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Convex Datacenter
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  • #1
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    Qual o motor ideal??




    Boa noite!

    Tenho um CJ5 1979. Está c/ motor original 4cc transf. a álcool.

    Porém qdo o motor esquenta ele começa a morrer. Acredito que seja a bomba de combustível. (que está nova).

    O motor tb falha um pouco qdo exigido alta rotação repentinamente.

    O que devo fazer??? Estou pensando em colocar um 6cc de opala. Seria uma boa aquisição p/ trilhas???

  • #2
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por Alexandre P.
    Estou pensando em colocar um 6cc de opala. Seria uma boa aquisição p/ trilhas???
    se for só pra trilhas vale a pena

  • #3
    Usuário Avatar de José Augusto
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    CJ5 com motor GM 6cc está ficando até padrão para jeep de trilha, mas esteja preparado para algumas alterações, pois o motor não cabe no cofre original do motor, o cambio se for original tb vai abrir o bico.

  • #4
    Usuário Avatar de Hugo4x4
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    Alexandre,

    Meu CJ5 73 todo original está com o motor cansado, pensando na substituição pesquisei sobre o assunto e cheguei à conclusão que para trilha o que melhor custo - beneficio tem é um Opala 4 cilindros claro acompanhado de bloqueio nos dois diferenciais e um bom jogo de pneus como os New Frederico. Motor maior implica em muitas alterações, reforços, aumento de esforços não compatíveis com outras partes da transmissão. Para trilha quanto mais leve e menor melhor será o 4x4, meu conselho e consertar teu motor procurando um bom mecânico.
    Hugo4x4
    Defender 110 04
    Jeep CJ5 73

  • #5
    Usuário Avatar de ZYKAO
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    Alexandre,

    Seu Jeep sendo 79 deve ser 4 marchas, se você colocar o GM 6 cil, alem de ser um motor bem mais pesado que o OHC, dar um trabalho grande para fazer uma boa adaptação, você vai ter que trocar o cambio, ou esperar umas 4 trilhas para o cambio abrir o bico e troca-lo.

    Se tambem for a alcool o consumo vai ficar em torno de 3KM/l, então provavelmente vai ter que colocar um tanque maior, se for usar o rtadiador do jeep vai ter que colocar um sistema de ventoinha senão vai esquentar pra caramba.

    Já tive jipe com 4cil opala, 6 cil opala, AP 1.8 e 2.0, agora descobri o que os engenheiros da Ford já haviam descoberto desde 74 motor OHC e 4 marchas, é um motor que sobe o giro muito rapido você anda bem na estrada, não gasta muito em torno de 7 KM/l, não é adaptado é original.

    Leve seu jipe a um bom mecanico, volte ele para gasolina, coloque uma distribuição eletronica e seja feliz.

    ABS

  • #6
    Alexandre,
    Já tive um jipe 76 com OHC e 4 marchar original .... realmente é um motor muito bom e muito elástico. Só tem 1 problema: custo de peças ...
    Sentia apenas um problema ... o escalonamento das marchar no câmbio original não é muito bom ... a 1ª e 2ª tudo bem ... qdo colocava a 3ª ...
    Acho que vale a pena olhar com calma pois a conversão do motor gasolina para o álcool se não for bem feita causa todos estes problemas que você está relatando ...
    Você já viu: velas, cebolinha, aquecimento da carburação etc
    []'s

  • #7
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    21/08/2006
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    Valeu pessoal!!

    Os conselhos foram mto úteis.

    Sábado agora 26/08/2006 vai rolar o 10° encontro de Jeeps e Gaiolas de Santa Gertrudes - interior de SP.

    É bem legal. Rola trilhas e vários veículos 4x4!

    Quem puder comparecer é uma boa dica.

  • #8
    Fala Alexandre!

    Olha, sou meio suspeito para falar uma vez que não tenho muita experiência acumulada em Jeeps (comprei o meu em Abril deste ano), mas posso lhe dizer que estou muito satisfeito com o motor 6 cil. do Opala!

    Ele tem um torque maravilhoso, praticamente um trator. Já joguei o Jeep em areia de praia fofa tentando atolá-lo, mas não tive "sucesso" mesmo com três pneus já quase carecas! Ah, e a tração dianteira você só liga se quiser porque na maioria das situações que passei só a tração traseira já foi mais do que suficiente!

    Caso vá usar o Jeep para se divertir (fim de semana) ou em urgências, recomendo que você escolha o GM250. Agora se for usar constantemente recomendo que pense duas vezes porque, convenhamos, ele bebe muito bem...

    Até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #9
    Alexandre,

    Como disse o colega , para trilhas quanto mais leve melhor.
    Seguindo esta máxima, o AP 2.0 ou 1.8 são a melhor escolha.
    São motores leves, modernos , potentes , de fácil manutenção e relativamente baratos.
    Um AP 2.0 tem 116HP , o que para um CJ5 é algo bem interessante em relaçAo a peso x potência.
    Quanto a adaptação , aqui no forum tem várias receitas prontas.
    Estou muito satisfeito com meu CJ5 com AP2.0 , utilizo a caixa da ranger 2.5tb diesel 5 marchas com ã Tcase original do Jeep, ficou um canhão!

    Exitem situações onde os Jeeps mais pesados e maiores tem com muita potencia, tem dificuldades de "passar" ,e o CJ5 com sua leveza e potencia do AP2.0 "passa" e vai em frente.

    O Jeep com o AP 2.0 fica leve e potente, e é o que vc precisa para qualquer tipo de tereno, pense nisso , e avalie outros relatos de jipeiros com esta configuração.

    Obrigado.8)

  • #10
    Como o Helio Gomes Lentz Junior, eu também aposto em motores leves e potentes para jeeps.

    Sendo que o AP 2.0 ele é mais "inchado" do que o 1.8, isto quer dizer que o motor AP 1.8 ele chega a rotações bem mais rápidos e seu torque é bem mais rápido também. Assim caso você necessite de um torque mais forte em pouco tempo o AP 1.8 é o mais indicado e se você quiser investir mais um pouquinho e querer algo mais forte ainda coloque um turbo.

  • #11
    O problema dos motores AP, é que o torque vem somente em giro alto, ou seja tem que esqüelar para passar.
    Já um GM151, que é um pouco mais pesado porém bem mais leve que o 6 canecos, tem torque bom em baixa rotação, não precisa trocar o cambio (fica bom com os cambios originais tanto 3 como de 4 marchas), de facil adaptação, e de baixa manutenção.
    Porém gosto não se discute!

  • #12
    O bom do motor AP ... ainda mais turbo ... é na descida ... aí é bom mesmo ....... desce rápido e você nem percebe ....

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