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Hybrid View

  • #1

    Shimmy após lubrificação




    Este sábado levei o Jeep para lavar por baixo, bater óleo nos feixes e depois engraxar tudo que precisava, porém ao sair com ele, em qualquer buraquinho que passo volta o shimmy, antes ele já tinha esse problema e após trocar todos os terminais de direção (que estavam bem estragados) o problema parou.

    Uma coisa que percebi é que só tive problemas com shimmy depois que troquei os jumelos e arqueei os feixes de molas, com os jumelos originais nunca deu problema, os novos são do mesmo tamanho, mas sempre li sobre buchas de jumelos de poliuretano, etc, mas no meu não tem, assim reparei que na dianteira como os jumelos são mais largos que o feixe de molas ao virar o voltante vejo o feixe de mola deslizar de um lado ao outro do jumelo, será que é isso que está causando o shimmy no meu jeep? Agradeceria se alguem enviasse fotos de como é a montagem dessas buchas de poliuretano no jumelo do jeep e como faço essa instalação. Obrigado.

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
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    folga

    Dentre os fatores que causam shimmy, essa folga está inclusa.

    Você tem de calçar lateralmente os jumelo de forma a que eles não joguem de um lado para o outro.

    Já ví esse assunto descrito em algum lugar deste forum recentemente.

    Dê uma olhada.

  • #3
    leopoldo

    Eu andei lendo os outros posts sobre shimmy, só não entendi o procedimento para desmontar os jumelos, será que consigo fazer isso por conta própria (ferramentas eu tenho), desparafuzar só a parte que prende os feixes, colocar as buchas e montar novamente?

    Não queria levar no mesmo moleiro pois da primeira vez que levei ele lá os caras montaram o cabo do freio de mão errado e na segunda quebraram um dos caninhos de freio, soldaram suja e porcamente deixando ele entupido e nem me falaram nada do acontecido.

    Ou alguém poderia me indicar um moleiro de confiança de preferencia aqui na zn Sul (moro no jabaquara).Mas ainda assim prefiro fazer o servico por mim mesmo.

    Obrigado.

  • #4
    Banido
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    Fala ai Doug, blza?

    Não gasta grana com isso não, vc só vai precisar das chaves certas.

    Apoia o macaco no chassi, só pra quando vc soltar tudo e o jeep não ir pro chão, não pode ser no eixo, tem que ser no chassi, depois vc solta as porcas dos grampos que prendem o eixo aos feixes de mola, assim fica mais fácil de se trabalhar, pode descer o jeep um pouco no macaco de modo que o feixo de molas fique um pouco mais baixo que o eixo, assim vc tem mais espaço pra trabalhar.

    Depois de tudo bem apoiado com os cavaletes pra não cair o jeep sobre vc, solte as porcas do jumelo, tire o jumelo fora, se precisar da umas pancadinhas com uma madeira, depois vc tira as buchas velhas com umas pancadas e coloca as de poliuretano, depois é só colocar o jumelo no lugar novamente do mesmo jeito que estava antes de soltar, aperte bem as porcas do jumelo, levante um pouco o jeep com o macaco de modo que o furo que tem no apoio do eixo se alinhe com o pino central do feixo de molas.

    Depois do feixo de mola encaixado direitinho no eixo é só colocar os grampos e apertar bem as porcas. Depois de tudo no seu devido lugar pode baixar o jeep e dar umas voltas.

    Depois me conta se parou de dar pau na bagaça.

    Abração

  • #5
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    Doug,

    Só uma coisa ! ! ! ! ! Essas pancadas que o nosso amigo falou, pode significar uma PANCADONAS COM UMA MARRETA DE 5 KG se as buchas originais estiverem emperradas. Dependendo do caso saem somente na base do maçarico ! ! ! !

    Para que vc possa retirar as buchas (caso estejem emperradas e digo super emperradas) vc precisará de um ponteiro da mesma medida interna do suporte dos jumelos que fica preso no chassi do jeep. Ae é só vc pegar a marreta de 5 KG, um par de luvas de raspa e botar força na danada ! ! ! Se vc tiver como fazer em duas pessoas, peça para que seu colega faça um calço no lado contrário que vc estiver batendo, para que não entorte o suporte do jumelo/mola.


    MUITO BOA SORTE E ANTES DE MECHE REZE MUITAS AVE MARIA E MUITOS PAI NOSSO para que não esteja emperradas as buchas ! ! ! !


    sds

  • #6
    Só para ter certeza de que estamos falando da mesma coisa, eu fiz um esquema de como está a situação atual e o que pretendo fazer:

    Na fig 1 mostra como está montado hoje, na fig 2 mostra o que acontece com os feixes de mola quando eu passo num buraco ou esterço a direção, ele se movimenta de um lado para o outro dentro do jumelo e na 3 mostra as buchas instaladas (me baseei que é assim apenas analisando o formato delas, não tenho certeza disso) e com essa historia da marreta veio a pergunta, eu tenho que substituir akela bucha central por onde passa o parafuso e colocar tudo novo ou só acrescentar aquelas amarelinhas na lateral? Ou num tem nada haver?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -jumelo_680.jpg  

  • #7
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    Grande Doug,

    Tanto a bucha que está na mola mestra quanto a que ficar no suporte precisam ser retiradas, senão vc não consegue colocar as buchas de PU ! ! !

    De qualquer forma, tente primeiro ! ! ! !


    Eu, particularmente faria uma cotação num moleiro. Se vc quiser, posso te passar dois telefones de dois moleiro que ficam do lado de casa (ZS)


    Posto de molas Albuquerque 5666-5250
    Posto de4 molas do Alemão 5666-5345

    Este posto de molas do alemão tem um serviço muito mais profissional do que o Albuquerque, inclusive o forte deles é desempenamento de chassi a frio ! ! !

    Estou reformando meu CJ em casa e fiz o acerto do chassi com eles. Ficou DEZ ! ! ! !

    SDS

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
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    MARRETA????

    Citação Postado originalmente por DougBRSP
    leopoldo
    Eu andei lendo os outros posts sobre shimmy, só não entendi o procedimento para desmontar os jumelos, será que consigo fazer isso por conta própria (ferramentas eu tenho), desparafuzar só a parte que prende os feixes, colocar as buchas e montar novamente?Obrigado.
    Sim, é perfeitamente possível, com ferramentas convencionais, porém tem que tomar um pouco de cuidado.

    Para que o feixe não caia, coloque um macaco sanfona entre o eixo e o chassis, ou melhor, o batente da mola.

    Levante pouco a pouco, para aliviar a carga sobre o jumelo.

    Quando o jumelo estiver livre, ele sai na BOA.

    Mas eu usaria dois, um em cada feixe para não torcer e travar a rosca dos jumelos.

    Esqueçe a marreta para a remoção do jumelo, isso é coisa de principiante e só vai ajudar a entortar alguma coisa ou trincar o chasssi.

    NUNCA USEM MARRETA como se fosse para pinar trilhos de trem PARA REMOVER as buchas ou jumelos para NÃO TRINCAR O CHASSIS.

    Uma marreta pode ser usada BEM DE LEVE na montagem do jumelo original com buchas de borracha.... BEM DE LEVE.

    Agora,

    Se você tiver o jumelo do tipo antigo, de bucha metálica, tem que fazer uma ferramenta especial, um sacador de rosca.

    ESQUECE a MARRETA E O MAÇARICO.

    Isso é, de novo, coisa de principiante e só vai estragar o jeep.

    AGORA SOBRE ESSA DE SOLDAR O CANO DO FREIO.....

    Você devia dar queixa na polícia. Isso poderia ser considerado tentativa de assassinato. Está além da irresponsabilidade.

    Põe o nome/endereço desses IMBECÍS na área para ninguém mais se arriscar.

    Bom, também espero que voce já tenha trocado o cano do freio.

  • #9
    Eduardo, esses moleiros que vc passou são em que bairro? Para mim quanto mais perto de casa melhor pois qualquer desnível no asfalto já causa o shimmy e tá quase impraticável dirigir o jeep.

    Leopoldo, as buchas do meu jumelo são metálicas, valeu pelas dicas. Realmente esse moleiro fez uma puta sacanagem, uma coisa era o cara ter quebrado o caninho, soldado e me avisado o ocorrido para que eu pudesse voltar pra casa e providenciar a troca, mas nem isso ele fez, só fui perceber o estrago qdo cheguei em casa e tenho que pisar mais forte em uma curva e para minha surpresa o jeep só freou a roda direita e quase fui parar em cima da calçada, fique despreocupado que a primeira coisa que fiz foi providenciar um caninho novo, trocar, sangrar.. etc.. o telefone fiz questão de esquecer, mas o nome é Molas Fachinni, fica na Av. Eng. de Armando Arruda, não recordo o número, e os caras se afirmam como especialistas em molas de caminhão, ônibus e jeeps!


    Mais uma dúvida, eu arrancando a bucha metálica, é só colocar as de PU e montar de novo? Ou tenho que trocar o parafuso também, depois dessa troca tenho que continuar engraxando da mesma forma que antes?

  • #10
    Só uma coisa que esqueci, Leopoldo, vc diz para colocar o macaco sanfona entre o eixo e chassi para liberar o peso sobre o jumelo, dessa forma eu não precisarei içar o chassi? Digo, tenho que levantar o chassi e apóiá-lo sobre cavaletes ou apenas com os macacos posso fazer o serviço?

  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
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    jumelos

    Desde que não se destrua o suporte de jumelo na remoção,

    deveria ser como colocar os jumelos com buchas de borracha.

    Só remover as buchas de metal e pronto.

    Mas como eu mencionei, as bandidas só saem com o sacador de buchas.

    Bom, você pode tentar removê-las com um parafuso allen de rosca fina de uns 14 mm com o dobro do comprimento da bucha, umas arruelas bem grossas, um pedaço de cano que seja maior qua a bucha e um outro pedaço de cano um pouico menor que a bucha.

    Conforme voce aperta o parafuso no arranjo, puxa a bucha para fora.

    Não tenho um desenho ou esquema. Você consegue entender como seria?

  • #12
    Banido
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    Ai Doug, se seu jeep ta tão ruim assim é melhor vc fazer em casa, não é difícil de fazer, na hora vc vai ver que toda ação é muito lógica, não precisa de nenhuma puta ferramenta, vc pode se virar com oq tem em casa, e se não faz muito tempo que mexeram nas suas molas provavelmente não vai ser tão duro de tirar as buchas.

    Nosso amigo Leopoldo sabe muito bem que qq um com o mínimo de ferramentas em casa pode fazer isso, só que nunca use marreta, sempre que precisar bater use algo de madeira ou bata bem de leve com um martelo, vc não ia querer estragar um chassis, feixe de mola, base de fixação do feixe, entortar um parafuso... e se vc pode ter certeza, que quando mais pancadas vc der pra tirar, mas pancadas serão necessarias pra colocar. Nunca bata na ponta de parafusos com um material mais duro que ele, vc nunca mais vai conseguir enrosquear ele.

    Dica, nunca use graxa na ponta dos feixes dos feixes, a graxa ajuda a grudar todo tipo de sujeira nos feixes e aquela mistura de pó e graxa vai moer tudo que entrar em contato.

    Espero não ter esquecido nada

    []'s

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