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  • #1

    Troca rolamento do eixo da saida reduzida




    Verificando o Jeep neste final de semana, apertando alguns parafusos, constatei que esta com uma folga no rolamento de eixo, aquele que sai para os 2 cardã,
    Estava escapando a alavanca da tração somente em 4X2, sera que tem alguma relação com esta folga no rolamento
    Gostaria de saber dos amigos se é possivel fazer a troca do rolamento sem ter que descer o cambio e reduzida.
    E como poderia fazer isso em casa sem levar ao mecanico

    Obrigado

    Fabio

  • #2
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Não entendi qual rolamento está com folga... Dianteiro ou traseiro?
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #3
    è o rolamento do eixo , aquele eixo que liga os 2 cardãs o dianteiro e traseiro, ele esta com folga do lado do eixo traseiro

  • #4
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Agora dá para responder. Em primeiro lugar, neste eixo há três rolamentos, um para a dianteira e dois para traseira. O dianteiro até dá pra trocar sem desmontar a caixa toda (como já brilhantemente explicado pelo colega acima), apesar de não indicar este procedimento (salvo em situaçoēs especiais). Os traseiros, a desmontagem total é obrigatória.
    4X4 Brasil
    Homero Hermida
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  • #5
    E este procedimento da para ser feito sem retirar o cambio e a reduzida do lugar?
    Somente desmontando a frente e a atras?

  • #6
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Pode deixar o câmbio no Jeep mas, repetindo, a retirada da transferência é obrigatória.
    Homero Hermida
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  • #7
    Usuário Avatar de Gustavo de Olliveira
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    Olá Fabio , são dois rolamentos, um pra traseira outro pra dianteira, dependendo do quanto está com jogo estes rolamentos pode sim estar influenciando no escapar da tração. Se for o rolamento dianteiro até dá pra trocar sem descer tudo, pois ele fica no "fucinho" aquela peça que dá suporte as alavancas. Além do rolamento existe uma bucha de bronze que vai entre o eixo primario e a saida de força, normalmente quando o jogo é na dianteira o problema além do rolamento é nessa bucha. Eu desceria td pra fazer o serviço sem muita "tortura" pq no lugar vai ser osso.
    1 retira o oleo da caixa
    2 retira cardã e garfo
    2 retira as alavancas
    3 solta os parafusos ( do coxim inclusive que é preso nno fucinho )
    4 tem que puxar conforme as astes das alavancas , ai que não sei se dá espaço.
    ( detalhe , como a redezida não entra sem engatar a tração , então dependendo da posição das alavancas o fucinho não sai. mexe nelas e vai puxando que sai.

    O rolamento normalmente sai fácil, depois que lavar e for por o novo coloca com aquela cola de rolamento 3M.
    A bucha ficou dentro do eixo na caixa .... se ela estiver ruim , ou não estiver lá (kkk), não sei se vc consegue troca no lugar... . A minha tive de substituir e retirei de um outro eixo que eu tinha aqui , na net não encontrei , ai vc teria de mandar fazer uma no torneiro.
    coloca um retentor novo .
    depois monta td
    Não é tão difícil não , mas dá trabalho
    Isso que eu passei é para o rolamento dianteiro.
    O traseiro é parecido mas estou em dúvida então prefiro não passar, vamos aguardar os colegas...

  • #8
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    boa noite homerohermida, vi suas postagens no fórum e acho que já deve ter trocado os rolamentos da caixa de saída 4x4 do willys.
    Então eu andei observando, no jeep que acabei de adquirir, existe uma folga no rolamento que sai da caixa para o eixo dianteiro logo no flange,acaso vc possui fotos da caixa ou algum tipo de tutorial?
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
    Graduando UFSJ - Engenharia Mecânica
    "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"

  • #9
    Usuário Avatar de eliasFerreira
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    Reativando o tópico...

    Pessoal, minha reduzida começou a vazar muito pelo focinho dianteiro, então resolvi tirá-lo para trocar o retentor.
    Com o flange na mão, deu pra ver que ela tem uma marca de desgaste feita pelo retentor, conforme as fotos.

    Troca rolamento do eixo da  saida reduzida-dsc02304.jpg Troca rolamento do eixo da  saida reduzida-dsc02304-copia.jpg

    Isso é um problema sério?


    Outra dúvida; O rolamento está com uma folga bem pequena, tanto radial quanto axial.
    A radial é bem mínima, mas a axial é um pouco maior.
    Pra mim, que sou leigo, as folgas são tão pequenas que eu acho que dá pra colocar o retentor novo, montar e rodar.

    Mas quero saber se mesmo com essa folga pequena, preciso trocar o rolamento.

    Obrigado por enquanto.
    Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul
    - "Eu vejo Jeeps..." - "Com que frequência?" - "O tempo todo..."

  • #10
    Usuário Avatar de Luiz Fernando de C
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    Citação Postado originalmente por eliasFerreira Ver Post
    Reativando o tópico...

    Pessoal, minha reduzida começou a vazar muito pelo focinho dianteiro, então resolvi tirá-lo para trocar o retentor.
    Com o flange na mão, deu pra ver que ela tem uma marca de desgaste feita pelo retentor, conforme as fotos.

    Troca rolamento do eixo da  saida reduzida-dsc02304.jpg Troca rolamento do eixo da  saida reduzida-dsc02304-copia.jpg

    Isso é um problema sério?


    Outra dúvida; O rolamento está com uma folga bem pequena, tanto radial quanto axial.
    A radial é bem mínima, mas a axial é um pouco maior.
    Pra mim, que sou leigo, as folgas são tão pequenas que eu acho que dá pra colocar o retentor novo, montar e rodar.

    Mas quero saber se mesmo com essa folga pequena, preciso trocar o rolamento.

    Obrigado por enquanto.
    Fala jow (Elias Ferreira)...pois é cara..esse rolamento da um pequeno trabalhinho pra trocar mas vale a pena viu...e é baratinho o da SKF por exemplo..achei aqui na minha cidade por R$ 22,00...e vale a pena dar uma olhada na bucha de bronze que vai ao final desse eixo e fica dentro do entalhado da reduzida..senão não vai valer a pena trocar pois ela é o apoio do eixo e se houver muita folga, na hora em que forçar a tração dianteira vai acelerar o desgaste do rolamento voltando coma folga.
    Quanto ao flange cara...da uma olhada no trabalho do torneiro...acho que da pra recuperar sim..e o acabamento ficou muito bom.Foi uma película de aço por cima da parte machucada pelas décadas de usoTroca rolamento do eixo da  saida reduzida-100_2743.jpgTroca rolamento do eixo da  saida reduzida-100_2752.jpg
    Troca rolamento do eixo da  saida reduzida-100_2755.jpgTroca rolamento do eixo da  saida reduzida-100_2744.jpg

    Agora ficou sem folga excessiva aí ó....e vai manter o alinhamento do eixozinho por um bom tempo.
    4X4 Brasil
    Luiz Fernando, Jeep Willys CJ5 1966- "Caboco D'água"
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  • #11
    Usuário
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    Olá Luiz Fernando...

    Sou iniciante como jeepeiro mas muito interessado em aprender com os mestres aqui no Fórum. Me dá uma orientação aí, por favor: o meu jeep (cj5 ano 1969) está com folga e vazamento na reduzida. Vi as fotos que você postou e gostaria de resolver o problema do meu também. Mas, é possível a troca do rolamento com a redução no lugar ou tenho que descer?????

    Grato pela atenção e no aguardo...

  • #12
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Assisti vários videos sobre a desmontagem da t-case! As peças da minha t-case estão praticamente numa caixa! E ainda não encontrei nenhum que demonstre como retirar a trava! Apenas a pessoa explicando como conseguiu! Até lí um tópico que um gringo usou um machado para fazer uma ferramenta para auxiliar! Enquanto ninguém me ajuda vou tentar desmontar! Vou fotografar se der certo posto aqui!

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