x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1
    Usuário
    Entrada
    12/01/2006
    Local
    São Pedro do Ivaí/PR
    Idade
    47
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0

    Fumaça ao dar partida de manhã




    Olá pessoal,

    Acabei de comprar meu CJ5 ano 58, motor BF161 e câmbio 3m (ambos originais (depois eu coloco ele no frota pra vcs verem).

    Bom, fui levar na oficina para tirar alguns vazamentos (carter e etc) e perguntei pro mecânico pq ele solta uma fumaça branca quando ligo ele na primeira vez no dia e fica até ele esquentar um pouco ou acelerar bastante por um tempo.

    Segundo ele, pode ser os aneis, mas tem que abrir o motor pra confirmar. Será?

    Outra coisa, quando acelero forte (estrada ou trilhas) a luz do óleo acenda na lenta, o que pode ser?

    Acabei de comprar e o cara disse q o Jeep tava blz,

    Por favor me ajudem,

    Alex

  • #2
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Bicho... achar um BF redondinho é bem difícil... a fumaça podem ser os anéis mesmo.
    Quanto a luz de óleo, tem um tópico bem legal aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14068
    Se comprou agora é bom ver se tem o filtro de óleo... é 50% de chance de não ter nada lá...
    Aproveita que tá no mecânico e já troca fluido de freio e todos os óleos... motor, câmbio, t-case, diferenciais... Não dá pra confiar, troca tudo.
    BF tem umas frescurinhas mas não para.
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #3
    Alex, se for aquela fumaça que no sol fica azulada, com cheiro e óleo, que sobe e se espalha rápido, pode ser mesmo desgaste de anéis, etc. Aí pra corrigir tem mesmo que abrir o motor, MAS se é só um pouco quando liga de manhã, ele ainda agüenta um bom tempo. Como bem disse o companheiro aí de cima, BF tem umas frescurinhas mas não pára.
    Já se a fumaça é branca mesmo, pode ser só vapor. Não sei como é o clima aí, mas aqui, nessa época, é frio pra %*#*&¨de manhã e a água proveniente do álcool misturado na gasolina condensa dando aquela fumacinha branca. Depois que esquenta some.
    []s

  • #4
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    o retentor de válvula do BF é muito simples e se deteriora(desaparece) com o tempo, a causa mais provável é esta, mas o correto mesmo seria remover o cabeçote pra analisar o estado das camisas...

  • #5
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep
    o retentor de válvula do BF é muito simples e se deteriora(desaparece) com o tempo, a causa mais provável é esta, mas o correto mesmo seria remover o cabeçote pra analisar o estado das camisas...
    x2

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #6
    Olá pessoal!

    Ao ligar o meu Jeep depois de limpá-lo hoje pela manhã também percebi essa tal fumaça branca. O motor já estava desligado há um bom tempo (estava frio) e a tal fumaça surgiu logo após a partida. Ela se espalhou rapidamente mas não sei dizer se ela fica azulada com a luz do sol incindindo diretamente sobre ela (não fiz o teste).

    Pelo fato do motor ser a Gasolina deve haver uma mudança de motivos/soluções em relação às sugeridas para o companheiro que possui o BF161 à Álcool. Afinal, quais podem ser os diagnósticos e as respectivas soluções para o meu caso? Ajudem-me doutores!


    Desde já muito obrigado, até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #7
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    era bom avisar que teu motor é um GM250...

    mas... o GM250 gosta de fazer isso também por conta dos retentores de válvula que são apenas o'rings e se saírem da posição (durante a montagem das molas de válvulas) não funcionam corretamente.

    Assim também como os retentores do BF161, estes do GM deterioram facilmente permitindo que passe uma certa quantidade (muito pequena) de óleo para dentro da camara de combustão. Daí logo que funciona o óleo queima junto com o combustivel e sai aquela fumaça branca.

    Quando as guias de válvula estão desgastadas aí acontece o efeito da fumaça azulada pois com o motor trabalhando aquecido o óleo passa pra camara de combustão e acaba fazendo parte da mistura ar+combustivel...

    Quando os anéis e as camisas estão desgastadas o óleo sobe pra camara de combustão, mas daí a fumaça incomoda(muito visivel, escape melado) e o nível do óleo baixa constantemente pois está sendo consumido junto com o combustível na camara de combustão.

    []'s

  • #8
    Obrigado pelos esclarecimentos Elmer!

    Bom, pelo que eu entendi, enquanto o escape não estiver "melado" eu posso ficar despreocupado, é isso?

    Agradeço também pelo nome do motor que eu também não conhecia. Irei atualizar minha assinatura colocando-o.


    Muito obrigado, até mais!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #9
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    cmte_carvalho, isso mesmo, se não tiver baixando óleo nem melando o escapamento as fumaçadas logo na partida são insignificantes.

    E sobre a assinatura com o nome do motor vc escreveu 6cc, mas cc é abreviatura de cilindrada.
    O correto seria "4.1cc/6cil"

    1 abraço.

  • #10
    Bem que eu sabia que havia algo errado mas nunca percebi de fato o que era, eheheheheh! Obrigado novamente Elmer, é realmente bom estar sempre à par de informações corretas e aprender coisas novas!

    Grande abraço companheiro, até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #11
    Olá novamente pessoal!

    Aproveitando a sua experiência com motores gostaria de perguntar o seguinte: como identificar o meu motor como sendo o modelo GM250 ou o GM250S (mais potente)...? Por favor não digam que eu terei de levar o Jeep num dinamômetro, ehehehehhe!

    Afinal, quais as diferenças visuais entre um e outro modelo?


    Obrigado e até!
    [SIZE="3"]André Carvalho
    "There's no replacement for displacement."

  • #12
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    cmte_carvalho, bom dia, essa daí eu vou deixar pros opaleiros de plantão..

    Dizem que há diferenças se o motor for amarelo, cinza ou vermelho... não sei

    E sobre a maior potencia do "S" até onde conheço a diferença está apenas no desenho da face dos pistões que dá maior taxa de compressão que nos outros modelos

    []'s aguardando uma opinião mais concreta.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade