Olá pessoal!
Aí vai mais uma estória para a coleção: hoje pela manhã (9:00) tive que resolver algumas coisas em nome da minha mãe e como ela havia levado o nosso "default vehicle" (Fiat Siena), fiquei satisfeito em poder cumprir a missão no glorioso Thunderbolt!

Tudo resolvido (11:30), compromissos cumpridos e, quando começo a estacionar o Jeep em casa, recebo uma ligação da minha mãe informando que surgira mais um problema "de última hora" a ser contornado. Mal sabia eu que o verdadeiro problema viria logo a seguir quando o Jeep estancou por um descuido durante a ligação telefônica...

Giro a ignição algumas vezes e nada do motor pegar. Acreditando ser devido ao pequeno aclive em frente de casa (que talvez pudesse impedir a chegada de combustível), empurrei o veículo até um lugar mais ou menos plano. Tentei a ignição mais umas três vezes (sempre pedalando no acelerador) e nada... Puxei o afogador e tentei a ignição mais duas vezes quando, enfim, obtive sucesso.

Desativei o afogador e mantive a rotação elevada até dar início ao movimento. Ok, ao meu ainda leigo modo de ver parecia que estava tudo resolvido e que o Jeep havia simplesmente, digamos, "engasgado". Ainda com a suspeita de falta de combustível dei uma passada no posto para colocar alguns Reais (vocês sabem, o 6 cil. bebe com canudo, gelo, limão, batido e não mexido)...
Rodei 3 km a caminho do compromisso quando - próximo a um giradouro em frente à rodoviária da minha cidade, o motor morreu novamente (desta vez não por descuido).

Tentei a ignição uma vez e nada. Segunda vez, mesmo resultado... Na terceira, virei a chave e não ouvi mais nada como se o carro nem mais tivesse o motor de arranque. Por sorte e ajuda divina naquele momento estava praticamente ao lado da casa de um grande amigo (Marden Power) que prontamente se dispôs a me ajudar, tirando o veículo do meio da via e empurrando-o comigo até em frente da sua residência.
Ao abrirmos o capô a surpresa: fumaça e forte cheiro de queimado vindo de uma peça até então desconhecida posicionada na parte inferior direita (do ponto de vista do motorista) do GM250. Ao ver que não havia nem sinal do som do arranque, logicamente concluí que o problema estivesse relacionado a alguma peça do sistema de ignição.
Marden então se dispôs a levar-me no seu Corsa (batizado de Tomcat) até uma oficina próxima de sua casa onde encontramos um mecânico de saída para o almoço (12:00). Informamos a localização do veículo para ele e seguimos em frente aguardando-o para ao menos conseguirmos uma avaliação melhor do defeito.
Ao chegar e realizar as devidas verificações ele confirmou a nossa suspeita quanto ao motor de arranque. Desmontou a peça e levou-a até sua oficina para uma avaliação melhor.
Às 14 horas, depois de já haver pego o Siena, passo na oficina para obter um veredicto. O mecânico então me avisa que devo comprar um motor de partida novo ou então levar o atual numa oficina que possa realizar o recondicionamento. Ao perguntar-lhe sobre os valores aproximados sinto as "facadas": R$220,00 por uma peça nova e em média R$100,00 por recondicionamento.

Obviamente escolho a segunda opção e sigo até a oficina recomendada com a peça em mãos. No final das contas tive que desembolsar R$140,00 mais R$4,00 de "gorjeta" pelo mecânico que colocou a peça devolta no seu respectivo lugar.
Após a instalação pude perceber que o som do arranque mudou e que o motor tem pegado mais rapidamente. Antes também era possível sentir uma certa "preguiça" do motor de arranque - suas rotações costumavam iniciar de maneira lenta, como se o problema estivesse na bateria. Após a troca isso não mais ocorreu (ao menos até então).

Por agora é isso amigos. Espero que tenham apreciado o relato (principalmente no quesito da experiência) e que, se possível, também possam realizar suas adições quanto a casos semelhantes que por ventura tenham ocorrido.
Grande abraço a todos, até!