x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: Calços de PU

  • #1
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1

    Calços de PU




    Salve, pessoal!

    Logo quando peguei o Bacardi, abri a caixa de ferramentas para ver o que tinha dentro. Para minha surpresa, estava cheia de peças de reposição; algumas úteis, outras nem tanto. 8)

    Duas delas, porém, me chamaram a atenção. Eram dois calços de PU de reserva. Até aí nada demais. Entretanto, quando fui manuseá-los, percebi que estavam duros e ressecados. Achei estranho, principalmente, por serem de um material teoricamente mais durável que a borracha.
    Peguei um deles e, ao tentar dobrá-lo, o mesmo se partiu como se fosse de vidro.

    Naquele mesmo instante olhei para o jipe e, infelizmente, tive a "grata" surpresa de ver que todos os calços eram iguais àquele que estava fragmentado em minha mão. Fui verificar de perto e... Putz, não deu outra. Todos estragados!

    Acho que a foto dá para mostrar o que sobrou dos tais calços de PU...

    Daí eu me pergunto, será que o material utilizado nesses calços era mesmo PU, como informaram ao ex-dono no momento em que ele os comprou?

    Sei não...

    Bom, pelo menos agora o Bacardi está com calços novos de borracha. Deu um bom trabalho trocá-los sozinho, mas ficou bom que só!


    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cal_os.jpg  
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #2
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    calços

    Não se preocupe, você não é o único a sofrer deste mal.

    As buchas de PU do meus rancho 9000 estão virando pó também.
    E olha que são dos EUA.

    Mas esse material dos seus coxins, podem ser de nylon, embora a aparência seja de PU.

  • #3
    Moderador Avatar de Luiz Claudio
    Entrada
    10/04/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    42,691
    Agradecimentos: 0

    Re: calços

    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Mas esse material dos seus coxins, podem ser de nylon, embora a aparência seja de PU.
    Leopoldo e Markito,

    Existe algum meio fácil de distinguir uma bucha ou um calço de PU dos de nylon ou de materiais similares???
    Pergunto isso porque, depois de ler o relato do Markito, acho que deve ter muita gente levando gato por lebre...

    []'s

  • #4
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1

    Re: calços

    Citação Postado originalmente por Luiz Claudio
    Citação Postado originalmente por leopoldo
    Mas esse material dos seus coxins, podem ser de nylon, embora a aparência seja de PU.
    Leopoldo e Markito,

    Existe algum meio fácil de distinguir uma bucha ou um calço de PU dos de nylon ou de materiais similares???
    Pergunto isso porque, depois de ler o relato do Markito, acho que deve ter muita gente levando gato por lebre...

    []'s

    Olá, Luiz e Leopoldo! Tudo bem com vocês?!

    Pode perecer brincadeira, mas eu só consigo distinguir uma bucha de Nylon de outra de PU pelo tato. E isso quando estão novas, pois, do contrário, fica difícil!

    Nesse sentido, o PU é mais sedoso, lembrando uma borracha escolar daquelas bonitonas de apagar lápis. Já o Nylon é mais liso e "duro", se assemelhando àquele material plático das maquetes da Revell.
    É claro que isso é quase inexplicável por se tratar de sensações pessoais, ou seja, é como explicar a saudade, por exemplo.

    Mas, no mundo real, uma coisa que ajuda na identificação do PU é a sua coloração, que tem relação direta com a dureza (vou procurar a escala para colocar aqui).

    Quanto ao Nylon, eu não estou bem certo se existe alguma relação entre a cor e a dureza. Até porque, só encontrei à venda barras da cor branca e preta. O que eu sei é que o material dessas barras é duro pacas, o que, ao meu ver, não se presta à fabricação de coxins ou peças que precisam de uma certa "maciez" para trabalhar.

    Voltando ao PU, há muito ouvi falar que aquelas buchas de PU injetável não prestavam por apresentar com freqüência bolhas de ar em seu inteiror, o que ajuda a destruí-las. Além disso, pode ser que aquelas do Bacardi tenham sido fabricadas com material de segunda e tenham sido expostas a algum óleo de mamona durante sua "ibernação garagística".

    Enfim, jamais terei certeza!!!

    Só sei que a borracha, apesar de não durar tanto quanto o PU (será mesmo? ), é bem mais macia e mais recomendada em se tratando do coxins. Ou não?


    Abraços "caetaneando",
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5

    PU ou nylon

    Mas é bem por aí mesmo.

    Eu só conheço o nylon preto ou branco.

    Já o PU tem verde, amarelo e vermelho, mas são corantes que são adicionados.

    Que eu saiba, pela escala de dureza seria
    amarelo, verde, vermelho, sendo o vermelho o mais DURO.

    Isso deve estar em alguma Norma (ISO, ASTM,.ABNT,....) mas eu não tenho. Alguém tem a norma por aí ???

    Mas por exemplo, as buchas dos rancho são bem moles e são vermelhas.

    A vantagem em usar PU seria não ser afetado pelo Ozonio e produtos derivados do petróleo, como acontece com as borrachas, mas isso é o que dizem.

    Deve ter uma vantagem estrutural também, como ter maoir resiliência ou elasticidade quando comparada cma borracha.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vou trocar eu mesmo os calços da carroceria
      Por cristiano no fórum Jeep Willys
      Respostas: 111
      Última resposta: 13/02/2021, 12:31
    2. Respostas: 64
      Última resposta: 20/06/2011, 13:16
    3. Calços da carroceria da Rural.
      Por dinyursopanda no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 2
      Última resposta: 28/12/2009, 19:28
    4. Respostas: 15
      Última resposta: 29/03/2009, 23:27
    5. CALÇOS PARA GRAND VITARA
      Por thiagobh no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/02/2005, 15:34

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade