x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 57
  • #13
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    MAIS DIFERENÇAS




    AH !

    Revendo minhas coisas, lembrei de demais itens diferentes do BF:

    As BIELAS do motor,

    A POLIA DIANTEIRA,

    As Tampas laterais dos tuchos,

    A Tampa e os retentores da Tampa dos Balancins.

    A posição (?) do Motor de arranque (esse eu não tenho certeza)

    A caixa seca.

  • #14
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Re: Diferenças entre os motores 3000

    Citação Postado originalmente por Vinicius Bucco Rossot
    Qual a diferença entre os motores 3000 do maverick e do Itamaraty?
    Oi pessoal !!!

    Vim aqui para dar uma pequena completada, já que desse assunto eu mais ou menos que sei! :P

    Existem três tipos de motor 3000: dois são da linha Willys e um da Ford. Os dois da linha Willys foram usados no Aero, Itamaraty, Rural e F-85. O da Ford foi usado somente no Maverick.

    A diferença entre os dois motores 3000 Willys está no coletor de admissão e carburador(es): um deles usa um carburador de corpo duplo, sendo que o coletor era parafusado no cabeçote. O outro usa dois carburadores simples, e o coletor é integrado ao cabeçote. Eles rendem 132cv e 140cv respecticamente. No mais, a taxa de compressão é 8:1 e o coletor de escape é 6x2.

    O motor do Maverick é o motor 3000 Willys com 2/3 dos susconjuntos modificados. Nesse motor a taxa de compressão é ou 7:1 ou 7,7:1 (alguém sabe ao certo?) e o escape é 6x1. Ele rende 112cv.

    É fácil ver a diferença entre os 3000 da willys e da ford. Pra mim, a diferença mais marcante é a vareta de medição da quantidade de óleo: a do motor do Maverick ela é igualzinha a do BF-161, e no 3000 da Willys ela fica alojada em um tubo grande e comprido, que sobe até a parte superior do motor. Esse tubo tbm é o do abastecimento de óleo.

    Nesta foto logo abaixo o motor é o 3000 Willys. Note o tubo de abastecimento do óleo, o escape 6x2 e o carburador corpo duplo (neste caso, lembre-se, o coletor é parafusado!)


    Nesta foto agora, o motor é o 3000 do Maverick. Note o escape 6X1, o filtro de óleo (sistema full-filtering), o carter invertido e tbm a mangueirinha que sai da parte traseira da tampa dos balancins (ela vai até o coletor de admissão).


    Citação Postado originalmente por leopoldo
    No Maverick:
    (...)
    Tem um sistema de ventilação do carter
    Leopoldo, todos os motores desta família tem ventilação do carter. A diferença é que no Maverick o sistema é fechado (vai ser queimado junto com o combustível)

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Aí vão as fotos, que alguém me enviou à um tempo atrás...
    Ôpa! Fui eu! :P E aí, o cara que queria vender esse cabeçote te respondeu ao e-mail???

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Garantia a recirculação de água sem superaquecer o 6º cilindro quando o motor tivesse válvula termostática.
    No motor 3000 da willys que tinha coletor de admissão parafusado, tbm havia uma mangueira que ia até a bomba d'água. Só que essa mangueira saía do coletor de admissão, e servia para aquecê-lo! Veja a foto em anexo :P

    Bom, tem várias outras coisas. Mas nessa mensagem é isso!

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -motor3000_878.jpg  
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #15
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Diferenças entre os motores 3000

    Citação Postado originalmente por mauro2br
    Citação Postado originalmente por Giovani
    ]Aí vão as fotos, que alguém me enviou à um tempo atrás...
    Ôpa! Fui eu! :P E aí, o cara que queria vender esse cabeçote te respondeu ao e-mail???
    Grande Mauro!!!

    Não respondeu... Sabe se ele ainda tem??
    []'s

  • #16
    Usuário Avatar de Mauro B.
    Entrada
    15/05/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    38
    Posts
    672
    Agradecimentos: 0

    Re: Diferenças entre os motores 3000

    Citação Postado originalmente por Giovani
    Não respondeu... Sabe se ele ainda tem??
    Naun sei naun...

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
    Jeep Willys CJ-3A 1951
    Jeep Willys CJ-5 1960

  • #17
    Usuário Avatar de Vinicius Bucco Rossot
    Entrada
    24/02/2004
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    40
    Posts
    91
    Agradecimentos: 0

    Lubrificação do motor 3000

    Fala aí pessoal!

