x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de Alexandre A. Barros
    Entrada
    24/02/2004
    Local
    Taubaté/SP
    Idade
    55
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0

    coletor dimensionado no motor opala 4cc




    Instalei um coletor dimensionado no motor do opala 4cc gas. instalado no meu jeep wyllis porem notei que o coletor nao possui a face que fica em contato com o coletor de admissao , acredito que para aquecer o combustivel antes da entrada no motor , minha duvida é se isto poderia piorar o rendimento do motor, pois apos esta modificacao o meu jeep apresenta um funcionamento diferente em alta rotacao, parece falhar e perder um pouco a força, ou é este o problema ou o pessoal que instalou mexeu no motor ???? Alguem tem alguma opiniao ?!

    Abraços.

  • #2
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    66
    Posts
    870
    Agradecimentos: 0

    escapamento...

    Prezado Amigo Alexandre,
    Não sei qual carburador está usando nem qual o diâmetro dos tubos do coletor, mas o ideal é um caburador corpo-duplo, tipo Weber 446 e os tubos do escapamento devem ter no máximo duas polegadas, pois se maior perde muita compressão; outra coisa importante é que não é necessário fazer 4x2, pois o 4x1 é melhor, neste caso. Penso que o coletor de escape tem que ter uma certa contrapressão, para o motor poder trabalhar mais contido. Quanto ao aquecimento do coletor de admissão, pelo coletor de escapamento, acho que isto é mais importante para os movidos à álcool. Estou querendo fazer isto que fez nos seu e tenho pesquisado sobre o assunto; para aumentar o fluxo de gases no meu motor GM151. Para isto já consegui um carburador destes Weber 446 (gsolina), um coletor de admissão duplo apropriado para ele e para o escapamento vou procurar fazer um de duas polegadas 4x1, pois assim é um pouco maior do que o original, mas não muito. Isto é uma repotencializada que bolei, sem a necessidade de colocar turbo ou qualquer outra coisa, talvez rebaixe o cabeçote em 1,5mm, que é uma outra medida aconselhada, para o caso da nossa gasolina meio fraca. Um grande abraço e saudações.

  • #3
    Usuário Avatar de Alexandre A. Barros
    Entrada
    24/02/2004
    Local
    Taubaté/SP
    Idade
    55
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Claudio,

    O carburador que tenho no meu jeep é o de corpo simples, acho que o Weber-228, quase o mesmo do jeep 6cc original, quanto ao coletor, o meu é 4x1, mas não tenho certeza quanto ao diamento do tubo do escapamento , vou verificar. No últimmo domingo notei que havia a presença de agua condensada no coletor abaixo da base do carburador, sei que isto ocorre na base do carburador, mas no coletor nao tinha visto ainda, por isso acho que existe a necessidade deste contato entre o coletor de admissao e o de escape.Qquer novidade retorno.

    Valeu pelas dicas ! Um abraço.

  • #4
    revivendo o topico...
    Tenho um Willys com motor opala 4cc e uma webber 44, a tempos que estou com vontade de deixar o motor mais forte, pensei em turbinar mas para documentar ia ser quase impossivel... então estou no processo de melhora de componentes, bobina, cabo de vela, filtro de ar e por ai vai..
    A dúvida é a seguinte: Gostaria de colocar um escapamento dimensionado no massinha agora, mas não sei quanto que ganharei de potencia e se prejudicará o rendimento nas trilhas. Alguem sabe o quanto gasto na brincadeira? ou se conheçe algum outro tipo de melhoria que pode ser feita? visando que ele ja ta bebendo gasosa pra caramba o carbura faz ele andar e gastar mais, entao combustivel pra entrar no motor vai ter de sobra!rs
    Desde já agradeço, Obrigado...
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

  • #5
    Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    Posts
    621
    Agradecimentos: 7
    Caros amigos,

    Tenho no meu jeep um opalinha 4cc preparado, sendo que o coletor de escape que tenho é um 4x2 sendo 4 tubos de 1 pol e meia até juntar em 2 tubos de 2 pol e meia saindo reto e com 1 metro e 20cm de comp sem silencioso.

    Bem meu motor funciona no álcool (ja era original a álcool) e para compensar a perda do aquecimento do coletor de admisão, a solução foi fazer uma serpentina com a mangueirinha do combustível nas mangueiras do radiador!

    Agora quanto ao que o amigo Cláudio falou do 4x1 ser melhor que o 4x2, ai vai depender justamente da preparação que o motor tiver, no meu caso o 4x2 é o melhor, pois tenho o carbura 446 e mais comando 282, cabeçote arrombado e rebaixado, válvulas maiores e etc...agora se for uma preparação mais leve o 4x1 é o mais indicado.

    Mas quanto a carburação, isso não muda nada pra colocar o 4x1... mesmo na carburação original (228 ou semelhante) o 4x1 vai dar um acréscimo de potência, justamente pelo fato de tornar mais fácil a saída dos gases, ou seja, o motor não fará força para expulça-los. Mas é claro que esse ganho de potência será em torno de 5cv e quase não será percebida.

    Agora quanto ao rendimento do motor, com certeza teria que melhorar principalmente em altas rotações, o que pode estar acontecendo é uma falta de acerto de acrburação, ponto e etc., que antes não era percebido. Outra coisa não adianta nada ter um 4x1 e o resto do escapamento não ser dimensionado para isso, ou seja, muito abafado.

    Quanto a água condensada no coletor, mesmo no meu a álcool nunca vi isso acontecer, pois no meu caso o coletor fica gelado por causa do álcool mas não chega a condensa água nele.

    No caso do Victor, com certeza um coletor 4x1 lhe dará mais potência (de 5 a 12 cv dependendo do resto da preparação), mas sozinho não faz milagre e em ipótese alguma pode prejudicar o rendimento do motor.
    Como vc diz que tem uma webber 44, um super carbura, vai melhorar sim com o 4x1 mas lhe aconselho a usar um comando no mínimo 276 para tirar proveito desse carburador junto com o 4x1.

    Espero ter ajudado um pouco.
    Forte abraço!
    Christian Ullmann
    Cj5 1972 - MWM 2.8 + 260F + RTR; Eixos HD; Suspensão Four link; Guincho Dandaro TX13; Pneus Texas 37"

  • #6
    Citação Postado originalmente por KitiU. Ver Post

    No caso do Victor, com certeza um coletor 4x1 lhe dará mais potência (de 5 a 12 cv dependendo do resto da preparação), mas sozinho não faz milagre e em ipótese alguma pode prejudicar o rendimento do motor.
    Como vc diz que tem uma webber 44, um super carbura, vai melhorar sim com o 4x1 mas lhe aconselho a usar um comando no mínimo 276 para tirar proveito desse carburador junto com o 4x1.

    Espero ter ajudado um pouco.
    Forte abraço!
    Olá Kitu, então aproveitando o embalo... não gastaria muito para trocar o coletor e fazer o escape? não tenho muita noção de valores...
    Eu teria tbm que colocar uma serpentina igual vc comentou antes para melhorar a temperatura da gasosa? ou isso é so no caso do alcool? Não tenho comando de valvula, mas esse comando seria de qual carro para achar mais facil? eu teria que colocar ele ou só o coletor de escape ja me ajudaria um pouco? deculpes o tanto de perguntas...
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

  • #7
    Usuário Avatar de Marco
    Entrada
    13/09/2007
    Local
    Jaguariaíva/PR
    Idade
    43
    Posts
    105
    Agradecimentos: 0
    Pessoal eu tenho escape dimensionado em meu jipe modelo (6x2)motor bf 161, mas o principio serve para o 4x1,4x2 ... ou seja todos pistões tem que trabalhar mais livre, por isso que todos tubos tem quer ter o mesmo comprimento e o diâmetro do tubo não pode passar da medida do diametro do cabeçote.(assim foi feito o meu ;em casa mesmo AHAHAHAH).quando coloquei o jipe ficou fraco ,sem marcha lenta, mais isso foi reso0lvido com uma regulagem do ar do carburador ai ele ficou um canhão!
    A respeito da serpentina eu não colocaria porque além de corroer o carburador mais rapidamente ela ainda vai aumentar o consumo pois em uma parada o alcool da cuba vai evaporar ai acontece o desgaste e a corrosão...o ideal seria o sistema de aquecimento original mesmo...
    4X4 Brasil

  • #8
    Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    Posts
    621
    Agradecimentos: 7
    Caro Victor,

    O meu coletor eu comprei a mais de 5 anos e usado, sendo assim, não sei exatamente quanto custa um coletor 4x1, mas acredito que não seja mais que uns R$ 350,00, mas só o coletor, já o resto do escape, depende de quanto silencioso vc vai querer, o meu só tem 1,20 m de comprimento e faz muito barulho, só que só uso o jeep pra trilha.

    No caso da serpentina, acredito que usando gasolina não precisa fazer pois até onde eu sei só o alcool precisa ser aquecido... Marcos no caso do alcool, o carburador já é cromado para evitar isso, ou seja o carburador precisa ser próprio para o uso do alcool. Com serpentina ou coletor original o aquecimeto é o mesmo e isso o que vc se refere iria acontecer de qualquer maneira pois o coletor original acaba por aquecer todo o carburador também não só o coletor.

    No caso do comando, eu só citei a troca pelo fato de que voce terá um motor muito mais agrecivo e forte unindo comando, 4x1 e sua webber 44, mas só o bura e o 4x1 já da um acréscimo de potência muito significativo, só é lógico tudo dependo do acerto... E tem mais quem quer potência precisa abrir mão da economia...

    Se você optar por investir em um comando, eu uso no meu e recomendo o da JPF Racing, fabricado pela INDECO ai de SP... O que eu tenho é um 282, mas a graduação do comando depende do comportamento do motor que vc quer, meu motor embaralha bastante em marcha lenta e alinha o pique a partir dos 3mil rpm, ou seja, é de média/alta rotação...Não sei qual o uso de seu jeep, mas quem sabe um 272 ou 276 seja melhor para o seu caso.

    Só uma coisa lhe garanto, essa webber 44 sem comado e sem 4x1 não esta sendo bem aproveitada pois o motor original a gasolina tem uns 92cv, só no carburador se bem regulado o seu deve chegar aos 100cv, agora com o comando + 4x1 pode chegar fácil nos 130 a 140cv....O meu deve estar beirando os 160cv, mas é claro que não tem só comando 4x2 e carbura... tem bem mais coisinhas....

    Mas isso tudo é relativo, depende do que vc quer, o uso do jeep, se há necessidade disso tudo e bolso para isso...

    Espero ter ajudado..

    Forte abraço.
    4X4 Brasil
    Christian Ullmann
    Cj5 1972 - MWM 2.8 + 260F + RTR; Eixos HD; Suspensão Four link; Guincho Dandaro TX13; Pneus Texas 37"

  • #9
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    3,893
    Agradecimentos: 3
    só um detalhe, tem muita gente que faz dimensionado ou escape bem grosso, nào esqueçam que os gases precisam ficar equalizados em cada cilindro no escape e precisa ter uma medida certa senão vc perde torque em baixa...

    de nada adianta escape de 3 polegadas se o motor não equaliza os gases e só consegue "encher" o escape acima de 3 mil (na metade do giro).

    Conselho... carburador e comando vem antes do dimensionado, escape vai por ultimo, pois gnaho com escape é pequeno e quando não, vc PERDE potencia!.


    Motor do opala GM 151 é bom ter uma ignição forte, velas decentes, se puder uma bomba eletrica, uma carburador decente (ou injeção) e comando, por fim vá pro escape...

    procure no forum do kit GM 3.0 pro motor 151 que consiste em pegar um virabrequim do 153 e mais algumas cosias e colcoar no 11 virando a 2.8 - 3.0 mas lembre-se sempre procure ter a lenta lisa para ter mais torque em baixa

  • #10
    motor opala 4cc gasolina, pistoes cabeça reta, bobina do gol Mi, velas bosch super 4, cabos de vela 8mm, carburador webber 44. mais ou menos isso que ta no massinha.
    Agora a ideia era colocar o escape para aproveitar melhor o carbura sendo que tenho espaço para colocar o escape que antes só podia ser original por causa da caixa de direção. A ideia é colocar de no maximo 2 polegadas, pois sei que mais que issu não tem taxa de compresão.
    Willys 1960 - Massinha
    Mais que um Jeep, um companheiro.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade