    Agradecimentos: 0

    Qual diodo utilizar




    All,

    Estou montando o chicote elétrico do meu CJ e verifiquei que em alguns esquemas elétricos postados aqui no forum, o pessoal utiliza diodos na luz de seta traseira para que não ocorra retorno de corrente. Minhas dúvidas são:

    1- Qual diodo utilizar?

    2- É necessário colocar diodo em mais alguma lampada ou só na de seta traseira?

    Abraços,

    Dirceu

  • #2
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Vc pode postar o esquema aeh?
    Até agora, só sabia de diodos na caixa do alternardor...

  • #3
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Meio no chute, vá numa loja de eletrönica e peça diodos para 100V - 10 Amperes.
    É barato e deverá guentar lâmpada de até 120W ou 2 lamps de 60W em paralelo, seja lá o esquema. Não lembro o código (deve ser diodo 1N4010, sei lá), mas no balcão eles tiram de letra.
    Pode pedir o 100Volts x 15 Amperes também, caso seja mais cargas em paralelo.

  • #4
    Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,356
    Agradecimentos: 0
    Haundrichboa noite...

    O esquema eu pequei na sessão download do forum do amigo Ivanm.

    Verificando com mais calma, verifiquei que as lampadas do freio traseiro também possuem tais diodos.

    Segue o esquema para a sua análise.

    Abraços e obrigado pelo apoio.

    Dirceu
    Qual diodo utilizar Arquivos Anexos

  • #5
    Tentei utilizar este esquema,porém por não tê-lo conseguido fazer funcionar(as lâmpadas não piscavam quando pisava no freio),meu negócio é mecânica,não devo ter entendido bem.
    Assim acabei adaptando,por nostalgia ao estilo das lanternas originais,uma lâmpada H3 de 55W dentro da lanterna,com circuito separado ,achei mais fácil,entretanto o relê de seta foi mudado(com o original piscava devagar demais para 1 lâmpada de 55W) e a lanterna é metalica,devido ao calor da H3,pois primeiramente,culminou no derretimento de uma lanterna de plástico(esqueceram a seta ligada para 1 lado,enquanto desfilavam na multidão depois dos jogos da copa,..parentes!!.. ).
    Mas acho que vou mesmo é colocar uma lanterna grande e com a seta amarela,bem visível,tem gente sem noção que não enxerga a lâmpada vermelha piscando.
    Na verdade é meio confuso,é só seguir atrás de um corcel I ou II,e alguns outros carros,de vez em quando ,ao dia não da para ver bem.

  • #6
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Não entendi bem o porque do diodo. No meu caso, usei um relê p/ pisca de uso geral. Não precisei instalar nada a mais. De qualquer forma, para essa aplicação que você quer, vai depender da potência da lâmpada. Se for de 22W (normalmente é isso), precisa de um diodo de cerca de 2A p/ cada lâmpada, segundo o esquema que postaram acima (22W/13V = 1,7 A) . Um diodo bem comum é o 1N4007, ele é de 700V, mas apenas 1 A. Então tem que ver em uma casa de eletrônica um diodo p/ no mínimo 2A.
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #7
    como eu havia comentado...a de plastico derreteu com a H3
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Qual diodo utilizar-jeep-tail-light.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    49
    Posts
    1,356
    Agradecimentos: 0
    All,

    Primeiramente boa noite e obrigado pelo apoio...

    TRARBACH

    No meu caso vou colocar as laternas da CIBIE tipo do Troller. Se alguém não enchegar a luz de freio, seta, etc... pode passar por baixo. Ela é muito grande.

    Fpandur

    Pelo que eu entendi, o diodo serve para não deixar voltar corrente para as lampadas da frente. Como as lampadas da seta estão ligadas em série (dianteira e traseira) qualquer fuga de corrente pode ocasionar a queima de uma delas mais rápido. Como o custo do diodo é irrelevante, acho mais seguro já colocá-los.

    Aos demais, mais uma vez muito obrigado.

    Abraços,

    Dirceu

  • #9
    Usuário Avatar de fpandur
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Idade
    55
    Posts
    1,937
    Agradecimentos: 7
    Dirceu, analisei com mais calma o circuito, e continuo sem entender o motivo deste diodo. As lâmpadas de cada lado estão em paralelo, não em série. Assim, basta ligar um dos polos de cada uma delas junto à saída do relê de pisca. Analisando esse circuito, não vejo como possa retornar corrente, a lâmpada é praticamente um curto-circuito p/ a corrente elétrica (possui resistência muito-baixa), e a tensão está SAINDO do relê p/ as lâmpadas, não ao contrário.

    Meu Jeep tem a ligação das lâmpadas de pisca de cada lado em paralelo, sem qualquer diodo, funcionando mais de 4 anos sem qualquer problema.

    Entretanto, se você fizer questão do diodo, procure um de no mínimo 2A. Mas como disse, não vejo necessidade alguma ...
    Frontier LE MT 10;Xterra 05 + BL ;Camper 4x4 93 S4T;Camper 4x2 93 S4T;CJ5 63: GM 4 cil + Full-lock + TRPC + cambio C20 4m;Xterra 03/04 (in memorian)

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Djunior,
    Existem diodos luminosos (Leds) e diodos comuns. Em ambos os casos eles não permitem o retorno da corrente elétrica. Cada diodo tem sua capacidade de condução de corrente. No caso de sistemas de piscas, é necessário o diodo para o indicador do painel, e no caso acima mencionado é piscas de Leds.
    Quando o diodo for o comum, é necessário sempre medir a carga de trabalho para comprar o diodo que não queime ao ser utilizado. Porém por ser uma peça barata, nada impede de usar um diodo mais resistente.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Eu suspeito que no caso do Willys, que usa uma única lanterna traseira para sinalizar luz noturna, freio e pisca, tudo numa peça só, esses diodos sejam para isolar os circuitos dos relés envolvidos, como por exemplo, ao pisar no freio, não acender também o pisca, sei lá.
    Se for assim, alguns pontos do esquema que deveriam ser ligados não foram desenhados.
    Isso se vc estiver realmente usando a lanterninha original dos Willys..
    Esse esquema não é original, é? tem até alarme..

    ah, Pandur - especifiquei o diodo para 10 a 15 Amperes por causa do seguinte:
    Além de não ser uma peça cara , aumenta a segurança (principalmente contra fogo, porque os diodinhos 1N400n são safadinhos para isso), possui resistência mecânica suficiente para suportar a vibração do carro e o movimento dos cabos soldados em seus terminais. Além disso, esse macete serve para que, caso algum "eletremexista" esbarre ou cause um pequeno curto, que faça queimar o fúsivel do sistema, e não vaporizar o diodo de 2 A.... Já viu né? Daeh o trem não funciona mais...., o cara vai dizer que o fusível tah bom..., e que não entende o que está acontecendo..., que vai ter que isolar e colocar outro cabo, até (se) descobrir existência de diodo no circuito, se é que alguns descobrem.

    [ ]´s - eu já vi lambança numa simples troca de lâmpada...

  • #12
    Qdo refiz a elétrica do meu jeep, montei um aplicativo em Flash que ensina como fazer a ligação das luzes de freio e seta originais, sem o uso de diodos e funciona perfeitamente, a dica é com o multímetro, identificar os fios da alavanca de seta original.

    Para download: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=18315

    Ou acesse on-line: http://paginas.terra.com.br/informat.../luzescj5.html

    []s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade