Roberto ,
Já ouviu falar de coeficiente de segurança ?? Todo projeto mecanico é "superdiemensionado" para resistir a esfoços n vezes mais do que o fabricante recomenda... ou você acha que os fabricantes não prevem que alguém vai ter a brilhante idéia de botar um truck, carregar um toco com 10 ton e etc.. Essas coisas comprometem primeiro outros componentes como transmissão, freios e etc... afinal isso se troca com relativa facilidade, agora um chassis...
Esses chassis não quebram porque são novos .... é só olhar qualquer 1113 velho que vc vai ver um chassis "cintado" igual do Jeep , mas porque ??? Pelo mesmo motivo do jeep : Fadiga ... Ou vc acha que um chassis que rodou por mais de 30 anos em inumeras condições não sofreu nenhum dano microscópico que seja ???
Me lembro do mestre Leopoldo falando algo certo : O jeep é um caixote ... e um caixote não gosta de ser torcido ... ou seja, o chassis tem de ter uma mobilidade, mas não ser quase articulado como alguns querem que seja, afinal a suspensão está fixada lá para que ???
Outra coisa : o Franco ( que é um cara que manja bem mais de materiais do que eu ) disse algo que confirmei posteriormente : o aço do chassis dos antigos CJ 3 é diferente dos CJ5... Por ser mais "maleável", acredito que não sofra tanto com as pancadas que o chassi leva.
abraços