    Quero esclarecer uma dúvida quanto à lubrificação dos motores 3000:

    - Disseram-me que o sistema do motor willys (bf e Itamaraty) de lubrificação do motor não é eficiente, pois o elemento do filtro(aquele que fica separado do motor) só filtra o excesso de óleo que a bomba não manda para o motor, ou seja não se tem uma filtragem de todo o oléo do sistema de lubrificação. Isto é verdadeiro

    - O sistema do motor do maverick com o filtro junto da bomba de óleo é mais eficiente do que os willys

    - E ainda se há como adaptar esse sistema no motor willys. (isto se confirmar a primeira dúvida)

    Obrigado ao mestres de plantão!

    ´s com Itamaraty 3000 descansando em paz no canto da garagem!

  • #18
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Filtragem

    É verdade, no jeep, rural, etc... a filtragem é chamada de parcial.

    Só no 3000 do maverick a filtragem era total.

    Parcial é menos eficiente que na total, inclusive o óleo sujo vai apra o comando de válvulas e mancais do girabrequim.

    Dá para adaptar, mas tem que usar uma bomba de óleo do maverick, cortar o pescoço do suporte do filtro, fazer roscas e instalar niples nos dutos do corpo para colocar mangueiras e colocar um filtro com suporte preso ao paralama.

    Já ví alguns.

  • #19

    Re: Filtragem

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Dá para adaptar, mas tem que usar uma bomba de óleo do maverick, cortar o pescoço do suporte do filtro, fazer roscas e instalar niples nos dutos do corpo para colocar mangueiras e colocar um filtro com suporte preso ao paralama.
    Fala Leopoldo!

    Isso seria pra desviar o filtro da caixa de direção original??

  • #20
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    Causa e efeito

    Boa noite Daniel,

    Eu não sei ao certo se é causa ou efeito. Mas, sim, por acaso desvia da caixa de direção, mas eu acho que é uma coincidência.

    Os motores no jeep já eram assim antes.

    PORÉM, a ford(e) poderia ter pensado em uma solução, ou na época a filtragem parcial era admitida como satisfatória.

    Deve haver uma história atras disto.

  • #21
    Usuário
    Entrada
    27/05/2004
    Idade
    54
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Filtro da Mavrick

    Eu adquiri um motor da Maverick 6cyl. tb. , o filtro da Maverick que e por fluxo total, fica muito perto do tubo de escape e aquece o óleo de mais.

    Um agravante p/ trilha é rotação alta, velocidade baixa e ainda por cima c/ um motor de rejeição térmica mairo que do 2.6.

    Este motor fica ainda com torque maior se vc. colcar o tubo de escape do Itamaraty (6x2) como já vimos acima, cada curva tem o volumen do cilindro o que igula e facilita a saída de gases to cilindro.

    O problema é que a saída de escape deste bloco é um pouco mais baixo
    e precisa adaptar a haste orig. do carburatdor, t.b. p/ eliminar a interferenca c/ o filtro de óleo barrudo precisa adaptar o coletor de escape dianteiro (1-3 cyl.) além de soldar um Y.

    Realmente passar este filtro p/ outra posição c/ manguera flexível seria uma boa saída p/ o óleo quente e o coletor 6x2.

  • #22
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Re: Filtro da Mavrick

    Citação Postado originalmente por Diether
    Um agravante p/ trilha é rotação alta, velocidade baixa e ainda por cima c/ um motor de rejeição térmica mairo que do 2.6..
    Fala Diether!!!

    Rotação alta???? O 6 cil do Maveco???? Desde quando??? Quase dá pra ouvir as explosões em separado....
    []'s

  • #23
    Usuário
    Entrada
    27/05/2004
    Idade
    54
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Giovani:
    Rotação alta e relativo, um motor de F1 vai de 5000 na lenta até 19.000 rpm com motor V10 e nem tem mais comando de vávulas, é tudo hidro-elétrico e variável e se ele andasse devagar funidiria o motor e a embriagem hiperaquecerria.

    Quis dizer quanto mais vc. explora/expreme a potencia do motor, neste caso em volta dos 2000 rpm mais ele aquece. Pois tem motores que rejeitam mais calor em regime de rotaçao máxima e outros em torque máximo.
    Acho este motor uma coisa histórica e agradável de ouvir o bla bla dos 6 canecos, isto é verdade.
    Vc. tem um 6cil. 3.0 então ?
    Estou instlando um no meu 58 e estou na fase do packageing.(interferencia da flange do filtro de óleo c/ a caixa da direção e outros detalhes como a élice do radiador...)

  • #24
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Diether
    Vc. tem um 6cil. 3.0 então ?
    Estou instlando um no meu 58 e estou na fase do packageing.(interferencia da falnge do filtro de óleo c/ a caixa da direção e outros detalhes como a élice do radiador...)
    Grande Diether!!!

    Tenho sim, mas não tive esses problemas... A direção é VW, lá na frente, o cofre do motor é maior...
    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade