x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    Preservação dos pedais originais (mas com atualizações)




    PessoALL, boa tarde!

    Já tem muito tempo que não posto nada por aqui, porém estou para iniciar um novo projeto para o velho CJ3A. A ideia é manter os pedais originais, porém substituindo aquele sistema precário do pedal de freio pivotando sobre a haste do pedal da embreagem.

    A ideia é substituir a base dos pedais originais por um sistema de haste e mancais de rolamento, um para cada pedal. O pedal de freio será mais fácil de efetuar a mudança, já o da embreagem, uma vez que vai perder aquela porção que vai para além da base do freio, a ideia é trocar o sistema por outro, de atuação por cabo de embreagem (até agora, acho que será o cabo do chevette).

    Fiz um desenho à mão... um rascunho do que penso em fazer. Ainda estou na dúvida se o melhor seria rolamentos cônicos (como fiz no desenho, com ajuste por parafuso na ponta dos eixos dos pedais), ou se vou atrás de rolamentos duplos blindados (bem provável que vá usar estes), para instalar no eixo por prensa.

    Observem que o pedal da embreagem vai receber o cabo mais ou menos como o pedal de freio tem a fixação da haste do cilindro mestre, a diferença é que o cabo está voltado para trás. A ideia é que, na outra ponta, o cabo seja fixado no bloco, ao passo que o conduíte do cabo é que acione o garfo indo para frente (uso motor de opala e cambio de chevette)....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -adaptamancais.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Marcos ET!
    Fantástica idéia, plano genial!!! Melhoria muito o que já funciona!
    Sempre fez parte da minha imaginação "roletar" este mancal e o outro da embreagem!Tenho aqui guardado algumas sucatas de rolamentos para tirar medidas algum dia iniciar algo! Pensava num sistema mais simples com rolamentos comuns dois no pedal de freio, e o da embreagem continua fixo na barra, e outros dois no mancal, mais outros 4 no balancim traseiro,dois no eixo e dois nas forquilhas! Tudo funcionaria como original! Só que o peso do atrito e as folgas desaparecem!
    Pensando no que falou sobre rolamento lembrei dos rolamentos de Bomba dágua! Devem ficar muito bons neste projeto!
    Att. Aristides Júnior
    -1.1.3.9_water_pump_bearing.jpg

  • #3
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Marcos ET!
    Fantástica idéia, plano genial!!! Melhoria muito o que já funciona!
    Fala Aristides! rapaz, quanto tempo heim??? Pois é... devo estar com muito tempo sobrando pra ficar procurando mais dor de cabeça na vida.. hehehehe Então, este lance de rolamentos ainda vou ter que tirar uns dias para ficar vasculhando lojas de rolamento pra ver qual deles vai atender melhor as expectativas. O lance da embreagem é o que mais vai precisar de alteração, e a princípio vou usar mesmo o sistema de cabo de aço (mas pode ser que no futuro eu opte por um atuador hidráulico, ainda não sei pois muita gente diz que dá muito problema)

    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Pensando no que falou sobre rolamento lembrei dos rolamentos de Bomba dágua! Devem ficar muito bons neste projeto!
    Att. Aristides Júnior
    Eu já pensei em várias alternativas... uma delas foi usar até o conjunto de rolamentos de roda traseira de carros como Uno ou Gol, mas numa "escala" menor (copiar o sistema em menor proporção). Depois comecei a penar em rolamentos conicos, parecidos com estes que usamos no munhão, só que o cônico ia ficar apoiado no eixo central, na parte de dentro do conjunto, e a "capa" viria por fora, entrando justa na parede dos pedais, de modo que apertando os parafusos travantes na ponta, os rolamentos iam se ajustando eliminar a folga.

    Enquanto isso, como eu disse na primeira mensagem, um cabo de aço (comprei hoje, um do Opala que tem 1m de comprimento e aquela capa entre o cabo de aço e o conduíte) vai preso no pedal, sai para trás e faz uma curva em "U" até prender no bloco. Neste sistema quem "puxa" o garfo da embreagem é o conduíte, já que o cabo fica fixo no bloco. O cabo vai passar entre o chassis e a carroceria, já que no meu caso uso kits de 1,5" e, portanto, tem bastante espaço pra passar.

    Estes dias encontrei também um cara que fez "no rumo"... mas para instalar atuador hidráulico e sem rolamentos, vou postar uma foto aqui.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -whatsapp-image-2023-05-19-17.26.15.jpg  

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/01/2008
    Local
    Sumaré/SP
    Posts
    6
    Agradecimentos: 3
    Saudações amigos;
    Tive muita dificuldade em adicionar fotos aqui, sempre dizia que o arquivo era muito grande.
    Adicionei duas fotos em uma página do word da adaptação que estou executando na pedaleira, espero que consigam abrir para dar uma olhada, e quem sabe poder ajudar com alguma idéia.
    Foi feito a usinagem de um mancal e um eixo para que pudessem ser usados rolamentos radiais fixo 2RS (Blindado). O eixo foi prolongado para ter um ponto de ancoragem e maior rigidez atrelado ao suporte do câmbio.
    Arquivos Anexos
    • Tipo de Arquivo: docx Doc1.docx (890.4 KB)

      Número de Download 21 .


  • #5
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    [QUOTE=Marcos ET;2554795], um cabo de aço (comprei hoje, um do Opala que tem 1m de comprimento e aquela capa entre o cabo de aço e o conduíte) vai preso no pedal, sai para trás e faz uma curva em "U" até prender no bloco.

    Não é por sobra de tempo! A cabeça da gente tem que ser multitarefa, se ficar em poucas coisas fica meio que um loop! Enfim melhor pensar em Jeep do que pirar!!! Rssss...

    Minha opnião de 1 Cent$ acho que o cabo de aço principalmente em forma de U vai gerar esforço no conjunto! Talvez até o próprio cabo que não foi feito para uma curva assim acabe dando problema! Penso que o sistema original com aquele balancim, funcione melhor! Ainda mais se conseguir roletar o balancim e os "garfinhos"!

  • #6
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Citação Postado originalmente por Ademilson Ver Post
    Saudações amigos;
    Tive muita dificuldade em adicionar fotos aqui, sempre dizia que o arquivo era muito grande.
    Adicionei duas fotos em uma página do word da adaptação que estou executando na pedaleira, espero que consigam abrir para dar uma olhada, e quem sabe poder ajudar com alguma idéia.
    Foi feito a usinagem de um mancal e um eixo para que pudessem ser usados rolamentos radiais fixo 2RS (Blindado). O eixo foi prolongado para ter um ponto de ancoragem e maior rigidez atrelado ao suporte do câmbio.
    Ademilson! Consegui abrir seu arquivo com as imagens! Que capricho ficou Top!!! Lindas as peças, sistema super reforçado! Pensando bem o sistema original tem uma chapa que faz essa "ancoragem" e que vem lá do cilindro mestre! Quando puder vou postar fotos.

    Gosto do original! Mas adoro este tipo de melhoria!

    Pessoal vou acompanhar com muito prazer!!!

  • #7
    Citação Postado originalmente por Ademilson Ver Post
    Foi feito a usinagem de um mancal e um eixo para que pudessem ser usados rolamentos radiais fixo 2RS (Blindado). O eixo foi prolongado para ter um ponto de ancoragem e maior rigidez atrelado ao suporte do câmbio.
    Rapaz, ficou TOP demais heim? o eixo que vc fez para os pedais foi de 1" igual ao original? você tem ai a medida dos rolamentos?

    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Minha opnião de 1 Cent$ acho que o cabo de aço principalmente em forma de U vai gerar esforço no conjunto! Talvez até o próprio cabo que não foi feito para uma curva assim acabe dando problema! Penso que o sistema original com aquele balancim, funcione melhor! Ainda mais se conseguir roletar o balancim e os "garfinhos"!
    Pois é... pensei nisso também, mas foi por este motivo que fui atrás de cabo de aço com aquela capa de PU entre o cabo e o conduite, pois no próprio opala o cabo faz quase um "U" (veja que o cabo vem da parede corta-fogo e faz uma curva que seria 75% do "U" para terminar na posição horizontal entre a capa-seca e o garfo).

    Na verdade, sou meio bolado com aquele balancin... ele me atrapalha de várias maneiras: atrapalha passar o escapamento, atrapalha na hora de tirar e colocar o cambio, atrapalha com aquele tanto de atrito entre as partes...

    Final de semana passado fiz uma adaptação no sistema só para reduzir o atrito do acionamento.

    Veja que quando a gente coloca embreagem "comum" (que o garfo vai para a frente ao invés de ser puxado para trás como no original)a gente tem: 1º atrito no eixo do pedal com o suporte, 2º atrito do eixo do pedal com o pedal de freio, 3º atrito do bracinho ali da embreagem com a vareta que vai para o balancin, 4º atrito do outro lado da vareta com o balancin, 5º e 6º atrito nos dois lados do balancin, 7º atrito na haste que sai do balancin para a embreagem, 8º atrito da haste no garfo da embreagem... rapaz, é coisa demais!!!

    Aí eu fiz um tipo de "y", onde um lado está preso naquele bracinho do eixo do pedal, e o outro lado já está na embreagem, e a parte debaixo do "y" está no balancin... com isso, eu estou usando agora o balancin apenas para estabilizar o acionamento do conjunto, então eliminei uns três ou quatro pontos de atrito mais forte. Com isso o pedal ficou absurdamente mais leve!

    Vou postar aqui dois desenhos... um do sistema "comum" (que praticamente todo mundo faz quando troca o motor com a embreagem) e o outro desenho é como ficou minha ligação hoje. É importante que o link entre o "pedal-balancin" seja ligado direto no link "balancin-embreagem" (como a letra "Y" mesmo) para diminuir ao máximo o esforço sobre o balancin e, assim, diminuir o atrito do balancin com as partes laterais. No meu caso, usei uma barra chata entre o pedal e o balancin, então foi mais fácil abrir um furo e passar um parafuso no meio dela.

    Ainda não é o ideal, mas vou testando até chegar lá.. rs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -whatsapp-image-2023-05-22-16.53.54.jpg   -whatsapp-image-2023-05-22-16.53.54-1-.jpg  
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Marcos! Não entendi como funciona com um Link???? Os Bracinhos são opostos, o pedal puxa e o outro lado puxa o garfo, não é???? Do jeito que vejo seu desenho me parece que o pedal vai puxar empurrando o garfo no sentido oposto?
    -balancim_embreagem_do_jeep_01.jpg

  • #9
    Citação Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá Marcos! Não entendi como funciona com um Link???? Os Bracinhos são opostos, o pedal puxa e o outro lado puxa o garfo, não é???? Do jeito que vejo seu desenho me parece que o pedal vai puxar empurrando o garfo no sentido oposto?
    -balancim_embreagem_do_jeep_01.jpg
    É porque este aí que vc falou é para o sistema original! No Jeep original, quando você pisa na embreagem, o sistema "puxa" aquela orelha do garfo de embreagem para trás, MAS, quando você usa alguma adaptação com capa seca para AP, ou Opala (imagino que a maioria dos outros também), quando você pisa na embreagem o sistema tem que ser invertido, ou seja, se antes o balancin puxava o garfo, agora ele tem que empurrar, por isso a gente inverte ele, colocando as duas "orelhas" para o mesmo lado (veja ai embaixo a imagem que fiz, o meu balancin é assim desde que troquei o motor Continental pelo motor do Opala)...

    Nos carros "menos antigos", o cabo de aço que vem dos pedais chega pelo lado do bloco do motor e vai para trás até alcançar a ponta do garfo. Então, quando você pisa na embreagem num opala, Gol, Chevette, etc, o movimento de "debrear" é em direção ao motor... mas no Jeep original, quando você debreia, o movimento é em direção à parte de trás do jeep (sentido oposto).

    Por isso essa adptação que eu descrevi não serve para o sistema original do Jeep, mas só para quem usa sistema de embreagem como dos Opala, AP, etc...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -balancim_embreagem_do_jeep_01.jpg  

  • #10
    Usuário
    Entrada
    26/01/2008
    Local
    Sumaré/SP
    Posts
    6
    Agradecimentos: 3
    [QUOTE=Marcos ET;2554834]Rapaz, ficou TOP demais heim? o eixo que vc fez para os pedais foi de 1" igual ao original? você tem ai a medida dos rolamentos?


    Saudações Marcos;
    Apenas a extremidade que encaixa o pedal da embreagem ficou com 1", o restante agora ficou tudo no sistema métrico, principalmente por conta dos rolamentos, que em polegada não encontrei nada que servisse para o projeto. Para o pedal de freio foi fabricado uma bucha de bronze com diâmetro interno de 24 mm, já que tem que ficar deslizante. Fiz o eixo mais comprido pois meu sistema de embreagem funciona como o seu e estou retirando por completo o eixo de balancim (que no meu caso também só atrapalha...escapamento, o acionamento da embreagem acaba ficando longo demais e por consequência folgas indesejadas) e todos os acionamentos ficarão em apenas um eixo.

  • #11
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Olá Marcos, Adenilson e o pessoal que acompanha!
    Já que estamos pensando em manter pedais originais e manter a funcionalidade, tenho algo mais para quebrar a cabeça!
    No meu Jeep 51 Motor e cambio originais, com dupla carburação! Não tem espaço, para um Servo freio, no lugar habitual! Faz falta, freio original com pneu maior:- é pesado e não freia lá essas coisa!
    Enfim voltando aqui ao assunto!
    Tenho na minha cabeça a idéia de dois mancais um em cada travessa e uma barra muito sólida atravessando de uma lado para o outro transmitindo com movimento pantográfico do pedal do freio para o lado direito onde tem espaço de sobra para um Servo de Kombi! O Servo freio de kombi que é vedado, tem respiro e reservatório de fluido com mangueiras, é próprio para trabalhar por baixo do veículo! O que acham????

  • #12
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    805
    Agradecimentos: 32
    Esqueci de dizer que o mancal dever ficar no lugar do original, pode deslocar um pouco, desde que não se percam os pedais! Ou seja vai acrescentar mais um mancal do outro lado!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Dia nacional da preservação de trilhas
      Por Teo no fórum Trilhas
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/05/2009, 14:11
    2. Atualizações do GPS
      Por Mazaropi-RJ no fórum GPS - Global Positioning System
      Respostas: 0
      Última resposta: 21/05/2008, 09:31
    3. Pedais Originais
      Por fugger no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 26/03/2006, 21:11

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade