x
Convex Datacenter
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 30
  • #13
    Usuário
    Entrada
    24/02/2010
    Idade
    49
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0



    Quer dizer que se eu acionar a alavanca da tração 4x4 e não ligar a roda livre, de nada vai adiantar?
    O sinistro que para eu tirar o meu CJ5 da garagem, a rampa é bem íngreme e bichano reclama muito para subir, na verdade nem sobe. Aí eu aciono a p... toda, e ele sobre igual a um trator, mas não aciono nada nas rodas, ela continua marcando 4x2. Eu estou fazendo errado?

  • #14
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    57
    Posts
    1,322
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por fabricio teco Ver Post
    Quer dizer que se eu acionar a alavanca da tração 4x4 e não ligar a roda livre, de nada vai adiantar?
    O sinistro que para eu tirar o meu CJ5 da garagem, a rampa é bem íngreme e bichano reclama muito para subir, na verdade nem sobe. Aí eu aciono a p... toda, e ele sobre igual a um trator, mas não aciono nada nas rodas, ela continua marcando 4x2. Eu estou fazendo errado?
    Bom dia prezado ! pelo que entendi acontece o seguinte : sua roda livre eh manual e voce deixa ela desligada, aciona a alavanca de tracao para tras engatando o carda dianteiro e habilitando o engate da reduzida, aciona a alavanca de reduzida para frente, ai consegue subir a rampa . . . foi o que eu entendi quando disse : Aí eu aciono a p... toda, e ele sobre igual a um trator, se for isso mesmo voce esta usando so a reduzida, sem tracao dianteira.

    Fiz isso varias vezes para manobrar em baixa velocidade, a um tempo atras no dia em que fui instalar a ignicao eletronica no CJ58 da minha exposa, o distribuidor dela pifou de vez, na realidade isso apressou a instalacao, o carro ficou parado em frente a minha casa e eu engatei a reduzida e manobrei o Jeep no arranque cerca de 40 metros e subindo uma rampa de uns 30% para chegar na garagem, para o motor ficar mais leve eu tirei as velas e parei umas duas vezes para descansar o motor de arranque, sem problema nenhum e sem descarregar a bateria, afinal aquela corrente enorme na partida eh em funcao do peso do motor . . . um abraco !

  • #15
    Usuário Avatar de faustoangelini
    Entrada
    19/09/2005
    Local
    Carapicuiba/SP
    Idade
    52
    Posts
    86
    Agradecimentos: 0
    Fabricio,

    Também sugiro voce revisar a roda livre para ter certeza que ela está acionando, pois senão, quando mais voce precisar, vai descobrir que o diferencial dianteiro está parado e não vai ter tração para sair de uma "encrenca"...

    Veja também se o antigo dono não trocou a relação dos diferenciais para uma mais "longa" pois algumas pessoas fazem isso para ganhar velocidade em estrada e no barro fica "xoxo".

    Mais uma: cuidado se voce está acionando a reduzida somente em 4x2, pois todo o torque está indo somente para o conjunto traseiro, quando na verdade deveria estar dividido entre frente e tras... num tranco maior pode estourar alguma coisa na traseira.

    Boa sorte e boas trilhas...

    Fausto

  • #16
    Usuário Avatar de RODFRAGA
    Entrada
    17/04/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    101
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, estou em busca de meu primeiro 4x4 e tenho uma duvida sobre roda livre. Se no CJ5 ( viatura que estou olhando ) pode ter a tracao nas 4 rodas acionada através de uma alavanca interna e quando ela não está acionada a viatura esta funcionando 4x2, porque ter a roda livre? Parece-me um item desnecessário. Desculpem a ignorancia no assunto, mas quem não pergunta não aprende

  • #17
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por RODFRAGA Ver Post
    Pessoal, estou em busca de meu primeiro 4x4 e tenho uma duvida sobre roda livre. Se no CJ5 ( viatura que estou olhando ) pode ter a tracao nas 4 rodas acionada através de uma alavanca interna e quando ela não está acionada a viatura esta funcionando 4x2, porque ter a roda livre? Parece-me um item desnecessário. Desculpem a ignorancia no assunto, mas quem não pergunta não aprende
    Fala Rod

    Seguinte...

    Considere que a roda livre tem esse nome justamente para quando desligado o 4x4 vc pode desativar todo o sistema de coroa e pinhào (aquelas engrenagens que ficam dentro da bolota do diferencial sabe?). Desligado o conjunto o carro tem menos 1 diferencial a caregar ou "empurrar", economiza combustivel e as peças desse conjunto.

    Alguns cj5 tem o sistema de roda livre automático (não necessitando mexer nas rodas), porém o sistema é muito precário e perigoso de soltar quando vc está em pleno obstáculo, o que faz com que quase 100% dos amantes de offroad utilizem o sistema manual pra ter CERTEZA que ativou ou desativou o conjunto dianteiro...
    Imagina no meio de uma descida vc utilizando o "freio motor" com 4x4 e reduzida e simplesmente parte desse "freio" se solta (o diferencial dianteiro no sistema automatico falha e solta a dianteira) é ruim... dependendo do caso... é péssimo!!!

    Em tempo não há nenhum problema em manter o sistema manual ativado quando vc entrou numa estrada de terra e nos deslocamentos de trilha, apenas o carro será mais gastão de combustivel e vai desgastar as peças dianteiras na mesma proporção que as do eixo traseiro.

    Alguns veículos mais novos tem o sistema pneumático (ou seja é automatico no acionamento da tração pelas alavancas ou botão) ou simplesmente usam travados acionados o tempo todo como a Ranger, o que ocasiona maior consumo...

    Ou seja o sistema manual serve basicamente mais quando vc vai utilizar o carro na cidade e nas estradas de asfalto em deslocamentos grandes, onde não será necessário ativar o 4x4 devido a velocidade mais alta e etc...
    Já em uma rua de terra que for quando sabe que vai entrar na lama e etc ative o sistema de roda livre travando os cubos e esqueça-os assim para não correr risco de empolgado na hora H esquecer e passar em 4x2!

    Em tempo com o sistema ligado você tb aquece mais o conjunto dianteiro do veículo e a caixa de transferencia também...

    abraços
    PS - pergutne sempre, pesquise sempre tb, não existe pergunta ruim só resposta ruim!!!

    Acho que vc vai de roda livre manual agora

    fotos:

    Sistema automático:


    Da nekarth mesma fabricante do bloqueio Kaiser

    e manual:


    da AVM que tb tem linha automática...
    4X4 Brasil

  • #18
    Citação Postado originalmente por RODFRAGA Ver Post
    Pessoal, estou em busca de meu primeiro 4x4 e tenho uma duvida sobre roda livre. Se no CJ5 ( viatura que estou olhando ) pode ter a tracao nas 4 rodas acionada através de uma alavanca interna e quando ela não está acionada a viatura esta funcionando 4x2, porque ter a roda livre? Parece-me um item desnecessário. Desculpem a ignorancia no assunto, mas quem não pergunta não aprende
    Rod, é bem assim como Rubens sabiamente falou.

    Se você não tiver roda livre, mesmo que a alavanca interna esteja em 4x2, o diferencial dianteiro vai girar, as peças se desgastam mesmo não fazendo tração nenhuma.

    Com a roda livre, você poupa teu equipamento e só usa ele quando realmente precisar.


    Eduardo
    CJ5 58 - Bola de Neve

  • #19
    Usuário Avatar de RODFRAGA
    Entrada
    17/04/2010
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    101
    Agradecimentos: 0
    Entendi.......eu achava que quando a alavanca estava em 4x2 todo sistema parava de funcionar na parte frontal, por isto nao entendia a utilização da roda livre......Para mim este sistema só deveria ser utilizado em carros full 4x4....Valeu pessoal...

  • #20

    limite velocidade 4x4

    Bom dia,

    Tenho uma curiosidade que está ligada a questão da tração.

    Os Cjs, pelo que lembro tem limite de velocidade de 4x4 bem baixo, acho que é 40 km, sendo que os carros mais modernos tem limites mais altos.

    Essa limitação se deve à caixa de reduzida utilizada no jeep, a caixa de marcha ou algum outro elemento que pode ser danificado com o 4x4?

    []´s

  • #21
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por OPC+JR Ver Post
    Bom dia,

    Tenho uma curiosidade que está ligada a questão da tração.

    Os Cjs, pelo que lembro tem limite de velocidade de 4x4 bem baixo, acho que é 40 km, sendo que os carros mais modernos tem limites mais altos.

    Essa limitação se deve à caixa de reduzida utilizada no jeep, a caixa de marcha ou algum outro elemento que pode ser danificado com o 4x4?

    []´s
    Acredito que um dos motivos seja a presença de buchas de bronze na porção final do semi-eixo dianteiro, próximo as cruzetas do munhão. Buchas de bronze geralmente não se dão bem com altas velocidades!
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #22
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por OPC+JR Ver Post
    Bom dia,

    Tenho uma curiosidade que está ligada a questão da tração.

    Os Cjs, pelo que lembro tem limite de velocidade de 4x4 bem baixo, acho que é 40 km, sendo que os carros mais modernos tem limites mais altos.

    Essa limitação se deve à caixa de reduzida utilizada no jeep, a caixa de marcha ou algum outro elemento que pode ser danificado com o 4x4?

    []´s
    Não é o eixo (apesar dele tb ser um fator limitante) e é sim cambio + t-case, o superaquecimento dela, as engrenagens que não foram bem projetadas para suportar o esforço continuo em maior velocidade resulta no 40km/h, na prática dá pra passar um pouco pois ninguém mantem 40km/h o tmepo todo, alémd e ser uma medida de segurança imposta na fabrica...

    Porém os Trollers, Rangers e etc já conseguem maiores velocidades, t-case diferente, usam correntes menos barulhentas, aquecem menos etc etc...

    Mas sinceramente andar em 4x4 acima de 40km/h melhor colocar em 4x2 mesmo, num vai fazer tanta diferença eu creio andar a 60km/h em 4x4 que em 4x2 nàor esulte no memso desempenho eu ahco

  • #23
    Usuário
    Entrada
    18/03/2009
    Local
    mambore/PR
    Posts
    1,611
    Agradecimentos: 2
    Também não vejo motivo nenhum pra se andar correndo com um Jeep com a tração engatada.

  • #24
    É eu também imagino que a limitação se deve ao cambio.

    Ainda em tempo, a dúvida era apenas técnica mesmo, caso alguem tenha curiosidade, não penso em andar acima dessa velocidade com o 4x4 ligado.

    []´s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bloqueio tração - TR4
      Por MINTAO no fórum Mitsubishi
      Respostas: 58
      Última resposta: 02/04/2017, 08:04
    2. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    3. Como usar a Tração 4x4
      Por músico no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 26/12/2008, 18:10
    4. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade