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Furar painel do CJ5 par instalar Relogios

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  • 19/08/2006, 10:49
    valmor
    Citação:

    Postado originalmente por Alessandro Henrique
    Abaixo segue a imagem da ferramenta recomendada para abertura de furos em chapas. O acabamento fica excelente.

    Fala Alessandro !

    Esta eu NUNCA vi !!!! Como é o nome ? como funciona ?

    []´s
  • 19/08/2006, 10:50
    Aurélio
    Citação:

    Postado originalmente por Elmer_Jeep
    (...)Venhamos e convenhamos, por um lado é interessante

    Acredito que esse tipo de equipamento é oferecido para atender um público consumidor que gosta de Jeep mas não gosta de trilha e competições e quer personalizar a viatura com alguma coisa próxima do tunning.
    Respeito, claro, e acho interessante que existam alternativas para esse público.

    But, I'm out :shock:
    []'s
  • 19/08/2006, 10:54
    valmor
    Citação:

    Postado originalmente por ribon
    Este é um painel original do jeep... Só que veio sem a furação original...

    Eu comprei os instrumentos (de uma marca que nunca mais pretendo usar), as ferramentas, fiz um desenho no papel, marquei na chapa, cortei o coloquei os instrumentos...

    Simples...

    Ok , Ribon !!!!

    Pela foto anterior imaginei outro tipo de adaptaçao mas agora ficou claro !!!
    Obrigado !! :concordo: :concordo: :concordo:
  • 19/08/2006, 12:25
    Alessandro Henrique
    Citação:

    Esta eu NUNCA vi !!!! Como é o nome ? como funciona ?
    Eu conheco esta ferramenta pelo nome de vazador. Quanto a utilizacao, a ferramenta se divide em duas pecas, sendo constituida de dois cilindros concentricos, que sao deslocados por intermedio de um parafuso. Voce abre um furo relativamente pequeno, para permitir a passagem do parafuso. Coloca-se um cilindro em cada lado da chapa e inicia-se o aperto do parafuso. Resumindo, o sistema eh uma prensa que cisalha a chapa, sendo as pecas cilindricas as matrizes (macho e femea).
    As ferramentas sao comercializadas em kits e em diversos diametros, sendo que o acabamento final fica perfeito.

    Sds.
  • 19/08/2006, 12:47
    valmor
    Citação:

    Postado originalmente por Alessandro Henrique
    Eu conheco esta ferramenta pelo nome de vazador. Quanto a utilizacao, a ferramenta se divide em duas pecas, sendo constituida de dois cilindros concentricos, que sao deslocados por intermedio de um parafuso. Voce abre um furo relativamente pequeno, para permitir a passagem do parafuso. Coloca-se um cilindro em cada lado da chapa e inicia-se o aperto do parafuso. Resumindo, o sistema eh uma prensa que cisalha a chapa, sendo as pecas cilindricas as matrizes (macho e femea).
    As ferramentas sao comercializadas em kits e em diversos diametros, sendo que o acabamento final fica perfeito.

    Sds.

    Estou pesquisando ..mas ainda não achei nada a respeito ...
    Vamos aguardar mais dicas dos amigos "ferramenteiros" !

    obrigado
  • 19/08/2006, 17:55
    leopoldo
    Na verdade, esse brinquedinho do Alessandro é um estampo manual.

    Só que deve haver limite de espessura da chapa ou o parafuso estoura.

    Coisa que não acontece com serra copo, pois o limite é a pressão manual do operador ..... na mão, até 5/16 é fácil....acima disso, só na furadeira de coluna ou bancada.
  • 20/08/2006, 04:57
    Alessandro Henrique
    Citação:

    Só que deve haver limite de espessura da chapa ou o parafuso estoura.
    :concordo: Para tudo existe um limite e com esta ferramenta nao seria diferente. Existe um limite para a espessura, para o material e para o tamanho de furo a ser aberto na chapa (Seccao). Quando utilizei, abri um furo em chapa 18. Os kits normalmente abrangem ate 2,5" de diametro. Para maiores esforcos, existe o vazador/estampo com acionamento hidraulico.
    Esta ferramenta eh amplamente utilizada na industria justamente por nao requerer tantos cuidados quanto a serra-copo. Esta, precisa estar corretamente posicionada, com rotacao e pressao correta e acompanhada de fluido de corte.

    Sds.
  • 20/08/2006, 11:24
    leopoldo
    Aproveitando e esclarecendo:
    chapa espessura(mm)
    26..... 0,5
    24..... 0,6
    22..... 0,75
    20..... 0,19
    18..... 1,2
    16..... 1,5
    14..... 1,9
    13..... 2,25
    12..... 2,65
    09..... 3,75
    1/8"....3,0
    08..... 4,25
    3/16"..4,75
    1/4"... 6,3
  • 20/08/2006, 12:38
    ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
    Furar painel do CJ5 par instalar Relogios
    Valmor, serra-copo da Starrett de 2.1/16" (52 mm) para metais. Velocidade de corte 165 rpm. Preço cerca de R$50. Mas antes de furar, veja se atrás do painel não existe algo que atrapalhe (como reforços, suportes, etc). Sugiro que faça um cabarito em cartolina no tamanho do painel onde você deve marcar a posição de todos os mostradores. Você faz isso numa mesa, desenhando com compasso os furos (não só dos relógios como das chaves) e corta com tesoura ou vazador. Coloque o gabarito no painel e veja se a posição é adequada. Desse modo você não vai se arrepender depois. O gabarito não serve para furar, apenas para mostrar como vai ficar e marcar a posição aproximada. Marque os centros com uma caneta de ponta porosa e fina (tipo CD Marker da Faber-Castell). Retire o gabarito. Com a mesma caneta e uma régua, trace uma linha fina e com cuidado marque os centros definitivamente. Agora, peça que alguém segure um batente de madeira dura por trás do painel e com um punção de centrar martele os pontos. Faça um furo piloto de 1,5 a 2 mm (a broca que vem com a serra-copo é de 1/4" ou 6,35 mm e se não fizer o furo piloto vai descentrar). Pode furar! Apenas observe a rotação baixa. Outra sugestão seria uma chapa espelho retangular onde você coloca todos os instrumentos e chaves. Faz um furo retangular no painel, menor que a chapa espelho, de modo que possa prendê-la com 4 a 6 parafusos (rosca soberba). Se for bem acabado, este espelho proporciona um bom aspecto e vai facilitar na ligação e reparos de todos esses componentes, além de deixar uma janela para instalar o chicote. Este sistema é usado nos carros militares.
  • 20/08/2006, 12:57
    valmor
    Obrigado Alexandrino , por mais uma aula !!!!!

    []´s
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