x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de roger_caldas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Santana de Parnaíba/SP
    Idade
    49
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0

    Substituindo o Georgia OHC 2.3L




    Meus caros,
    depois de 30 longos anos, meu OHC - ainda standard - começa a mostrar o peso da idade.

    Como não quero ser pego desprevinido, gostaria de me antecipar a qualquer falha e substituir ou recuperar o motor.

    Trago, então, as seguintes questões a este respeitável oráculo:

    - Reformo o motor, já que ainda é STD ou substituo por um de concepção mais moderna?

    - No caso de substituição, qual seriam as alternativas, respeitando-se as seguintes condições de contorno:
    i. A caixa de transferência não pode se deslocar pra trás, devido ao tamanho do cardan (Uso eixo de Rural);
    ii. O motor deve ser de procedência, com nota fiscal, para homologar a substituição junto ao Detran;
    iii. Não preciso de nenhum tanque de guerra. Uma faixa de torque razoável (como a do OHC) em baixa rotação, já é o suficiente e não compromete a vida útil do drive-train;
    iv. Trocas da caixa de marchas (ainda original) deverão ser analiosadas caso-a-caso;
    v. O motor não precisa ser de graça (se bem que não seria uma má idéia), mas também não quero dobrar o valor do carro com ele.

    Em princípio, estou pensando nos 4 cilindros ou nos V6 das Rangers ou das S10s, dependendo da complexidade de instalação.

    Um forte abraço e parabéns pelo novo Fórum!!!

    Rogério

  • #2
    Usuário Avatar de Raphael Diniz
    Entrada
    08/09/2003
    Local
    Biguaçu/SC
    Idade
    51
    Posts
    200
    Agradecimentos: 0
    E aí Roger, blz?

    Então cara, na boa, se tú pretende manter aqules "contornos" que vc disse na mensagem, a minha sugestão, e acredito a mais prática, seria recondicionar seu próprio motor. Explico:
    - Será a opção mais barata, eliminando possíveis adaptações;
    - Sendo seu motor ainda Standart (coisa rara), ainda tem muito motor pra usar;
    - Será a opção mais rápida (pois qualquer modificação de motor, além da demora para achar o motor adequado, fazer a adaptação, que não é simples, ainda terá que homologa-lo junto ao DETRAN), e terá seu guerreiro de volta a ativa.

    Volto a frizar, que todos esses aspectos eu levantei, pois você fez aqueles "contornos".....agora, se não se preocupar com tempo, dinheiro e realmente tiver inclinado em trocar de motor, vá em frente, tem muitas opções por aí.....

    Grande abraço,
    Abraço tracionado,
    Raphael Diniz
    Land Rover Defender 110

  • #3
    Usuário
    Entrada
    11/03/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    53
    Posts
    280
    Agradecimentos: 0
    Caro Roger
    Em minha opinião a resposta já esta no seu prórprio tópico:
    O seu motor é um OHC std, ótimo tem procedencia fiscal e mecanica,em minha opinião o OHC é um excelente motor,Comando de valvulas no cabeçote,tuchos hidraulicos,etc(mais moderno que muitos motores) ...faça uma retifica completa(cabeçote,valvulas,bloco,etc...),atualiaze a taxa de compressão ( entre 9:1 a 9,5:1 depende do gosto do fregues) que ele fica mais economico e potente!Se for possivel com o tempo coloque uma ignição eletronica e um carburador duplo original (34DEIS) que o motor fica ótimo.Assim vc mantem a originalidade do conjunto Powertrain e para o uso que vc descreve esta ótimo.Gasto L$ 1500,00
    Qualquer outro motor 4cc ou V6 necessitará de adaptações,flanges,cambios mais robustos,etc....o que eleverá muito o custo.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    Você pode colocar o DOHC da Ranger 4cc antiga, dizem que fica muito bom e é plug-and-play, só que dizem que é difícil de encontrar.

    Procura aqui que tem muita coisa a respeito dessa adaptação.

  • #5
    Usuário Avatar de Alcione
    Entrada
    02/06/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    54
    Posts
    627
    Agradecimento: 1
    Boa tarde Roger;

    Tenho um CJ ano 77 que tambem utiliza este motor, quando tive a primeira quebra tambem pensei em trocar todo o conjunto mecânico, mas fazendo e refazendo as contas optei pela manutenção do meu OHC mesmo sendo as peças e retífica muito caras.

    Qualquer outro motor que seja colocado no lugar deste vai necessitar de uma série de adaptações que posteriormente podem necessitar de novas adaptações, que vão precisar adaptar a adaptação e assim por diante.

    REALMENTE NÃO COMPENSA. Note que este seu motor aguentou bem até agora !! com certeza depois de bem retificado vai aguentar muito !!!

    Quanto ao motor da Ranger 4cc, não é "plug and play" não !! é o mesmo sistema, são bem semelhantes, mas não são iguais ! e as peças são mais caras ainda !!!!!

    Abraços,
    Alcione.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    2,622
    Agradecimentos: 0
    É só procurar no site que esse assunto já foi discutido, portanto não vou prolongar.

  • #7
    Meu mecânico está fazendo tudo para que eu mude de idéia e mantenha o OHC original da minha f-100, que está ótimo e vai ficar ainda melhor com o distribuidor de ignição eletrônica que acabei de encontrar por modestas 100 latinhas.

    Vou colocar um V8-302 nela, mas isso só vai acontecer quando meu OHC falecer (Acho q vai levar muito tempo rs). Seu Elcio, o mecânico, foi um dos primeiros a trabalhar com Jeep no Rio de Janeiro (ele tem mais de 70 anos). Ele tem uma picape com o OHC e usa ela todos os dias nos últimos 30 anos.

    Minha sugestão: garimpe as peças que você precisa para retificar seu OHC. Com paciência e determinação, você vai ver que muitas dessas peças (anéis, pistons...) custam até menos que você imagina.

    Aqui no Rio, em São Cristovam, Itaguaí ou Campo Grande, existem lojas onde vc encontra peças a preços excelentes. Mas a grande jogada é procurar em lojas que não sejam especializadas em peças para Jeep.

    Em fevereiro consegui numa loja a embreagem completa do OHC (LUK) por módicos 200 reais, numa loja em Jacarepaguá, que descobriu no fundo do estoque algumas peças para maverick que estavam perdidas. Eles nem sabiam qual o preço deviam cobrar.

    Portanto, recupere seu motor standard e seja feliz por mais 30 anos. abs

  • #8
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Rogério,

    Dê uma olhada nos tópicos
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...prepara%E7%E3o http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=15541

    Eu optei por reformar o meu

    []´s
    Aurélio

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade