x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1

    Jeep Willys "Choke" rsrsrs




    Pessoal, não sei se o lugar mais apropriado para o tópico seja aqui (Jeep Willys, mecânica e adaptações) ou no Geral... Se for o caso, peço desculpas se criei o tópico no lugar errado.

    A questão é a seguinte... meu bom e velho Jeep não faz mais aventuras "nível hard". Deixei as trilhas para outras viaturas por não querer mais colocar um veículo de mais de setenta anos (que está ficando cada dia mais difícil de ver nas ruas) nas trilhas pesadas.

    Contudo, embora esteja mantendo a maioria da mecânica original, surgiu a ideia de converter o bicho para veículo elétrico (pois é, estou ficando meio senil, a cabeça parece não andar bem e as vezes eu tenho esses surtos) rs.

    Já andei conversando com alguns colegas, mantenho contato com outros, e faço parte de um grupo de discussão sobre o tema já tem alguns anos... e com o tempo a ideia foi ganhando força, sobretudo com os constantes aumentos no preço dos combustíveis.

    Então, criei um fundo (a popular "vaquinha") para tornar propício a ajuda de quem puder, pois a "brincadeira" ainda é muito cara por aqui em solo brasileiro.

    A ideia é ir postando erros e acertos, lista de materiais, passo a passo, fotos...

    Quem puder, vou disponibilizar o seguinte link:

    Abacashi, contribuir em grupo nunca foi tao facil!

    É isso... ao menos para mim os tempos são outros... depois do "downsizing" (já vendi o V6, agora penso em aposentar o 2.5... rsrsrs), agora o update é a troca do combustível.

    Grande abraço a todos! Feliz 2022!!

  • #2
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Boa tarde Marcos;

    Realmente hoje os tempos são outros, penso daqui uns anos se meu bom e velho jeep não será impedido de andar por ai só por queimar combustível fóssil, espero que não haja arbitrariedades com nossas "relíquias" a ponto de não terem mais autorização para rodar.

    Mesmo achando que isso possa demorar um pouco, já me assustei ao saber hoje, em matéria nos sites de notícias, que a venda de elétricos no começo desse ano já ultrapassou o de carros a diesel na Europa (lá carros comuns são mais a diesel que a gasolina).

    Mas vou manter o meu com motor de combustão original até o fim, se não deixarem mais rodar, fica em casa.

    Abs
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #3
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Olá Marcos!
    Gosto do original!
    Meu 1 centavos é: Se for para modificar ou construir denovo sua idéia me agrada muito! Anteriormente já pensei neste assunto! Havia imaginado instalar o motor na atual posição da saída dos cardãs, daí faria apenas um engrenamento tipo 4x2 e 4x4, isso porque dependendo do motor que utilizar não vai precisar da caixa de marchas, embreagem nem da reduzida, daí sobra espaço no cofre para baterias, controladores...., enfim toda instalação, também pode utilizar espaço sob o assoalho principalmente na traseira.
    Jeep é bom até para isto!
    Vou acompanhar gostei muito...

  • #4
    Usuário
    Entrada
    10/04/2006
    Local
    Catanduva/SP
    Idade
    33
    Posts
    296
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Marcos ET Ver Post
    Pessoal, não sei se o lugar mais apropriado para o tópico seja aqui (Jeep Willys, mecânica e adaptações) ou no Geral... Se for o caso, peço desculpas se criei o tópico no lugar errado.

    A questão é a seguinte... meu bom e velho Jeep não faz mais aventuras "nível hard". Deixei as trilhas para outras viaturas por não querer mais colocar um veículo de mais de setenta anos (que está ficando cada dia mais difícil de ver nas ruas) nas trilhas pesadas.

    Contudo, embora esteja mantendo a maioria da mecânica original, surgiu a ideia de converter o bicho para veículo elétrico (pois é, estou ficando meio senil, a cabeça parece não andar bem e as vezes eu tenho esses surtos) rs.

    Já andei conversando com alguns colegas, mantenho contato com outros, e faço parte de um grupo de discussão sobre o tema já tem alguns anos... e com o tempo a ideia foi ganhando força, sobretudo com os constantes aumentos no preço dos combustíveis.

    Então, criei um fundo (a popular "vaquinha") para tornar propício a ajuda de quem puder, pois a "brincadeira" ainda é muito cara por aqui em solo brasileiro.

    A ideia é ir postando erros e acertos, lista de materiais, passo a passo, fotos...

    Quem puder, vou disponibilizar o seguinte link:

    Abacashi, contribuir em grupo nunca foi tao facil!

    É isso... ao menos para mim os tempos são outros... depois do "downsizing" (já vendi o V6, agora penso em aposentar o 2.5... rsrsrs), agora o update é a troca do combustível.

    Grande abraço a todos! Feliz 2022!!

    boa tarde

    ajuda com peças para vc revender também vale?
    ATUAL: Amarok 4x4, Jeep MB42 AP 2.0 MI, Jeep CJ5 BF184 Preparado...
    Ex: Ranger V6 4X4 CS, F75 4C 4x4, Jeep CJ5 BF184, Gaiola AP 1.8 e a AR 1.5

  • #5
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16
    Posso ate ser meio antiquado em minha Visão , mas acredito que ainda não e hora de investir em eletrico ainda mais para um jeep
    um veiculo que tem DNA em aventura ,
    Vejo o veiculo eletrico como um veiculo ainda muito Limitado em sua autonomia e a forma de recarregar os mesmos, os componentes ainda precisam de ser mais aperfeicoados .... inclusive em relacao aos doidos donos de jeep que não vem limite a aventura (agua , poeira , etc)

    Sou eletricista , sempre fico admirado no avanço de nossa tecnologia , mas ainda acho as baterias pesadas , e limitadas .....
    No dia que alem do sol , os veiculos consigam retirar outros componentes do meio ambiente para recarregar as baterias (de volta para o Futuro ...um tipo de Mr. Fusion), acredito que qualquer adaptacao sera valida ....

    Por favor não me crucifiquem !!!
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #6
    Usuário Avatar de Sonhador
    Entrada
    15/07/2012
    Local
    Santos/SP
    Posts
    958
    Agradecimentos: 16


    ja fizeram !!!
    EX .Toyota Hilux Sw4 97 "Ambulância"

  • #7
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Após assistir este video do projeto "hibrido".
    Não abriria mão da mecânica original!
    Uma conversão como esta no meu caso atenderia super bem!
    É muito bom poder se deslocar 30 km com velocidade de até 60 km/h. Penso que compensa a instalação.
    A maneira como fazer imagino bem diferente do que eles fizeram, acho que o motor elétrico poderia ser acoplado na saída da tomada de força, Talvez falte força para o motor pois equivale a sair e andar em 3a marcha, normalmente os convertidos elétricos andam em 2a, marcha. Penso que poderia ajudar a relação engrenando a reduzida (sem engrenar o eixo dianteiro).
    Não realizei calculo algum, são só idéias.
    Mas acredito que um motor pequeno e leve e um total de 4 baterias, pode realizar o que estou imaginando!
    Como sempre digo:- "gosto do original" Mas aceitaria bem esta adaptação.
    Att. Aristides Júnior

  • #8
    Usuário Avatar de CAPT GOTTLIEB
    Entrada
    05/12/2013
    Local
    AMPARO/SP
    Idade
    77
    Posts
    850
    Agradecimentos: 92
    Sonhador, compartilho da sua opinião.
    Abs,


    Citação Postado originalmente por Sonhador Ver Post
    Posso ate ser meio antiquado em minha Visão , mas acredito que ainda não e hora de investir em eletrico ainda mais para um jeep
    um veiculo que tem DNA em aventura ,
    Vejo o veiculo eletrico como um veiculo ainda muito Limitado em sua autonomia e a forma de recarregar os mesmos, os componentes ainda precisam de ser mais aperfeicoados .... inclusive em relacao aos doidos donos de jeep que não vem limite a aventura (agua , poeira , etc)

    Sou eletricista , sempre fico admirado no avanço de nossa tecnologia , mas ainda acho as baterias pesadas , e limitadas .....
    No dia que alem do sol , os veiculos consigam retirar outros componentes do meio ambiente para recarregar as baterias (de volta para o Futuro ...um tipo de Mr. Fusion), acredito que qualquer adaptacao sera valida ....

    Por favor não me crucifiquem !!!
    VW-GAIOLA 1600 (8x35); JIPÃO BAND 1983;
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/f...ao-o-onca.html

  • #9
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Bom dia.

    O vídeo não detalha muito o projeto, mas olhando o vídeo quadro a quadro, observei que instalaram o motor elétrico acoplando o mesmo em uma "coroa de corrente" na saída da CT, eliminando o eixo traseiro (o cardã foi desacoplado) então significa que ao acionarem o motor elétrico eles tem que engatar a tração dianteira e o jeep fica funcionando só assim.

    Então o motor elétrico não transmite força ao sistema pela caixa de marchas, mas pela CT, o que para mim significa que ao acionarem o elétrico, eles deixam o câmbio em ponto morto e engatam a tração dianteira.

    Ou seja, nessa solução o jeep tem apenas a tração dianteira, então deixou de ser um jeep.

    Então, para esse caso, não vejo isso como uma solução viável, mas apenas um protótipo para estudos e melhor aprimoramento no futuro.
    4X4 Brasil
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #10
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Olá Sídney!
    Sim isso mesmo apenas um protótipo!
    Observei que eles parafusaram a "coroa" no lugar das braçadeiras da cruzeta do cardã e que o cardã traseiro não está lá! Nem penso naquele projeto deles pois o motor elétrico foi toscamente instalado!
    É só conceito e ainda prejudicaram o Jeep!?!? Acho que não, algumas peças de exibição são propositalmente inacabadas para provocar a reação do público!
    O que aproveito daquilo que assistí no vídeo é que há uma relação de aproximadamente 1/3 naquela corrente de tração!
    Ou seja aquele motor elétrico teria problemas em tracionar na relação 1/1, daí que pensei em trabalhar com a reduzida!
    Afinal de quanto é a reduzida do jeep mesmo?
    Os carros convertidos em elétricos removem o motor a combustão, e mantem a embreagem e o cambio por causa disso, geralmente anda em 3 marcha da saída/parado até 80/90 km/h funciona que nem carro automático, se for mais que isso daí que se engata uma quarta!
    O que quero dizer é que é difícil para o motor elétrico tracionar 1/1 direto na saída do cardã! Mesmo o Jeep tendo diferencial muito curto não será o bastante.
    Se a reduzida do Jeep não for suficiente temos que pensar noutra maneira de acoplar o motor!
    Repare se há alguma roçadeira daquelas de tratorzinho agrícola que trabalhe com corrente!
    Acho que um sistema de correia "poli v" ligando onde tem o freio de mão, dá conta melhor do que a corrente! Simples como tem que ser um Jeep!
    Abraço Aristides Júnior

  • #11
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Boa noite Aristides;

    Como mencionaram que a intenção era economia, entendi que funcionava ora com motor a combustão, que em um dos quadros dá para ver que ainda está lá, ora apenas com elétrico.
    Do CJ2A até o CJ3B e CJ5 até 1960 usavam a CT dana 18 com engrenagem de 26 dentes, fazendo a relação de redução ser 2,42:1.
    Nos CJ5 após 1961 ou 62 passaram a usar a engrenagem de 29 dentes, passando a relação de redução para 2,46:1 até seu fim em 1983.

    Abraços
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #12
    Usuário Avatar de Aristides Jr
    Entrada
    06/07/2009
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    803
    Agradecimentos: 32
    Olá!

    Acoplar o motor na saída da tomada de força, equivale, no cambio de 3 marchas, engrenar terceira e rodar só com ela! Pode ser que fique pesado para o elétrico, daí pensei em usar a reduzida engrenada, mas nesta proporção vai ficar quase que se estivesse em primeira, é reduzido demais! Talvez funcione com um motor trifásico de 10 a 13cv ou melhor. Acredito que dê conta pois diferente do gasolina o elétrico inicia a rotação com praticamente torque máximo neste caso uns 200 Nm!

    Minha teoria preliminar é que se um fusca com motor de 7 cv DC (que já é mais fraco do que o trifásico) parte com sobra da inércia em 3a marcha! O Jeep deve rodar direto na última marcha (3a ou 4a (1:1)!

    Outra opção poderia ser utilizar o motor que já vem com redução que é próprio para conectar no diferencial.

    Ajudem a pensar se a idéiaa seguir pode ser viável:- Criar uma frange entre motor e cambio com espaço suficiente para engrenar e tracionar! Daí o motor poderia ser posicionado no espaço ao lado do motor de partida, abaixo do filtro de ar e bateria.
    Só para ter uma idéia o motor tem menos que 25cm de diâmetro. Vai prejudicar mais o plano de manter a mecanica original.

    Aristides Júnior

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 147
      Última resposta: 27/06/2018, 13:53
    2. Jeep Willys CJ3-B 1954 "Cara de Cavalo"
      Por Hanks no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 23/12/2012, 20:36
    3. Vendo Jeep Willys 1972 CJ6/101 "Bernardão"
      Por R.Pacheco no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 6
      Última resposta: 11/03/2012, 15:55
    4. Vendo Jeep Willys 1954 "cara De Cavalo" Totalmente Restaurado
      Por Marcelo Moreira Nobrega no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 02/04/2008, 13:27
    5. Vendo Jeep Willys 1951 """PERFEITO"""
      Por Fsurfista no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 5
      Última resposta: 27/07/2006, 13:46

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade