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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
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    08/09/2003
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    Bobina aquecendo, motor BF




    Olá pessoal,

    Antes que alguém diga alguma coisa, fiz uma pesquisa no forum e as respostas que encontrei, não foram satisfatórias, por isso resolví abrir este tópico.

    Quando ligo o jeep (motor BF, ignição normal) o motor funciona normalmente, porém quando o mesmo aquece, começa a falhar e a Bobina tá esquentando tanto que não dá nem pra colocar a mão nela.

    A princípio achei que fosse o bobina e fiz um teste colocando outra bobina nova....ficou a mesma coisa....vinte minutos tava fervendo.....Como informação, acabei de reformar todo o jeep, inclusive fiz todo o chicote novo, cabos de vela novos (bosch), tampa do distribuidor novo, rotor novo, bobininha de dentro do distribuidor nova, platinado novo, velas novas, bateria nova (70Ah), motor de arranque revisado. A bobina que estou usando é a Bosch Azul, que segundo os entendidos é pra alta amperagem.......outra informação, troquei o alternador original do motor por um do Tempra (90 A).

    Aguém tem alguma sugestão ou idéia do que possa ser......não consigo andar com o jeep por causa disso.

    Agradeço a todos antecipadamente pela ajuda.

    Abraço,
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #2
    posso estar enganado , mas a bobiba bosch q e pra alta amperagem n e a laranja ? era a q eu tinha no carro ...

  • #3
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
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    08/09/2003
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    Olá Santoro,

    Sim, existe uma outra bobina Bosch que é específica para altas amperagens....essa que estou usando, é uma intermediária....não é a normalzinha, mas também não é a Top em se tratando de altas amperagens. Mas a questão não é a Bobina inadequada, pois como disse, coloquei outra normal (e nova) no lugar e aconteceu a mesma coisa......outra coisa, eu não uso ignição eletrônica no jeep, ele está com ignição normal, qualquer bobina, até a de fusca da Marflex, serviria......A coisa é mais complicada! Talvez a instalação, não sei......

    Abraço,
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #4
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    02/06/2004
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    Raphael,
    Existem bobinas de ignicao que necessitam de resistor externo ou fio-resistencia (balast). Verifique se nao eh este o caso.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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    Eixos Dana 44 LSD

  • #5
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
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    Opa, tudo bem Alessandro,

    Cara, já me falaram pra ver isso, por isso deixei o jeep hoje no auto-elétrico pra me dar algum diagnóstico......realmente não sei se eles fizeram com fio resistivo.....mas aí vai umas perguntas......Será que ambas as bobinas testadas por mim necessitariam desta resistência? Será que dei tanto azar assim? Caso eu coloque a resistência externa numa bobina que não precise, isso evitaria que ela se aqueça e por consequência não falharia o motor? Mas indo menos amperagem (por causa da resistência) para a bobina que não necessita desta resistência não afetaria as faiscas nas velas?

    Abraço,
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #6
    Usuário Avatar de Alessandro Henrique
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    Será que ambas as bobinas testadas por mim necessitariam desta resistência?
    Dependendo do modelo sim.
    Para eliminar duvidas, deve-se utilizar a bobina que o fabricante recomenda.
    Existem modelos que necessitam de resistencia externa e outros nao. A utilizacao de resistencia em uma bobina que nao requer este artificio, acarretara em uma faisca de menor intensidade. Desta forma, bobinas que necessitam do resistor e estiverem instaladas sem o mesmo, aqueceram demasiadamente o que reduz sua vida util.
    Outro detalhe: verifique o estado do condensador.

    Sds.
    CJ5 1976 - 6zão
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    Eixos Dana 44 LSD

  • #7
    Usuário Avatar de Fornara
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    Minha F-75 tem este mesmo problema e meu BF tá com platinado. Já tentei de tudo, mas agora lendo este tópico vou tentar colocar esta resistencia num eletrecista para ver se é isso. Hoje comprei uma bobina Marflex(MB.924039) de cor amarela recomendada para motores com platinado (R$ 30,00). Minha F esteve em todos os bons mecânicos da cidade e nenhum conseguiu resolver o problema. Agora sei que o problema não é mecânico e sim elétrico!! Abraço a todos

  • #8
    Citação Postado originalmente por Fornara Ver Post
    Minha F-75 tem este mesmo problema e meu BF tá com platinado. Já tentei de tudo, mas agora lendo este tópico vou tentar colocar esta resistencia num eletrecista para ver se é isso. Hoje comprei uma bobina Marflex(MB.924039) de cor amarela recomendada para motores com platinado (R$ 30,00). Minha F esteve em todos os bons mecânicos da cidade e nenhum conseguiu resolver o problema. Agora sei que o problema não é mecânico e sim elétrico!! Abraço a todos
    Amigo, se vc não está utilizando bobina KW não precisa de pré-resistência. Se coloca-la, só vai fazer sua bobina comum desenvolver uma centelha mais fraca.
    Sua F75 usa que tipo de distribuidor? é original a platinado ou adaptado com sistema indutivo?

  • #9
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    Olá.

    Não me consta que sistema baseado em platinado utilize resistor/resistência/fio-resistivo em série com o primário. Não é impossível que haja algum assim, mas não seria de se esperar. A intrudução de um resistor vai enfraquecer a centelha, conforme o Rafaminc já disse, e isso vai prejudicar o funcionamento do motor, especialmente quando estiver fazendo mais força.
    Ocorrem duas causas que, isolada ou conjuntamente podem levar a esse efeito:
    - ângulo de permanência (muito) maior do que o devido. Sem que ninguém mexa no platinado, o ângulo de permanência vai aumentando pelo próprio desgaste do platinado;
    - tensão de alimentação mais alta do que tem que ser. Um problema no regulador de voltagem pode fazer isso.

    Note, não sugeri que troque platinado, regulador de voltagem, alternador, condensador, bobina nem nada! O certo é fazer as medições necessárias para detectar a(s) origem(ns) do problema.

    Boa sorte ai!
    -
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #10
    Usuário Avatar de avs
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    Citação Postado originalmente por sraposo Ver Post
    Olá.

    Não me consta que sistema baseado em platinado utilize resistor/resistência/fio-resistivo em série com o primário. Não é impossível que haja algum assim, mas não seria de se esperar. A intrudução de um resistor vai enfraquecer a centelha, conforme o Rafaminc já disse, e isso vai prejudicar o funcionamento do motor, especialmente quando estiver fazendo mais força.
    Ocorrem duas causas que, isolada ou conjuntamente podem levar a esse efeito:
    - ângulo de permanência (muito) maior do que o devido. Sem que ninguém mexa no platinado, o ângulo de permanência vai aumentando pelo próprio desgaste do platinado;
    - tensão de alimentação mais alta do que tem que ser. Um problema no regulador de voltagem pode fazer isso.

    Note, não sugeri que troque platinado, regulador de voltagem, alternador, condensador, bobina nem nada! O certo é fazer as medições necessárias para detectar a(s) origem(ns) do problema.

    Boa sorte ai!
    -

    Pessoal, tive exatamente o problema previsto acima: Depois de colocar uma resistor, o motor começou a falhar. Eu coloquei pq a bobina estava esquentando.
    Abaixo as fotos do resistor e da saída do Ignição eletrônica.

    Bobina aquecendo, motor BF-dsc00809.jpgBobina aquecendo, motor BF-dsc00811.jpg


    O que se deve fazer então, para não esquentar a bobina? Ou deixo como está e vou tentar agora regular o motor para trabalhar com uma faísca menos potente? queria um direcionamento dos nobres colegas...

    Afonso.
    Afonso

  • #11
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    17/11/2011
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    r. pombal/BA
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    olá,
    sou novo 4x4 brasil, porem tenho um jeep cj5 a + de 5 anos, mas só agora ( meses) venho me interessando em arrumá-lo, já gastei $$$$ em peças 4x4, estou com uma duvida, quero instalar uma conta giros e observei que alguns jeep têm duas bobinas instaladas!!! melhora em que duas bobinas? o meu jeep ta com bf 6 cl. se puder ajudar agradeço.

  • #12
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    10/07/2004
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    AVS,

    Um sistema com ignição eletrônica do tipo mais simples (esse da 'caixinha prateada' da Bosch é um exemplo disso) mantém o primário da bobina energizado por mais tempo do que seria necessário nas rotaçÕes baixas, mas isso se deve a uma limitação do equipamento, que precisa garantir uma boa centelha em rotação alta. Assim, neste sistema a bobina trabalha mais quente do que poderia, mas isso não significa que ela fique 'pelando de tão quente'. Qual temperatura o invólucro da bobina atinge?
    Temperatura da bobina está relacionada à corrente que circula em seu primário. Considerando ESTE sistema de ignição, quanto menor a resistência do primário, maior a tensão de alimentação e menor a resistência em série com o primário da bobina, mas ela (bobina e o módulo de ignição) ficará quente. Introduzir um resistor em série (no caso de ele não ser especificado para existir) ou aumentar a sua resistência é uma maneira resolver um problema porém criando outro.
    Note que fiz referência a 2 outros fatores que podem, sozinhos ou simultaneamente, estarem resultando em maior temperatura da bobina (supondo que ela realmente esteja ficando mais quente do que o esperado): "menor resistência do primário" e "maior a tensão de alimentação". Isso significa que se estiver em uso uma bobina com resistência de primário MENOR do que a que deveria ser e/ou se a tensão de alimentação estiver ACIMA do padrão, vai acontecer aquecimento anormal da bobina. Repito o que disse em mensagem anterior: somente MEDINDO-SE as grandezas e ANALISANDO-SE o cenário pode-se determinar com MENOR custo de tempo e dinheiro a(s) causa(s) de um problema. O método do troca-troca pode ser muito custoso e, pior, não resolver o problema. Sugiro levar o carro a um bom profissional, daqueles que usam e sabem usar um multímetro, coisa que está ficando cada vez mais rara.
    Por enquanto, AVS, você pode:
    - tentar certificar-se de que a bobina que está em uso é realmente a indicada para uso com este módulo;
    - verificar se a tensão de alimentação está dentro da faixa esperada, ESPECIALMENTE em rotação MENOSO BAIXA, já que medir a tensão em marcha lenta não é útil para se verificar o funcionamento do regulador de voltagem.

    Abraços e boa sorte!
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

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