CJ5 com motor GM 6cc está ficando até padrão para jeep de trilha, mas esteja preparado para algumas alterações, pois o motor não cabe no cofre original do motor, o cambio se for original tb vai abrir o bico.
Meu CJ5 73 todo original está com o motor cansado, pensando na substituição pesquisei sobre o assunto e cheguei à conclusão que para trilha o que melhor custo - beneficio tem é um Opala 4 cilindros claro acompanhado de bloqueio nos dois diferenciais e um bom jogo de pneus como os New Frederico. Motor maior implica em muitas alterações, reforços, aumento de esforços não compatíveis com outras partes da transmissão. Para trilha quanto mais leve e menor melhor será o 4x4, meu conselho e consertar teu motor procurando um bom mecânico.
Seu Jeep sendo 79 deve ser 4 marchas, se você colocar o GM 6 cil, alem de ser um motor bem mais pesado que o OHC, dar um trabalho grande para fazer uma boa adaptação, você vai ter que trocar o cambio, ou esperar umas 4 trilhas para o cambio abrir o bico e troca-lo.
Se tambem for a alcool o consumo vai ficar em torno de 3KM/l, então provavelmente vai ter que colocar um tanque maior, se for usar o rtadiador do jeep vai ter que colocar um sistema de ventoinha senão vai esquentar pra caramba.
Já tive jipe com 4cil opala, 6 cil opala, AP 1.8 e 2.0, agora descobri o que os engenheiros da Ford já haviam descoberto desde 74 motor OHC e 4 marchas, é um motor que sobe o giro muito rapido você anda bem na estrada, não gasta muito em torno de 7 KM/l, não é adaptado é original.
Leve seu jipe a um bom mecanico, volte ele para gasolina, coloque uma distribuição eletronica e seja feliz.
Alexandre,
Já tive um jipe 76 com OHC e 4 marchar original .... realmente é um motor muito bom e muito elástico. Só tem 1 problema: custo de peças ...
Sentia apenas um problema ... o escalonamento das marchar no câmbio original não é muito bom ... a 1ª e 2ª tudo bem ... qdo colocava a 3ª ...
Acho que vale a pena olhar com calma pois a conversão do motor gasolina para o álcool se não for bem feita causa todos estes problemas que você está relatando ...
Você já viu: velas, cebolinha, aquecimento da carburação etc
[]'s
Olha, sou meio suspeito para falar uma vez que não tenho muita experiência acumulada em Jeeps (comprei o meu em Abril deste ano), mas posso lhe dizer que estou muito satisfeito com o motor 6 cil. do Opala!
Ele tem um torque maravilhoso, praticamente um trator. Já joguei o Jeep em areia de praia fofa tentando atolá-lo, mas não tive "sucesso" mesmo com três pneus já quase carecas! Ah, e a tração dianteira você só liga se quiser porque na maioria das situações que passei só a tração traseira já foi mais do que suficiente!
Caso vá usar o Jeep para se divertir (fim de semana) ou em urgências, recomendo que você escolha o GM250. Agora se for usar constantemente recomendo que pense duas vezes porque, convenhamos, ele bebe muito bem...
Até!
[SIZE="3"]André Carvalho "There's no replacement for displacement."
Como disse o colega , para trilhas quanto mais leve melhor.
Seguindo esta máxima, o AP 2.0 ou 1.8 são a melhor escolha.
São motores leves, modernos , potentes , de fácil manutenção e relativamente baratos.
Um AP 2.0 tem 116HP , o que para um CJ5 é algo bem interessante em relaçAo a peso x potência.
Quanto a adaptação , aqui no forum tem várias receitas prontas.
Estou muito satisfeito com meu CJ5 com AP2.0 , utilizo a caixa da ranger 2.5tb diesel 5 marchas com ã Tcase original do Jeep, ficou um canhão!
Exitem situações onde os Jeeps mais pesados e maiores tem com muita potencia, tem dificuldades de "passar" ,e o CJ5 com sua leveza e potencia do AP2.0 "passa" e vai em frente.
O Jeep com o AP 2.0 fica leve e potente, e é o que vc precisa para qualquer tipo de tereno, pense nisso , e avalie outros relatos de jipeiros com esta configuração.
Como o Helio Gomes Lentz Junior, eu também aposto em motores leves e potentes para jeeps.
Sendo que o AP 2.0 ele é mais "inchado" do que o 1.8, isto quer dizer que o motor AP 1.8 ele chega a rotações bem mais rápidos e seu torque é bem mais rápido também. Assim caso você necessite de um torque mais forte em pouco tempo o AP 1.8 é o mais indicado e se você quiser investir mais um pouquinho e querer algo mais forte ainda coloque um turbo.
O problema dos motores AP, é que o torque vem somente em giro alto, ou seja tem que esqüelar para passar.
Já um GM151, que é um pouco mais pesado porém bem mais leve que o 6 canecos, tem torque bom em baixa rotação, não precisa trocar o cambio (fica bom com os cambios originais tanto 3 como de 4 marchas), de facil adaptação, e de baixa manutenção.
Porém gosto não se discute!