Powered by vBulletin

Como colocar Injeção no OHC 2300

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 18/07/2006, 13:45
    Marcelo Godoy
    Quando se faz uma opção pela troca de motor, temos que levar em conta a mão de obra, flanges, câmbio novo (provavelmente!), etc. o que torna o custo muito além dos $ 1.500 (estimado) de um motor novo.
    Prefiro nestas condições optar pela melhoria do motor original, até por que não gostaria de fazer alterações na estrutura do Jeep, sejam calços p/motor ou rebater a parede corta-fogo (por ex.).
    A injeção seria uma solução não tão "radical".
    Claro que mesmo com IE, o BF-161 ainda não é páreo a ponto de se comparar ao GM 6cilindros por exemplo.
    É de acordo com a vontade do dono.
  • 18/07/2006, 13:59
    Marcelo
    Mas em relação ao tópico...

Acho que vale a pena injetar um motor desses se o uso for bastante erosões, inclinações laterais etc. Essas coisas que um injetado se sai melhor que um carburado. Porque se for para simplesmente injetar para não ter carburador, fica com o bura que é melhor. Manutenção mais simples, qualquer problema você arruma com uma chave de fenda, principalmente no meio da trilha.

[s] palpitados,
  • 18/07/2006, 14:37
    p.peleje
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo
    Mas em relação ao tópico...

Acho que vale a pena injetar um motor desses se o uso for bastante erosões, inclinações laterais etc. Essas coisas que um injetado se sai melhor que um carburado. Porque se for para simplesmente injetar para não ter carburador, fica com o bura que é melhor. Manutenção mais simples, qualquer problema você arruma com uma chave de fenda, principalmente no meio da trilha.

[s] palpitados,

Concordo qdo se fala que não é apenas o valor do motor, qdo se fala em adaptações de motores, porém dependendo do motor escolhido não se gasta tanto assim, se não for necessário trocar câmbio ou mais alguma coisa o valor nem é tão alto, cai mais ainda qdo já existe no mercado flanges prontas para adaptações, vc em certos caso nem precisa de mecânico, alguém com paciência e um tiquinho de conhecimento faz adaptação na garagem de casa em poucos dias. Claro que para motores onde serão exigidos upgrades em toda parte do jeep a brincadeira vai sair cara.

Não concordo qdo se fala que manutenção de motor carburado é mais barata e mais simples. Depois que coloquei motor injetado no meu jeep nunca mais entrei em oficinas para resolver problemas referente a ele, porém qdo ainda tinha carburado, aff maria, dava raiva.

O problema é que na maioria das vezes as pessoas ficam resolvendo problemas provisoriamente, eu mesmo já fiz isso várias vezes, porém já percebi que é melhor esperar, gastar um pouco mais e fazer algo definitivo, ou seja se gasta uma vez só.

BASTA SABER ONDE SE QUER CHEGAR E QTO TEM PRA INVESTIR. OU SEJA BASTA SABER PLANEJAR.

[]s

Peleje
  • 18/07/2006, 14:48
    p.peleje
    Citação:

Postado originalmente por Afonso Carlos
    Moçada é o seguinte aqui em bauru cits o povo já ta meio acustumado, em colocar Injeção nos motor, qualquer motor pode ser adptado, a injeção mais fácil de c trabalhar é a do AP Monoponto.
    A galera Gasta em torno R$ 1.200,00 entre mão de obra, A injeção e seus derivados + flanges e tal.

Abraços.

Outra coisa que não me agrada é a seguinte: vc precisa de manutenção nesse motor, GM151 com injeção monoponto de AP, se vc não manjar muito do que foi feito, vai sempre ficar na mão do cara que fez a adaptação, pq só ele sabe o que foi feito, como foi feito e com o que foi feito. Imagina vc pegar estrada, deslocamento pra trilha algo acontecer e só o bendito que adaptou a monponto sabe mexer, nesse casao vc terá que saber tim tim por tim do que foi feito.

[]s

Peleje
  • 18/07/2006, 15:01
    fontana
    to procurando um sistema pra colocar no meu OHC do Maverick tmb,mas pretendo colocar um sistema multiponto.....ainda não decidi qual vou usar, to pensando na 1avb do santana ou então a monotronic do corsa ou vectra....
    só eu arrumar um sistema completo com modulo e chicote q eu vo coloca no meu OHC....depois o caracol magico.....
  • 18/07/2006, 15:18
    Marcelo
    Citação:

Postado originalmente por p.peleje
    Não concordo qdo se fala que manutenção de motor carburado é mais barata e mais simples.

Peleje,

Deixa dar um problema no meio da trilha, bem naquele sensor. O que vai fazer? Colocar o Raster e verificar onde é o problema no módulo? Ou vai "espetar o notebook e programar a central"?

Lembro que eu tinha um Kadett EFI e tive que trocar um sensor da IE, custou R$ 350 só o sensor. Pelo mesmo preço eu compro um Carburador inteiro, todo ajustado e revisado.

Qualquer coisa que fizer remendos vai ficar dando problemas, seja o que for. Agora, que manutenção de Carbura é mais cara que de IE, nem a pau.

Não estou defendendo carburador, só acho que em determinadas aplicações um é melhor do que o outro e vice-versa.

[s]
  • 18/07/2006, 16:04
    p.peleje
    Citação:

Postado originalmente por Marcelo
    Peleje,

Deixa dar um problema no meio da trilha, bem naquele sensor. O que vai fazer? Colocar o Raster e verificar onde é o problema no módulo? Ou vai "espetar o notebook e programar a central"?

Lembro que eu tinha um Kadett EFI e tive que trocar um sensor da IE, custou R$ 350 só o sensor. Pelo mesmo preço eu compro um Carburador inteiro, todo ajustado e revisado.

Qualquer coisa que fizer remendos vai ficar dando problemas, seja o que for. Agora, que manutenção de Carbura é mais cara que de IE, nem a pau.

Não estou defendendo carburador, só acho que em determinadas aplicações um é melhor do que o outro e vice-versa.

[s]

Hj a maioria dos motores funcionam sem bom parte dos sensores, ficam quadrados, mas funcionam, engana-se quem acha que se der pau num sensor o motor nem liga. Exemplos: atuador da marcha lenta; se bichar a única coisa, que seu consumo vai subir e marcha lenta ficará ruim, porém nada que vc não consegue seguir viagem, sensor de detonação é o mais crítico, porém é o mesmo caso, sonda lambda zuada, o motor liga, fica zuado e vc consegue seguir viagem. Meu motor está sem sensor de velocidade, sem sensor de catalisador e mais um outro que não me lembro agora, e funciona direitinho.

como vc mesmo disse: para achar um problema num injetado basta passar o scanner, trocar o sensor e já era. Agora ficar regulando carbura, sem contar problema com distribuição. AFF. Agora claro, carburado tb vai bem, desde que bem ajeitadinho, porém o mesmo motor carburado e um outro injetado, nem se compara.

Apenas completando para exemplificar que as coisas não são assim tão caras: o sensor mais caro no AP é a sonda lambda que custa por volta de R$150, o restante varia de R$20 a R$100.

[]s

Peleje
  • 18/07/2006, 17:42
    chapolin colorado
    Pessoal vamos com cuidado,
    O motor do Ford Fusion nao tem nada com o OHC e um motor completamente novo da vareta do oleo ao escapamento!
    Injetar um motor, direito, nao e tao simples assim.Existem uma serie de paramentros que os sensores enviam para o modulo de controle que precisam ser analisados pelo modulo para que a quantidade de combustivel seja suficiente para o melhor rendimento.Assim cada vez que um sensor e anulado,seja la qual for, o desempenho (consumo ou potencia)do motor e afetado.Montar em qualquer motor um sistema de injecao monoponto nao e tao complicado assim, agora pergunto como esta o rendimento ( potencia x consumo) deste motor?
    O motor funcionar e uma coisa,mas funcionar com o melhor rendimento e outra bastante diferente!!! Muitas vezes vamos gastar muito para o rendimento do motor ser o mesmo(ou ate pior) que o com um carburador revisado e funcionando dentro das especificacoes!
    Nao estou dizendo que e impossivel montar um sistema multiponto, mas para que este sistema funcione com o melhor rendimento do motor,e necessario muito desenvolvimento e pesquisa,medicoes e dinamometros,etc...o que certamente inviabiliza qualquer sistema de injecao eletronica.
    Para um sistema multi-ponto,que e o sistema que traz melhorias significativas considero impossivel pois os atuais sistemas multiponto trabalham com tantos parametros (ponto de ignicao, temp. do ar de admissao, posicao da borboleta, HEGO sensor ( lambda um dos mais importantes), rotacao, ar condicionado, sensor de batida de pino,etc..) e ainda assim seriam necessarios ajustes no programa que faz o controle do sistema !!!
  • 18/07/2006, 17:57
    chapolin colorado
    Peleje vc mencionou que seu motor esta com tres sensores desligados velocidade, catalisador e um outro.
    Sugiro que volte ao seu mecanico pois vc esta com o motor funcionando com o rendimento bastante prejudicado!!!O sensor do catalisador a que vc se refere e o sensor lambda ( HEGO) ? Se for tome muito cuidado pois este e um dos sensores mais importantes do sistema.E ele que informa ao modulo de comando como esta a mistura (pobre/rica) e o mudulo ajusta a quantidade de combustivel que deve ser injetada.Caso o sensor esteja desligado/quebrado o sistema passa a trabalhar com um valor fixo para a mistura e seu motor pode fundir !!!
  • 18/07/2006, 18:38
    p.peleje
    Citação:

Postado originalmente por chapolin colorado
    Peleje vc mencionou que seu motor esta com tres sensores desligados velocidade, catalisador e um outro.
    Sugiro que volte ao seu mecanico pois vc esta com o motor funcionando com o rendimento bastante prejudicado!!!O sensor do catalisador a que vc se refere e o sensor lambda ( HEGO) ? Se for tome muito cuidado pois este e um dos sensores mais importantes do sistema.E ele que informa ao modulo de comando como esta a mistura (pobre/rica) e o mudulo ajusta a quantidade de combustivel que deve ser injetada.Caso o sensor esteja desligado/quebrado o sistema passa a trabalhar com um valor fixo para a mistura e seu motor pode fundir !!!

Sensor do catalisador é uma coisa, sonda lambda é outra completamente diferente. Sensor de catalisador informa apenas as condições do catsalisador ao módulo, como meu escape é direto, apenas um silencioso ao invés dos dois originais e mais o catalisador não tenho esse sensor, que não condena em nada o funcionamento do módulo. No caso da sonda lambada eu apenas exemplifiquei, que o motor funfa, mas funfa fora da medida correta de estequiometria.
    O de velocidade indica apenas, se qdo o motor está em marcha lenta, se o veículo está em movimento ou não.
    O outro sensor que está faltando é um que vai no retorno nos gases, que como tb não uso o sistema original, tb não tenho esse sensor, que tb não serve para nada.

[]s

Peleje
  • 18/07/2006, 19:41
    Marcelo
    Citação:

Postado originalmente por chapolin colorado
    Pessoal vamos com cuidado,
    O motor do Ford Fusion nao tem nada com o OHC e um motor completamente novo da vareta do oleo ao escapamento!

Chapolin,

Opsss... confesso que me confundi. :oops: O que usava o mesmo motor Georgia eras as antigas Rangers com motor 4 cilindros. Como tem a mesma cilindrada, 2.3, é fácil confundir que é o mesmo.

Aliás, esse motor do Fusion, o Duratec, é o mesmo que equipa o Ecosport, Focus e Mondeo 2.0, porém com uma cilindrada mais baixa. :concordo: :concordo:

[s] corrigidos,
  • 28/07/2006, 18:17
    robertofs
    A forma mais simples de se adaptar uma injeção eletrônica em um motor originalmente carburado é usando um módulo genérico de injeção, como o Digipulse. Temos adaptado esse módulo com sucesso em vários motores aqui em Goiânia-GO. Já injetamos GM250, AP 1.8 e Chevette 1.6. É Necessário apenas um corpo de borboleta com sensor de posição da borboleta, um sensor de temperatura da água, um sensor MAP e um sinal negativo da ignição. O módulo oferece potenciômetros para se fazer o ajuste da marcha lenta e da mistura na alta. Basta fazer o assento para os bicos injetores no coletor original, e pronto. Recomendo.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro Anterior 123 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:20.