É verdade Lucas. :mrgreen:
Fui muito radical em esquecer a radiação infravermelha. :parede:
Estava mais preocupado com a convecção e condução.
Só que num jeep, ququer superfície polida não fica limpa por muito tempo. :D
Versão Imprimível
É verdade Lucas. :mrgreen:
Fui muito radical em esquecer a radiação infravermelha. :parede:
Estava mais preocupado com a convecção e condução.
Só que num jeep, ququer superfície polida não fica limpa por muito tempo. :D
bom, mesmo com todas as explicações técnicas e físicas eu penso que o tal mecânico lá no inicio da conversa quis dizer Defletor... :mrgreen:
Já ouvi cada coisa poraí pronunciada com tanta convicção que agente até acredita. :lol:
É Elmer,
Defletor, Antepara, Blindagem, Dissipador, etc....
Mexer com calor é pra quem vai se quimar. Isolar é um trabalhão pois o desgranhento se propaga pelas peças por condução, se alastra dentro do capô por convecção e, como bem lembrado agora, por irradiação, afinal está tudo lá dentro acima do zero absoluto.
Para isolar bem, tem que se trabalhar nas 3 formas de condução do calor. Veja que a antepara funciona só barrando a energia que vem direto: a irradiação, porém, o metal conduz calor por dentro dele até a superficie e depois no ar a convecção faz o resto: joga o calor em outra parte ou peça .... que então conduz por ela até a outra ponta.
Vc mata uma forma mas as outras permanecem aquecendo tudo em volta. :parede:
No caso dele, eu usaria uma manta em volta do escape, o que diminui a condução do metal para o ar externo e colocaria uma blindagem, para impedir que o calor olhe direto para os fios.
Se essa blindagem vai ou não refletir, isso eu não sei, porque mesmo para refletir, a superfície tem de estar muito polida e limpa e como falei não deve ficar muito tempo assim exposto ao ar atmosférico empoeirado. :(
A manta importada é bem cara e eu então usaria a solução caseira e trabalhosa de usar manta de amianto recoberta de papel alumínio para proteger a manta senão ela esfarela ou enlameia em 2 tempos.
Infelizmente não tenho ainda pirógragro para testar as diferenças de temperatura sem, com manta tanto importada como a minha opção para dizer o quanto isola mas veja que nesse site e no jeep do Luis gustavo há algo sobre as diferenças de temperatura antes e depois.
Sobre a reflexão, sei não o quanto é eficiente ..... 5, 10, 50 %.
:pensativo: :!: E só lembrando a preocupação do Lucas,
Nem toda radiação eletromagnética pode ser refletida, por ex: que eu saiba, Raios-X e Gama não refletem e se o fazem, não é chamada de reflexão e sim de espalhamento ..... pode ser por causa da proporção entre incidência, transmitido, absorvido e espalhado. :pensativo: Mas isso é outro assunto. :pensativo:
Esse assunto é muito interessante pois tem jeep em que o tanque de gasolina ferve, tem jeep onde nem se pode por o pé no assoalho porque o bicho ferve, etc....
Uai :shock:Citação:
Calor não é luz para ser refletido !
vc pode colocar uma barreira entre a fonte e o que não se quer esquentar muito(atenuar), mas não algo para refletir. Isso não existe.
Nada a ver, mas...
Sempre pensei que aqueles tijolos que tem na churrasqueira, os refratários, tinham esse nome pq refletiam o calor... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Lendo e aprendendo :concordo:
[]´s contribuindo em absolutamente nada para este tópico!
:roll:
:stop: tijolo é poroso, irregular, não metálico
portanto não reflete nem pensamento, embora possa ser usado para acertar um :lol:
até o ónibus espacial tem tijolo (isolante e dissipador) de calor. :roll:
e além do mais, refratário vem de refração, que é outra coisa.
senão seria reflatário ( a lá cebolinha ! )
:lol: