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Não se preocupe com isso leve em uma boa casa de escape e deixe o problema com ele, vc pode ter referência das medidas de como funciona quantos elementos possuem, mas para saber cobrar o serviço, pois a responsabilidade sobre o serviço é do instalador.
Pelo coletor de escape vc tem o diâmetro do escape (que deve ter o mesmo diâmetro interno), originalmente só tem um abafador.
Vc pretende elevar a saída do escape, existe muita controversia sobre o assunto, mas para não alterar o funcionamento original vc deve aumentar o diâmetro da parte adcional.
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Caro amigo!
Tenho o catalogo da VANZIN, onde se encontra o escapamento original do Jeep 4cc e, 6cc e, concluindo, os tenho para venda.
Assim que possivel escaneio e posto aqui para todos.
Abraços.
Kim.
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Olá Amigos,
Aproveitando o tópico, tenho uma duvida, tenho o motor do Opala 4 cc estou precisando trocar o escapamento.
1º mandar fazer?
2º usar o original com a saida do motor do Opala?
Qual seria mais barato?
Se usar o original do jeep o do 4 cc ou 6 cc?
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Olá amigos do fórum!
E para o bf184 será que é a mesma medida?
com cilindrada maior necessita de diâmetro maior?
abraços.
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Aí Carlos, eu mandaria fazer, de quebra vc pode escolher o abafador, para que fique com o "ronco" mais a seu gosto.
Zepi, maior cilindrada = maior volume = escape maior diâmetro. O problema é que o aumento na cilindrada nem sempre encontra um diâmetro comercial (ideal), aí adota-se o diâmetro comercial mais próximo (para um escapamento de mesmo formato e comprimento).
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Carlos,
Eu tambem tenho um motor do opala 4cc no meu jeep e instalei um dimensionado 4x1, o pessoal usou tubos de 1 1/2 " para o coletor e 2" para o cano de saida , e coloquei dois abafadores ( silencioso ) devido ao ronco , mas fiquei na duvida quanto ao rendimento, parece que realmente o motor perdeu um pouco de força , ainda estou procurando descobrir se realmente foi devido a troca do escape, pois antes eu estava com o escape provisorio , mix do opala com o do jeep 6cc e o motor respondia bem. To pensando em montar novamante o coletor original do opala , inclusive com a tubulação original ( medida original, a qual ainda vou verificar ) para ver se o motor volta a responder melhor.
Andei perguntando por ai e me disseram que o dimensionado deveria acrescentar alguns cavalos a mais porém já não tenho certeza disso ...
Abraços
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Alexandre A. Barros, regra geral, escape de menor diâmetro privilegia o torque (saidas mais espertas), escape com diâmetro maior aumenta a potência (final mais forte).
Dentro de certos limites é isto que acontece, teoricamente o ponto ótimo é o original, não existe uma configuração que se ganha uma sem perder o outro.
Outro cuidado, estrangular demais o escape pensando em aumentar o torque pode aumentar a pressão interna limitando o giro do motor e esquentando demais o motor.
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3 Anexo(s)
Caros amigos!
Como prometido, posto algumas partes de escapamento.
Começo com o Willys, onde o 2402 é do 4cil e o 2401 é do 6cil, observe que o maior é do 4cil :?: ;
O próximo é 3.9 gasolina (92a95), onde originalmente é 6x2 e depois 2x1.
E por último, temos o 4.9 gasolina (97a98), sendo também 6x2 e depois 2x1.
Assim que possivel postarei as medidas das bitolas dos referidos sistemas de exaustão.
Abraços.
Kim.