x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/07/2020
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    44
    Posts
    27
    Agradecimentos: 5

    Ford OHC 4cc - Ventilação Positiva do Carter




    Olá pessoal, vou abrir um tópico novo pra falar de um assunto recorrente e que já foi muito discutido aqui no fórum.
    Usando a pesquisa achei muito material sobre o assunto PCV - a ventilação positiva do cárter. Essas mensagens explicam o porquê desse sistema ser usado tanto no motor OHC dos nossos Jipes quanto de outros carros também, mas infelizmente não há muita imagem mostrando o que é ligado aonde - e é exatamente nisso que gostaria de ajuda.

    O amigo Sydney66 até já começou a matar a charada em outra mensagem, mas ao colocar imagens talvez eu consiga entender melhor e também ajudar outros que possam ter o mesmo problema.

    Gostaria de já adiantar que o antigo dono do meu Jipe fez (ou fizeram) coisas muito estranhas e só agora estou vendo. Pra começar o corpo do filtro do carburador está totalmente errado - ele colocou o do Willys 6cc (a óleo). A partir daí a confusão com as mangueiras só pioraram. Foi feita uma ligação da tampa do comando de válvulas com a entrada inferior do cárter, fazendo vazar óleo pra tudo o que é lado.

    Imagens da parte de cima:
    -19cf0784-1dd5-490b-b206-1cbb34411246.jpeg(Essa mangueira não devia estar aí, e neste momento está aberta)

    -d7ccba45-da70-491a-93d9-94cc8c6f92b2.jpg


    Imagem frontal, um pouco mais abaixo:
    -ad38bc44-f67c-4950-bacf-075e79fede74.jpg(Esta mangueira que está aberta no momento era ligada com a mangueira da tampa do comando de válvulas, lá em cima)


    E esta aqui é uma foto lateral, que tirei ao lado do para lamas. Notem que o distribuidor está mais à frente, vermelho, indicando a frente do motor. Ali mais abaixo existe um “bujãozinho“ ou algo assim, que aparentemente é a saída do cárter - aonde eu ACHO que deveria ser a mangueira do sistema do PCV. No momento esta mangueira está aberta e detalhada na foto acima.
    Um pouco acima tem uma outra entrada, aparentemente bem abaixo do carburador, e que está ligada com o hidro vácuo (também dá pra ver mais detalhes na foto acima).
    -b44e0ade-ae40-42da-a7e5-028808538ec7.jpg

    Eu já vi pessoas que colocaram um filtro de ar cônico adaptado na tampa do comando lá em cima, e outras que ligaram no filtro do carburador. Mas não sei exatamente como fazer com as outras entradas/saídas nem com o hidro vácuo deveria estar ligado.
    Qualquer comentário irá ajudar muito
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -313f2e46-a048-417c-a546-d7bba8319249.jpeg  

  • #2
    Usuário
    Entrada
    13/07/2020
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    44
    Posts
    27
    Agradecimentos: 5
    Esta mensagem mostra quase tudo o que eu queria ver: https://www.4x4brasil.com.br/forum/j...ml#post2271789

    A minha última pergunta é: como a mangueira do servo freio/hidrovacuo e a mangueira que sobe do bojaozinho (corta-chamas?) são ligados juntos na base do carburador???

  • #3
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Fpontes, boa noite;

    Então meu amigo, vamos fechar de vez suas dúvidas com relação a isto.

    Realmente fizeram uma verdadeira "macarronada" com as mangueiras do seu jeep, não admira ficar vazando óleo.

    Pra começar amigo, o filtro em banho de óleo não é o indicado para esse motor, mas é fácil encontrar (usado mesmo) o filtro original desse motor, no seu caso use o de "panela" pois este não precisa dos suporte do modelo cilíndrico (serviço pesado), encaixando diretamente no carburador, e já vem com a saída para o tubo que vem da tampa de válvulas.

    Mas conforme o desenho, você tem que instalar um corta-chama de plástico (peça 11), muito fácil de achar, ele vai evitar sujar o papel do filtro, razão pela qual o filtro de "panela" original tinha um pequeno filtro (peça 5) na entrada da ligação com o tubo, para evitar isso.

    -filtro-ar.jpg

    Agora vamos para o outro lado.

    Aquela peça metálica que você fez referência na foto, perto do filtro de óleo, também é um corta chama (peça 44), só que de metal devido estar conectado ao bloco do motor, não poderia ser de plástico (derreteria), dele sai uma mangueira que vai para a válvula PCV (peça 50) e dela sai outra mangueira que vai para a base do carburador.

    -corta-chama-inferior.jpg

    E assim se fecha o circuito da ventilação positiva do cárter, a parte de baixo termina na base do carburador e a de cima (tampa das válvulas) termina no filtro de ar.

    O jeep não foi projetado para ter hidro-vácuo, mas pode ter, muitos instalam quando modificam os freios para disco, mas não é problema, o coletor de admissão tem uma saída de vácuo, de fábrica, que era para o limpador a vácuo.

    É nessa saída que você deve ligar agora o seu servo, ok? Na foto abaixo você vê no círculo vermelho a saída de vácuo do coletor.

    No quadrado vermelho está a ligação da PCV na base do carburador.

    Eu agora quero ver seu jeep com a ligação correta do sistema e não ter mais dúvidas ok? rsrsrs.

    -detalhe.jpg

    Abraços
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/07/2020
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    44
    Posts
    27
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Fpontes, boa noite;

    Então meu amigo, vamos fechar de vez suas dúvidas com relação a isto.

    Realmente fizeram uma verdadeira "macarronada" com as mangueiras do seu jeep, não admira ficar vazando óleo.

    Pra começar amigo, o filtro em banho de óleo não é o indicado para esse motor, mas é fácil encontrar (usado mesmo) o filtro original desse motor, no seu caso use o de "panela" pois este não precisa dos suporte do modelo cilíndrico (serviço pesado), encaixando diretamente no carburador, e já vem com a saída para o tubo que vem da tampa de válvulas.

    Mas conforme o desenho, você tem que instalar um corta-chama de plástico (peça 11), muito fácil de achar, ele vai evitar sujar o papel do filtro, razão pela qual o filtro de "panela" original tinha um pequeno filtro (peça 5) na entrada da ligação com o tubo, para evitar isso.

    -filtro-ar.jpg

    Agora vamos para o outro lado.

    Aquela peça metálica que você fez referência na foto, perto do filtro de óleo, também é um corta chama (peça 44), só que de metal devido estar conectado ao bloco do motor, não poderia ser de plástico (derreteria), dele sai uma mangueira que vai para a válvula PCV (peça 50) e dela sai outra mangueira que vai para a base do carburador.

    -corta-chama-inferior.jpg

    E assim se fecha o circuito da ventilação positiva do cárter, a parte de baixo termina na base do carburador e a de cima (tampa das válvulas) termina no filtro de ar.

    O jeep não foi projetado para ter hidro-vácuo, mas pode ter, muitos instalam quando modificam os freios para disco, mas não é problema, o coletor de admissão tem uma saída de vácuo, de fábrica, que era para o limpador a vácuo.

    É nessa saída que você deve ligar agora o seu servo, ok? Na foto abaixo você vê no círculo vermelho a saída de vácuo do coletor.

    No quadrado vermelho está a ligação da PCV na base do carburador.

    Eu agora quero ver seu jeep com a ligação correta do sistema e não ter mais dúvidas ok? rsrsrs.

    -detalhe.jpg

    Abraços
    Ahá! Nada como alguém que manja pra matar as dúvidas. Eu estava suspeitando dessa pequena saída, que no momento tem apenas um ferrinho:

    -a388a46f-4895-4b1c-b489-597a48c9f344.jpg

    Vou fazer as ligações corretas e aproveitar pra ver se essa válvula PCV está limpa e também esse bojaozinho corta chamas.

    Sydney mais uma vez obrigado pelas dicas!

  • #5
    Usuário
    Entrada
    20/05/2021
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    39
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Fala pessoal.
    Sobre esse assunto da ventilação positiva do carter tenho ainda uma dúvida. Ficou bem clara a explicação do Sidney66, mas pesquisando pelo manual do motor OHC, percebi que existe uma outra mangueira ligada a PCV ou válvula reguladora. Está destacada em vermelho abaixo:


    Acho que esta mangueira fica ligada ao outro lado do motor. Conforme fotos abaixo:


    Alguém poderia confirmar ou corrigir essa informação?
    Meu Jeep tá com as mangueiras de ventilação todas erradas, coisa do dono anterior, e gostaria de deixar em ordem.
    Agradeço desde já.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ventilacao1.png   -ventilacao2.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Prezado Thiago boa noite;

    A mangueira da imagem maior é a mesma de nº 48 da imagem que enviei, vai da PCV até a base do carburador, o que está diferente neste desenho é que no seu esse motor está com carburador de corpo duplo (Maverick).

    As outras imagens menores, a mangueira indicada pela seta vermelha não é da ventilação positiva do cárter, é para recirculação da água quente do cabeçote para um duto que fica no coletor de admissão, que serve para aquecer o ar de admissão e melhorar a queima, não é muito necessário em um país tropical como o Brasil, mas lembre-se que o projeto desse motor é americano.

    Essa mangueira sai de uma saída menor da bomba d'água e vai até uma tampa do coletor de admissão que tem essa entrada.

    -entrada-agua-coletor.jpg

    Espero ter ajudado.

    Abs.
    4X4 Brasil
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/05/2021
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    39
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Muito obrigado Sydney66. Ajudou muito. Nada como conversar com quem entende! Um abraço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. C-1404 Tração Positiva Ano 1975 - Restaurada
      Por mav302 no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 11/05/2015, 19:16
    2. Discos da tração positiva
      Por Patoloko no fórum JPX
      Respostas: 4
      Última resposta: 10/03/2011, 10:09
    3. Tração positiva p/ F1
      Por Angelo T. P. no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 20
      Última resposta: 01/02/2007, 21:47
    4. band com tração positiva, é possivel?
      Por Petronio Nogueira no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/09/2006, 10:10
    5. Bloqueio de diferencial e tração positiva
      Por ddr54 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 28
      Última resposta: 21/10/2004, 15:56

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade