x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2

    Melhor desempenho com "GNV"!




    Pessoal,de repente poucos vão poder provar minha experiência já que aqui no sul o clima é mais frio do que na maior parte do país.
    Mas tenho um motor 3000/itamaraty que roda a Gnv,e depois de muito estudar sua regulagem percebi que que o motor fica bem melhor quando está "frio",explico:
    Quando a temperatura aqui está por volta 13 graus o motor(sem termostática) parece não passar de 60 graus,ou não literalmente frio mas não na temperatura de funcionamento.
    O carro parece que fica mais leve,e se sente que nas acelerações o corpo cola mais no banco.Sem contar que o motor fica com um som bem mais "liso",e ocorre o opsto quando sobe muito a temperatura.
    Por outro lado pode ser que por ele trabalhar com temperatura mais alta na câmara,não se adecue a uma temperatura de 80 graus na água,ou seja acho que não existe a mesma proporção que na combustão a gasolina.

    Assim se supormos que na câmara a temperatura é 300 graus e água 80 graus no uso de gasolina,quando for usado o gás talvez a temperatura na câmara pule pra 500 graus enquanto a água continue na mesma temperatura não dando conta de resfriar de forma eficaz(até porq já existe um problema crônico de aquecinmento no willys)as paretes internas.
    Tanbém pode haver uma queda muito grande na efetividade da vela,fazendo com que funcione muito fora de sua especificação.
    Pude perceber sensivelmente essa diferença pois aqui no RS é comum a mudança brusca de temperatura,como de 27 a 10 graus!

    Bem fica meu relato e espero que alguém possa acrescentar e discutir mais sobre isso.

    Obrigado

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo
    Entrada
    06/05/2003
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,696
    Agradecimentos: 3
    Zepi,

    O que preocupa é a temperatura de funcionamento que você disse permanecer nos 60º C sem a válvula.
    Até onde eu sei, o motor precisa trabalhar numa determinada temperatura - que não é tão baixa -, caso contrário pode diminuir sua vida útil, entre outros problemas.

    [s] termostáticos,
    _____________________________
    Marcelo Guereta - Hefestos - 0|||||0
    CJ5: Vortec V6 4.3 + 4L60E + Macrotorque + Full Lock + 37" + Bead-lock + Ekron

  • #3
    Bom , minha experiencia com gnv e frio e a seguinte , muito frio , olha q aki no rj n se compara ao sul ein , no gnv o carro perde força , fica engasgando , isso se n for ligado o regulador no sistema de agua do carro , quando liguei , parou de dar esses problemas , chegava ate a apresentar vestigios de congelamento o regulador .

  • #4
    Usuário Avatar de Rogério Barthy
    Entrada
    04/05/2004
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    61
    Posts
    1,058
    Agradecimentos: 0
    Em minha viatura aquí em Resende, detectei que fria, ela anda suavemente no GNV, com som suave do motor, mas após aquecimento e andar por uns 10min ou 5 KM, ele começa a engasgar em aceleradas mais leves que sejam, só andando bem, na gasolina.
    Por estar em uma região que apresenta dias frios nesta época do ano, providenciei a valvula termostática, recomendada pelo manual e fabricante.
    Será que terei que retirar a válvula para que o veículo possa andar melhor ?
    CJ-5 66 BF-161 CX 3MX GNV
    Ign. + DIS 3 Bloc Macrotorque
    Rodorural 670X16 Guincho Bremen 9.000

  • #5
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2

    válvula redutora...

    SANTORO,

    Interessante sua observação pois minha válvula tem passagem de água do radiador,o que faz com que a válvula fique sempre quente.
    Vou fazer essa experiência de tirar essa passagem em dias quentes...
    O problema é que aqui é muito frio no inverno e muito quente no verão.

  • #6
    outra coisa q eu fiz no meu carro , eu n uso afogador, peguei o sistema do afogador e uso como um regulador quando ando com o gnv , fecho a entrada de ar um pouco quandoe stou rodando no gnv , isso deixa o carro mais esperto , e com mais força , ja q o gnv necessita de menos ar na mistura .
    aki tanto com o motor quente quanto frio o gnv trabalha numa boa .

  • #7
    Zepi,

    tudo indica que vc está trabalhando com a mistura muito rica no GNV.

    Diminua um pouco a quantidade de GNV que sai para o motor, provavelmente vai melhorar.

    Abraços

  • #8
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Santoro
    outra coisa q eu fiz no meu carro , eu n uso afogador, peguei o sistema do afogador e uso como um regulador quando ando com o gnv , fecho a entrada de ar um pouco quandoe stou rodando no gnv , isso deixa o carro mais esperto , e com mais força , ja q o gnv necessita de menos ar na mistura .
    aki tanto com o motor quente quanto frio o gnv trabalha numa boa .
    Olá amigo!
    Pelo que sei é o contrário,o gnv por um gás ele espande com o temperatura(alta) por isso geralmente perde de força(além de outros motivos) pois não dá espaço para o ar.Acho no que seu kit tinha uma válvula com saída unica,acertei?No meu kit na válvuka existem duas saídas para o gás,vai uma para cada lado do carburador que é duplo.Será que não estava pobre demais?

    REgis escreveu:
    Zepi,

    tudo indica que vc está trabalhando com a mistura muito rica no GNV.

    Diminua um pouco a quantidade de GNV que sai para o motor, provavelmente vai melhorar.

    Abraços


    Beleza Regis?
    Acho que não é o caso...pois já fiz várias tentativas e se empobrecer mais um pouco dá falta.Além disso estou com problema de aquecimento.Mas amanhã vou tentar dar uma empobrecida na mistura...


    Valeu!

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Idade
    64
    Posts
    4,194
    Agradecimentos: 5
    Zepi,

    Um motor convertido a GNV sempre tem diminuição da potência, pois o GNV libera menos energia: gasolina > alcool > GNV.

    Um motor frio expande menos o GNV nos dutos e portanto tem maior rendimento, pois está recebendo X de GNV e Y de ar, também frio e portanto mais denso. Conforme o motor aquece, tanto o GNV como o ar entram aquecidos e portanto, menos densos e portanto piora a potência.

    Quanto ao termo " desempenho", vc precisa especificar pois pode ser maior potência X menor consumo, maior potência X maior consumo, menor potência X menor consumo, para cada rpm.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #10
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Beleza leopoldo!

    Primeiro:no meu caso achei bem difícil determinar difereça(força) no gnv.Não sei se foi pelo fato da válvula ser dupla ou pela regulagem do ponto.Mas pra mim não tem diferença de um para o outro,a não ser que o gnv não engasga como a gasolina e nem afoga.
    Segundo:A comparação que fiz foi com o "desempenho" nas diferenças de temperatura não de combustível.
    Quanto ao termo desempenho...estava me referindo somente ao "pique"(retomada),mas o consumo diminuiu 1km/m3.

    Muito boa essa explicação sobre o aquecimento dos gases,na verdade até pensava que fosse algo do gênero,como o uso de "intercooler".
    Agora será que ajudaria uma tomada de ar frio e isolar as mangueiras do "calor" do motor?

    Obrigado.

  • #11
    bom , o meu ta ligado uma entrada so no carburador , e um solex h34 corpo simples . ta ligado na base do carburador .... outra coisa , vc pode estar usando saidas duplas mas com medidas inferiores as minha s, uso algo como 10 mm n tenho certeza agora ....

  • #12
    Citação Postado originalmente por Rogério Barthy
    Em minha viatura aquí em Resende, detectei que fria, ela anda suavemente no GNV, com som suave do motor, mas após aquecimento e andar por uns 10min ou 5 KM, ele começa a engasgar em aceleradas mais leves que sejam, só andando bem, na gasolina.
    Por estar em uma região que apresenta dias frios nesta época do ano, providenciei a valvula termostática, recomendada pelo manual e fabricante.
    Será que terei que retirar a válvula para que o veículo possa andar melhor ?
    Minha viatura não pega no gnv somente na gasolina vc sabe como regular

    Alexandre

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade